NOTÍCIAS

09-NOV-2018

AURORA COMPLETA 135 ANOS DE HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO NESTE SÁBADO, 10

#Aniversário do Município POR NETÃO 09 DE NOVEMBRO DE 2018
AURORA: Um pouco mais da sua bela história em seus 135 anos de emancipação cívico-política




Criado pela Lei 2.047 de 10 de novembro de 1883 o município de Aurora é por isso mesmo detentor de um dos mais ricos e significativos passados históricos da região Sul caririense, de onde se destacam os trágicos acontecimentos ocorridos entre dezembro de 1908 e meados de 1909, quando a então Vila de Aurora (antiga Venda) foi invadida e saqueada por jagunços/bandoleiros a mando de potentados do Cariri.




Aurora é ainda a terra natal de figuras notáveis e emblemáticas, a exemplo da célebre Marica Macedo, o cel. Isaías Arruda, o poeta Serra Azul, o pintor Aldemir Martins, o cantor Alcymar Monteiro, o literato Hermenegildo de Sá Cavalcante, o escultor Nego Simplício, o padre Fco. França e a própria Dona Aurora antiga proprietária de uma taberna às margens do rio de cujo topônimo se tornou possível trocar-se o nome primitivo.




O município possui cerca de pouco mais de 30 km do seu território cortado e banhado pelas "águas doces e férteis" do rio Salgado, que inclusive, divide a cidade/sede quase ao meio no sentido Sul-Norte; indo desaguar no Jaguaribe já nos limites do município de Icó pras banas do açude castanhão.





Cumpre destacar igualmente, que Aurora se notabilizou a partir da década de 20, devido construção e inauguração da sua estação ferroviária; fato ocorrido em 7 de setembro de 1920, sendo, por conseguinte, a 1ª e mais importante estação da região, uma vez que as de Juazeiro, Missão Velha, Crato e Ingazeiras só vieram a ser edificadas anos depois. Por conta disso, Aurora ficou durante muito tempo sendo o entroncamento final do ramal da rede ferroviária cearense (RVC).




Deste modo acolhia todos os viajantes de parte da Paraíba, bem como do baixo Cariri que vinham pernoitar na cidade à espera do trem no sentido de chegar à capital. Durante muito tempo Aurora pôde extrair da terra o seu ouro branco - o algodão, uma antiga atividade agrícola propulsora da economia aurorense que junto à existência do trem marcou significativamente a vida e o comércio do município num passado recente. Foi assim. Era assim.




Hoje Aurora se ressente; tanto da economia algodoeira quase inexpressiva, dentre outros fatores pela praga do bicudo que a dizimou em toda região, quanto ao fim melancólico do seu transporte ferroviário que ainda hoje é motivo de muitas reminiscências e de saudades.




<> José Cícero -





Texto publicada originalmente na Revista Aurora/2008.




 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 11 dia(s)

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS 1ª QUINZENA DE DEZEMBRO 2024

Medicamentos disponiveis na farmacia básica

#Saúde Há 27 dia(s)

RELAÇÃO DO MEDICAMENTO FARMACIA CENTRAL 2ª QUINZENA DE NOVEMBRO

Relação do medicamento disponivel na farmacia do municipio

#Saúde Há 42 dia(s)

Relação dos medicamentos 1ª Quizena de Novembro

Medicamentos disponiveis na farmacia pública do município

#AssistênciaSocial Há 50 dia(s)

RELAÇÃO DAS PESSOAS COM PENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO DO BOLSA FAMILIA

Relação dos nomes das pessoas com pendencia no cadastro

#Saúde Há 55 dia(s)

LISTA DOS MEDICAMENTOS

Lista de Medicamentos da Secretária de Saúde

#Saúde Há 72 dia(s)

LISTA DE MEDICAMENTOS 1ª QUINZENA DE OUTUBRO 2024

Medicamentos disponiveis no município

#Juventude Há 73 dia(s)

PROJETO ESPORTE EM 3 TEMPOS TRANSFORMA AURORA ATRAVÉS DO ESPORTE E CIDADANIA

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Município de Aurora através da Secretaria de Juventude e Esportes (SEJUVES).

#Infraestrutura Há 78 dia(s)

LEI COMPLEMENTAR DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL

Lei complementar nº 020/2011

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito