Notícias

Secretaria de Saúde se prepara para a campanha de doação de sangue, dia 25 de junho

No próximo dia 25 de junho (Sábado), acontecerá no município de Aurora - mais uma campanha de doação de sangue, numa parceria entre o Hemoce, do Crato, com a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenação de Mobilização Social.

A coleta sanguínea ocorrerá na Unidade Básica de Saúde, Antônio de Souza Ramalho, no Bairro Araçá, no horário das 08:00h as 15:00h. Segundo a Coordenadora de Mobilização Social, Sâmya Flávya, a pasta competente está tomando todas as providências necessárias (no contexto divulgação) para que a população aurorense possa participar em massa desse ato de solidariedade para com o seu próximo.

Por sua vez, o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Filho, assegura que da sua parte todos os esforços estão sendo feitos no sentido de que tenhamos uma campanha de doação de sangue bem sucedida, como ocorrera em outras oportunidades.

A Secretaria de Saúde de Aurora, que periodicamente realiza campanhas neste sentido, tem sido uma grande parceira do Hemoce, ajudando de maneira bastante significativa na preservação do estoque sanguíneo do órgão, contribuindo satisfatoriamente no salvamento de vidas.

A doação é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Confira, abaixo, o passo-a-passo do doador:
A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente) e se apresentar no posto de coleta.

Passo 1: Veja se está dentro dos requisitos básicos.

• Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.

• Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

• Ter peso igual ou superior a 50 kg;

• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Passo 2: Verifique os impedimentos temporários.

• Estar bem de saúde. Ou seja, se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

• Período gestacional;

• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

• Amamentação;

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

• Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

• Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Passo 3: Confira se não está dentro dos critérios definitivos de impedimento.

• Hepatite após os 10 anos de idade;

• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

• Uso de drogas ilícitas injetáveis;

• Malária.

Se você for homem, aguarde 60 dias e seja solidário novamente! Se você for mulher, aguarde 90 dias para doar sangue outra vez. Só não vale exceder o limite de quatro doações em um período de 365 dias para homens e de três doações para mulheres.

A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.

No período da janela imunológica, em que ocorre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.

Tratamento médico e dentário, uso de medicamentos, viagens recentes e outros critérios também serão avaliados na ocasião da entrevista clínica pré-doação. Doe sangue com responsabilidade. Se você quiser apenas fazer um exame para Aids, não doe sangue. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita. Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
Foto: Luiz Neto


 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais