Notícias

Secretaria de Saúde realiza palestras nas escolas municipais, sob o tema: vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Município de Aurora, já começou a preparar uma n

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Município de Aurora, já começou a preparar uma nova etapa da campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que este ano vai imunizar meninas na faixa etária de 9 a 13 anos.

Nesta segunda-feira (23), a SMS de Saúde, através da Coordenação de Imunização, Coordenação de Vigilância Sanitária e Programa Saúde nas escolas – PSE reuniram-se com pais e mães das escolas públicas municipais Antônio Landim, e Escola Cândido Antônio, no Sítio Vazantes.

A equipe composta pelo Coordenador da Vigilância Sanitária, Eliezio Luiz, substituindo Drª Lorena Torquato Ferrer – Coordenadora de Imunização do Município de Aurora, que se encontra de licença maternidade, profissionais do PSE, Janeyda e Celiane estão levando palestras e informações dos perigos do HPV para as pré-adolescentes e adolescentes de 09 a 13 anos de idade, além de contar com a participação de representantes de escolas públicas de Aurora com a finalidade de demonstrar os males do HPV e trabalhar a prevenção através da vacinação que ocorrerá em Aurora a partir do dia 10 de março de 2015, onde os profissionais da saúde irão até as escolas para que todas as alunas que estão na faixa etária de 09 a 13 anos sejam vacinadas.

A doença

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Trata-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, por isso considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da vida.

Na grande maioria, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres eles produzem lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero. O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido ao câncer de colo do útero.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e de mais de 4,8 mil óbitos nesse ano.

O objetivo da campanha é vacinar 80% das meninas na faixa etária preconizada pelo ministério da saúde. Os trabalhos de promoção da saúde relevante à prevenção contra o HPV serão levados para todas as escolas do município.

Isto demonstra a preocupação do Gestor Municipal José Adailton de Macedo e do Secretário Municipal de Saúde José Gean Passos Leite em trabalhar a prevenção da saúde da população aurorense com participação assídua nas campanhas de vacinação e com resultados importantes alcançados ao longo dos trabalhos executados pela gestão municipal.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIALS