O encontro entre a gestão municipal e os representantes da empresa teve a finalidade de esclarecer pontos essenciais à prevenção à covid-19.
Fotos: Edson Moreira.
O prefeito de Aurora Dr. Júnior Macedo juntamente com a secretária de saúde do município Alanna Roberta Lustosa Macedo, além dos secretários de infraestrutura (Wellington Cortez), de agricultura (José Dácio de Souza), do coordenador da vigilância sanitária (Eliézio Luiz), do procurador do município (Dr. Sebastião Rangel), dentre outros, se reuniram nesta quarta-feira (15) com representantes da empresa Marquise, responsável pela execução das obras da ferrovia transnordina.
O encontro entre a gestão municipal e os representantes da empresa teve a finalidade de esclarecer pontos essenciais à prevenção à covid-19, já que vários funcionários da Marquise; oriundos de outros municípios e até mesmo de outros estados do país desembarcaram em Aurora para a retomada da obra.
Tanto o prefeito Dr. Júnior Macedo, quanto a secretária de saúde Alanna Roberta manifestaram preocupação com o desembarque do grande número de pessoas no município e para tanto realizaram uma série de exigências à empresa, que prontamente acatou as solicitações, garantindo, portanto, a adoção das medidas para que o reinício das obras da ferrovia não represente um risco à saúde pública do município.
Vale ressaltar que a gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo segue atendendo a uma série de recomendações da Dra. Alessandra Magda Ribeiro Monteiro - Promotora de Justiça ora respondendo pela Comarca de Aurora-CE.
No relatório apresentando pela Marquise, a empresa enfatiza que as obras foram retomadas no último dia 13 de abril, e que a decisão foi analisada e discutida exaustivamente pela equipe gerencial da empresa, onde ficou definida a retomada neste primeiro instante somente dos serviços de terraplanagem e desmonte de rocha, que são executados exclusivamente a céu aberto, portanto, não havendo serviços que exijam aglomeração de pessoas.
O prefeito Dr. Júnior Macedo destacou ainda que a empresa possui autorização das esferas estadual e federal para tocar a obra, no entanto, se faz necessário se adequar aos cuidados impostos pelo município.
Dentre as medidas exigidas pela prefeitura de Aurora, bem como de iniciativa da própria empresa a serem adotadas estão:
- Higienização dos bancos e barras nos transportes coletivos que transportam os funcionários três vezes ao dia;
- Condução dos funcionários em turnos para evitar aglomerações no interior nos transportes;
- Triagem de todos os funcionários da obra diariamente antes do início das atividades, com verificação de temperatura corporal com a utilização de termômetros infravermelho digital de testa e entrevista por enfermeira ou médico do trabalho, dependendo do local onde o colaborador desenvolve suas funções, para avaliação de eventuais comorbidades ou sintomas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e devidamente registrados os dados coletados.
- A Marquise informa no relatório apresentado, que durante o registro de ponto e entrada das tendas/refeitório está sendo mantido o distanciamento entre funcionários, de dois metros;
- A empresa também se compromete a manter a oferta de álcool em gel 70% em todas as frentes de serviço e escritórios, além de água potável e sabonete liquido para higienização das mãos.
A secretária municipal de saúde - Alanna Roberta afirmou que será feito o acompanhamento in loco do cumprimento das medidas acatadas pela Marquise. Segundo ela, o município continuará vigilante, como foco total ao enfrentamento ao coronavírus.
Assessoria de Comunicação / Renato Brito