Até o momento 735 máscaras já foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde de Aurora.
Fotos: Edson Moreira.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizou na manhã desta sexta-feira (24) a segunda ação de distribuição de máscaras de proteção como medida de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).
Estas máscaras estão sendo produzidas por cerca de 10 costureiras do próprio município. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as costureiras visam a fabricação dos equipamentos em tnt e pano para distribuição gratuita às pessoas. Para tanto, as profissionais são remuneradas pelo trabalho prestado.
A primeira ação do tipo aconteceu na última quarta-feira (22), onde beneficiários do auxílio emergencial foram contemplados com as máscaras na fila da Casa Lotérica. Até esta sexta-feira (24), somente na fila da Casa Lotérica já foram distribuídas 400 máscaras.
Nesta sexta-feira a ação foi direcionada a funcionários de repartições públicas, pacientes da policlínica Dr. Acilon Gonçalves, que integram grupos de risco, como gestantes, além de profissionais de saúde que estão em atuação no enfrentamento ao coronavírus.
Até o momento 735 máscaras já foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde de Aurora.
RECOMENDAÇÃO
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.