A Prefeitura através da Secult construirá um monumento a um vultoso fato histórico que marcará o exato local onde ocorreu o encontro de 1.927 entre Lampião com parte do seu bando.
Modelo do obelisco dedicado a passagem de Frei Caneca no sítio Juiz
"Contente pela notícia recente da concessão do espaço na histórica Fazenda Ipueiras de Aurora, onde a Prefeitura por intermédio da Secult construirá mais um monumento a um vultoso fato histórico que assinalará o exato local onde ocorreu o encontro de 1.927 entre Lampião com parte do seu bando, Massilon Leite, Júlio Porto, Zé Cardoso e o Cel. Isaías Arruda então prefeito de Missão Velha com vistas à malograda invasão de Mossoró no Rio Grande do Norte"
- José Cicero (Secretário de Cultura e Turismo de Aurora).
O monumento - Aos moldes do que antes foi edificado no sítio Juiz à margem da rodovia de acesso ao distrito de Ingazeiras, será feito em forma de obelisco, no sentido de ocupar pouquíssimo espaço, já que tem o direcionamento vertical.
Nota: Tão logo recebeu tal comunicado dos atuais proprietários sinalizando com a permissão, o secretário oficializou ao Executivo, sendo que nos próximos dias irá conversar com o prefeito Júnior Macedo acerca do assunto.
José Cícero, inclusive já debateu as ideias do designer da obra com o escultor Franzé D'Aurora, que ficará responsável pelo projeto de criação.
Objetivos
Conforme JC o pequeno registro em cimento-armado, além do seu viés histórico, cultural e artístico objetiva entre outras coisas, promover o turismo histórico, ao colocar o município na rota turística e cultural de parte do Nordeste e do Cariri, principalmente no que se refere a um dos temas mais palpitantes, simbólicos e importantes no aspecto dos grandes acontecimentos regionais, que foi o cangaço lampiônico, como fenômeno histórico e sociológico tipicamente sertanejo.
"Uma iniciativa que além de regatar a historiográfica local e nordestina e que tem sido explorada também como ferramenta geradora de divisas no campo do emprego e renda, já que tem fomentado e aquecido a economia de muitas cidades onde a casuística do cangaço esteve presente. E que hoje faz parte da agenda turística e cultural. Vamos ainda colocar Aurora em relevo e em definitivo no devido lugar que merece na autêntica literatura do cangaço", disse o secretário.
"O local será bem visitado por turistas e pesquisadores interessados neste tema", finalizou.
Na próxima semana a equipe da secretaria de cultura e turismo juntamente com o escultor Franzé estarão revisitando o local com vistas a realizar os levantamentos preliminares necessários.
Fonte: Secult-Aurora
Foto modelo do obelisco dedicado a passagem de Frei Caneca no sítio Juiz