Notícias

Açude Cachoeira tem vazão elevada para 50 l/s e poderá atingir volume morto em outubro de 2017 se não houver recarga

Data: 10 de agosto de 2016

Os populares presentes à Reunião de Alocação Negociada do Açude Cachoeira, realizada nesta terça-feira (09) decidiram pela elevação da vazão do reservatório, passando de 40 l/s para 50 l/s.

Com a liberação de 40 l/s algumas comunidades situadas abaixo do reservatório estavam reclamando da falta d'e1gua no leito do Riacho Caiçara, que deságua no Rio Salgado.

A nova vazão aprovada entrará em vigor imediatamente e a tendência é que possa abastecer as comunidades ribeirinhas ao Riacho Caiçara, pelo menos atéas proximidades do Rio Salgado.

Segundo o cenário exposto pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com a liberação de 50 l/s, a partir de agora, o Açude Cachoeira que conta neste momento com 13,14% da sua capacidade, atingirá 7,2% em 31 de dezembro deste ano e considerando que eventualmente não haja recarga hídrica do reservatório ao longo da quadra invernosa de 2017, o reservatório chegará ao seu volume morto em outubro de 2017, ao atingir 0,93%.

Para o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Aurora - José Dácio de Souza, o desperdício do líquido se apresenta como o principal fator negativo neste momento. 'c9 preciso que as pessoas tenham mais consciência da importância da preservação hídrica deste manancial (Açude Cachoeira), pois ainda é possível ver, apesar deste momento crítico em que vivemos, pessoas lavando calçadas, até o asfalto, sem necessidade alguma. Talvez algumas destas só se sensibilizem mesmo com a situação quando for adotada uma medida mais drástica, que venha a pesar no bolso, disse Zé Dácio.

A reunião foi comandada Rafael Landim (Coordenador do Núcleo de Gestão da Cogerh - Crato) e Rossana Câmara (Analista do Núcleo de Gestão da Cogerh - Crato).

Participaram do evento, moradores de várias comunidades rurais, o Secretário de Agricultura - José Dácio (representando o Poder Público Municipal), em virtude da ausência do prefeito Adailton Macedo, que por motivo superior não pôde marcar presença, ainda representantes da Cagece, representantes do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Aurora, dentre outros.

Detalhe: Uma adutora está sendo construída para evitar o desperdício d'e1gua, que hora acontece pelo fato de o líquido correr por cerca de três quilômetros a céu aberto até o ponto de captação da Cagece, de onde é bombeada para abastecer a sede do município. Quando a adutora estiver em funcionamento, 25 l/s serão utilizados individualmente por esta, enquanto os outros 25 l/s restantes servirão para abastecer as comunidades, através do Riacho Caiçara.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Texto e Fotos: Renato Brito

 

Deixe seu comentário





Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS