Várias Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aurora se submetem durante estes dias 26, 27 e 28 de novembro à realização das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
Uma grande preparação do alunado tanto por parte das escolas, quanto pela própria Secretaria Municipal da Educação foi feita com intuito de se obter o melhor resultado possível.
Nesta terça-feira (26/Nov.) 287 estudantes do 9º Ano e matriculados em várias escolas do município foram avaliados nos turnos manhã e tarde.
Nesta quarta-feira (27/Nov.) é a vez dos alunos matriculados no 5º Ano realizarem a avaliação do Spaece. São 247 alunos neste nível distribuídos em várias unidades escolares, conforme a Secretaria da Educação, que tem a professora Maria Rozilange de Macedo à frente.
Por fim, na quinta-feira (28/Nov.) os alunos do 2º Ano, um total de 287 serão avaliados no município.
Portanto, ao todo, 797 estudantes divididos entre o 2º Ano, 5º Ano e 9º Ano serão avaliados em Aurora pelo Spaece. Todos os alunos serão avaliados através das disciplinas de Português e Matemática.
O Spaece
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3ª séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).
Objetivos
Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.
Assessoria de Comunicação / Renato Brito
Várias Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aurora se submetem durante estes dias 26, 27 e 28 de novembro à realização das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
Uma grande preparação do alunado tanto por parte das escolas, quanto pela própria Secretaria Municipal da Educação foi feita com intuito de se obter o melhor resultado possível.
Nesta terça-feira (26/Nov.) 287 estudantes do 9º Ano e matriculados em várias escolas do município foram avaliados nos turnos manhã e tarde.
Nesta quarta-feira (27/Nov.) é a vez dos alunos matriculados no 5º Ano realizarem a avaliação do Spaece. São 247 alunos neste nível distribuídos em várias unidades escolares, conforme a Secretaria da Educação, que tem a professora Maria Rozilange de Macedo à frente.
Por fim, na quinta-feira (28/Nov.) os alunos do 2º Ano, um total de 287 serão avaliados no município.
Portanto, ao todo, 797 estudantes divididos entre o 2º Ano, 5º Ano e 9º Ano serão avaliados em Aurora pelo Spaece. Todos os alunos serão avaliados através das disciplinas de Português e Matemática.
O Spaece
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3ª séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).
Objetivos
Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.
Assessoria de Comunicação / Renato Brito