NOTÍCIAS

11-NOV-2016

Músicos da Banda Sr. Menino Deus entregam comendas ao prefeito Adailton Macedo e ao Secretário de Cultura, José Cícero

11 DE NOVEMBRO DE 2016
Como parte da programação alusiva ao aniversário do município de Aurora, que ontem (dia 10 de novembro) completou 133 anos de história, cultura e tradição, a Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, fez uma exibição de gala no local do acontecimento, ou seja, na Pracinha do Menino Deus (ao lado da Igreja Matriz).

A magnífica apresentação da gloriosa banda de música ganhou aplausos do grande público presente no evento. E como forma de reconhecimento e gratidão aos responsáveis pelo ressurgimento e municipalização da nossa querida banda de música, isto é, o prefeito Adailton Macedo e o Secretário de Cultura e Turismo, José Cícero, receberam das mãos dos músicos Damião Tavares e Ribamar a comenda de reconhecimento e honra ao mérito.

Em discurso sucinto, Adailton Macedo fez menção acerca das críticas por ele sofridas no período em que a banda de música esteve desativada, todavia, lamentou o fato do não reconhecimento dessas mesmas pessoas - não terem a dignidade de reconhecer o atual momento que vive a nossa banda. "Vejo que aquelas pessoas que anteriormente usavam as redes sociais para anunciar o fim da nossa querida banda de música, hoje não têm a dignidade de usar essas mesmas ferramentas para elogiar", disse Adailton, acrescentando que aquelas críticas não passavam de politicagem barata.

O momento ímpar foi prestigiado também pelo vereador de Juazeiro do Norte, Normando Sóracles e o renomado seresteiro João Dino.

BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA BANDA DE MÚSICA DE AURORA - CE.

A banda de música de Aurora sempre foi uma antiga aspiração da sociedade aurorense, desde os primórdios dos anos 30 com a formação das pioneiras: a bandinha da Beneficente e a do maestro Boaventura na década de 40, ambas por uma série de fatores não tiveram vida longa.

De lá até a primeira metade dos anos 80 alguns filhos ilustres de Aurora continuaram alimentando o sonho da criação de uma banda mais efetiva e sólida, a exemplo do então pároco o padre Fco. França que ao lado do Sr. Didi Tavares(então vice-diretor do colégio paroquial) e dos professores Josenir Dantas e Luiz Domingos de Luna somaram esforços no sentido da instalação da banda de música Sr. Menino Deus. Por meio de recursos conseguidos junto a uma instituição alemã através do ínclito sacerdote aurorense.

A priori os trabalhos da banda iniciaram em meados de 1981 sendo que a mesma só veio a se consolidar com sua primeira formação musical no início de 1983. Tendo como timoneiro o seu 1º maestro o Sr. Miguel Fernandes - que inclusive era filho da terra.

Em face de o então maestro Miguel Fernandes ter ido embora o padre França decidiu formular convide ao Sr. Esmerindo Cabrinha da Silva - na época maestro da banda feminina da cidade de Cajazeiras. Esmerindo terminou logo se apaixonando verdadeiramente por Aurora, ao ponto de adotar como sua segunda terra. Foi pioneiro e fez história.

Tanto que mesmo diante de muitas dificuldades deu continuidade ao projeto da banda, sendo até hoje o responsável pela formação da maioria esmagadora dos grandes músicos de Aurora. Razão inclusive de ser homenageado pela gestão municipal ao dar seu nome a nossa escolinha de música que irá funcionar aqui ao lado neste casarão do cel. Xavier (antiga Cnec) agora completamente reformado para abrigar o centro cultural Aldemir Martins. Seu Esmerindo falecera em 1999 sendo sucedido pelo maestro Paulinho Souza, mas que logo deixou a banda. Em seu lugar assumiu o jovem Luiz Marcos( o Lula) prata da casa e por assim dizer, discípulo do mestre Esmerindo.

Ao longo da sua bela história a banda de música Sr. Menino Deus teve altos e baixos recebendo apoios importantes de muitos outros aurorenses a exemplo do Dr. Idemário Oliveira, do Sr. João de Zeca da professora Fátima Oliveira na época diretora do colégio paroquial dentre outros.

Contudo, dada as dificuldades financeiras enfrentadas pelo colégio paroquial a banda ficou literalmente sem nenhum apoio e em 2009 foi decretada a sua paralisação. Até que a Prefeitura através do prefeito Adailton Macedo sob o empenho da sua secretaria de cultura resolveu resgatar este verdadeiro patrimônio musical de Aurora. Para tanto, através de lei municipal a banda foi recriada oficialmente sendo, inclusive, municipalizada.

Novos instrumentos foram adquiridos, juntamente com o completo fardamento, além da instituição da ‘bolsa música’ com a qual a gestão municipal bonifica todos os seus integrantes.
Hoje no entanto, a nova banda de música municipal tem como maestro o jovem professor Damião Tavares da Cruz - por sinal mais um músico formado na pioneira escola de Esmerindo Cabrinha.

Vida longa, fértil e útil a nova e revitalizada banda de música municipal Senhor Menino Deus...
> José Cícero
Sec. de Cultura

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 21 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 30 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 33 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 33 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 38 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 90 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 90 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito