Notícias

#Saúde | 20 DE JUNHO DE 2017

Familiares de crianças autistas de Aurora participam de palestra com médico psiquiátra

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com o NAAAF (Núcleo Aurorense de Apoio ao Autista e Familiares), órgãos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora realizaram nesta terça, 20, palestra informativa destinada às famílias de crianças autistas assistidas pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo e do vice Dr. Edglê Filho.

O evento teve lugar no auditório Dona Santô, do Centro Cultural Aldemir Martins, no centro da cidade, tendo como palestrante o médico Psiquiatra Dr. Demontier Aurélio, que de forma minuciosa conversou com as famílias presentes no acontecimento.

Antes, porém, a Coordenadora do CAPS, Alana Kisley, destacou a importância da parceria do CAPS com o NAAAF, que tem como Coordenadora, Pâmela Bruna. Alanna disse que a parceria irá fortalecer o trabalho de sua pasta junto ao público alvo.

Logo após, o palestrante ressaltou que o autismo é uma doença sem cura, portanto, trata-se de um problema genético, ou seja, as crianças já nascem com ela, inclusive falou que existem casos em que a criança aparenta normalidade até 01 ano de idade.

Dr. Demontier frisou que as crianças com autismo costumam conversar sozinhas, e de que a cada mil crianças, seis nascem com a doença. Os pais presentes no evento discutiram acerca da discriminação por parte da sociedade, como também em muitos casos a falta de paciência dos genitores para com os seus filhos.

Concernente a falta de paciência, o médico palestrante explicou que é preciso continuar ensinando as crianças, como também relatou que algumas delas têm dificuldades para aprender algumas coisas, porém, ao mesmo facilidade para entender outras.

Foi na verdade um momento de grande importância no respaldo da saúde pública do prefeito Júnior Macedo e do vice Edglê Filho, ocasião em que as famílias assistidas pelo CAPS puderam discutir todas as dificuldades por elas enfrentadas no dia a dia, mas que com o apoio dos órgãos competentes da administração municipal, o problema vem sendo minimizado.

No final do acontecimento, a subsecretária de saúde, Alanna Macedo, frisou que a partir de agora a secretaria de saúde trabalhará em sintonia com a pasta da educação, visando fortalecer o nível da educação inclusiva nas escolas da rede pública municipal.

É importante destacar que atualmente o CAPS atende 30 famílias de crianças com autismo, sendo que o médico psiquiatra Demontier Aurélio - atende todas as segundas-feiras, portanto, uma vez por semana.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 24 DE MAIO DE 2018

Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, a Secretária Municipal de Saúde de Aurora, Monalisa Holanda, estará participando do XVII Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), na cidade de Iguatú. O evento acontece na sede da Unive [...]

#Saúde | 14 DE MAIO DE 2018

Nove Unidades Básicas de Saúde de Aurora estiveram abertas durante o sábado,12 de maio, por ocasião do dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe, que inclusive se estenderá até o dia 1º de junho, segundo a coordenador do setor de imuni [...]

#Saúde | 25 DE ABRIL DE 2018

Aderindo a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura Municipal de Aurora por meio de sua Secretaria de Saúde iniciou nesta, segunda (23), a aplicação da dose da vacina no público que se enquadra nos grupos prioritários. [...]

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, juntamente com a Direção da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, situada a Rua Vereador Vinor Leite, Bairro Araçá, vem de público comunicar a população aurorense que durante o mês de f [...]

#Saúde | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

A medida, segundo a secretária de saúde, visa diminuir os transtornos causados aos pacientes, na marcação de consultas ou exames.

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS