NOTÍCIAS

20-JUL-2015

Mesmo em plena estiagem OLHO DÁGUA localizado no bairro Araçá de AURORA começa a aflorar

20 DE JULHO DE 2015
Há muito dada como morta, agora em plena seca, águas da nascente do Araçá começam a brotar do seio da terra
Degradada e agredida pelos mais variados tipos de atividades antrópicas, a histórica nascente conhecida como "Olho dágua de Vinô" localizada no bairro Araçá de Aurora-CE; mesmo em plena estiagem começa a renascer(fotos).

Há anos inativa e praticamente soterrada em face da erosão causada em parte pelo desmatamento indiscriminado das matas em seu entrono, a velha nascente já era dada como morta. Agora em meio a uma seca que já perdura por mais de cinco ano, o Olho dágua de Vinô surpreende a todos quando é possível perceber o afloramento natural de uma água gélida, oriunda do seio da terra ressequida. Algo realmente surpreendente e de rara beleza considerando as agressões e a seca. Um verdadeiro milagre, como se a natureza quisesse nos pregar uma peça, diz o secretário de cultura José Cícero que neste domingo esteve no local ao lado dos professores Luiz Domingo, Ronaldo Santos e de alguns moradores das proximidades.

Diante de uma crise hídrica sem precedentes, desequilíbrio climático e irregularidades do regime das chuvas que não têm mais fronteiras, fatos que, inclusive em Aurora, já ameaçam o abastecimento urbano com o risco de colapso do açude Cachoeira; a nascente do Araçá, além de prodigiosa nos remete a uma reflexão profunda sobre a problemática da água, nossa relação com o meio ambiente e os recurso naturais em geral, disse ele.

ALERTAS ANTIGOS:

Ainda em 2006/2007 foi lançada em Aurora o primeiro número da da revista Aurora que na sua reportagem de estréia já levantava a preocupação relacionada a degradação e morte da nascente. Como também a situação de devastação e abandono da área. De lá para cá, infelizmente, nada foi feito quanto à necessária preservação da fonte e da sua mata nativa. E o que é pior; as degradações se intensificaram com o avanço das construções de moradias que se avizinham. Além da decisão dos proprietários do terreno em transformar a área em loteamento para novas habitações. Para tanto, já cortaram inclusive a parede do antigo açude um pouco mais abaixo com esta finalidade, além da abertura de uma rua que passará bem ao lado da nascente.

O aflorar das primeiras águas do olho dágua do Araçá - um dos últimos não somente da zona urbana, mas também de todo o município que se tem notícia - parece ser o derradeiro grito de socorro de uma natureza que embora resistente, está claramente se exaurindo diante da ignorância de uns e a indiferença de outros que, ao que parece, só têm olhos para o dinheiro. Como se fosse possível vivermos daqui para frente sem a natureza.

HORTO FLORESTAL (APA):

Anos atrás houve a promessa de doação ao município de uma pequena área em torno da nascente de 30x30 m2. Mas logo em seguida os proprietários desistiram da proposta reivindicada pela secretaria de cultura e turismo local.

A pasta pretendia dentre outras coisas promover o tombamento ecológico da nascente, tornar o espaço uma área de preservação ambiental com a criação de um horto florestal destinado à visitação pública monitorada, aula der campo aberto às escola e pesquisadores, fomentação do turismo ambiental, bem como instrumentalizar o estudo de um pedaço importante da caatinga e do bioma sertanejo como um todo.

Sem mais demora, a equipe de professores juntamente com a própria Secult pretendem realizar uma campanha junto à comunidade no sentido de sensibilizar os proprietários e o poder público quanto a necessidade urgente de se preservar a nascente ou o que de fato ainda resta dela. Assim como parte da mata ciliar em seu entrono. Para tanto irá retomar as conversações com os atuais proprietários. Caso não ocorra nenhum avanço, será preciso uma ação popular como forma de provocar o Ministério Público quanto à questão como forma de criar mecanismos efetivos de preservação do local.

Da Redação do Blog de Aurora.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 4 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 12 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 64 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 64 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

#Cultura Há 78 dia(s)

Consulta Pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos

A Prefeitura disponibiliza formulário de consulta pública para a elaboração do Plano Anu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito