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27-NOV-2019

Quase 800 estudantes passam por avaliação do Spaece no município de Aurora

Uma grande preparação do alunado tanto por parte das escolas, quanto pela própria Secretaria Municipal da Educação foi feita com intuito de se obter o melhor resultado possível.

Por Renato 27/11/2019 #spaece
Várias Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aurora se submetem durante estes dias 26, 27 e 28 de novembro à realização das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

Uma grande preparação do alunado tanto por parte das escolas, quanto pela própria Secretaria Municipal da Educação foi feita com intuito de se obter o melhor resultado possível.

Nesta terça-feira (26/Nov.) 287 estudantes do 9º Ano e matriculados em várias escolas do município foram avaliados nos turnos manhã e tarde.

Nesta quarta-feira (27/Nov.) é a vez dos alunos matriculados no 5º Ano realizarem a avaliação do Spaece. São 247 alunos neste nível distribuídos em várias unidades escolares, conforme a Secretaria da Educação, que tem a professora Maria Rozilange de Macedo à frente.

Por fim, na quinta-feira (28/Nov.) os alunos do 2º Ano, um total de 287 serão avaliados no município.

Portanto, ao todo, 797 estudantes divididos entre o 2º Ano, 5º Ano e 9º Ano serão avaliados em Aurora pelo Spaece. Todos os alunos serão avaliados através das disciplinas de Português e Matemática.

O Spaece

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:

Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3ª séries).

A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

Objetivos

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

Assessoria de Comunicação / Renato Brito

 

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