NOTÍCIAS

07-DEZ-2016

A convite do CMDS, representantes da Cogerh participaram de reunião de Avaliação do Açude Cachoeira

07 DE DEZEMBRO DE 2016
A convite do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), segmento vinculado a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Aurora, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) estiveram na tarde de terça-feira, 6, participando de reunião de Avaliação da Alocação Negociada de Água do Açude Cachoeira.

O encontro de caráter meramente informativo aconteceu na Capela da Agrovila, zona rural deste município. Na oportunidade, o prefeito municipal Adailton Macedo, a principio, lamentou o pequeno número de pessoas presentes no evento, haja vista, o tamanho do problema, que é a atual situação hídrica do reservatório que abastece a sede do nosso município, como também várias localidades ribeirinhas.

Adailton disse que se o governo do estado tivesse atendido o seu pedido, no ano de 2014, concernente a construção da adutora, e se o imbróglio tivesse sido solucionado pelo menos até no ano passado - a situação hídrica do nosso principal reservatório certamente estaria em melhores condições.

O chefe do executivo aurorense frisou também que o município de Aurora possui atualmente cerca de 3 mil cisternas, tendo que serem abastecidas por apenas 3 carros-pipas, número impossível de atender toda a demanda de forma eficaz. Adailton teceu críticas aos serviços prestados pela Cagece local, como por exemplo, ser inaceitável que o órgão não faça a substituição da velha tubulação de canos, que não suportam a pressão da água, portanto, ocasionando constantemente vários vazamentos, além de desperdiçar desenfreadamente o liquido precioso.

Finalizando sua fala, Adailton Macedo desejou um feliz natal e próspero ano novo à toda população de Aurora, inclusive pediu para que todos zelassem pelo bem que temos de mais precioso neste mundo - "a Família".

Passada a palavra para o Gerente Regional da Cogerh, Alberto Medeiros, que na oportunidade esteve ladeado da Analista de Gestão de Recursos Hídricos, Rossana Câmara, destacou a principio ter recebido reclamações acerca de desperdício de água na vazão do açude cachoeira, porém, ressaltou que por outro lado a cagece local reclamou acerca das dificuldades que vinha enfrento para captar a água e leva-la aos consumidores.

Alberto disse que durante a semana (de segunda a sexta-feira) o açude cachoeira vem operando com uma vazão de 50 L/S, sendo que aos sábados e domingos a vazão do açude é reduzida para 30 L/S. Lembrou também que a vazão do açude é de competência da população, representada pela comissão gestora do manancial.

O representante da Cogerh informou que a operacionalização da adutora (obra inacabada) não representa o fechamento das comportas do açude, salvo no caso de decisão da população, por meio de sua comissão gestora.

Presente na reunião o vereador Osasco Gonçalves disse que o oficio enviado a Cogerh, reclamando do desperdício do liquido precioso foi de sua autoria, inclusive pediu explicações ao funcionário responsável pelo açude, não obtendo nenhuma justificativa.

O Secretário de Cultura e Turismo, professor José Cícero, disse que é preciso se indignar com a situação hídrica que estamos vivendo, principalmente com supostas vazões irregulares (nas caladas da noite) ocorridas nas comportas do nosso açude, ocasionando o desperdício deágua.

Concluindo a reunião, José Dácio (Sec. De Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente) disse que o momento é crucial. "Estamos voltando aos tempos do banho de cuia e de caneco", lamentou, acrescentando que é necessário tomar providências no sentido de coibir todo e qualquer desperdício de água tratada.

Participaram também do evento os secretários municipais, Francisco Fernandes (de Administração), Pedro Henrique (Juventude e Esportes), Erineuma Macedo (representado a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Socorro Macedo), o vereador eleito Cícero de Nequin, Expedito Fernandes (Presidente do STR), Ana (Representante da Cagece local), dentre outros segmentos representativos da sociedade.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 25 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 33 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 85 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 85 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito