NOTÍCIAS

12-MAI-2015

Gestão Municipal inicia evento alusivo a Semana da Mamãe

12 DE MAIO DE 2015
A programação comemorativa teve inicio no Distrito de Ingazeiras, ocasião em que uma comitiva do setor competente esteve na localidade deflagrando atividades com as mães dos alunos do Programa Estação Família
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Menino Deus, que tem como coordenadora a Srª Tânia Macedo, segmento vinculado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), tendo a frente da pasta a Srª Bernadete Gonçalves Leite, órgãos capitaneados pela gestão municipal do prefeito Adailton Macedo iniciou desde a última segunda-feira, dia 11 de maio, evento alusivo a Semana Municipal da Mamãe.

A programação comemorativa teve inicio no Distrito de Ingazeiras, ocasião em que uma comitiva do setor competente esteve na localidade deflagrando atividades com as mães dos alunos do Programa Estação Família (adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inclusive distribuindo presentes à todas as mamães homenageadas.

Na manhã desta terça-feira, 12, a ação ocorreu na sede do CRAS, a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, atendendo as mães de crianças ‘autistas’, onde na oportunidade houve uma conversa discorrida por profissionais do CRAS, seguido de entrega de presentes, bem como distribuição de lanches.

O evento prosseguirá até a próxima sexta-feira, 15 de maio, conforme o calendário abaixo estabelecido.

O que é Autismo?

Autismo é uma desordem comportamental causada por mudanças súbitas em certas áreas do cérebro. Atualmente (2008), 1 em cada 150 crianças é diagnosticada com autismo nos Estados Unidos e o número é crescente. As causas biológicas exatas do autismo e das desordens do espectro autista são desconhecidas e são um grande desafio para a sociedade.

Embora não haja uma má formação cerebral, estudos recentes têm observado mudanças bruscas em algumas áreas do cérebro de pacientes autistas, incluindo um aumento moderado, que parece acontecer durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou na 1ª infância.

Fatores genéticos, ou a exposição do cérebro em desenvolvimento a alguma toxina ambiental ou infecção, pode ser a causa dessas anormalidades. O impacto cerebral pode piorar durante a vida, enquanto o indivíduo é continuamente exposto a tais fatores ambientais, ou dentre aqueles com incapacidade de quebrar e se livrar dessas toxinas.

No cérebro normal, essas áreas coletivamente conhecidas como o sistema límbico, estão envolvidas em atividades complexas como encontrar significado nas experiências sensoriais e perceptivas, no comportamento social, na emoção e na memória. O sistema límbico também está envolvido no controle de complexos movimentos habituais como, aprender a se vestir e se lavar, ou participar de atividades coletivas. A estrutura límbica, está envolvida em diversos processos desde a criatividade artística, ao aprendizado de uma habilidade, reconhecimento de estruturas faciais, a ligação emocional, a agressão e ao vício. Então, anormalidades nessa área cerebral, cortam ou proporcionam impressões destorcidas da realidade, levando a inabilidade de efetivamente se relacionar com o mundo a sua volta, provocando um isolamento social.

Pessoas com autismo podem ficar presas a um mundo de comportamentos ritualísticos. Com variável incapacidade de interagir com as pessoas a sua volta. Uma pequena parcela mostra uma notável habilidade para executar algumas tarefas como tocar piano, executar cálculos matemáticos complexos, enquanto ao mesmo tempo não conseguem se alimentar sozinhos ou se vestir.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 17 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 26 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 29 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 29 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 33 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 34 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 86 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 86 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito