CAté a última quarta-feira (01) haviam sido vacinadas no município 2.405 pessoas.
A Campanha de vacinação contra a gripe segue em atividade no município de Aurora. A coordenação de Imunização, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela execução da campanha com a poio da secretária de saúde - Alanna Roberta, PSFs e seus respectivos profissionais.
Conforme Lorena Férrer - Coordenadora de Imunização, até a última quarta-feira (01) haviam sido vacinadas no município 2.405 pessoas.
Nesta primeira etapa da campanha estão recebendo a vacinação; idosos, ou seja, de 60 anos ou mais e os profissionais de saúde, que lidam diretamente com esse público.
Ao todo, as equipes de vacinação já imunizaram 325 profissionais de saúde (100,62%) e 2.080 idosos (68,36%). No geral a campanha já contemplou nesta primeira etapa, 71,40% entre os dois públicos alvos.
Lorena adianta ainda, que por conta do grande volume de chuvas, algumas áreas se encontram inacessíveis, porém, assim que for possível o deslocamento a essas comunidades, os profissionais irão vacinar os idosos residentes nestes locais.
É bom frisar que neste momento em que o Brasil atravessa um momento difícil em virtude da pandemia do novo coranavírus (covid-19), e que por conta disso o Ministério da Saúde orienta o mínimo possível de aglomerações, os profissionais de saúde de Aurora estão vacinando os idosos, em suas residências, evitando assim, que estes precisem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A vacinação contra a influenza foi iniciada no último dia 23 de março e nesta primeira etapa deverá prosseguir até o dia 14 de abril.
A secretária de Saúde - Alanna Roberta Lustosa garante que todos os esforços de sua pasta se concentram na maior abrangência possível da campanha, para que todas as regiões do município sejam contempladas.
Próximas etapas
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Assessoria de Comunicação / Renato Brito