Notícias

Sob fortes aplausos da população, Casarão da Cultura é inaugurado em Aurora

Numa solenidade das mais expressivas e significativas já vivenciadas pela população do município de Aurora, a administração municipal do prefeito Adailton Macedo realizou na noite do seu penúltimo dia do seu governo (sexta-feira, 30 de dezembro) a inauguração do Casarão da Cultura Moacir Soares Pinto e Centro Cultural Aldemir Martins.

A cerimonia ocorrida no local da belíssima obra histórica arquitetônica, situada ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade, reuniu centenas de pessoas, além de várias autoridades do município, dentre elas o anfitrião do evento - Secretário de Cultura e Turismo - José Cícero, o prefeito municipal Adailton Macedo, a vice Maria Mariquinha e seu esposo o ex-vereador - Erieudes, a genitora do prefeito, Risalva Macedo, o prefeito eleito Júnior Macedo, o ex-prefeito João de Zeca, vereadores reeleitos Aderlânio Macedo e Osasco Gonçalves, parlamentar eleito Cícero de Nequin, secretários municipais, Ouvidor do Município, Cícero Herivelto, o Advogado Dr. Idemário Tavares, representante do INSS Sebastião Maciel, Dr. Reginaldo Macedo, assessores da administração, dentre outros.

A festa da cultura aurorense foi aberta pela Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, que sob os aplausos do público presente entoou os hinos Nacional e Municipal, seguido da fala do Secretário de Cultura e Turismo, José Cícero, que a principio lembrou o romancista Português, José Saramago, que dizia que ao contrário do que se pensa - são as indiferenças onde as histórias acontecem e não as semelhanças. José disse que pensar na história é pensar não apenas no passado, mas no presente numa perspectiva de iluminar os horizontes do futuro.

José Cícero prosseguiu seu discurso destacando a importância da preservação do maio monumento histórico arquitetônico de Aurora, que segundo ele foi construído no ano de 1831, conforme consta no livro de ponto da Matriz. Disse também que aqueles municípios que não tem apego para com a sua história não tem nenhuma segurança para o futuro, portanto, Aurora dar um exemplo não apenas para a região, mas para o Ceará e todo o nordeste.

Por fim, o anfitrião do evento teceu fortes elogios ao prefeito municipal Adailton Macedo, que segundo ele tudo o que pediu para a cultura aurorense dentro dos limites da gestão, sempre foi atendido pelo chefe do executivo municipal - mesmo diante da forte crise econômica que passa o país. Ressaltou que mesmo sendo formado em Biologia, é um historiador prático que ama fazer esse trabalho.

O Prefeito Municipal Adailton Macedo iniciou o seu pronunciamento lembrando a situação crítica concernente a infraestrutura em que se encontrava o casarão, porém, ressaltou que devido a insistência e persistência do secretário de cultura José Cícero, mas não podendo esquecer a grande colaboração do então Deputado Federal Mauro Benevides, visto que foi dele a verba através de emenda parlamentar para a restauração do casarão da cultura.

Adailton frisou que um dos homenageados, ou seja, o conhecido internacionalmente artista plástico, Aldemir Martins, é filho do Distrito de Ingazeiras, município de Aurora; que aonde se encontrasse nunca negou ser filho de Aurora, portanto, a homenagem é mais do que justa, pois Aurora que devemos amar; é a terra pra mim (Adailton) dos meus sonhos, dos meus filhos, dos meus netos; disse que só tem a agradecer a Deus primeiramente e depois ao povo de sua terra que lhe deu a oportunidade de deixa aquele equipamento ali para sempre.

Aproveitando a oportunidade o prefeito revelou o motivo que o levou a construir a estátua do Menino Deus, situada em frente ao casarão; disse que em pesquisa feita por ele próprio quase ninguém de Aurora sabia quem era o nosso padroeiro. Voltando ao ato de inauguração, Adailton destacou a importância do casarão da cultura, construído em 1831. Finalizando, Adailton disse acreditar no seu sucessor Júnior Macedo e desejou feliz ano novo para toda população de Aurora.

A programação festiva prosseguiu com a benção do casarão da cultura - pelo pároco local Antonio José do Nascimento, seguido do corte da fita simbólica, assim como do descerramento da placa de inauguração; que por fim toda população fôra convidada a conhecer as novas instalações do prédio.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário
















Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais