Notícias

Gestão do prefeito Adailton Macedo promove palestra sobre Autismo

A Prefeitura Municipal de Aurora, juntamente com a Secretaria de Saúde e o Núcleo Aurorense de Apoio a Autistas e Familiares - NAAAF - promoveram nesta sexta-feira, 16, nas dependências do Salão Paroquial, na Rua São Vicente, centro da cidade, importante palestra sobre Autismo.

A palestra teve como ministrante o Terapeuta Ocupacional, João Jorge, que na oportunidade discorreu sob o tema a Terapia Ocupacional e a Criança Autista, que na ocasião explorou acerca de ferramenta terapêutica; os cuidados com a doença; assim como as principais atividades de combate ao problema.

O evento contou inclusive com a presença do prefeito Adailton Macedo, o Secretário de Saúde, Joeferson Alves Pinheiro, o Secretario da Juventude e Esportes (SEJUVES), Pedro Henrique, Profissionais da saúde, Agentes Comunitários de Saúde, familiares de autistas, dentre outros participantes.

É importante frisar que o prefeito municipal te investido veementemente na saúde pública de Aurora, inclusive tem aplicado recursos do FPM para salvar vidas de seus irmãos aurorenses, pois mesmo diante da forte crise financeira que assola as prefeituras, em Aurora o prefeito Adailton Macedo não tem se esquivado de cuidar bem do povo de sua terra, principalmente quando o assunto é saúde. “Enquanto eu (Adailton) for prefeito de Aurora - vou fazer de tudo pra cuidar da melhor maneira possível do povo da minha terra, até mesmo porque fui eleito para trabalhar em beneficio das famílias mais necessidades”, disse o prefeito.

Contudo, a sigla NAAAF tem como objetivo realizar acompanhamento integralizado para pessoas acometidas pelo autismo, assim como para seus familiares. O autismo é um transtorno que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

Existem diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles. Entre os grupos de sintomas que podem afetar uma pessoa com autismo estão: Dificuldade de relacionamento com outras crianças, pouco ou nenhum contato visual, resistência a mudanças, isolamento, risada inapropriada, pouca sensibilidade a dor, evitar o contato fisíco, colapsos inesperados (baixa tolerância e frustações), apego e fixação com algum objeto, retição de palavras ou faces (Ecolalia), não responde quando chamado pelo nome, jogos solitários hiperatividade ou quieto demais, girar objetos, habilidade motora fina melhor que a grossa, dificuldade em métodos regulares de ensino.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
Fotos: Adriano Souza

 

Deixe seu comentário




Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais