NOTÍCIAS

05-FEV-2020

Secretaria da Educação de Aurora inicia projeto de libras para alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino

Encantados pelo projeto, as mães dos alunos também pediram para participar, elas são, portanto, participantes/ouvintes.

Por Renato 05/02/2020 #inclusãosocial

A Secretária Municipal da Educação de Aurora Rozilange de Macêdo, buscando pautar seu trabalho na inclusão social deu início ao projeto "Mãos que Encantam", direcionado a crianças e adolescentes surdos, matriculados na rede municipal de ensino, no qual também participa a Professora concursada em Atendimento Educacional Especializado, Mônica Araújo.

O projeto "Mãos que Encantam" foi iniciado dia 31 de Janeiro de 2020, com uma reunião com a equipe gestora das Escolas Antônio Amâncio-TIPI e Romão Sabiá-SEDE e aos próprios alunos acompanhados de seus pais.

A segunda etapa do projeto consiste em um curso intensivo de libras, que foi iniciado no dia 03 de fevereiro e será estendido até o dia 07 deste mês. Será uma semana de conhecimentos e práticas da Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS.

O curso está sendo desenvolvido pela professora Iza Lira, que é natural de Aurora e especialista em Libras. Iza reside no Estado de Pernambuco, onde ministra cursos na área.

Encantados pelo projeto, as mães dos alunos também pediram para participar, elas são, portanto, participantes/ouvintes.

A terceira etapa do projeto consistirá na contratação de intérpretes de libras para o exercício letivo 2020 com esses alunos.

Todo o projeto é fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira-LDB 9.394/96 e na Lei de Libras N° 10.436/02.

Em conversa com os pais e gestores, a Secretária Rozilange de Macedo, deixou claro que busca trabalhar pensando sempre no lado humano das pessoas e que tem convicção de que este projeto é de fundamental importância para a vida social, educacional e emocional dos alunos. A secretária ainda afirmou em suas palavras "que somente a partir do respeito ao cidadão surdo, através da acessibilidade é que podemos pensar na Justiça Social e na igualdade entre as pessoas".

*Com colaboração da Professora Ana Claudia de S. Lira

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024