NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

LISTA DE MEDICAMENTOS 1ª QUINZENA DE OUTUBRO 2024

Medicamentos disponiveis no município

#Juventude Há 17 dia(s)

PROJETO ESPORTE EM 3 TEMPOS TRANSFORMA AURORA ATRAVÉS DO ESPORTE E CIDADANIA

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Município de Aurora através da Secretaria de Juventude e Esportes (SEJUVES).

#Infraestrutura Há 22 dia(s)

LEI COMPLEMENTAR DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL

Lei complementar nº 020/2011

#Gestão Há 23 dia(s)

DEMUTRAN de Aurora: Adequação de Canos de Motocicletas para Reduzir Ruído e Melhorar a Qualidade de Vida.

O Departamento Municipal de Trânsito de Aurora (DEMUTRAN), através do Ofício nº 99/2024-69 e da Recomendação nº 0009/2024/P 69 ZE, a Nescessidade de adequação do veiculo.

#Saúde Há 23 dia(s)

LISTA DE MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS NA FARMÁCIA PÚBLICA DO MUNCÍPIO 1ª QUINZENA DE OUTUBRO

Lista dos medicamntos da fármacia do Município

#Infraestrutura Há 133 dia(s)

SEGUE EM RITMO ACELERADO O RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DAS RUAS DE AURORA

Chega ao centro da cidade o recapeamento asfaltico, que se destina as principais ruas e acessos.

#Infraestrutura Há 133 dia(s)

RECAPEAMENTO ASFÁLTICO, SEGUE PELAS PRINCIPAIS RUAS DO ARAÇÁ

Principais ruas do Bairro Araçá serão recapeadas e asfaltadas

#Infraestrutura Há 133 dia(s)

SEGUE EM RITMO ACELERADO A REVITALIZAÇÃO DA ENTRADA DA AV. JOÃO JOAQUIM DOS SANTOS

A obra busca resolver o problema de drenagem da Av., proporcionando uma melhor comodidade a pedestres e condutores de veiculos.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito