NOTÍCIAS

28-SET-2016

Lei Orçamentária Anual (LOA), do Exercício 2017 é discutida em Audiência Pública

28 DE SETEMBRO DE 2016
Aconteceu nesta quarta-feira, 28, nas dependências do Salão Paroquial, centro da cidade de Aurora, Audiência Pública concernente a elaboração da Lei Orçamentária Anual, Exercício 2017.

A elaboração do documento é de competência do Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano (também chamado sessão legislativa).

Os trabalhos foram iniciados com a fala do Chefe de Gabinete, Dr. Sebastião Rangel, que na oportunidade representou o prefeito municipal Adailton. A princípio, Sebastião disse que o momento era de grande importância, tanto para o poder público, bem como para a sociedade de modo em geral, dada a importância do documento que tem como objetivo direcionar a aplicação dos recursos públicos para o ano subsequente.

Disse que a próxima gestão terá como mecanismo de atuação justamente a referida Lei Orçamentária, portanto, é de fundamental importância a participação da sociedade na elaboração da Lei Orçamentária Anual, o chamado orçamento participativo tão falado na imprensa, porém, as vezes negligenciado e nem sempre praticado.

Na mesma oportunidade, Dr. Sebastião lembrou que o município de Aurora foi a quarta cidade do Estado do Ceará em transparência pública, no ranking do ministério público federal, cujo título tem servido como referência para os demais municípios cearense, no que se refere a lei de responsabilidade fiscal e da transparência. Na ocasião, Aurora foi o único município da região do cariri que figurou entre os dez primeiros do Estado do Ceará.

Por sua vez, o palestrante do acontecimento o advogado e contador Dr. Hugo Napoleão Macedo disse que o Orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Dr. Hugo falou que a lei de responsabilidade fiscal por meio das audiências proporciona a transparência. Explicou que, todos os impostos arrecadados pela prefeitura são convertidos em benfeitorias para a população, portanto, a lei de responsabilidade fiscal serve para comprovar a transparência da aplicação do dinheiro público.

Contudo, Dr. Napoleão fez uma minuciosa explanação a respeito do assunto, inclusive solicitou a participação do público presente na construção da Lei Orçamentária Anual, Exercício 2017, sugerindo propostas a serem inseridas no documento.

O evento contou com a participação dos secretários municipais de Administração, Francisco Fernandes; da Saúde, Joeferson Alves; de Obras, Antonio Macedo; de Agricultura, José Dácio de Souza; das Finanças, José Pretinho; o Contador, Décio Santana; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, Expedito Fernandes; Professores; Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escolas; Formadores de opinião; dentre outros.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 25 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 33 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 85 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 85 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito