Notícias

| 03 DE DEZEMBRO DE 2015

Ações de combate à dengue surtem efeito em Aurora

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Aurora nos últimos meses, através da Coordenação Especializada de Vigilância Epidemiológica no combate ao mosquito Aedes aegypti, agente transmissor direto da dengue, febre Chikungunya e febre Zika; devem proporcionar um resultado bem satisfatório ao município ao final de 2015. O trabalho recebe todo o aval e apoio do prefeito Adailton Macedo e do Secretário de Saúde Dr. Gwan Passos Leite.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Semanal da Dengue (BESD), divulgado no último dia 27 de novembro pela SESA, o município de Aurora não tem uma confirmação de dengue a pelo menos quatro meses, o que coloca Aurora entre os municípios cearenses com menores índices de positividade do Estado.

A última confirmação de um caso de dengue no município ocorreu no mês de agosto deste ano. De lá para cá, todas as suspeitas foram descartadas.

Para o Coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde - Dr. Richard Luna, estes resultados são frutos de diversas medidas tomadas pela pasta da saúde, como telamento de caixas d’água, palestras realizadas em Escolas e PSFs, borrifamento feito através de máquina costal com o uso de inseticida, dentre outras ações.

De janeiro a novembro de 2015 o município de Aurora teve apenas 12 casos de dengue confirmados, do total de 33 notificações suspeitas, não tendo ocorrido nenhuma morte pela doença.

Ainda segundo estatísticas da Vigilância Epidemiológica do município, de um universo de 38 focos encontrados, quase todos se concentravam em locais de fácil acesso pela população. Se não vejamos: 7 foram encontrados em Caixas d’água , 10 em tanques , 4 em tambores, 9 em baldes, 5 em potes, 1 em uma panela , 1 em um vaso de planta e 1 em um bebedouro.

Atualmente nove Agentes de Endemias agem no combate à dengue no município.

Manter as estatísticas do município com números satisfatórios tem sido um compromisso do prefeito Adailton Macedo. A prova real disso é a política de valorização salarial implantada pelo gestor que contempla todas as áreas.

Veja abaixo os números da Dengue em Aurora:

- 06 Casos em Abril
- 04 Casos em Maio
- 01 Caso em Julho
- 01 Caso em Agosto
- Ao todo 12 Casos no ano
- Incidência de 0,02%
- Índice de Positividade - 0,51%
- Incidência por 100.000 hab - 36,5


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
RENATO BRITO

 

Deixe seu comentário

OUTRAS NOTÍCIAS

#Saúde | 25 DE ABRIL DE 2018

Aderindo a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura Municipal de Aurora por meio de sua Secretaria de Saúde iniciou nesta, segunda (23), a aplicação da dose da vacina no público que se enquadra nos grupos prioritários. [...]

#Melhoria | 24 DE ABRIL DE 2018

A Sala de Reunião, Maria Aurineide Fernandes Peixoto - Francisca Francimar dos Santos Pinto, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aurora (SINDSERV) foi palco, nesta terça, 24, de momento ímpar desde a sua fundação. Na oportunidade, a Presidente [...]

#Limpeza | 23 DE ABRIL DE 2018

A Prefeitura Municipal de Aurora iniciou, nesta sexta, 20, a retirada de entulho espalhado pelas ruas, praças e logradouros públicos da sede do município. Mesmo não sendo de competência do poder executivo municipal, mas sim das pessoas que provocaram o imbróg [...]

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS