CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 22/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira conversa com estudantes do Município

Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira conversa com estudantes do Município

#Cultura 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Circuito junino estapa Romão Sabiá

Na E.E.I.F Romão Sabiá, no bairro Araçá, em Aurora/CE, o circuito junino com alegria e forró levou boa diversão a comunidade escolar, os professores, e, alunos e pais.

Comidas típicas, quadrilha junina e gente feliz, assim se resume o circuito junino. O prefeito Marcone Tavares e a primeira dama do município, Edana Tavares, marcaram presença festejando com a comunidade.

Destacamos que o circuito junino é uma parceria da Secretaria Municipal de educação com a Secretaria de Municipal de Cultura e Tutismo.

#Educação 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Campanha faça Bonito na escola Romão sabiá

Campanha faça Bonito segue a todo vapor, desta vez na escola Romão sabiá

#Merenda Escolar 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, realizou a formação de merendeiras(os) escolares.

O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, realizou a formação de merendeiras(os) escolares.

A formação tem por intuito preparar os profissionais responsáveis pelo preparo da merenda escolar na rede de ensino municipal. A formação foi ministrada pelas nutricionistas, Iara Nayara e Aline Mayara.

A Secretária da Educação, Edana Tavares, falou sobre a fatalidade do último fim de semana, lamentando as perdas e a dor dos familiares, abordou ainda a importância do Programa Nacional de Alimentação na Escola -PNAE.

#Desenvolvimento 24/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal inaugura ampliação e reforma da EEIF Antônio Amâncio da Cruz.

O prefeito Marcone Tavares, inaugurou, neste domingo (24/04), a reforma e ampliação da EEIF Antônio Amâncio da Cruz, na Vila Tipi, a segunda unidade desta modalidade entregue na gestão.Ontem, sábado (23/04), a população do bairro Mororó recebeu a EEIF Antônio Landim de Macêdo.

Durante a inauguração, o prefeito Marcone Tavares comemorou o fato de entregar um equipamento renovado e de tamanha importância para o desenvolvimento da região.

"Entregar para essa comunidade uma escola dessa natureza, que vai revolucionar a vida das crianças que moram no Tipi, é uma alegria muito grande ", destacou.

Segundo o prefeito, a gestão tem o compromisso de investir na educação e reformar as demais unidades educacionais da rede municipal de ensino neste formato.

"Temos profissionais comprometidos em fazer da educação de Aurora. O conhecimento é libertador, leva as pessoas à compreensão da vida e da humanidade. São as ideias que mudam a história. Temos o compromisso de garantir uma estrutura moderna para os alunos e profissionais da educação", acrescentou.

A secretária da Educação, Edana Tavares, reforçou o compromisso da gestão com o ensino fundamental, segundo ela, como "caminho para transformar a vida dos jovens, prevenir da violência e tornar o futuro melhor".

"É um compromisso nosso entregar escolas nessa desenvoltura, estrutura e projeto pedagógico que tem transformado a vida dos nossos jovens. Vamos entregar mais. A nossa proposta pedagógica valoriza o desenvolvimento integral das nossas crianças", salientou.

Na inauguração estavam presentes, além do Prefeito Marcone Tavares e da primeira dama e Secretaria de Educação Edana Tavares, a Presidenta da Câmara Marina Leite, o secretariado do município, como também os vereadores Nininha do Sindicato, Osasco Gonçalves e Daniel Gustavo.

#Reforma 23/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal inaugura a reforma e ampliação da EEIF Antônio Landim de Macêdo.

Em cerimônia realizada neste sábado, 23, o Governo Municipal reinaugurou a Escola de Educação Infantil Antonio Landim de Macedo, no bairro Mororó. A unidade escolar prertencente a rede pública municipal passou por reforma e ampliação.

Em sua fala, o Prefeito Marcone Tavares fez um balanço das ações que estão sendo realizadas na área da educação.

A secretária de Educação, Edana Tavares, enfatizou o fato das obras atenderem localidades distintas. "Não importa se a escola é na Zona Rural ou no centro da cidade, todas receberão a atenção necessária, pois todas têm o mesmo grau de importância na nossa administração."

O momento contou, também, com a apresentação Cultural com Forró pé de serra e o Ballet Sofia Gonçalves.

Estiveram presentes, ainda, na solenidade, a Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, alunos da unidade de ensino, núcleo gestor e funcionários, além de secretários municipais e os vereadores Nininha do Sindicato, Daniel Gustavo, Marina Leite, Sílvio Benício e Cícero de Nequinho.

#Desenvolvimento 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Romão Sabiá recebe projeto “Raio nas escolas”.

A EEIF Romão Sabiá recebeu, no último dia 13 de abril, o projeto Raio Nas Escolas, iniciativa da Polícia Militar do Ceará.

Durante o momento, o comandante da base do CPRaio de Aurora, 1º Tenente Ismael Aquino, proferiu uma palestra informativa que abordou diversos assuntos, tais quais podem-se destacar a expansão do CPRaio; histórico de expansão do CPRAIO; motivação para o estudo de concursos públicos para carreiras policiais.

Ao todo, oito turmas da unidade escolar, cerca de 288 alunos, acompanharam a palestra proferida pelo comandante do CPRaio de Aurora.

#SeloUnicef 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Após a adesão ao Selo UNICEF, o Município avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. Aurora é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021-2024 . O evento ocorreu hoje (20), no Ginásio Poliesportivo do Bairro Araçá. Aurora nunca participou ou conquistou o selo. Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Os protocolos de segurança para prevenção à covid-19 foram respeitados.

Para o prefeito Marcone Tavares, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município. "O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições", disse.

"Assim, com as discussões foram realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município", destaca o articulador do referido selo no município, secretário da juventude e esporte, Wesley Leite.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o Município assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. O Governo Municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, os direitos das crianças e adolescentes de forma integral e integrada, como também a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc.

Participaram do 1º Fórum Comunitário o prefeito Marcone Tavares, a primeira-dama e secretária de educação, Edana Tavares, a secretária do trabalho e desenvolvimento social, Ana Lúcia Gonçalves, a sub-secretária da STDS, Rogéria Leite, coordenadores dos programas existentes na Sssistência Social, colaboradores da STDS,a sub-secretária de Saúde, Juliana Landim (representando o secretário de saúde, Drivaldo de Oliveira), o articulador do Selo Unicef no Município, secretário da juventude e esporte Wesley Leite, os demais secretários municipais, a procuradora do Município, Camila Gonçalves, o promotor de justiça da Comarca de Aurora, Dr. Luiz Cogan, os profissionais da saúde e da educação, representantes de todas as escolas municipais, conselho tutelar além dos vereadores Nininha do Sindicato, Daniel Gustavo e Cícero de Nequinho.

#Educação 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal realiza momento de reflexão e distribui ovos de páscoa às crianças da Creche Pró-Infância.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou, nesta quarta-feira (13), um momento de reflexão sobre a Pascoa direcionado às crianças da Creche Pró-Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto. Na ocasião, além das brincadeiras, também houve a distribuição de ovos de chocolote. A entrega foi feita obedescendo todas as normas sanitárias.

A Secretária de Educação, Edana Tavares, parabenizou a todos os funcionários da creche pelo excelente trabalho realizado na unidade e ressaltou a importância da entrega dos ovos de Páscoa. "É gratificante presentear as crianças com ovos de chocolate. Parabéns a todos por proporcionar momentos como esse às crianças", disse ela.

Para o prefeito Marcone Tavares, iniciativas como esta criam vínculos afetivos. "Reforçar os laços familiares e o sentimento de pertencimento das crianças são alguns dos pontos positivos em manter a tradição da Páscoa. Iniciativas como esta criam vínculos afetivos e fazem parte da memória dos pais e da comunidade", comentou.

#Educação 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Programa Saúde na Escola desenvolve ações para as Creches do Município de Aurora.

As creches Francisca Francimar e Amelia Alencar receberam hoje, quinta-feira (17), a visita da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), em iniciativa desenvolvida através de uma parceria entre as secretarias de educação e de saúde dedicada à saúde bucal das crianças atendidas pelos infantários. A ação consistiu na entrega de kits de higiene pessoal contendo escova de dente.

Participaram da ação as coordenadoras do PSE, Andréia Torres e Francineide Castro, o técnico da secretaria de Educação, Renê Rodrigues, a dentista Ana Vitória, a técnica de saúde bucal Dalvanir, e diretoras e professores das referidas creches. O momento teve contação de histórias e também muitas brincadeiras para as crianças.

PSE

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral das crianças por meio de ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, viabilizando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento infantil.

#Educação 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Convocação dos Mediadores de Aprendizagem para o ano letivo de 2022.

O prefeito Marcone Tavares vai anunciar amanhã (17), às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), os Mediadores de Aprendizagem para o ano letivo de 2022. O Mediador é o profissional que trabalha com a mediação pedagógica, se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem. Ele é fundamental para que o aluno atinja seus objetivos.

Os profissionais, servirão de suporte as unidades da rede municipal de ensino atendendo as necessidades município.

Serviço

Convocação dos Mediadores de Aprendizagem para o ano letivo de 2022

Local: Secretaria Municipal de Educação (SME)

Horário: 09h00.

#Reajuste Salarial 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prefeito Marcone Tavares anuncia reajuste de 33,24% do Piso do Magistério 2022.

Após reunião com os vereadores da base aliada Osasco Gonçalves, Daniel Gustavo, Sílvio Benício, Gerismar Pereira, Lucimar Fernandes, o prefeito Marcone Tavares, juntamente com a secretária de educação Edana Tavares, anunciou, nesta terça-feira (15), o reajuste de 33,24% relativo ao Piso do Magistério 2022, que será concedido aos professores da rede pública municipal de ensino. O reajuste é retroativo a janeiro de 2022, e segue o que estipula a Lei Federal nº 11.738/2008. A mensagem que regulamentará a medida será enviada à Câmara Municipal para votação.

Para o prefeito Marcone Tavares, o reajuste do piso elevará a educação do município para um novo patamar e, além de valorizar os profissionais da educação, vai garantir melhorias no processo de ensino e aprendizagem. "Esse reajuste representa para todo o Brasil uma referência importantíssima que o Ceará dá mais uma vez na valorização da categoria. É um grande farol para a educação do nosso município", declarou.

A secretária da Educação, Edana Tavares, destacou que o anúncio reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação. "O reajuste do piso é mais uma importante conquista e um justo reconhecimento para os nossos professores. Esta medida se soma a outras iniciativas para melhorar, cada vez mais, a educação do nosso município", disse.

O acréscimo será dado na tabela de vencimentos e na atualização dos valores financeiros da PVR (Parcela Variável de Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - PVR-Fundeb).

#Educação 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO O município retornou no dia 07( sete) de fevereiro, com as aulas nas modalidades remota/presencial na rede pública.

O município retornou no dia 07( sete) de fevereiro, segunda-feira, com as aulas nas modalidades remota/presencial na rede municipal de educação.

As unidades de ensino foram preparadas para receberem os alunos de acordo com os protocolos de prevenção à covid-19 que deverão ser seguidos pelos pais, professores e alunos.

"Depois das dificuldades da pandemia, desejo que todos os alunos tenham um excelente ano letivo. Que seja de muito aprendizado", afirma o prefeito Marcone Tavares. A secretária de Educação Edana Tavares, destacou que o plano de retomada foi revisado, mantendo as principais medidas de prevenção como distanciamento, álcool em gel, uso de máscaras por alunos e profissionais para garantir a volta às aulas seguras para todos os alunos, pais e servidores.

O Governo Municipal busca proporcionar totais condições para alunos, professores e servidores em geral poderem frequentar o ambiente escolar com medidas que evitem contaminação por covid-19.

#Investimento 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal realiza investimentos para garantir educação de qualidade.

Visando garantir uma educação de qualidade, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, está modernizando os setores administrativos das unidades escolares pertencentes à Rede Municipal de Ensino. Foram adquiridos novos notebooks, bebedouros e carteiras novas.

Este é mais um investimento em educação por parte do Governo Municipal, que trata como elemento essencial e importante no processo educacional, tornando o ambiente educativo e favorável à aprendizagem. "Toda criança, jovem e adulto, precisa de um espaço seguro, confortável, adequado e alegre para que o desenvolvimento aconteça em sua plenitude", frisa a secretária Edana Tavares.

#Volta às aulas 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo 2022 na próxima segunda-feira, 7.

As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino darão início ao ano letivo de 2022 na próxima segunda-feira (07/02). Seguindo todos os protocolos de combate à pandemia de Covid-19, o retorno às aulas vai acontecer nas modalidades de ensino híbrido (Presencial com quase 70% dos alunos) e remoto.

O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, vem intensificando as ações de preparação para o retorno gradual das atividades pedagógicas, considerando ainda o contexto da pandemia de Covid-19, para que alunos, suas famílias e profissionais da educação se sintam acolhidos e seguros nesse novo momento.

A SME ressalta que está sendo providenciado a disponibilização de transporte escolar para todas as rotas da educação municipal.

Retorno às aulas por Polo:

Polo 01: EEIF Cândido Antônio do Nascimento - Vazantes - REMOTA

Polo 02: EEIF Leão Sampaio - Santa Vitória - PRESENCIAL/REMOTO

Polo 03: EEIF Vicente Rodrigues dos Santos - Calumbi - PRESENCIAL

Polo 04: EEIF Orlando Leite de Macedo -Santa Cruz - PRESENCIAL

Polo 05: EEIF Joaquim Serafim Pereira - Grossos - PRESENCIAL

Polo 06: EEIF Padre Cícero - Mocó - PRESENCIAL

Polo 07: EEIF Antônio Amancio da Cruz - Tipi - REMOTO

Polo 08: EEIF Tarcísio Gonçalves de Oliveira - Malhada Funda - PRESENCIAL

Polo 09: EEIF Francisco André de França - Agrovila - REMOTO

Polo 10 e 11: EEIF Mauro Sampaio e EEF Padre Cícero - Ingazeiras - PRESENCIAL

Polo 12: EEIF Romão Sabiá - Sede - PRESENCIAL

Polo 13: EEIF Antônio Landim de Macedo - Sede - REMOTO

Polo 14: Creche Proinfância Francisca Francimar dos Santos Pinto - Sede - PRESENCIAL

Todas as unidades escolares da Rede Municipal foram analisadas e passaram ou estão passando por adequação para adaptação da estrutura, de acordo com o protocolo sanitário de prevenção ao novo coronavírus

#Reconhecimento 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal realiza pagamento do mês de janeiro dos servidores da educação.

Tá na conta!

O pagamento dos salários referente ao mês de janeiro de 2022, já está liberado pelo Governo Municipal para os funcionários da Secretaria de Educação.

A prefeitura continua empenhada em manter o equilíbrio das contas públicas, assegurando os compromissos com os servidores.

Continuamos no combate ao Coronavírus, e unidos e juntos iremos vencer essa pandemia. Reforçamos a importância do distanciamento social e o uso de máscara ao se dirigir ao banco, evitando aglomeração.

#Educação 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Transporte Universitário: Atualização cadastral e cadastramento de novos discentes vai até o próximo dia 28 de janeiro.

O Governo Municipal informa que está realizando a atualização cadastral e recebendo cadastros de novos discentes para a utilização de transporte universitário até o horário do meio dia do próximo dia 28 de janeiro, sexta-feira. Com o início das aulas presenciais do ano letivo de 2022, previsto para a primeira semana de fevereiro, o serviço gratuito voltará a ser ofertado.

O cadastramento será efetivado na sede da Secretaria de Educação com a apresentação do RG, CPF, foto 3x4, comprovantes de matrícula e de residência. A apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 ou o passaporte que comprove a imunização será obrigatório. O não cadastramento impedirá o aluno de utilizar o transporte universitário.

Os estudantes que já fazem o curso superior e utilizam o transporte universitário precisam fazer o recadastramento.

#Educação 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal dá início a Jornada Pedagógica “Perspectivas Contemporâneas do Educar”.

A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente. Isso porque ela favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas.

No dia Internacional da Educação, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (24), a Jornada Pedagógica, cujo tema aborda as "Perspectivas Contemporâneas do Educar". Todos os protocolos recomendados no combate à Covid-19 foram adotados.

Durante o primeiro dia, na sede da Secretaria de Educação, a programação foi aberta com a fala da titular da SME, Edana Tavares.

Posteriormente, o professor Mestre João Paulo Pio abordou, durante palestra, aos gestores e técnicos da SME a temática "Liderança, Gestão Escolar e Pedagógica: O desafio de fazer acontecer".

A Jornada Pedagógica prossegue nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, terça-feira e quarta-feira, respectivamente, com uma vasta programação na sede da Secretaria de Educação.

#Olimpíada 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Alunos da rede municipal de ensino são premiados com menção honrosa na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, divulga e parabeniza os alunos premiados com menções honrosas na 16ª OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, edição 2021. O resultado serve de incentivo aos alunos da rede municipal de ensino, que se preparam para encarar novos desafios.

"O trabalho sério, realizado com compromisso e competência, se consolida em bons resultados. Não buscamos os índices pelos índices, mas buscamos e trabalhamos para proporcionar educação pública de qualidade e esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo. Parabéns a todos!", disse a secretária de educação Edana Tavares.

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

#Fundeb 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal efetiva rateio de sobras do Fundeb aos servidores da educação

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, informa que já está disponível na conta dos profissionais da educação os valores referentes ao Rateio Salarial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com transparência e responsabilidade, o Governo Municipal seguirá honrando os compromissos assumidos.

Continuamos no combate ao Coronavírus, e unidos e juntos iremos vencer essa pandemia. Reforçamos a importância do distanciamento social e o uso de máscara ao se dirigir ao banco, evitando aglomeração.

Transparência e Compromisso com a Educação: Uma das principais marcas do Governo Municipal.

#Educação 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal realizará a Jornada Pedagógica 2022.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, promoverá nos próximos dias 24, 25 e 26 de janeiro a Jornada Pedagógica 2022 (Perspectivas Contemporâneas do Educar).

A Jornada Pedagógica será realizada na sede da Secretaria de Educação com uma vasta programação.

Todos os protocolos recomendados no combate à Covid-19 serão adotados.

#Fundeb 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Rateio do Fundeb de mais de R$ 500 mil será realizado pelo Governo Municipal

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (12), na sede da prefeitura, foi debatido o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), ocasião em que foram acordados os valores a serem rateados. O município recebeu o montante de R$ 516.000,00 (quinhentos e dezesseis mil reais) para serem repassados aos profissionais da educação. Os recursos que deram entrada até o dia 28 de dezembro de 2021, serão rateados com a folha dos 70%. Já os valores depositados nos dias 29, 30 e 31 de dezembro do ano passado, conforme Lei Federal, serão repassados a todos os profissionais da educação, das folhas de 70% e 30%. O Governo Municipal reafirma o compromisso com a valorização da educação.

Na reunião, além do prefeito Marcone Tavares, estiveram presentes a secretária de educação (primeira-dama), Edana Tavares, a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Marina Leite, a Presidenta e sindicalista, vereadora Nininha do Sindicato, o assessor jurídico do município, Dr. Manoel Gregório, o contabilista Cícero Feitosa, e o presidente do FUNDEB, Romário de Araújo.

No último dia 31 de dezembro de 2021, o prefeito Marcone Tavares sancionou a Lei 445/2021, que trata sobre as sobras de recursos do FUNDEB, do exercício financeiro do ano de 2021. A lei pode ser conferida, na íntegra, na edição de 1º de janeiro do Diário Oficial do Município (DOM).

#Educação 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal de Aurora realiza evento em homenagem aos profissionais da educação

Na noite desta quinta-feira (28), o prefeito Marcone Tavares participou de um evento em homenagem aos profissionais da educação realizado na Loja Maçônica Cavalheiros da Nova Aurora, cujo tema abordado foi a "Vivência, saberes e trajetórias". Além da presença do Chefe do Executivo Municipal, o momento também contou com as presenças dos professores da rede pública municipal, dos vereadores Yanne Marina, Osasco Gonçalves, Lucimar Fernandes e Daniel Gustavo, como também dos Secretários municipais Edana Tavares, Ana Lúcia Gonçalves, João Filho, João Paulo Pinto, Wesley Leite e José Drivaldo e da palestrante convidada, profª Edna Belém.

Na oportunidade, o Prefeito Marcone Tavares anunciou o pagamento do salário do mês de outubro e da 2ª parcela do décimo terceiro dos servidores da Secretaria de Educação, valorizando, assim, a categoria.

O prefeito ainda foi além, comunicou a volta da regência de classe, uma conquista importante para todos os professores da rede municipal de ensino.

Em sua fala, a secretária de educação Edana Tavares, reconheceu a capacidade de superação dos profissionais da educação, que mesmo diante do atual cenário de pandemia de covid-19, conseguiram se reinventar, mantendo-se firmes e fortes no dever de educar. A titular da pasta evidenciou a importância da união, da dedicação e do esforço de todos nos cuidados aos alunos, com o foco da escola e na sala de aula. A secretária também propôs uma educação inclusiva, que fomente o amor ao estudo, a família e o respeito aos valores de uma sociedade mais fraterna.

#Educação 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prefeito Marcone Tavares assina termo de adesão ao Pacto Pela Aprendizagem

O prefeito Marcone Tavares aderiu ao Pacto pela Aprendizagem, cujo objetivo visa fortalecer o regime de colaboração do Governo do Estado do Ceará com o município para a recuperação da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) diante do contexto de pandemia.

A lei que cria o Pacto foi assinada na manhã desta quinta-feira (26), durante live através das redes sociais, pelo governador Camilo Santana. Também participam do lançamento a vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Educação, Eliana Estrela, além de outras autoridades.

Concebido por meio da Secretaria da Educação em parceria com o Programa Cientista Chefe, o Pacto pela Aprendizagem vai articular iniciativas para implementar ciclos de recuperação e fortalecimento das aprendizagens na redes municipal de ensino de Aurora, reorientando novos desenhos de avaliação e de currículo.

#Educação 02/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Título: Reunião com sócia-proprietária da Faculdade Santa Maria garante instalação de polo universitário

Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Marcone Tavares se reuniu, após intermédio do secretário de juventude e esporte Wesley Leite, com a sócia-proprietária da Faculdade Santa Maria, professora Ana Goldfarb, ocasião em que ficou firmada a instalação de um polo universitário em Aurora. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Juventude e Esporte, no prédio da antiga Escola Monsenhor Vicente Bezerra, no bairro Araçá, local em que também funciona a Secretaria de Educação.

Durante o encontro, também ficou acordada a instalação do centro administrativo da instituição, ou seja, tornando o município a base da FSM na região do cariri. Brevemente, o município receberá a visita da sócia- administrativa, Sheylla Nadjane Lacerda, para tratar dos pormenores administrativo.

Em um segundo momento será instalada uma filial da instituição. Deste modo, a população aurorense poderá usufruir de atendimento médico gratuito, incluindo ortodontia, raio x, entre outros, no hospital da referida faculdade.

#Apoio 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Entrega do kit Merenda Escolar para os alunos da rede municipal de ensino. Entrega do kit Merenda Escolar para os alunos da rede municipal de ensino.
#Educação Alimentar 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, divulgou, nesta segunda-feira, 28, o novo cronograma. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, divulgou, nesta segunda-feira, 28, o novo cronograma.
#Educação 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Data de Cadastro adiada

Devido a aplicação da vacina COVID-19 aos profissionais da Educação na sede da SME, e com a finalidade de prevenir aglomerações no período de 07 a 11 de junho, a Secretaria de Educação, comunica aos acadêmicos de Aurora mudança no calendário de abertura de cadastro para utilização de transporte universitário. A data para a entrega da documentação antes marcada para início no dia 7 de junho, segunda-feira, foi transferida para início no dia 14 de junho, segunda-feira.

O cadastro ocorrerá na Sede da Secretaria de Educação, seguindo o cronograma e obedecendo todas as medidas preventivas de segurança contra a Covid-19. Informamos que no ato do cadastro o universitário deverá apresentar a documentação necessária juntamente com a ficha de inscrição (em anexo no site www.aurora.ce.gov.br) devidamente preenchida.

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO PARA UNIVERSITÁRIOS:

Dia 14/06/2021 - Segunda-feira: das 14h às 17h:

FSM - FACULDADE SANTA MARIA;

Dia 15/06/2021 - Terça-feira: das 14h às 17h:

UFCG - Campos Cajazeiras

IFPB - Campos Cajazeiras;

Dia 16/06/2021 - Quarta-feira das 14h às 17h:

FASP - Faculdade São Francisco da Paraíba

FAFIC - Faculdade de Filosofia de Cajazeiras;

Dia 17/06/2021 - Quinta-feira das 14h às 17h:

UNILEÃO - Juazeiro do Norte

ESTÁCIO DE SÁ - Juazeiro do Norte

UNIJUAZEIRO - Juazeiro do Norte

Dia 18/06/2021 - Sexta-feira das 14h às 17h:

UNIFAP - Juazeiro do Norte

URCA - Universidade Regional do Cariri

UFCA - Universidade Federal do Cariri

Dia 21/06/2021 - Segunda-feira das 14h às 17h:

Outras Instituições que não foram citadas.

#Educação 31/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Atenção Universitários

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, comunica aos Universitários a abertura de cadastro para utilização de transporte universitário. O cadastro ocorrerá na Sede da Secretaria de Educação, seguindo o cronograma e obedecendo todas as medidas preventivas de segurança contra a Covid-19. Informamos que no ato do cadastro o universitário deverá apresentar a documentação necessária juntamente com a ficha de inscrição (em anexo no site www.aurora.ce.gov.br) devidamente preenchida.

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO PARA UNIVERSITÁRIOS:

• Dia 07/06/2021 - Segunda-feira: das 14h às 17h; FSM - FACULDADE SANTA MARIA;

• Dia 08/06/2021 - Terça-feira: das 14h às 17h; UFCG -Campos Cajazeiras IFPB - Campos Cajazeiras;

• Dia 09/06/2021 - Quarta-feira: das 14h às 17h; FASP - Faculdade São Francisco da Paraíba FAFIC - Faculdade de Filosofia de Cajazeiras;

• Dia 10/06/2021 - Quinta-feira: das 14h às 17h; UNILEÃO - Juazeiro do Norte ESTÁCIO DE SÁ - Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO - Juazeiro do Norte;

• Dia 11/06/2021 - Sexta-feira: das 14h às 17h; UNIFAP - Juazeiro do Norte URCA - Universidade Regional do Cariri UFCA - Universidade Federal do Cariri;

• Dia 14/06/2021 - Segunda-feira: das 14h às 17h; Outras Instituições que não foram citadas.

#Educação 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Kits de alimentação escolar para estudantes da rede municipal de ensino.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, prossegue com mais uma etapa de entrega dos kits de alimentação escolar para estudantes da rede municipal de ensino. Os itens seguem orientação de nutricionistas da SME. A entrega obedece a etapas e um cronograma que está sendo organizado para evitar aglomerações. A iniciativa beneficia aproximadamente 3390 famílias aurorenses.

Os kits são adquiridos com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referentes à merenda escolar, e estão sendo revertidos em apoio emergencial às famílias dos estudantes.

"Com esta ação, honramos com o nosso compromisso de garantir a segurança alimentar dos estudantes da rede municipal de ensino, transformando a merenda escolar em kits que estão chegando à mesa de milhares de famílias. Sabemos das dificuldades trazidas pela pandemia e como às famílias têm sido afetadas. Com estas entregas, levamos aos nossos alunos que, por conta da crise sanitária estão sem frequentar as salas de aula, uma alimentação de qualidade", disse o prefeito Marcone Tavares.

"Esta ação é de grande importância para os nossos estudantes que, mesmo estando em casa, estão se dedicando, com o apoio de suas famílias, para continuar cumprindo seus compromissos escolares. Estamos tomando todas as medidas sanitárias, evitando aglomeração de pessoas, usando máscaras e álcool em gel, para que a entrega dos kits seja realizada da maneira mais segura para todos os envolvidos", explicou a primeira-dama Edana Tavares.

#Educação 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Compromisso com a educação do município também é prioridade da nova gestão

O CACS-FUNDEB é um órgão colegiado que tem como função principal o acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência, o planejamento e a aplicação dos recursos do fundo, no âmbito de todas as esferas administrativas: municipal, estadual e federal.

Sabendo da importância no que diz respeito à aplicação dos recursos recebidos na conta do Fundeb, a nova gestão nova gestão está regularizada com o Cacs/Fundeb. Além de ferramenta de controle social, o Cacs/Fundeb é também um requisito para que o Município receba os recursos do governo federal.

Compromisso com a educação do município também é prioridade da nova gestão!

#Cacs/Fundeb #Fundeb #educação #aurorace #auroradetodos

#Educação 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO 1° Encontro de Mediadores - 2021.

Visando ampliar o conhecimento dos Mediadores de Aprendizagem no ambiente educativo, dentro e fora da sala de aula e nos demais lugares da instituição, a nova gestão, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início hoje, 24, na sede da pasta, ao 1° Encontro de Mediadores - 2021. Em virtude do atual cenário pandêmico, as reuniões serão realizadas até o próximo dia 10 de abril, em cada pólo educacional, a partir das 08h, com todas as recomendações do Ministério da Saúde sendo adotadas. Os desafios do ensino remoto e da modalidade em tempos de pandemia, entre outras temáticas serão abordados durante os encontros. Educação de qualidade é peça fundamental para o futuro do município de Aurora!

#Educação 03/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO COMUNICADO - Creche Pró-infância Francisca Francimar dos Santos Pinto realiza Jornada Pedagógica O encontro como um todo foi um momento muito proveitoso, de construção de conhecimentos e de muita interação.
#Comunicado 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Comunicado da Secretaria Municipal de Educação

COMUNICADO

A Secretaria Municipal da Educação comunica a todos os pais e responsáveis dos alunos da rede pública municipal de ensino que no dia 03 de agosto terá início a segundo semestre letivo de 2020 ainda na modalidade de ensino remoto em razão da permanência em vigor da proibição das atividades escolares presenciais por conta da pandemia causada pelo Corona vírus.

Os trabalhos docentes continuarão sendo realizados da mesma forma como vinha sendo feito a partir do início de junho, sendo que a partir de agora com o oferecimento de todos os componentes curriculares integrantes de nossa matriz curricular.

Reiteramos o esforço e a dedicação conjunta de professores, equipes pedagógicas, diretores, coordenadores e Secretaria da Educação para assegurar aos nossos alunos o melhor possível em termos de qualidade de ensino diante de todas as adversidades impostas pela impossibilidade do ensino presencial.

Acrescentamos também que estamos melhorando a capacidade da internet de boa parte das escolas, através da Educação Conectada, no qual contribuirá para melhor planejar as aulas não presenciais. Como também, neste segundo semestre, o Projeto de Inclusão vem de forma adaptada a atual situação que estamos vivendo, procurando atender da melhor forma nossas crianças que tem suas limitações.

Continuamos contando com a compreensão e a participação efetiva dos pais e responsáveis neste processo ensino-aprendizagem, pois sem a colaboração destes não será possível a obtenção de resultados razão pela qual pedimos encarecidamente o compromisso de todos nesta missão.

Comunicamos ainda que estamos preparando uma nova distribuição de kits de produtos da merenda escolar nos mesmos moldes da primeira distribuição, ou seja: destinados aos alunos, compostos de acordo com as suas necessidades nutricionais para o período programado de acordo com a faixa de ensino de cada um.

Divulgamos neste momento, que o município em breve, terá o CEI (CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL) para atender 200 crianças, parceria do Governo do Estado do Ceará, com o Governo Municipal/Secretaria Municipal da Educação, ressaltando que esta é uma grande conquista para a educação de Aurora, pois possibilitará desenvolver um trabalho com as crianças, colocando em prática todos os direitos de aprendizagem.

Desejamos a todos, com as bênçãos de Deus, um excelente segundo semestre letivo.

Maria Rozilange de Macêdo

Secretária Municipal da Educação

#Educação 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Conquista: Município de Aurora é contemplado com um Centro de Educação Infantil A conquista é fruto da solicitação do prefeito Dr. Júnior Macedo. O ambiente é destinado à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.
#Educação 08/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - NOTA DE RECONHECIMENTO

NOTA DE RECONHECIMENTO

O ano de 2020 não tem sido fácil, tem sido diferente. Nós estamos dia após dia reaprendendo a nos adaptar a uma nova realidade social, econômica, religiosa...Estamos reaprendendo a nos reinventar dentro deste novo modelo de sociedade que nos foi imposto pela pandemia. E aí surgiram novas palavras que, também estamos reaprendendo a usá-las no nosso dia-a-dia. Não está sendo fácil, mas com certeza, sairemos dessa bem mais fortalecidos como pessoa e como profissionais.

Neste contexto, dentro da educação, nossos professores estão sendo verdadeiros heróis sem capas, pois em tão pouco tempo estão conseguindo fazer com que o processo aconteça e que o nosso aluno sinta-se acolhido.

O ambiente escolar, ainda é em tese o lugar onde a educação acontece de fato e de direito, porém nesses novos moldes impostos pela pandemia, são de suas casas, que os professores estão reinventando um ambiente escolar acolhedor, inclusivo, caprichoso e atrativo, para que os alunos sintam-se incluídos e acolhidos. A parceria família e professores está sendo fantástica e está se mostrando com uma eficiência satisfatória.

Temos acompanhado em redes sociais as aulas virtuais que enchem-nos de orgulho, como nossos professores estão imbuídos de compromisso e vontade de que o resultado seja satisfatório.

Parabéns professores.

Parabéns mestres.

Tem uma frase do Filosofo, Escritor, Professor e Pensador Mário Sérgio Cortella que diz: "Faça o seu melhor na condição que você tem, enquanto não tem condição de fazer melhor ainda", essa frase nunca se encaixou tão bem. Vocês professores, não estão fazendo só o melhor, vocês estão fazendo talvez, o impossível, se reinventando a cada vídeo aula e isso é digno de aplausos.

Homenagem dos que fazem a Secretaria Municipal da Educação

Aurora - Ceará.

#Educação 08/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Entrega de 300 kit's recreativos. A entrega começou a ser feita hoje, dia 8 de junho, para os beneficiários inscritos no Programa Criança Feliz.
#Educação 01/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Aulas são retomadas no modo não presencial na Rede Pública Municipal de Ensino de Aurora A metodologia de ensino será avaliada a cada 15 dias com o intuito de aperfeiçoar o sistema. A meta é alcançar 100% dos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino.
#Educação 15/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria Municipal da Educação de Aurora já entregou 2.757 kits da merenda escolar A Secretaria Municipal da Educação de Aurora (SME) realizou até esta sexta-feira (15) a distribuição de 2.757 kits Alimentação da Merenda Escolar.
#Educação 11/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prazo de inscrições para o ENEM 2020. As incrições para o ENEM 2020 começam hoje, dia 11 de maio, e vão até o dia 22 de maio.
#KitsMerendaEscolar 06/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação de Aurora já entregou quase 600 kits Alimentação da Merenda Escolar A distribuição dos kits oriundos da merenda escolar obedece a ordem crescente dos polos estudantis.
#Educação 21/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Gestão municipal inicia distribuição de produtos da merenda escolar Os primeiros a serem contemplados com os kits serão pais de crianças matriculadas em creches da rede municipal.
#Educação 18/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Em comunicação à Câmara, Secretaria da Educação de Aurora informa como serão distribuídos produtos da merenda escolar A entrega dos produtos da merenda escolar irá acontecer após conhecimento e aprovação do Conselho da Alimentação Escolar (CAE).
#InclusãoSocial 07/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Projeto “Mãos que Encantam” certifica alunos surdos da rede municipal de Aurora O projeto "Mãos que Encantam" foi iniciado dia 31 de Janeiro de 2020.
#InclusãoSocial 05/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação de Aurora inicia projeto de libras para alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino Encantados pelo projeto, as mães dos alunos também pediram para participar, elas são, portanto, participantes/ouvintes.
#Reajuste Salarial 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prefeitura de Aurora anuncia reajuste de 12,84% aos professores da rede pública municipal O referido reajuste atende, portanto, o acréscimo salarial (piso nacional) divulgado recentemente pelo Ministério da Educação.
#Spaece 27/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Quase 800 estudantes passam por avaliação do Spaece no município de Aurora Uma grande preparação do alunado tanto por parte das escolas, quanto pela própria Secretaria Municipal da Educação foi feita com intuito de se obter o melhor resultado possível.
#ProjetoEducacional 22/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Projeto da Escola Leão Sampaio de Santa Vitória representará Aurora em etapa Estadual do “Ceará Científico” O projeto trabalha a conscientização das pessoas da comunidade, principalmente os agricultores, que preparam suas lavouras para o plantio e habitualmente fazem a derrubada da vegetação para depois queimar.
#ProjetoEducacional 01/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Orlando Leite realiza culminância do projeto “turminha saudável” com crianças da creche O projeto foi desenvolvido pelas professoras Patrícia e Kátia das turmas da creche Manoel Saraiva.
#Educação 31/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação de Aurora realiza Encontro sobre BNCC e DCRC Conforme detalhou a Coordenadora Pedagógica - Ana Calixto, a BNCC é o documento que vai regulamentar a educação do município a partir de 2020, de onde nascerá a proposta pedagógica de cada escola, respeitando cada realidade.
#Educação 30/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Leão Sampaio de Santa Vitória realizou mais uma ação do Projeto “Leões Contra o Fogo” O referido projeto surgiu da necessidade de disseminar conhecimento à população acerca dos danos causados ao meio ambiente a partir da realização de queimadas desordenadas.
#Confraternização 30/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró-infância Francisca Francimar celebra momento com professores e funcionários A Creche Pró-Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, localizada no Bairro Araçá, realizou na última sexta-feira (25) um momento especial com professores e funcionários da referida creche.

A abertura contou com a fala da Diretora Geral - Tequinha Santos. Ela agradeceu a participação e presença de todos e os parabenizou pelo trabalho realizado. A diretora também falou sobre a importância do vínculo no estabelecimento de ensino e encerrou sua fala desejando um abraço fraterno a todos.

O momento contou com a presença do professor Ronaldo Santos, técnico da Secretaria Municipal da Educação, que esteve representando a Secretária Rose Macedo.

O evento contou com uma acolhida aos envolvidos, com a realização da dinâmica de grupo "Amigo Visível”, um momento de espiritualidade feito pelas professoras Tiquinha e Danusia.

Um vídeo mostrando a retrospectiva de Vivência dos últimos três anos da gestão da diretora atual Tequinha Santos, como: Rotina diária, sequência didática, projetos, reuniões, datas comemorativas, acompanhamento especializados para as crianças, dentre outras atividades.

Um vídeo surpresa mostrando cada profissional entre professores e funcionários que fazem a instituição também foi mostrado.

O evento foi Fechado com o chá da tarde a todos os presentes.
#ProjetoEducacional 24/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Leão Sampaio de Santa Vitória realizará mais uma ação do projeto “Leões contra o fogo” Os agricultores, bem como toda a comunidade foram convidados para participar do momento. Os trabalhos serão iniciados por volta das 07h30min.
#Olimpíada 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Aluno da Escola Romão Sabiá de Aurora-CE disputará semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa em SP José Felipe é filho de Marcio José Nascimento Santos e Cícera dos Santos Silva.
#Educação 16/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Rede Municipal de Ensino de Aurora desenvolveu ações na semana da criança A segunda semana de outubro foi dedicada às crianças e, foi pensando nelas que núcleos gestores, professores e funcionários das escolas municipais desenvolveram atividades voltadas à semana da criança.


Brincadeiras, jogos diversos, brindes e muita diversão foi a tônica da semana em nossas escolas com o objetivo de valorizar essa fase muito importante no desenvolvimento dos nossos alunos.


Proporcionalmente cada escola realizou as comemorações de acordo com a sua realidade, proporcionando as suas crianças um momento de descontração e interação.
#Educação 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação desenvolveu ações voltadas ao 'Setembro Amarelo' O mês de setembro foi marcado pela campanha de abrangência mundial Setembro Amarelo, idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E sabendo da inegável importância de estimular a prevenção ao suicídio; alunos, professores, funcionários e núcleos gestores das Escolas Municipais de Aurora desenvolveram ações voltadas para o tema ‘suicídio’. O principal objetivo da ação seria abrir um debate desse assunto ainda hoje considerado tabu para muitas famílias.

Dentro dessa temática foram realizadas palestras, rodas de conversas, videoaulas acerca do assunto, especialmente para os alunos do Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano), por estarem em uma faixa etária em sua grande maioria formada por pré-adolescentes.

As palestras e rodas de conversas foram ministradas por psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, bem como por alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado, em parceria com as escolas.
#Ideb 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola da rede pública municipal de Aurora é apontada com potencial para estar entre as 100 melhores do IDEB 2019 O levantamento tem como base as características das escolas destaques do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015 e 2017.
#7 de Setembro 09/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Aurora comemora dia da Independência com ato cívico político no paço municipal Em alusão as festividades alusivas aos 197 anos de Independência do Brasil, data comemorada oficialmente em todo território nacional neste sábado, 7 de setembro, a Prefeitura Municipal de Aurora, na região do cariri, deflagrou na manhã da supracitada data, um ato civicopolítico no paço municipal.

As bandeiras do Brasil, do Estado e do Município foram erguidas pelo prefeito municipal Dr. Júnior Macedo, o Defensor Público, Dr. Francisco Torres e pelo reverendo padre Raimundo Ribeiro, respectivamente. Coube a Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus a entoação dos hinos - Nacional, da Independência e do Município.

A singela programação comemorativa ao 7 de setembro contou também com apresentações de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como de alunos da Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha.

Em sucinto discurso, o prefeito municipal Dr. Júnior Macedo discorreu a respeito da importância de festejar essa data tão importante do calendário nacional, mesmo que seja de forma singela. Dr. Júnior também destacou a participação de representante da Ordem DeMolay de Aurora, que são patrocinados pela Loja Maçônica Cavalheiros da Nova Aurora nº 69.

Fazendo o uso da palavra, o jovem Antonio Neto representante da Ordem DeMolay falou a princípio sobre a história e a virtude da supracitada instituição, inclusive frisou que a mesma foi criada nos Estados Unidos da América, no ano de 1919, constituindo-se, portanto, na maior organização juvenil e masculina do mundo, ensinando a jovens com idade de 12 a 21 anos. “O grande objetivo da Ordem DeMolay é ensinar e praticar as grandes virtudes que nos leva a vida pura, ética e patriota, portanto, com uma melhor preparação para a idade que nos aproximamos”, discursou o jovem da Ordem DeMolay. Em seguida, o membro da Loja Maçônica Cavalheiros da Nova Aurora, José Tavares, explanou acerca do assunto.

Além da presença da população aurorense de modo em geral, o evento também contou com a participação da Primeira Dama do Município, Hellen Macedo; todo secretariado municipal, os vereadores Aderlânio Macedo e Cícero de Nequin; o procurador do município, Helliosman Leite; o ex-prefeito de Aurora, João de Zeca; professores, diretores de escolas, coordenadores, dentre outros representantes da gestão municipal.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#7 de Setembro 06/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
#Educação no Trânsito 05/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância realiza culminância dos projetos ‘Independência do Brasil e Criança no Trânsito’ Dezenas de famílias de crianças com idade de 6 meses a 3 anos e 6 meses de idade assistidas pela Secretaria Municipal de Educação de Aurora através da Creche Pró Infância, Francisca Francimar dos Santos Pinto, instalada no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, participaram na manhã desta quinta, 5 de setembro, da culminância dos projetos ‘Independência do Brasil e do Criança no Trânsito’.

A programação comemorativa começou em frente a supracitada instituição municipal de ensino, cujo intinerário percorreu além da rua Marica Leite, a Cel. José Leite, Botelho Leite e a Avenida Antonio Ricardo, retornando pelo mesmo caminho.

O ato comemorativo chamou a atenção da população aurorense, que se agolmerava nas calçadas para prestigiar e compartilhar com a felicidade das criancinhas e seus respectivos familiares. O evento contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran), dentre outros parceiros.

Segundo a diretora da Creche Pró Infância - Francisca Francimar dos Santos Pinto, a professora Teresinha Custódia dos Santos, como também da coordenadora pedagógica, Ana Paula de Araújo Ribeiro, o projeto ‘Criança no Trãnsito’ tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas às situações de cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

Por fim, o núcleo gestor do referido estabelecimento municipal de ensino serviu um nutritivo café da manhã para todos os participantes do acontecimento.

Assessoria de Comunicação/Luiz neto

Fotos: Luiz Neto

#Educação 21/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Aurora apresenta Programa Educação Conectada Aconteceu nesta sexta-feira, 16 de agosto, na sede da Secretaria Municipal da Educação de Aurora, a apresentação do Programa Educação Conectada do Ministério da Educação, que diz respeito a uma das metas do Plano Nacional de Educação.

O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

O Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenham efeito positivo na educação.

A realidade brasileira é um desafio para as metas do programa que pretende capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar técnica e financeiramente escolas e redes de ensino.

A nível de município o programa está sob o acompanhamento e suporte do Coordenador e Articulador dos Programas Educacionais, Professor Tony Bezerra, que fez um relato sobre a inovação tecnológica nas escolas apresentando um percurso cronológico de quando iniciou todo o processo de inserção de computadores nas escolas na década de 70 até chegar ao aludido programa.

“É um momento de transformação e precisamos e usamos as TICs no nosso dia a dia e porque não usarmos essas ferramentas para nos auxiliar dentro da sala de aula, no fazer pedagógico”, Tony Bezerra, acrescentando que juntos é um desafio em tanto, mas conseguiremos com esforço desenvolver o nosso trabalho, completou.

O município realizou a adesão e hoje foi realizado o diagnóstico das escolas, onde cada Diretor veio acompanhado de dois professores para juntos responderem ao questionário do sistema, após esse passo o município fica no aguardo das escolas que serão selecionadas nessa primeira fase que poderá ser satelital ou terrestre a conexão de rede. Vale ressaltar que após selecionada, os profissionais da escola passarão por formações.

Assessoria de Comunicação

#Capacitação 09/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Coordenação Estadual do PNAE realiza Formação de Atores Sociais em Aurora A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sob a representatividade das monitoras Laênia Avelino e Rafaela Holanda realizou, nesta quinta-feira, 8 de agosto, no município de Aurora, a Formação de Atores Sociais - PNAE. O certame ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Aurora, situada no Bairro José Fernandes Campos.

O momento reuniu representantes das cidades de Aurora, Barro, Caririaçú, Missão velha, Mauriti e Milagres, de distintos setores da área educacional, tais como: professores, diretores (as) de escolas, merendeiras, agricultores (as) familiares, alunos da EEIF Romão Sabiá, inclusive o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Leal:, a coordenadora pedagógica, Ana Calixto; a nutricionista, Nayara; o presidente municipal do CAE (Conselho de Alimentação Escolar, professor Tony Albuquerque, o assessor contábil da prefeitura, Décio Santana; dentre outros participantes.

A formação foi ministrada pelas monitoras do PNAE, Laênia Avelino e Rafaela Holanda, sendo que a primeira destacou a princípio a importância do trabalho de monitoramento; exibiu um sucinto vídeo sobre o maior programa de escolar do mundo, quer dizer, o PNAE, objetivo do programa e suas diretrizes, inclusive mencionou que o PNAE é o mais antigo programa do Governo Brasileiro na área escolar e de segurança alimentar e nutricional (SAN). Laênia disse também que o referido programa atende todos os alunos da rede básica das escolas públicas, federais filantrópicas e comunitárias, e prosseguiu explanando acerca do assunto pautado.

A monitora Rafaela Holanda a priori explanou a respeito do CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar), cujos objetivos específicos da sigla, são os de verificar a conformidade de execução do PNAE, acompanhando e orientando os atores envolvidos, diagnosticar as condições de execução e operacionalização do PNAE, orientar técnica e operacionalmente gestores das E.E.x., membros do CAE, educadores sobre questões relativas ao PNAE.

Antecedendo as palestrantes, o secretário municipal de educação, Raimundo Leal, disse que a visita das técnicas do PNAE, não se tratava de uma questão de intimidação, ou seja, nada em relação a questão de fiscalização condenatória, quer dizer, como se alguma coisa estivesse acontecendo de forma errada, mas sim no intuito de repassar profícuas informações de melhoramento do sistema.

A coordenadora pedagógica, a discente Ana Calixto, frisou que o município de Aurora dispõe de invejáveis programas de alimentação escolar; ressaltou a importância da merenda nas escolas, visto que o aluno bem alimento é certeza de produtividade nas atividades escolares.

A eficácia do PNAE foi testemunhada por agricultores familiares presentes no acontecimento, como por exemplo, a agricultora familiar, Benedita Severo, relatou que iniciou suas atividades no programa, trabalhando em terras arrendadas, mas que atualmente tornou-se proprietária da terra, graças ao PNAE.

Também fizeram o uso da palavra, a nutricionista do município, Nayara e o secretário de agricultura, José Dácio.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Neto
#ProcessoSeletivo 08/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CONFIRA O RESULTADO PARCIAL DA PROVA ESCRITA A Prefeitura Municipal de Aurora, através da Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta segunda-feira, 8 de julho, o resultado parcial da prova escrita concernente ao edital Nº 01/2019 do Processo Seletivo Simplificado do Programa Mais Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.

CONFIRA O RESULTADO CLICANDO NO LINK ABAIXO
#ProcessoSeletivo 04/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLEMENTAR - PROCESSO SELETIVO Nº 01/2019/SME
#ProcessoSeletivo 26/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA MAIS ALFA
#Festa Junina 21/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância promove festa de São João para crianças e seus familiares Viva São João e viva São Pedro. Foi exatamente no clima de muita animação e folia, que as criancinhas e suas respectivas famílias participaram do Arraiá da Creche Pró Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, situada no Bairro Araçá.

O evento aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 19 de junho, contando com o apoio de todos os profissionais da referida instituição municipal de ensino de Aurora, sendo que a diretora da Creche, a professora Tequinha Santos agradeceu a presença dos familiares da criançada.

“Desejamos desde já excelentes férias e estaremos preparando novas surpresas, carinho e afeto para o retorno de todos”, disse Tequinha Santos num tom de muita emoção e satisfação em poder contribuir profissionalmente para uma educação escolar de qualidade na vida dessas crianças.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Creche Pró Infância
#Festa Junina 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Antonio Landim de Macedo comemora o 1° Arraiá do Cumpadre Toin O Núcleo Gestor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Landim de Macedo, situada no Bairro Mororó, município de Aurora deflagrou nesta manhã de quarta-feira, 19, a 1ª edição do Arraiá do Cumpadre Toin.

O evento faz parte das comemorações alusivas ao período junino, ocasião em que vários segmentos representativos da gestão municipal do prefeito de Aurora, Dr. Júnior Macedo, principalmente as escolas públicas municipais se organizam para festejar o acontecimento.

Em sucintas palavras, a diretora do referido estabelecimento municipal de ensino, a professora Karla Danielle Peixoto agradeceu a presença dos familiares dos alunos da escola, como também destacou veementemente o empenho de todos os profissionais da educação envolvidos na organização do evento.

A programação de São João contou apresentação das quadrilhas juninas representadas pelos estudantes da série 3º Ano B, seguido da Quadrilha Junina do Zé Matuto, bem como apresentação de danças, tais como: Dança da Sai (alunos do 1º ano B), Dança do Ternzinho (alunos do 2º ano A) e Mulher Chorona (alunos do 2º ano B).

A parte musical ficou por conta de Paulo Som, que fez a turma participante da festa incorporar o espírito junino e encher os olhos dos pais e familiares dos alunos do educandário de ensino promovente.

A programação do animado e descontraído Arraiá do Cumpadre Toin contou também com distribuição gratuita de comidas típicas. E para encerrar os festejos juninos atribuídos aos discentes do período da manhã, houve a apresentação da quadrilha junina composta pelos professores e funcionários da supracitada escola.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Educação 17/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância de Aurora homenageia mães de crianças e realiza coroação de Nossa Senhora Idealizar e desenvolver projetos que visam conscientizar as crianças e as famílias assistidas na Creche Pró Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, localizada na Rua Marica Leite (Bairro Araçá), tem se constituído numa eficaz ferramenta educacional da referida instituição municipal de ensino de Aurora.

A notícia em destaque diz respeito a culminância do projeto do Mês Mariano realizada nesta sexta-feira, 17, pela direção e a coordenação da creche. O projeto tem como objetivo geral conscientizar as crianças sobre a importância da fé na vida delas, fundamentando-se com base no respeito, amor, carinho, obediência e fraternidade frente as diversas doutrinas existentes na sociedade.

A culminância do referido projeto teve inicio com a acolhida das mães, inclusive com local especial para fotografias; celebração da palavra, com o ministro da eucaristia, Luiz Alves;
Entrada da coroante Evellyn, acompanhada dos seus pais, ao som da música “Um olhar sereno - Márcio Todeschini”; entrada dos anjos, representados por casais, pais de alunos da creche; coroação de Nossa Senhora, com o cântico “Perfeito é quem te criou - Vida Reluz.”; café da manhã para todas as mães.

A programação festiva prosseguiu com desenvolvimento de gincanas, desfile das mães, dinâmicas (Em cada árvore, uma sementinha a ser plantada), música ao vivo e brincadeiras diversas.

O evento foi prestigiado pelo Secretário Municipal de Educação, professor Raimundo Leal, que atentamente acompanhou todo o desenrolar da bela programação comemorativa, inclusive ouviu a fala da Diretora da referida instituição municipal de Ensino, Tequinha Santos, que de forma emocionada deixou sua mensagem de agradecimento a todos os envolvidos no acontecimento.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Festa Junina 14/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Comunidade do Tipi ultima preparativos para festejar a 14ª edição do Arraiá do Tonhão Tendo em vista as comemorações alusivas a 14ª edição do Arraiá do Tonhão, que será festejada no dia 15 de junho próximo vindouro, no Distrito de Tipi, a comunidade local já se mobiliza no sentido de todas as expectativas existentes acerca do evento.

O acontecimento junino costuma atrair pessoas de distintas regiões circunvizinhas. A programação festiva contará com desfile de comidas típicas, escolha da rainha 2019, apresentação da quadrilha junina, Chapéu de Palha.

A parte musical do 14º Arraiá do Tonhão ficará sob a animação de Erismar & Cia., Dudú da Pisadinha e Forró do Gordin.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Educação 08/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Aulas letivas da Escola Romão Sabiá foram reiniciadas nesta segunda, 8 A gestão municipal do prefeito de Aurora, João Antônio de Macêdo Júnior, por meio da Secretaria Municipal de Educação reiniciou nesta segunda-feira, 8 de abril, as aulas da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabiá, com as salas de aulas alocadas em novos endereços.

Oportunamente, 12 salas de aulas com 24 turmas de alunos foram acomodadas no prédio anexo da antiga Escola Monsenhor Vicente Bezerra (Bairro Araçá), totalizando 728 estudantes da rede pública municipal de ensino. Já o anexo da Educação Infantil passou a receber 88 discentes em 2 salas, divididos em 4 turmas.

O prédio que antigamente abrigava os idosos, localizado na Rua Cícero José do Nascimento, também no Bairro Araçá, passou a instalar 4 salas de aulas com 5 turmas de alunos, além de outras 3 do Programa Mais Educação, totalizando 105 estudantes. O mesmo endereço também passou a recepcionar os alunos do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA).

Ao todo, foram remanejados 1.350 estudantes do Romão Sabiá, portanto, 100% dos alunos, sendo que as 06:45h da manhã, desta segunda, 8, os portões foram abertos para que houvesse uma melhor acomodação de todo quadro estudantil em suas respectivas salas de aulas.

A direção da Escola Romão sabiá, nas pessoas de Ailma Lira e Ana Cláudia, diretora e coordenadora pedagógica, respectivamente, conduziram um momento orações, avisos e hinos, no pátio do educandário municipal de ensino, cujo ocorrido contou com a presença dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Damásio, Ronaldo Santos, Lôra, Luanna e Cícera Vieira, apoio e acompanhamento de todos os professores da citada instituição municipal de ensino.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Educação Alimentar 29/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância de Aurora realiza culminância do projeto Alimentação Saudável Com uma programação repleta de criatividade e apresentações socioeducativas, a Creche Pró Infância - Francisca Francimar dos Santos Pinto, situada na Rua Marica Leite (Bairro Araçá) realizou, nesta sexta-feira, 29, a culminância do Projeto ‘Alimentação Saudável’.

O projeto é de autoria da Coordenadora Pedagógica, Roseanny Leite Macedo, com o apoio da Diretora Tequinha Santos, professores, alunos e funcionários do referido estabelecimento municipal de ensino de Aurora.

O projeto tem como objetivo geral promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Logo após as atividades, foi servido almoço para toda criançada assistida pela referida instituição municipal de ensino, como também para todos os professores e funcionários, ocasião em que aconteceu um momento de reflexão por parte de todos os educadores, inclusive com a fala da coordenadora e da diretora Roseanny e Tequinha, respectivamente.

Com praticamente 27 anos trabalhando na área da educação, Tequinha Santos elogiou veementemente o trabalho desenvolvido por Roseanny Macedo dentro da creche, bem como destacou a união de todo corpo funcional, que tem se dedicado de corpo e alma no sentido de atender da melhor maneira possível os filhos das famílias aurorenses.

Aparentemente emocionada, Roseanny agradeceu o apoio de toda equipe de trabalho, inclusive disse ter sido uma satisfação e experiência sem limites participar de uma família de educadores tão comprometidos com a política educacional da rede pública municipal de ensino,

A Creche Francisca Francimar dos Santos Pinto funciona em tempo integral, isto é, de segunda a sexta-feira, das 07:00h as 16:00h, atendendo 68 famílias aurorenses com crianças na faixa etária entre 06 meses a 03 anos e 6 meses de idade.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Educação Alimentar 19/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância de Aurora lança projeto intitulado de Alimentação Saudável A direção da Creche Pró Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, com endereço na Rua Marica Leite (Bairro Araçá) realizou na manhã de hoje, terça-feira, 19/Fev, a abertura do Projeto denominado de Alimentação Saudável.

O projeto é uma idealização da Coordenadora Pedagógica, Roseanny Leite Macedo, com o apôio da Diretora Tequinha Santos, professores, alunos e funcionários do referido estabelecimento municipal de ensino de Aurora.

A execução desse audacioso projeto tem como objetivo geral promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Segundo a idealizadora do projeto, professora Roseanny Macedo a duração do projeto é de 30 dias, portanto, tendo como data de finalização o próximo dia 18 de março vindouro, que conforme ela (Roseanny) a justificativa da matéria deve-se ao fato da necessidade de estimular a alimentação de uma maneira mais lúdica e atraente, ensinar as nossas crianças hábitos para o seu cotidiano que serão importantes durantes suas vidas, a qual deve permitir a eles o contato com uma alimentação diversificada e saudável, mostrando as diferenças entre alimentos nocivos a saúde e alimentos nutritivos para uma melhor qualidade de vida.

A Creche Francisca Francimar dos Santos Pinto funciona em tempo integral, isto é, das 07:00h as 16:00h, atendendo 68 famílias aurorenses com crianças na faixa etária entre 06 meses a 03 anos e 6 meses de idade. A instituição municipal conta também com uma equipe profissional altamente qualificada e capacitada para atender a contento as nossas criancinhas.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Educação 17/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Prefeito Dr. Júnior Macedo doa novos fardamentos para alunos da rede municipal de ensino O Prefeito Municipal de Aurora, João Antonio de Macedo Júnior realizou, na manhã de sexta-feira, 15 de fevereiro, o ato de doação e entrega de novos fardamentos escolares para estudantes da rede pública municipal de ensino.

A solenidade de entrega do material aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, endereçada na Rua Cândido Ribeiro Neto (Aurora Velha). Na oportunidade, foram entregues 3.747 novos uniformes aos diretores e coordenadores pedagógicos presentes no evento, para que os mesmos repassem os equipamentos para seus respectivos alunos. Todo material foi adquirido com recursos próprios do tesouro municipal.

Os trabalhos foram administrados pela Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Ana Calixto, que durante sua fala deixou clara toda sua satisfação de poder compartilhar daquele momento tão significativo e importante para a educação escolar do nosso alunado.

O Prefeito Municipal, Júnior Macedo falou que mesmo diante de tantas dificuldades financeiras enfrentadas pela gestão municipal, “é com muito orgulho que nós estamos realizando nesta manhã de sexta-feira, 15/Fev, a doação de novas fardas para nossos alunos”.

Dr. Júnior falou ainda que a política educacional, não é feita apenas de prédios para receber os alunos, mas de ações e metodologias que venham a corroborar para com o crescimento do ensino/aprendizagem dos nossos alunos e educadores. Assegurou que enquanto for prefeito de Aurora trabalhará ininterruptamente para melhorar cada vez mais o nível da educação escolar do nosso município.



O Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo (no vídeo acima), disse que no ano de 2017 o governo federal deixou de repassar quase 2 milhões de reais para a área da educação do município, fato que dificultou o pagamento do 13º salário dos professores, cuja folha de pagamento só pôde ser quitada com um complemento financeiro oriundo de recursos próprios do município, no valor de R$ 488 mil (Quatrocentos e oitenta e oito mil reais).

Diante do ocorrido, Adailton sugeriu que o prefeito Dr. Júnior Macedo e o Secretário de Educação, Raimundo Leal vão até Brasília buscar explicações a respeito do déficit financeiro, bem como tentar recuperar tais valores, caso seja possível.

Voltando a discorrer acerca do ato de entrega do fardamento escolar, Adailton Macedo disse que espera que os alunos possam fazer o bom uso do material, inclusive pediu que a farda seja usada exclusivamente para as atividades escolares.

Em sua fala, o Secretário Municipal de Educação, professor Raimundo Leite Leal, a principio lembrou que essa conquista diz respeito ainda a gestão da ex secretária de Educação, Maria Rozilange de Macedo. Ressaltou que 2019 será um ano de grandes desafios para a política educacional do nosso município, mas que com a união e o engajamento de todos que compõem a pasta da educação e o apoio do prefeito Dr. Júnior Macedo, com certeza os objetivos serão alcançados.

Presente no acontecimento, o Secretário de Juventude e Esportes, Pedro Henrique de Macedo, também falou acerca da importância de trabalhar em união em prol de novas metodologias em benefício dos nossos estudantes.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos e Vídeo: Luiz Neto

#Formação de Professores 14/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza formação para educadores da rede municipal de ensino Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Aurora, tendo a frente da pasta o professor Raimundo Leite Leal realizou uma série de formações para professores da rede pública municipal de ensino.

O primeiro momento aconteceu na segunda-feira, 11, envolvendo profissionais do 1º e 2° anos do ensino fundamental, cujo tema discorrido foi - A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) presente no dia a dia das escolas com o objetivo de Compreender como a Base se faz presente em cada segmento da educação básica com foco nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sob a competência das técnicas Cicera Vieira e Iris Rangel.

Na terça, 12, ocorreu o 1º encontro de Formação para Professores e Coordenadores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano de ensino (Fundamental II). Neste encontro, o tema em ação foi o Alinhamento Anual e Gestão de Sala de Aula, com o objetivo de alinhar as práticas de linguagem, os objetos de conhecimento e habilidades que serão trabalhadas em cada período do ano letivo, cujo tema teve como Técnica, a professora Maria Aurilene Silva.

Na quarta-feira, dia 13, houve encontro de formação de Matemática dos anos finais. O momento contou com a presença de todos os professores de matemática do 6° ao 9° anos e os coordenadores pedagógicos, cujos trabalhos foram conduzidos pela Formadora, Luanna Gracielle Lobo, sobe o tema - Alinhamento anual de matemática e gestão de sala de aula.

Na quinta, 14/2, na sede da SME, teve o primeiro encontro pedagógico com os professores de História, cujo objetivo foi de alinhar o PNLD as habilidades da BNCC. O encontro foi ministrado pelo técnico, Ronaldo Santos.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Educação 06/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Alunos da EEIF Ferreira Benício participam do Projeto Jornada Cidadania nas Escolas A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza - Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ. A Jornada promove uma dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco em: objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS no local de origem dos participantes, planejamento e implementação de ações coletivas: passo a passo, valorização de saberes culturais e tecnologias.




Os desafios desse projeto consistem em vários aspectos socioculturais nas escolas do município, tais como: pensar e discutir com sua equipe o que pode melhorar na sua região, tendo como prioridades, a arborização da nossa escola, os cuidados no interior da escola, como por exemplo, protetores das futuras árvores. Objetivando essa prática, uma Palestra de Conscientização Ambiental para todos da escola e comunidade local será fundamental, como também a ornamentação da parte externa da escola (muros), buscando expressar mais vivacidade à nossa instituição.




O facilitador do projeto - Professor Jamil Torquato relata acerca da descrição do debate coletivo, que desde o início dos esclarecimentos de como procede e quais as finalidades da Jornada Cidadania nas Escolas - 2018, tivemos como foco pensar ações que melhorassem o ambiente físico da nossa escola. A ausência de arborização é o centro dos debates e futuras ações.




Assim, buscaremos envolver toda a comunidade escolar para que num futuro próximo tenhamos árvores em nossa instituição. Palestras de conscientização ambiental serão realizadas, no sentido de que todos se mobilizem e cuidem das mudas das árvores. Bem como de toda a estrutura da escola. Tivemos ainda como consenso ornamentar os muros (parte externa) expressando vivacidade e identidade.




A Jornada será desenvolvida pelas alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas as escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, organizados em equipes, para a concretização de 5 desafios...




Antes da realização deste encontro com a equipe, já tivemos um primeiro momento com os alunos que compõem o comitê mobilizador. Nossa escola conta com 4 turmas do Fundamental II (6° ao 9° Ano, sendo uma turma de cada série) no turno da tarde, onde desenvolvemos a Jornada Cidadania nas Escolas. A equipe que representa a escola é composta do facilitador, o prof. Jamil Torquato, e 16 alunos, sendo 4 de cada turma. Neste encontro foi esclarecida como se dá a Jornada, a finalidade comunitária, os diálogos que devem ser levantados e a importância cidadã em participar dos desafios. Tivemos um momento muito proveitoso, com o envolvimento da equipe buscando entender as regras dos desafios, bem como pensando sugestões para os próximos encontros.




Estrutura da Escola. Tivemos ainda como consenso ornamentar os muros (parte externa) expressando vivacidade e identidade.




Desafio 3: DA IDEIA À AÇÃO: FAZER UMA AÇÃO COLETIVA NA PRÁTICA




Título da ação: Ação coletiva para arborizar a E.E.I.F. Ferreira Benício.




A ação coletiva tendo como finalidade arborizar a sede da nossa escola havia sido programada em encontro com a Equipe Superação e direção da escola no dia 21/11/2018. A Diretora Geral Maria Tereza nos deu total suporte para realização desta ação. Toda comunidade escolar e os alunos do turno da tarde que puderam colaborar estiveram presentes. Vários alunos e alunas e professores trouxeram mudas e equipamentos para cavar e plantar. Bem como, tivemos doações de mudas da comunidade local. Professores, funcionários da instituição e os motoristas dos transportes também ajudaram a plantar as mudas das futuras árvores.




Programamos que a ação fosse realizada no começo da manhã do sábado 01/12/18, por volta de 7h. De modo que, iniciamos a cavar as covas e plantar as mudas na parte externa da nossa escola e gradualmente realizamos o mesmo procedimento em todo o entorno da instituição.




Percebemos o envolvimento de todos neste propósito. Finalizamos com um breve depoimento do Técnico da Jornada Weggles Araújo, enaltecendo a mobilização e comprometimento da Equipe Superação, do Facilitador, da direção na pessoa da senhora Maria Tereza, bem como o empenho da comunidade escolar presente nesta ação coletiva. O senhor Weggles Araújo também destacou que o propósito da Jornada, motivar e internalizar ações cidadãs foram alcançados com êxito nesta manhã de sábado.




Facilitador: Prof. Jamil Torquato




Comitê mobilizador: Leticya Barbosa Torres (6º Ano U); Francisco Gabriel da Silva (7º Ano U); Maria Luinara Barros da Silva (º Ano U); Maria Valesca da Silva Feitosa (9º Ano U).




EQUIPE: Superação




6° Ano U - Leticya Barbosa Torres Maria Rita Bandeira, Mariana dos Santos Silva, Jordyan Justino Rodrigues e Beatriz de Souza Sales.




7° Ano U - Francisco Gabriel da Silva, Claudiana Pessoa Leite de Araújo, Maria Vitoria dos Santos Souza, Mayara Machado Pereira e Priscilla Tavares Sampaio.




8° Ano U - Maria Luinara Barros da Silva, Mirelly Torres de Araújo, Joyce Maria Leal Leite e Francisco Carlos da Silva Honorato.




9° Ano U - Maria Valesca da Silva Feitosa, Emili Tayná Rodrigues da Silva, Juliana da Silva Mendes e Francisco Gabriel de Jesus Pereira.



Assessoria de Comunicação







#Educação 19/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Provas do SPAECE 2018 serão aplicadas nos dias 27, 28 e 29/11, em Aurora A Secretaria Municipal de Educação de Aurora, tendo a frente Maria Rozilange de Macedo divulgou o calendário para a aplicação das provas escritas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).




Em Aurora, o calendário das provas atenderá a ordem abaixo escrita:




Dia 27/11 - a avaliação será destinada aos alunos do 9º Ano
Dia 28/11 - a aplicação das provas atenderá os discentes do 5º Ano
Dia 29/11 - o teste ocorrerá com os alunos do 2º Ano




Acreditando e apostando no grande trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede municipal de ensino de Aurora, o prefeito municipal Dr. Júnior Macedo confia plenamente no resultado expressivo dos nossos alunos, para se manter no módulo verde escuro do gráfico.




O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. Foi implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Educação (SEDUC).




Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC.




São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do ensino médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passou a ter três focos:




Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do ensino fundamental (5º e 9º anos) e
Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries)




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Educação no Trânsito 28/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância celebra culminância do Projeto ‘Nós Somos o Trânsito’ O Núcleo Gestor da Creche Pró-Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, localizada na Rua Maria Leite, Bairro Araçá, realizou na manhã desta sexta-feira, 28, a culminância do Projeto “Nós Somos o Trânsito”.



A principio, a criançada assistiu atentamente a peça teatral intitulada de ‘Educação no Trânsito da Tia Vavá’, apresentada pelos professores Edson Moreira e Ledineide, seguido de uma mini caminhada em frente a referida creche.





O projeto tem como objetivo geral conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações lúdica e prazerosa.



O momento foi compartilhado pelos familiares da criançada, que sentiram-se orgulhosos de verem seus filhinhos tão bem educados pelos profissionais da Creche Pró-Infância, que atualmente atende 68 famílias carentes, com crianças na faixa etária de 8 meses a 3 anos e 6 meses de idade, tendo como diretora a professora Tequinha Santos, que juntamente com sua equipe de trabalho, num total de 30 profissionais tem desenvolvido um relevante trabalho junto a educação escolar da rede municipal de ensino.



Por fim, todos os participantes da culminância do projeto ‘Nós Somos o Trânsito’ foram convidados para o café da manhã.



O certame também diz respeito as comemorações alusivas a Semana Nacional de Trânsito, celebrada oficialmente no período de 18 a 25 de setembro. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, assim como do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran).



Assessoria de Comunicação/Luiz Neto


Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Demutran 25/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Alunos da Escola Romão Sabiá celebram o dia Nacional do Trânsito com singela programação educativa Em alusão ao Dia Nacional do Trânsito, data celebrada oficialmente nesta terça, 25, em todo o Brasil, os alunos do 5º ano B da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabiá, sob os cuidados das professoras Amanda Carolina e Tássia organizaram uma série de atividades que simbolizam a data comemorativa.

Além das apresentações dos alunos, houve palestra ministrada pelo Diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Aurora, Lânio Silva, sob o tema Educação no Trânsito.

Sob o ritmo de música educativa para o trânsito, as professoras conseguiram envolver o alunado do 5º ano B, que corresponderam a contento o planejado pelas educadoras que no final do acontecimento se disseram satisfeitas e orgulhosas com o rendimento dos seus alunos.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Escola Romão Sabiá
#Educação 24/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza formação de Literatura e Língua portuguesa para professores Na manhã do dia 17.09, aconteceu na SME, Formação do Eixo de Literatura, com os professores de 1º e 2 º anos e coordenadores escolares, com o tema: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CAMINHO PARA GOSTAR DE LER NAS SÉRIES INICIAIS. A Formação foi conduzida pelas técnicas Cicera Vieira e Irivanete Iris Rangel.

O encontro teve como objetivo: assegurar o direito da criança, ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social, com o acesso à literatura infantil, promovendo a aquisição, a distribução e a dinamização de acervos.
Na oportunidade, tivemos a participação do técnico Renê Rodrigues, dinamizando o encontro, com a apresentação do acervo/PNAIC e MAIS PAIC (Coleção PAIC/PROSA E POESIA do eixo de literatura).

Ao final do encontro, foram entregues aos coordenadores pedagógicos, as respectivas coleções.

Nos dias 12,13 e14 de Agosto de 2018, aconteceu a Formação de Língua Portuguesa na SME com os professores do 3° ao 5° Ano. Os trabalhos estiveram direcionados aos gêneros textuais, incluindo a parte de leitura, produção e interpretação, como também as Competências Específicas de Língua Portuguesa.

Na oportunidade foram trabalhados os descritores, habilidades da Proposta Curricular em consonância com as Competências da BNCC, entre outras atividades.

Técnico Damásio França
POLO 01 - Eeif Candido Antônio Nascimento
POLO 02 - Leao Sampaio Sampaio
POLO 03 - Eeif Vicente Rodrigues Dos Santos
POLO 07 - Antonio Amancio Cruz
POLO 08 - Eeif Ferreira Benício Benício
POLO 09 - Eeif Francisco André De França
POLO 10 - Eeif Mauro Sampaio
POLO 12- Soligelane Figueiredo
POLO 13 - Eeif Romão Sabiá
POLO 14 - Eeif Antonio Landim DE Macedo
POLO 15 - Creche Pro Infancia Creche

Assessoria de Comunicação
#Educação no Trânsito 21/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Colégio Paroquial de Aurora executa Projeto Permanente de Educação para o Trânsito No Brasil, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Nós somos o trânsito”.

Porém, em Aurora a Direção do Colégio Paroquial Senhor Menino Deus da rede pública privada vai mais além e põem em prática durante todo o mês de setembro o Projeto de sua autoria, intitulado de Projeto de Conscientização e Educação para o Trânsito, cujo projeto tem o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Aurora (DEMUTRAN), sob o comando de Lânio Silva, que inclusive recebeu das mãos da educadora, Cristina Araújo o supracitado projeto.

Na oportunidade, os educadores do Colégio Paroquial, sob a coordenação da professora Cristina Araújo e apoio dos Agentes de Trânsito conduzem os alunos para aulas de campo, trabalhadas nas faixas de pedestres localizadas no cruzamento da Avenida Antonio Ricardo e Rua Sebastião Alves, centro da cidade.

No local, a criançada recebeu orientações de trânsito, como por exemplo, sempre atravessar na faixa, respeitar a sinalização, não atravessar enquanto o carro não parar, ter muita atenção na travessia de ruas, dentre outras normas de trânsito, que certamente contribuirão para a formação educacional do cidadão, além de conscientizar os condutores de veículos automotores, no sentido de respeitar a faixa de pedestre, portanto, dando prioridade ao público usuário do serviço, haja vista, que a nossa realidade no trânsito requer muita atenção por parte de toda coletividade.

O Projeto tem como finalidade conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto


#Luto Oficial 18/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Governo Municipal de Aurora decreta LUTO OFICIAL nos dias 18, 19 e 20 de setembro
#Luto Oficial 18/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DEMUTRAN emite nota de pesar a família da Senhora Maria Silvania Macedo Santos Em virtude do falecimento da Senhora Maria Silvania Macedo Santos, esposa do ex diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Aurora (DEMUTRAN), o atual diretor do órgão, Lânio Silva, juntamente com toda sua equipe de trabalho vêm por meio desta prestar suas condolências aos familiares da falecida.

Maria Silvania faz parte de uma das mais importantes famílias de Aurora, tendo como irmã a Secretária Municipal de Educação, Rose Macedo. tendo como irmã a Secretária Municipal de Educação, assim como parente de outros servidores.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

#Comemoração 03/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Antº Landim de Macedo realiza evento alusivo ao dia do Estudante e do Folclore Brasileiro O Núcleo Gestor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Landim de Macedo, situada no Bairro Mororó, sede do município de Aurora realizou nesta sexta-feira, 31, evento comemorativo ao dia do Estudante e do Folclore Brasileiro.

A programação realizada no período da manhã contou com uma série de atividades desenvolvidas pelos alunos do 1º ao 5º ano de ensino que simbolizaram as datas comemorativas, tais como, apresentações socioculturais, desfile e escolha do Rei e da Rainha Mirim, Quadrilha Junina, dentre outras.

É importante frisar que no Brasil o dia do estudante é comemorado no dia 11 de agosto de cada ano, enquanto o dia do folclore é celebrado no dia 22 do mesmo mês. A programação foi prestigiada pelos familiares dos alunos, que se sentiram orgulhosos com a desenvoltura dos seus filhos, portanto, cientes de que os educadores da Escola Antonio Landim de Macedo estão desenvolvendo um trabalho inquestionável para com o futuro dos seus filhos.

O referido estabelecimento municipal de ensino tem como Diretora, a professora Karla Danielle Peixoto e como Coordenadora pedagógica, a docente Ioglébia Vieira da Silva.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Luiz neto


#Volta às aulas 02/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Quase 4 mil alunos retornaram às aulas na Rede Pública Municipal de Aurora nesta quarta-feira A secretária da Educação de Aurora, Rozilange de Macedo afirma que juntamente à sua equipe; vêm trabalhando diariamente para reduzir a evasão escolar e melhorar os índices educacionais do nosso município.
#Educação 01/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Representantes de Aurora participaram da Conferência Intermunicipal de Educação em Brejo Santo O Governo Municipal de Aurora por meio da Secretaria de Educação participou, nesta terça, 31, da Conferência Intermunicipal de Educação/2018, promovida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento de Educação (CREDE 20), juntamente a Célula de Cooperação com os Municípios (CECOM).

Na oportunidade, a pasta da educação aurorense chefiada pela secretária, Maria Rozilange de Macedo esteve representada pela Coordenadora, Ana Calixto, juntamente com a equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e representantes de Pais e Alunos.

O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Balbina Viana Arrais, na cidade de Brejo Santo, sob o tema: A Consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

E para participar da conferência estadual, foram escolhidos os seguintes delegados: Patrícia Maria de Almeida - Delegado (Servidor); Luciene Silva Soares - Delegado (Mãe); Rosa Maria Soares Valério - Delegado (Aluno); Irmã Maria José - Delegado (Mobilização Social).

As Conferências Intermunicipais de Educação tem por objetivo geral contribuir para a consolidação e estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores no monitoramento e avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, privada, pública, gratuita e laica.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
Fotos: SME

#Município 27/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO OFICIO DE ABERTURA DA CONTA DO FUNDB GERAL
#Educação 12/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação amplia carga horária de professores efetivos
#Festa Junina 13/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO 13º Arraiá do Tonhão agita comunidade do Tipi e circunvizinhança Com o apoio da gestão municipal do prefeito de Aurora Dr. Júnior Macedo, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Amâncio da Cruz (Pólo 07), endereçada no distrito de Tipi, realizou na noite de sábado (9/Jun), a 13ª edição do Arraiá do Tonhão.

A tradicional festa junina aconteceu num clima de muita animação e diversão, conforme programação preparada pela organização do evento, que contou as atrações musicais - Negão Cantor, Genásio do Acordeom e Erismar e Companhia.

Houve também quadrilhas juninas, danças e desfile de rainhas, além de barracas, comidas típicas e jogos. O certame teve também o apoio da comunidade Tipiense e demais parceiros.

O Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, José Dácio de Souza, juntamente com o Vereador Cícero de Nequin estiveram presentes no ensejo, dentre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Pólo 07
#Educação 30/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Crianças da Creche Pró-Infância emocionam familiares na coroação de Maria Santíssima Aconteceu na tarde de quarta-feira, 30 de maio, na Creche Pró-Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, no Bairro Araçá, a coroação simbólica de Nossa Senhora Maria Santíssima, Mãe de Jesus. O ato religioso emocionou o público presente no evento, principalmente os familiares das crianças assistidas no educandário de ensino da rede pública municipal.

A direção do estabelecimento municipal de ensino, sob a competência da professora Tequinha Santos e equipe cuidou minuciosamente de todos os detalhes do acontecimento religioso, que contou com a participação triunfal da criançada.

As famílias dos pequeninos ficaram simplesmente vislumbradas com a apresentação de seus filhos. O ponto culminante do evento foi justamente o momento em que Maria Santíssima foi coroada pela pequena Nicole, ato que arrancou sucessivos aplausos da platéia.

Ademais, a direção da Creche Pró-Infância Francisca Francimar dos Santos Pinto, na pessoa de Tequinha agradece veementemente o apoio dos professores e funcionários da instituição, que se empenharam de corpo e alma para o sucesso do acontecimento.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Festa 28/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Núcleo Gestor da Escola Antonio Landim de Macedo presta homenagem as Mães de alunos Na noite de sexta-feira, 25 de maio, o Núcleo Gestor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Antonio Landim de Macedo, situada no Bairro Mororó, sede do município de Aurora, prestou singela homenagem as mães de alunos.

O momento festivo contou com uma diversificada programação dedicada com muito amor e carinho. Na oportunidade, houve música ao vivo, sorteio de brindes, mensagens de otimismo, apresentações teatrais, inclusive foi servido jantar especial (Buffet Arte e Sabor) para todas as mamães e demais participantes do evento.

Além da participação do Núcleo Gestor do Educandário de Ensino, nas pessoas de Karla Danielle, Ioglébia Vieira e Mônica Leite, a comemoração contou ainda com a presença de professores, funcionários e alunos.

Foi na verdade, uma noite especial para todas as mamães de alunos da Escola Antonio Landim de Macedo, por mais singela que tenha sido a ocasião, tudo foi preparado, sobretudo, com Amor e Carinho. “Quando o trabalho é feito com prazer e dedicação, tudo se torna mais prazeroso e gratificante”, ressalta a organização da festa, que aproveita o momento para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a realização dessa homenagem.

Assessoria de Comunicação
#Festa 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Vem ai o 13º Arraiá do Tonhão do Distrito de Tipi A comunidade do distrito de Tipi, distante aproximadamente 20 km da sede do município de Aurora ultima os preparativos para festejar a 13ª edição da tradicional festa junina, denominada de Arraiá do Tonhão.

A festa acontece anualmente sob a responsabilidade da direção da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Antonio Amâncio da Cruz (Pólo 07), com o apoio da gestão municipal do prefeito Júnior Macedo, além de outros parceiros e a própria comunidade de modo em geral.

O evento acontecerá no próximo dia 9 de junho, a partir das 19:00h, sob a animação das seguintes atrações musicais: Negão Cantor, Genásio do Acordeom e Erismar e Companhia, como também haverá barracas, jogos, comidas típicas, quadrilhas juninas, danças e desfile de rainhas.

A organização do acontecimento ressalta que haverá rifa de três prêmios, com direito a entrada franca na festa, ao preço de R$ 5,00 o bilhete.

Você não pode perder o Arraiá mais esperado do ano!

Assessoria de Comunicação
#Festa 11/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Direção da Creche Pró-Infância homenageia mães de alunos Por ocasião das celebrações alusivas ao dia das mães, data comemorada oficialmente no segundo domingo do mês de maio, a direção da Creche Municipal Francisca Francimar dos Santos Pinto, no Bairro Araçá, realizou nesta sexta, 11, uma singela festinha dedicada as guerreiras mamães do corpo discente daquele equipamento de ensino.

A programação festiva contou com uma série de atividades, dentre elas mensagens de otimismo, gincana, corrida do saco, desfile, dança, dentre outras. Houve ainda distribuição de brindes e lanches.

Atualmente, a Creche Pró-Infância atende 68 famílias carentes, com crianças na faixa etária de 8 meses a 3 anos e 6 meses de idade, tendo como diretora a professora Tequinha santos, que juntamente com sua equipe de trabalho, num total de 30 profissionais tem desenvolvido um relevante trabalho junto as famílias assistidas.

Vale destacar que a gestão municipal do prefeito Júnior Macedo tem trabalhado no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida as famílias carentes do município de Aurora.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Adriano Souza
#Educação 02/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ATO DE CONVOCAÇÃO
#Melhoria 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Reforma da Escola Antº Landim de Macedo melhora a qualidade do ensino/aprendizagem Trabalhar no sentido de zelar pelo bem estar do patrimônio público da prefeitura municipal de Aurora, também tem sido uma das inúmeras metas da administração do prefeito, Júnior Macedo.

O assunto em destaque diz respeito as obras de reforma da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Antonio Landim de Macedo, situada no Bairro Mororó. O equipamento educacional recebe melhorias da gestão municipal, inclusive no tocante a pintura do prédio, além da substituição de todas as iluminarias do estabelecimento de ensino.

Atualmente, a escola Antonio Landim atende um universo de 655 alunos nos expedientes manhã e tarde, tendo como diretora a professora Karla Danielle Peixoto. A melhoria física do educandário de ensino, contudo, proporciona mais qualidade de ensino/aprendizagem, tanto para os professores, bem como para o alunado.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Educação 26/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Entrevistas de candidatos inscritos na Seleção Simplificada acontecem nesta quinta, 26 Como parte do Processo Seletivo Simplificado de Monitores para atuarem no Programa Mais Alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação de Aurora realiza nesta quinta, 26, a etapa de entrevista com os candidatos inscritos no certame.

A entrevista pontuará no máximo 10 pontos. A nota final do candidato será a soma das duas etapas (máximo de 20 pontos). A seleção está sendo conduzida por uma Banca Entrevistadora constituída por Ana Maria Macêdo e Maria Ironete Duarte Bezerra- professoras alfabetizadoras do Ensino Fundamental da rede de ensino Municipal de Educação; Luanna Graciele Pereira Souza e Cícera Vieira Alves, técnicas da Secretaria Municipal de Educação e Maria Auxiliadora de Lacerda - psicóloga, definidos pela Secretária de Educação do Município.

Lembrando que as inscrições e entrega de títulos de candidatos aconteceram na quarta-feira, 25, com o número total de 124 candidatos inscritos. Todo processo ocorre nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Cândido Ribeiro Neto, Bairro José Fernandes Campos.

O resultado das entrevistas será divulgado no próximo dia 30 de abril, portanto, segunda-feira, no Site Oficial da Prefeitura de Aurora. Serão disponibilizadas 130 (cento e trinta) horas, disponíveis em 12 (doze) escolas, contabilizando 26 turmas de 1° e 2° anos para Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização no âmbito Municipal de Aurora - Ce.

Se ocorrer empate na nota final terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) Residir no bairro mais próximo da unidade escolar.

b) Caso permaneça o empate, tenha a maior idade.

Todos os candidatos habilitados serão considerados aprovados constituindo assim o banco de Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação.

A lotação acontecerá conforme ordem de classificação e disponibilidade do candidato, bem como a necessidade das unidades escolares.

A classificação final será divulgada em data a ser definida pela Comissão de Seleção.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Esporte 18/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Construção da Quadra de Esporte do Romão Sabiá beneficiará mais de mil alunos A expectativa do alunado da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Romão Sabiá concernente aos trabalhos de construção da Quadra Poliesportiva - cresce a medida em que a obra avança. Inclusive, segundo informações, no intervalo para o lanche é evidente a curiosidade de grupos de alunos acompanhando o andamento dos serviços.

Segundo a diretora geral da escola, professora Ailma Lira, o Romão Sabiá trabalha atualmente com 1008 (mil e oito) alunos, nos turnos manhã e tarde; além de outros 276 docentes em situação semipresencial.

É importante lembrar, que a obra esteve temporariamente paralisada devido a desistência da primeira empresa vencedora do processo de licitação. Portanto, o município foi obrigado a fazer uma nova licitação para que os trabalhos fossem reiniciados.

No entanto, professores, alunos e pais de alunos lamentaram veementemente a atitude da empresa que desistiu da obra, pois do contrário o equipamento já estaria em pleno uso, tanto pelos alunos, bem como pela própria comunidade do Araçá de modo em geral.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Festa 17/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Missa da Misericórdia reúne grande multidão na Praça da Matriz de Aurora Uma grande multidão esteve presente na noite de sábado, 14 de abril, na Praça da Matriz, no centro da cidade de Aurora por ocasião da Missa da Misericórdia presidida pelo Padre Monteiro da Comunidade Filhos Amados do Céu e celebrada pelos Padres Cícero Alencar e Raimundo Ribeiro.

O ato litúrgico foi promovido pela coordenação da Capela de Santo Expedito, sob a competência de Tony Albuquerque e demais colaboradores. A festa religiosa tem como tema - Santo Expedito ajudai-nos na superação da violência, cuja programação se estenderá até o próximo dia 19 vindouro.

Foi na verdade uma noite de sábado de muita devoção a Santo Expedito, padroeiro da comunidade do Espinheiro, zona rural do município de Aurora, cuja continuação da programação religiosa e social ocorrerá na localidade do padroeiro.

A Igreja conta que, Santo Expedito foi um soldado romano que se converteu ao Cristianismo de forma rápida. Por isso, é conhecido como protetor das causas que não podem ficar para depois. Dizem que com ele é assim: ajuda pedida, graça alcançada.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14

Acolhida da imagem oficial de Santo Expedito, doada pelo pequenino João Antonio de Macedo Neto

19:00 h - Missa da Misericórdia Presidida pela Padre Monteiro da Comunidade Filhos Amados do Céu, e celebrada pelos Padres Cícero Alencar e Raimundo Ribeiro, na Praça da Matriz.

TRIDUO EM HONRA A SANTO EXPEDITO

Dia 16 (Sítio Espinheiro)

17:00 h - Recepção da imagem de Santo Expedito (Residência Campos Fernandes)

18:00 h - Procissão e Hasteamento da Bandeira

18:30 h - Terço e orações

19:00 h Celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Cícero Alencar

Dia 17 (Sítio Espinheiro)

18:30 h - Terço e orações

19:00 h - Celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Ronaldo Nascimento (Pároco da cidade de Milagres)

Dia 18 (Sítio Espinheiro)

18:30 h - Terço e Orações

19:00 h - Celebração da palavra - Pregador: Diácono Janduí Gonçalves

Dia 19 - Dia de SANTO EXPEDITO (Sítio Espinheiro)

05:00 h - Alvorada festiva

12:00 h - Salva de fogos

19:00 h - Missa Solene em Honra de Santo Expedito, presidida pelo Padre Raimundo Ribeiro (Vigário de Aurora)

PROGRAMAÇÃO SOCIAL - NA QUADRA DE DIVAL (SÍTIO ESPINHEIRO)

Todas as noites haverá quermesse e o Leilão da alegria

Dia 21 - Grande Leilão e Festa Dançante

Assessoria de Comunicação - Luiz Neto

Fotos: Adriano Souza
#Educação 05/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Aulas da Rede Municipal de Ensino de Aurora começaram hoje, segunda, 5 de março Mais de 4 mil estudantes da rede pública municipal de ensino de Aurora iniciaram nesta segunda, 5, as aulas referentes ao ano letivo de 2018, exatamente como havia anunciado a Secretaria Municipal da Educação (SME), pasta chefiada por Maria Rozilange de Macedo, também conhecida como Rose Macedo, que atual a frente da sigla desde 2013.

Sob os auspícios da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo, a equipe de trabalho da pasta competente trabalhou ininterruptamente no sentido de desenvolver um minucioso cronograma de trabalho capaz de atender satisfatoriamente o corpo discente de todos os pólos educacionais do município.

Durante o período de planejamento que antecedeu o inicio das aulas, os profissionais da Secretaria Municipal da Educação discutiram cuidadosamente acerca de todos os assuntos que viessem a corroborar com uma educação escolar de qualidade para todos, inclusive no intuito de alcançar novas metas na avaliação vindoura do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

Assessoria de Comunicação

Foto: Luiz Neto
#Educação 03/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Professores aprovam reajuste salarial proposto pelo prefeito Dr. Júnior Macedo A forte crise financeira provocada pelo Governo Federal e que atinge diretamente as prefeituras do país, principalmente as de pequeno porte, tem tornado quase que impossível os gestores administrarem seus municípios.

Em Aurora, município localizado na região do cariri, o prefeito municipal João Antonio de Macedo Júnior tem se desdobrado no sentido de cumprir com suas obrigações de governante, inclusive tem conseguido operar verdadeiros ‘milagres’ com tão pouco recurso.

Todavia, nesta sexta-feira, 2 de março, Dr. Júnior Macedo participou de uma Assembléia Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aurora (SINDSERV), ocasião em que anunciou reajuste de 6,81% aos profissionais do magistério em nível médio. Para os que possuem graduação e pós-graduação Dr. Júnior propôs reajuste de 5%. As propostas do alcaide aurorense foram aprovadas por unanimidade pela categoria.

O próximo passo do governo municipal será o encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação e votação da matéria, pelos edis.

O momento contou também com as presenças dos Secretários Municipais Adailton Macedo e Rose Macedo, de Governo e Gestão e da Educação, respectivamente; a presidente do Sindserv, Lucimar Fernandes (Nininha); o Contador do Município, Dr. Ítalo Tavares; o Presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Tony Albuquerque; dentre outros.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto

Foto: Redes Sociais
#Educação 01/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Relação dos Pólos da Rede Municipal de Ensino de Aurora, com nomeação de Diretores e Coordenadores Tendo em vista o inicio das aulas concernentes ao ano letivo de 2018 da rede pública municipal de ensino de Aurora, programada para começar nesta segunda, 5, a Secretaria Municipal de Educação divulgou os nomes dos diretores e coordenadores pedagógicos de todos os pólos educacionais.

ESCOLAS MUNICIPAIS

POLO 01 - EEIF CÂNDIDO ANTONIO DO NASCIMENTO (SÍTIO VARZANTES)
DIRETOR: CICERO CALIXTO PINTO
COORD.: HERIOMILTON BENÍCIO DE LUNA

POLO 02 - EEIF LEÃO SAMPAIO (SANTA VITÓRIA)
DIRETOR: RAIMUNDO LUCIANO LANDIM
COORD.: JOSEFA RAFAELE F. DE SOUZA

POLO 03 - EEIF VICENTE RODRIGUES (CALUMBÍ)
DIRETORA: JACILEIDA CONCEIÇÃO LEITE DE OLIVEIRA
COORD.: PATRÍCIA LEITE DE SOUZA ALVES

POLO 04 - EEIF ORLANDO LEITE (SANTA CRUZ)
DIRETORA: MARIA DO SOCORRO BRITO
COORD.: MARIA ROSALIANE LUSTOSA

POLO 05 - EEIF JOAQUIM SERAFIM PEREIRA (GROSSOS)
DIRETORA: FRANCISCA SARAIVA FEITOSA LEITE
COORD.: SHIRLEY BERNARDO MOREIRA

POLO 06 - EEIF PADRE CÍCERO (MOCÓ)
DIRETORA: SEBASTIANA F. DOS SANTOS
COORD.: MARIA HÉLIA SANTOS LIMA

POLO 07 - EEIF ANTONIO AMÂNCIO DA CRUZ (TIPI)
DIRETORA: MARIA DE FÁTIMA FERREIRA
COORD.: MARIA DUCLIEIDE B. LEITE DE OLIVEIRA

POLO 08 - EEIF FERREIRA BENÍCIO (MALHADA FUNDA)
DIRETORA.: MARIA TEREZA BEZERRA DOS SANTOS
COORD.:: MARIA JANILMA PINHEIRO LEITE

POLO 09 - EEIF FRANCISCO ANDRÉ DE FRANÇA (AGROVILA)
DIRETORA: CÍCERA ÂNGELA ALVES LEITE
COORD.: ROSÂNGELA CÂNDIDO SOUZA

POLO 10 - EEIF MAURO SAMPAIO (INGAZEIRAS)
DIRETOR: FRANCISCO MARCOS DA SILVA
COORD.: MARIA FERREIRA CRUZ

POLO 11 - EEIF Dr. ALENCAR MACÊDO (TROPAS)
DIRETORA: FRANCILMA MARQUES DA SILVA
COORD.: CÍCERA LUCIANA DE LIMA

POLO 12 - EEF PADRE CÍCERO (INGAZEIRAS)
DIRETORA: MARIA SOLIGELANE DE FIGUEIREDO
COORD.: ADRIANA SILVA PINHEIRO

POLO 13 - EEIF ROMÃO SABIÁ (SEDE)
DIRETORA: FRANCISCA DE SOUZA LIRA SARAIVA
COORD.: ANA CLÁUDIA DE SOUSA LIRA

POLO 14 - EEIF ANTONIO LANDIM DE MACÊDO (SEDE)
DIRETORA: KARLA DANIELLE PEIXOTO
COORD.: IOGLÉBIA VIEIRA DA SILVA

POLO 15 - CRECHE PRÓ INFÂNCIA FANCISCA FRANCIMAR (SEDE)
DIRETORA: TERESINHA CUSTÓDIO DOS SANTOS
COORD.: ANA PAULA ARAÚJO RIBEIRO

NEJA
DIRETORA: FRANCISCA SALETE SARAIVA FIGUEIREDO
COORD.: JOANA DARC FREIRE DOS S. TAVARES

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

LUIZ NETO
#Educação 27/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Ano letivo da rede municipal de ensino será iniciado nesta segunda, 5 de março As aulas do ano letivo de 2018 da rede pública municipal de ensino de Aurora serão iniciadas nesta segunda, 5 de março, conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, que juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) realizaram uma parceria a fim de viabilizar os trabalhos.

Pensando, acima de tudo, nos alunos, a rede municipal de educação mostra que as intempéries fora de sala de aula não irão prejudicar a qualidade do ensino e que gestores e professores estão unidos e capacitados a oferecer uma educação de qualidade no município.

“A rede municipal de ensino está bem servida de educadores preparados e competentes, portanto, prontos para transmitir ao nosso alunado uma educação escolar de qualidade, capaz de atender os anseios das famílias aurorenses”, discorreu a Secretária de Educação, Maria Rozilange de Macedo, acrescentando que o ano letivo transcorrerá normalmente, ou seja sem nenhum prejuízo para os discentes.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#Festa 20/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Comunidade do Espinheiro se prepara para participar da festa de Santo Expedito Tendo em vista a aproximação do período comemorativo a festa religiosa de Santo Expedito, do sítio Espinheiro, zona rural do município de Aurora, que acontecerá de 14 a 19 de abril vindouro, a organização do evento sob a coordenação do educador Tony Albuquerque segue trabalhando no sentido de proporcionar a população aurorense, momento de muita oração e devoção.

Nesta edição, a festa traz o seguinte tema: “Santo Expedito ajudai-nos na superação da violência. A abertura da programação religiosa ocorrerá na Praça da Matriz, centro da cidade, com a Caravana da Misericórdia da Comunidade Filhos Amados do Céu, onde na ocasião haverá missa celebrada pelo Reverendíssimo Padre Monteiro.

Nos dias 16 e 19, o ato litúrgico acontecerá no sítio Espinheiro - ministrado pelos Padres Cícero Alencar Ferreira e Raimundo Ribeiro, respectivamente, sendo que o última fará exatamente o encerramento da festa.

Vale lembrar que no ano de 2013, a organização da festa religiosa trouxe à Aurora a TV Século 21 com a caravana das mãos ensanguentadas de Jesus comandada pelo Padre Nilsso Motta.

A Igreja conta que, Santo Expedito foi um soldado romano que se converteu ao Cristianismo de forma rápida. Por isso, é conhecido como protetor das causas que não podem ficar para depois. Dizem que com ele é assim: ajuda pedida, graça alcançada.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto

#Educação 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Estudante da Escola Leão Sampaio é agraciado com medalha de bronze na Olimpíada de Matemática A Família (Escola) de Ensino Infantil e Fundamental, Leão Sampaio, do Distrito de Santa Vitória, distante aproximadamente 20 km da sede do município de Aurora, segue se destacando no cenário regional de educação escolar.




A matéria em destaque diz respeito a mais um feito histórico alcançado desta vez pelo aluno do 7º ano de ensino daquele educandário municipal, Severino Rodrigues da Silva Neto, que de forma brilhante ganhou a medalha de bronze na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016).




A solenidade de entrega de premiação ocorreu no último dia 25 de novembro, no Campus da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Juazeiro do Norte, ocasião em que o agraciado esteve acompanhado pelo Diretor da Escola, Luciano Landim.




Luciano ressalta que o discente Severino Rodrigues - foi o único aluno do município de Aurora a conseguir tamanho privilégio. “Nós que formamos o corpo docente da Escola Leão Sampaio estamos muito felizes em poder compartilhar desse momento tão significativo para a nossa instituição educacional”, disse o diretor, acrescentando que a conquista é referente ao ano de 2016.




Vale lembrar que, recentemente as alunas Larissa Alessandra Landim Duarte e Rosiany Gomes Pereira, venceram a Etapa Regional do Prêmio Ceará Científico, na cidade de Brejo Santo.




Assessoria de Comunicação - Luiz Neto

#Educação 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Alunas da EEIF Leão Sampaio de Aurora vencem Etapa Regional do Prêmio Ceará Cientifico De forma soberana e com avaliação de cem por cento, as brilhantes alunas Larissa Alessandra Landim Duarte e Rosiany Gomes Pereira, da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Leão Sampaio, situada no Distrito de Santa Vitória, município de Aurora, venceram a Etapa Regional do Prêmio Ceará Científico, na categoria Pesquisa Júnior - Ensino Fundamental.




O evento aconteceu no dia 14 de novembro, na cidade de Brejo Santo, ocasião em que todos os municípios que constituem a CREDE 20, estiveram participando do acontecimento educacional. Segundo o professor Luciano Landim (Diretor da Escola Leão Sampaio de Aurora), apenas o município de Aurora participou com escola a nível municipal, as demais cidades estiveram representadas com educandários a nível estadual.




Luciano ressaltou também, que as nossas talentosas jovens da Escola Leão Sampaio, além de obter avaliação de cem por cento na categoria disputante, também superou todas as outras escolas nas mais diversificadas categorias, isto é, foi a única que conseguiu esse feito de avaliação.




Por sua vez, a Coordenadora Pedagógica do supracitado educandário municipal de ensino, professora Rafaeli Ferreira, ressalta que essa conquista só foi possível graças ao trabalho intenso e a união de todos os profissionais envolvidos no projeto: Diretor - Luciano Landim; Professoras - Cícera Maria, Lêda André e Maria da Cruz Landim, mais conhecida como Valdizete e orientadora do projeto, além das brilhantes alunas Larissa Alessandra Landim Duarte e Rosiany Gomes Pereira.




Rafaeli afirma que a Secretaria Municipal de Educação, tendo a frente Rose Macedo sempre esteve a disposição para ajudar no que for possível. Aliás, Rose - juntamente com sua equipe de trabalho tem se dedicado de forma ininterrupta no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade da educação escolar da rede pública municipal de ensino, claro, que com todo o apoio da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo.




- Há muito tempo criamos um laço muito forte e hoje somos uma família. Então só tenho que agradecer a vocês por tudo e dizer que isso é mais uma prova que somos os melhores do município - frisou Rafaeli Ferreira, acrescentando que a EEIF Leão Sampaio funciona como Espaço de Intercâmbio entre gerações e que o manejo de segurar a enxada, passou para o lápis e saiu escrevendo pelas linhas do destino, concluiu.




ETAPA ESTADUAL




Vencida a Etapa Regional, agora a diretoria e professores da Escola Leão Sampaio intensificam os preparativos para as disputas da Etapa Estadual, que acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de dezembro em Fortaleza. Nesta Etapa Estadual, se classificam as quatro primeiras escolas por categoria, cuja etapa semifinal será realizada na cidade de Recife/PE, denominada de Etapa Nordeste, enquanto a fase Nacional ocorrerá em Brasília.




O Prêmio Ceará Científico é uma ação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará que propõe a culminância, na Etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico-culturais, trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.




Esse evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), em parceria com a SEARA DA CIÊNCIA, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).




O Ceará Científico faz parte da política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo.




O evento Ceará Científico, em sua Etapa Estadual, visa à socialização das participações proativas, teóricas, práticas e manifestações artístico-culturais, dos projetos de estudantes, sob a orientação de seus professores, selecionados na Etapa Regional.








Assessoria de Comunicação














Fotos: Luiz Neto
#Festa 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância celebra o dia dos professores com singela programação Por ocasião das comemorações alusivas ao dia do professor, data celebrada oficialmente no dia 15 de outubro, a Diretoria da Creche Municipal Francisca Francimar dos Santos Pinto, no Bairro Araçá, tendo a frente a professora Tequinha Santos, festejou a data servindo um nutritivo café da manhã para todos os docentes e demais funcionários daquele estabelecimento de ensino.




O evento contou com a apresentação da Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, que cantou e encantou os participantes do acontecimento, que contou inclusive com a presença do Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, que na oportunidade parabenizou os professores pelo grande trabalho junto a dezenas de crianças assistidas no referido estabelecimento de ensino.




Apesar de singela, o ato comemorativo muito representou para os homenageados, principalmente em virtude do reconhecimento do trabalho dos mesmos. A Creche Pró Infância funciona em tempo integral e assiste 70 crianças na faixa etária de idade de 6 meses a 3 anos e meio de idade.




Portanto, é um trabalho que beneficia dezenas de famílias, que entregam seus filhos aos professores e vão trabalhar despreocupadamente, retornando para pegá-los no final do dia.




Assessoria de Comunicação







Fotos: Adriano Souza
#Festa 11/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Antonio Landim de Macedo comemora o dia das crianças A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Landim de Macedo realizou nesta manhã de quarta-feira (11/Out), comemoração alusiva ao dia das crianças. A programação festiva contou com animação de palhaço, pula-pula, pinturas, maquiagens e diversas brincadeiras.




Na ocasião, foi servido sanduiches, crepes, algodão doce, bem como distribuição sacolinhas e sorteio de diversos brindes. Para que o evento fosse realizado, toda equipe gestora e os professores se organizaram para concretizar esse projeto.




Contudo, a equipe gestora agradece imensamente a todas as pessoas que doaram brindes para a realização desse acontecimento, feito exclusivamente para as crianças.




Assessoria de Comunicação







Fotos: Adriano Souza
#Festa 11/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Creche Pró Infância realiza evento comemorativo ao dia das crianças Sob o ritimo do Patati Patata, a coordenação da Creche Municipal Francisca Francimar dos Santos Pinto, no Bairro Araçá, festejou na tarde de quarta-feira (11/Out) o dia das crianças, com uma diversificada programação.




A comemoração contou com várias apresentações, inclusive houve o desfile para a escolha da rainha da creche, momento que emocionou os familiares da gurizada presente na festinha. Foi na verdade um momento de muita animação, diversão e felicidade tanto para a criançada bem como para todos os envolvidos no acontecimento.




O empenho e dedicação da equipe de trabalho da creche culminou que o sucesso do evento festivo.




Assessoria de Comunicação







Fotos: Luiz Neto
#Educação 22/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Colégio Paroquial comemora Semana Nacional de Trânsito com aula de campo no centro da cidade Por ocasião das comemorações alusivas a Semana Nacional de Trânsito (celebrada de 18 a 25 de setembro), o Colégio Paroquial Senhor Menino Deus em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Aurora (DEMUTRAN) e apoio das lojas Baratão Móveis, realizou nesta manhã de sexta-feira, 22, no centro da cidade, uma aula de campo prática concernente ao Projeto Escolar de Educação para o Trânsito (Pé na Faixa - Pé no Freio, respeite para ser respeitado).

O projeto de idealização do Colégio Paroquial tem como objetivo conscientizar os condutores de veículos automotores no tocante a faixa de pedestre, portanto, respeitando o direito dos transeuntes ao atravessarem a faixa de pedestre.



O educandário da rede privada de ensino de Aurora, idealizador do projeto ‘Pé na Faixa - Pé no Freio’, trabalha a educação escolar para o trânsito com seus alunos desde as séries iniciais até o nono ano de ensino.

“A conscientização dos nossos alunos leva para as famílias aurorenses o real valor da faixa de pedestre, visto que quando nós chegamos em outras cidades a gente sabe do respeito que o condutor tem para com o pedestre, portanto, estamos aqui trazendo os nossos alunos para uma aula de campo prática aonde os mesmos estão ensinando como fazer o correto”, discorreu a professora Cristina.

Assessoria de Comunicação

Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Município 29/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Estudantes de Aurora receberão Notbooks do “Prêmio Aprender pra Valer” A Secretaria da Educação (Seduc) inicia a entrega da premiação aos 20.155 alunos agraciados na edição 2014, do Prêmio Aprender pra Valer. Em Fortaleza, houve uma entrega simbólica para 1.000 estudantes na quinta-feira (24). Os demais estudantes da capital receberão os equipamentos na escola onde esteve matriculado no ano da edição, a partir do dia 25 de agosto.




No interior do Estado, a entrega aos premiados ocorrerá na semana seguinte, em cronograma a ser divulgado posteriormente.




A Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave) orienta que os alunos premiados busquem mais informações em suas escolas de origem, a partir do dia 23 de agosto.





A relação dos alunos do Ensino Médio contemplados com o Prêmio Aprender pra Valer, que tem como base os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), ambos de 2014, de acordo com as Leis Nº 15.572, de 07 de abril de 2014, e 15.702, de 20 de novembro de 2014.




O Aprender pra Valer consiste na premiação dos alunos com um Notebook. A entrega dos equipamentos para os 20.155 premiados começará no dia 24 de agosto de 2017. Em Aurora, serão entregues aproximadamente 50 notebooks.




Confira a relação dos alunos premiados do Site do Go
verno do Estado do Ceará




Assessoria de Comunicação da Seduc
#Festa 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Comunidade do Tipi se prepara para comemorar festa da padroeira Nossa Srª do Perpétuo Socorro A comunidade católica do Distrito de Tipi, distante aproximadamente 20 km da sede do município de Aurora, já ultima os preparativos para comemorar, de 30 de agosto a 08 de setembro vindouro, mais uma edição da tradicional festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.




A programação religiosa contará com ofícios, oração de terços, novenas, celebração da palavra, procissão, noitários, participação da Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, dentre outras missões religiosas.




Segundo a organização administrativa da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a programação social do evento contará com Quermesse (todas as noites), com as seguintes atrações: Duarte e Tamystoylls (voz e violão), Genásio do Acordeon, Forró do Bom, Forró do Gerente, apresentação cultura do Grupo de Teatro Animart, além de leilão, sorteio de rifa e desfile da rainha.




Portanto, será mais uma comemoração repleta de êxito, dado o empenho e determinação dos organizadores do acontecimento religiosa, que começa no próximo dia 30 de agosto. Durante as celebrações, várias autoridades do município também abrilhantarão o ensejo.





Assessoria de Comunicação





Foto: Reprodução da Internet
#Cultura 19/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO VI Arraiá do Nêgo Véio, Sitio Varzantes, ocorreu conforme o planejado, afirma a organização do evento A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cândido Antonio do Nascimento, localizada no Sitio Varzantes, realizou na noite de sexta-feira, 16, a VI edição do Arraiá do Nêgo Véio.

Tudo aconteceu num clima de muita animação e diversão, portanto, da forma que a organização da festa junina preparou.

A quadrilha atraiu centenas de pessoas da região circunvizinha, numa verdadeira demonstração de como a parte organizacional funcionou perfeitamente. No final da quadrilha junina ficou estampado no semblante do público presente, o contentamento.

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Adriano Souza
#Cultura 12/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO XII Arraiá do Tonhão do Distrito de Tipi será festejado nesta quarta, 14 A comunidade do distrito de Tipi e região circunvizinha se dizem otimistas para festejarem a 12ª edição do Arraiá do Tonhão, que acontecerá no próximo dia 14 de junho, a partir das 19:30h, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Amâncio da Cruz, Polo 07.

A festa junina costuma contar com a presença de diversas autoridades do município, dentre as quais o prefeito municipal, vereadores, secretários, lideranças politicas, além da população de modo em geral.

Na oportunidade, haverá apresentação de quadrilhas juninas, comidas típicas, sendo que a animação dos festejos ficará por conta de Negão cantor, Erismar e Cia, além da participação de Genásio do Acordeon.

O prefeito municipal Júnior Macedo já garantiu apoio total ao tradicional evento junino, cuja organização da festa trabalha no sentido de promover um Arraiá Junino pra ficar marcado na história.

Assessoria de Comunicação - Luiz Neto
Foto/Reprodução
#Festa 05/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Escola Leão Sampaio de Santa Vitória celebra o VI Arraiá do Riachão Pelo sexto ano consecutivo a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Leão Sampaio, do Distrito de Santa Vitória, festejou no sábado, 3 de junho, o Arraiá do Riachão, de forma brilhante.
A programação da tradicional festa junina contou com a apresentação de quadrilhas, desfile de rainhas, barracas com comidas típicas, além das atrações musicas - Forró das Gatas, Forró do Gerente e Dudú da Pisandinha.

O evento teve o apoio da administração municipal do prefeito Júnior Macedo e do vice, Edglê Filho. Autoridades municipais abrilhantaram o ensejo junino, que segundo a organização superou todas as expectativas.

Na parte dançante muitas atrações fizeram parte do evento, tais como a apresentação da quadrilha Dona Aurora(da sede) o sanfoneiro mirim Juninho, além do forró das gatas, Dudu da Pisadinha e forró do gerente. A praça do distrito ficou literalmente pequena para tanta gente.
Assessoria de Comunicação
www.aurora.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 13:45:12