Notícias

Aurora encerra campanha 'Outubro Rosa' com diversificada programação de saúde

Data: 29 de outubro de 2015

Mais uma grande ação de competência da pasta da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora fôra deflagrada nesta quinta-feira, 29 de outubro, no Salão Paroquial, a Rua São Vicente, no centro da cidade.

O conteúdo em destaque relata a realização do evento concernente ao dia D da campanha alusiva ao “Outubro Rosa”, que contou com uma rica programação de saúde, a exemplo de palestra, depoimento sobre a cura do câncer, caminhada, consultas médicas, limpeza de pele, aferição da pressão arterial, aeróbica, além de panfletagem - com informações sobre o câncer de mama.

As atividades sediadas no Salão Paroquial ocorreram inicialmente com uma sessão de aeróbica sob os cuidados do educador físico Djairto Monteiro, seguido da formação da mesa de honra (composta pelo Secretário de Saúde, Gean Passos; a Vereadora Iracilda Saraiva; a Secretária de Administração, Socorro Macedo; além da palestrante Drª Kassandra Lins.

Gean Passos definiu os trabalhos da atenção básica e da equipe do NASF (Núcleo de Apoio as Famílias) como carro chefe dessa tão bem sucedida campanha do Outubro Rosa, como também destacou o acompanhamento de 12 mulheres do município que vêm sendo cuidadosamente tratada contra o câncer de mama. Disse ainda que atualmente na pasta da saúde - não existe nenhuma pessoa na lista de espera para o exame de mamografia. Por fim, anunciou que mais uma vez o município estará recebendo o caminhão do Moranh.

Na sequência, houve palestra com a Drª Kassandra Lins, sob o tema: Prevenção do Câncer de Mama e de Útero. Numa das partes da palestra, a médica disse que quando a doença é diagnostica no inicio - a possibilidade de cura do paciente é de até 95%. Indicou também que 15.590 casos de câncer de colo de útero são diagnosticado anualmente no Brasil, ocasionando a morte de mais de 5 mil pacientes.
Testemunho da Vereadora Iracilda Saraiva - vitima curada de câncer de mama

Concluída a primeira parte da programação, o público participante do acontecimento se locomoveu através de caminhada até a Praça da Matriz, local onde ocorreu várias outras ações de saúde, a exemplo, consultas médicas (com Dr. Júnior Macedo), limpeza de pele, aferição da pressão arterial, aeróbica, além de panfletagem - com informações sobre o câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesta edição, a campanha do Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

 

Deixe seu comentário










Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS