NOTÍCIAS

19-JAN-2016

Em audiência pública, prefeito Adailton Macedo lança Plano de Enfrentamento contra o mosquito da dengue e dá posse a 12 ACS

19 DE JANEIRO DE 2016
O auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, foi palco nesta terça-feira, 19, de mais um importante evento da gestão municipal do prefeito Adailton Macedo.

O assunto em destaque diz respeito a audiência pública para a construção do Plano de Enfrentamento contra o Aedes Aegyti, mosquito que tem desafiado veementemente os poderes públicos e a população de modo em geral, cuja proliferação tem gerado vários tipos de doenças, a exemplo, da Dengue, Zica e Febre do Chikungunya.

O Secretário de Saúde, José Gean Passos Leite iniciou sua fala agradecendo a participação de todos, e destacando que a causa é de todos nós, portanto, devemos sair do birô para que de mãos dadas possamos enfrentar e vencer o temível mosquito da dengue.

Presente no evento, o prefeito Adailton Macedo a princípio voltou a lembrar que a responsabilidade de combater o mosquito da dengue - não é apenas do poder público não, mas sim principalmente da população, pois sem a participação da coletividade fica impossível vencer o Aedes Aegypti.

Falou inclusive, que o Bairro Araçá será bem vigiado pelos agentes comunitários de saúde e os de endemias; sugeriu que seja feito um mutirão de profissionais no sentido de vasculhar minuciosamente as residências do referido Bairro.

Adailton discorreu também acerca da implantação de mais 02 PSFs, que serão implantados no município a partir do próximo mês de fevereiro, nas localidades de Mocó e Calumbí, totalizando 12 PSFs, cobrindo em cem por cento a terra do Menino Deus.

O alcaide aurorense ressaltou que esteve em Brasília, juntamente com prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, e que retornou para Aurora muito desanimado, visto que o governo federal deixou de repassar recursos dos meses de novembro e dezembro de 2015, da pasta da saúde, inclusive disse que as expectativas para este ano não são nada boas.

O prefeito comentou sobre a crise hídrica que o município atravessa devido a problemática da estiagem, situação que a cada dia tem se tornado mais dificil. "Já estamos vivenciado um gravíssimo problema com a falta d’água em nosso município. Agora, imaginem os senhores se tivéssemos que enfrentar uma epidemia de dengue, ai estaríamos todos nós num verdadeiro barco furado", alertou.

Ainda em sua fala, Adailton discorreu a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores públicos municipais, inclusive disse que pretende enviar o projeto de lei a Câmara de Vereadores - no mais tardar até o dia 31 de março, data do seu aniversário -, portanto, pretende dá esse presente aos servidores públicos do seu município.

Na mesma oportunidade, Adailton proferiu o ato de posse de mais 12 Agentes Comunitários de Saúde. No final da posse dos ACS’s - Adailton Macedo disse que ninguém deve agradecê-lo por mais esse concurso público de sua gestão, porém, gostaria de ter apenas o reconhecimento de todos, visto que quando assumiu o seu primeiro mandato no dia 1º de janeiro de 2009, Aurora tinha 124 anos, contudo, foi ele (Adailton) o único prefeito de Aurora que teve a coragem de fazer o concurso público para todas as categorias.

Adailton comentou também sobre a não realização do carnaval deste ano, bem como anunciou algumas mudanças na sua administração, isto é, a então secretária de administração, Socorro Macedo, assumiu a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (no lugar de Bernadete Gonçalves Leite, aprovada em concurso público na cidade de Lavras da Mangabeira). Francisco Fernandes de Oliveira, mais conhecido como Batente, passou a ocupar o cargo de secretário de administração. Outro cargo que sofrerá alteração será a secretaria de saúde, visto que o atual secretário José Gean Passos Leite foi aprovado em concurso público na cidade de Missão Velha.

Dando continuidade a pauta principal do evento, houve a apresentação na íntegra do Plano de Enfretamento contra o Aedes Aegypti, proferida pelo Coordenador do Setor de Vigilância Epidemiológica Especializada, Richard Luna (Bioquimico e Gestor em Saúde Pública; especialista em gestão hospitalar e de sistemas de saúde; especialista em gestão do controle, regulação, avaliação e auditoria em saúde).

Participaram também do evento o Presidente do Poder Legislativo, vereador Chico Henrique, os edis Aderlânio Macedo e Osasco Gonçalves, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERV), Lucimar Fernandes, secretário municipais, representantes da regional de Brejo Santo, dentre outras entidades e segmentos representativos do municipio.

Assessoria de Comunicação da PMA
Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 4 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 12 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 64 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 64 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

#Cultura Há 78 dia(s)

Consulta Pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos

A Prefeitura disponibiliza formulário de consulta pública para a elaboração do Plano Anu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito