Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove evento para discutir o Plano Municipal de Educação (PME)

Data: 02 de junho de 2015

Visando a instituição do Plano Municipal de Educação de Aurora (PME), a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nesta manhã de terça-feira, 2 de junho, evento concernente a discussão do PME - Plano Municipal de Educação de Aurora.

Visando a instituição do Plano Municipal de Educação de Aurora (PME), a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nesta manhã de terça-feira, 2 de junho, evento concernente a discussão do PME - Plano Municipal de Educação de Aurora.

O acontecimento teve no lugar no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, contando com a presença de professores, coordenadores e diretores, tanto da rede pública municipal de ensino, bem como da rede estadual.

A abertura oficial da discussão, ocorreu com o pronunciamento da Primeira Dama e atual Secretária Municipal da Educação, Maria Rozilange de Macedo (Rose Macedo), que em sua fala destacou a importância da implantação do PME. Salientou ainda que o Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Tratando-se, portanto, de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

Logo após, a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, a professora Ana Calixto, fez um verdadeiro diagnóstico acerca das metas e estratégias inseridas no nosso Plano Municipal de Educação (PME), cujo trabalho de elaboração requereu muito suor, trabalho e dedicação da equipe da educação, culminando com esse rico conjunto de idéias a ser implantado na educação escolar de Aurora.

No final, todos os educadores participantes do evento saíram por demais satisfeitos com as discussões, e, sobretudo, comprometidos no sentido de abraçarem a mesma causa: trabalhar veementemente para que daqui a 10 anos as metas e estratégias discutidas e inseridas no Plano Municipal de Educação (PME) possam ter de modo em geral melhorado cada vez mais a qualidade escolar do nosso município.

A partir de agora, o Plano Municipal de Educação (PME) será apreciado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), e, por conseguinte encaminhado à câmara municipal de vereadores, para apreciação e aprovação dos parlamentares aurorenses.

É importante frisar, que o PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Contudo, deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.

Vale justificar, que por problemas de saúde o prefeito municipal José Adailton de Macedo não pôde participar do evento, mas que, tanto tem profundo conhecimento do documento, como também oferece à pasta demandante todas as condições necessárias para que o PME seja aprovado e colocado em prática, melhorando a qualidade do ensino/aprendizagem da educação escolar da terra do Menino Deus.

Vale salientar, que antes do inicio dos trabalhos a pasta demandante do certame disponibilizou um saboroso café da manhã para todos os participantes do ensejo.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS