Notícias

NOVEMBRO AZUL: Gestão municipal intensifica ações de combate ao câncer de próstata

Data: 21 de novembro de 2017

A prefeitura de Aurora tem buscado conscientizar a população sobre a importância da realização de exames prévios que busquem prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Para tanto, uma vasta programação está sendo tocada pela secretaria municipal de saúde no intuito de esclarecer o público alvo da importância do diagnóstico precoce da doença.

Neste sábado (18/11) o vice-prefeito do município - o médico Urologista, Dr. Edglê Filho proferiu uma palestra sobre o tema, voltada principalmente ao grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento ocorreu no Auditório da Casa da Cultura e contou com um grande público.

O câncer de próstata é uma das doenças que mais atingem os homens a partir dos 50 anos e é a segunda maior causa de morte por câncer na população masculina, superado apenas pelo de pulmão.

Segundo o Urologista Dr. Edglê, o diagnóstico do câncer de próstata é realizado através do exame de toque retal, dosagem do antígeno prostático específico, chamado PSA, e exames de imagem. Entre os exames de imagem estariam a ultrassonografia, por via transabdominal ou transretal, e a Ressonância Magnética.

Durante as abordagens do médico em torno da doença, várias dúvidas foram esclarecidas pelo profissional. Dr. Edglê esclareceu que o preconceito jamais deve existir e que a prevenção com a realização de exames continua sendo o melhor remédio.

A palestra integrou as ações promovidas pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo em torno da Campanha Novembro Azul.

A secretária de Saúde - Cicera Monalisa destacou que estas ações são importantes para conscientizar nossa população. Vamos continuar trabalhando buscando a prevenção das doenças possam acometer nossos irmãos.

Chances de cura

Se diagnosticado precocemente as chances de cura do câncer de próstata chega a 90%, disse Dr. Edglê Filho. Para tanto, o Urologista recomenda a realização anual do exame chamado PSA. Além deste, deve ser realizando em conjunto, o exame físico (toque retal), ou seja, a realização do PSA, não elimina o exame físico.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Renato Brito

 

Deixe seu comentário


Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS