Notícias

Gestão Municipal inicia evento alusivo a Semana da Mamãe

A programação comemorativa teve inicio no Distrito de Ingazeiras, ocasião em que uma comitiva do setor competente esteve na localidade deflagrando atividades com as mães dos alunos do Programa Estação Família
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Menino Deus, que tem como coordenadora a Srª Tânia Macedo, segmento vinculado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), tendo a frente da pasta a Srª Bernadete Gonçalves Leite, órgãos capitaneados pela gestão municipal do prefeito Adailton Macedo iniciou desde a última segunda-feira, dia 11 de maio, evento alusivo a Semana Municipal da Mamãe.

A programação comemorativa teve inicio no Distrito de Ingazeiras, ocasião em que uma comitiva do setor competente esteve na localidade deflagrando atividades com as mães dos alunos do Programa Estação Família (adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inclusive distribuindo presentes à todas as mamães homenageadas.

Na manhã desta terça-feira, 12, a ação ocorreu na sede do CRAS, a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, atendendo as mães de crianças ‘autistas’, onde na oportunidade houve uma conversa discorrida por profissionais do CRAS, seguido de entrega de presentes, bem como distribuição de lanches.

O evento prosseguirá até a próxima sexta-feira, 15 de maio, conforme o calendário abaixo estabelecido.

O que é Autismo?

Autismo é uma desordem comportamental causada por mudanças súbitas em certas áreas do cérebro. Atualmente (2008), 1 em cada 150 crianças é diagnosticada com autismo nos Estados Unidos e o número é crescente. As causas biológicas exatas do autismo e das desordens do espectro autista são desconhecidas e são um grande desafio para a sociedade.

Embora não haja uma má formação cerebral, estudos recentes têm observado mudanças bruscas em algumas áreas do cérebro de pacientes autistas, incluindo um aumento moderado, que parece acontecer durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou na 1ª infância.

Fatores genéticos, ou a exposição do cérebro em desenvolvimento a alguma toxina ambiental ou infecção, pode ser a causa dessas anormalidades. O impacto cerebral pode piorar durante a vida, enquanto o indivíduo é continuamente exposto a tais fatores ambientais, ou dentre aqueles com incapacidade de quebrar e se livrar dessas toxinas.

No cérebro normal, essas áreas coletivamente conhecidas como o sistema límbico, estão envolvidas em atividades complexas como encontrar significado nas experiências sensoriais e perceptivas, no comportamento social, na emoção e na memória. O sistema límbico também está envolvido no controle de complexos movimentos habituais como, aprender a se vestir e se lavar, ou participar de atividades coletivas. A estrutura límbica, está envolvida em diversos processos desde a criatividade artística, ao aprendizado de uma habilidade, reconhecimento de estruturas faciais, a ligação emocional, a agressão e ao vício. Então, anormalidades nessa área cerebral, cortam ou proporcionam impressões destorcidas da realidade, levando a inabilidade de efetivamente se relacionar com o mundo a sua volta, provocando um isolamento social.

Pessoas com autismo podem ficar presas a um mundo de comportamentos ritualísticos. Com variável incapacidade de interagir com as pessoas a sua volta. Uma pequena parcela mostra uma notável habilidade para executar algumas tarefas como tocar piano, executar cálculos matemáticos complexos, enquanto ao mesmo tempo não conseguem se alimentar sozinhos ou se vestir.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais