Encantados pelo projeto, as mães dos alunos também pediram para participar, elas são, portanto, participantes/ouvintes.
A Secretária Municipal da Educação de Aurora Rozilange de Macêdo, buscando pautar seu trabalho na inclusão social deu início ao projeto "Mãos que Encantam", direcionado a crianças e adolescentes surdos, matriculados na rede municipal de ensino, no qual também participa a Professora concursada em Atendimento Educacional Especializado, Mônica Araújo.
O projeto "Mãos que Encantam" foi iniciado dia 31 de Janeiro de 2020, com uma reunião com a equipe gestora das Escolas Antônio Amâncio-TIPI e Romão Sabiá-SEDE e aos próprios alunos acompanhados de seus pais.
A segunda etapa do projeto consiste em um curso intensivo de libras, que foi iniciado no dia 03 de fevereiro e será estendido até o dia 07 deste mês. Será uma semana de conhecimentos e práticas da Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS.
O curso está sendo desenvolvido pela professora Iza Lira, que é natural de Aurora e especialista em Libras. Iza reside no Estado de Pernambuco, onde ministra cursos na área.
Encantados pelo projeto, as mães dos alunos também pediram para participar, elas são, portanto, participantes/ouvintes.
A terceira etapa do projeto consistirá na contratação de intérpretes de libras para o exercício letivo 2020 com esses alunos.
Todo o projeto é fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira-LDB 9.394/96 e na Lei de Libras N° 10.436/02.
Em conversa com os pais e gestores, a Secretária Rozilange de Macedo, deixou claro que busca trabalhar pensando sempre no lado humano das pessoas e que tem convicção de que este projeto é de fundamental importância para a vida social, educacional e emocional dos alunos. A secretária ainda afirmou em suas palavras "que somente a partir do respeito ao cidadão surdo, através da acessibilidade é que podemos pensar na Justiça Social e na igualdade entre as pessoas".
*Com colaboração da Professora Ana Claudia de S. Lira