NOTÍCIAS

07-FEV-2015

Com cerca de 3 horas de duração, Câmara de Vereadores inicia ano legislativo

07 DE FEVEREIRO DE 2015
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, acontecida na manhã deste sábado (07/2), na sede do Poder Legislativo, a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, transcorreu dentro da mais absoluta tranqüilidade, sem nenhum momento de acirramento entre os parlamentares mirins.
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, acontecida na manhã deste sábado (07/2), na sede do Poder Legislativo, a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, transcorreu dentro da mais absoluta tranqüilidade, sem nenhum momento de acirramento entre os parlamentares mirins.

Notadamente, percebeu-se a principio que os representantes do povo naquela augusta casa legislativa iniciaram os trabalhos legislativos de 2015, dando a entender que a união e a discussão sadia seja melhor forma de defender e lutar pelo desenvolvimento do município, principalmente em prol da classe menos favorecida, ou seja, as famílias carentes do município.

Para se ter uma idéia da união dos pares aurorenses neste inicio de trabalho, logo no inicio da reunião o presidente da Câmara, vereador Chico Henrique, suspendeu a sessão por 30 minutos, para que fossem constituídas as comissões permanentes da casa, sendo que dentro de aproximadamente 2 ou 3 minutos as mesmas foram devidamente formadas, comprovando a maturidade e o equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta. Portanto, bem diferentemente da composição das comissões permanentes da legislatura do biênio 2013/2014, quando o processo se transformou numa interminável briga judicial, além de acirrados bate-bocas no plenário da câmara municipal, inclusive, por algumas vezes transformando a casa do povo num verdadeiro campo de batalha (disputa pelo poder).

Logo após a composição das comissões permanentes, os trabalhos tiveram continuidade com a apreciação e votação de vários requerimentos dos vereadores (aprovados por unanimidade), todos no sentido de melhorar a qualidade de vida da coletividade aurorense.

O Projeto de Lei Nº 01/2015 – que autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio com a Clínica FISIOESTETIC S/S LTDA e adota outras providências – Foi encaminhado para análise das comissões permanentes, enquanto o Projeto de Lei Nº 02/2015 – que denomina a Unidade Básica de Saúde que está sendo construída no Distrito de Santa Vitória, na saída em direção a sede do município, de Emídio Alves de Maria (Senhor Dadú) foi retirado da pauta do dia.

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES

Comissão de Justiça e Redação

Presidente: Maria Iracilda Leite Saraiva

Membros: Olavo Batista dos Santos (Olavão) e Paulo José Leite Gonçalves

Comissão de Orçamento e Finanças

Presidente: João Aécio da Silva

Membros: Antônio Wilton dos Santos (Brasa) e Osasco de Souza Gonçalves

Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Ação Social e Meio Ambiente

Presidente: Francisco Pereira Sales (Gerismar)

Membros: José Aderlânio Macedo e José Edísio Cruz Leite

EDUCAÇÃO

O assunto transporte escolar dos alunos da rede pública estadual de ensino, foi abordado e discutido na sessão, isto porque, o prefeito municipal Adailton Macedo já se pronunciou no sentido de que o município não tem mais condições de arcar com essas despesas que na verdade são de competências do governo do estado.

Todavia, o presidente do poder legislativo, vereador Chico Henrique, disse que na última sexta-feira (06/2), ele presenciou um contato da Secretária Municipal da Educação, Maria Rozilange de Macedo (Rose Macedo), com representante da pasta estadual, conversando acerca desse imbróglio, mas que a proposta de repasse do governo do estado anda longe da realidade demandante da nossa rede estadual de ensino.

Outro assunto ligado a pasta da educação que também ganhou ênfase na sessão de hoje, diz respeito ao reajuste do piso salarial dos professores do ensino médio, de 13,01%. Na oportunidade, a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERV), a professora Lucimar Bernardo (Nininha), disse que o que mais preocupa a classe de educadores do município é a desvalorização dos profissionais de nível superior, fato ocorrido no ano passado, ocasião em que os professores do ensino médio receberam um reajuste de 8,32%, enquanto os de nível superior obtiveram pouco mais de 2%.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA - SAMU

Presente na platéia a fim de acompanhar a primeira sessão ordinária da câmara de vereadores, o Secretário Municipal de Saúde, Gean Passos, viu o assunto SAMU ser abordado no plenário e logo se dispôs a prestar esclarecimentos concernentes ao não funcionamento da nossa base, que se encontra totalmente pronta para o seu devido funcionamento, mas que por mero capricho do governo do estado a mesma permanece a espera por uma solução definitiva, uma vez que o prefeito Adailton Macedo cumpriu rigorosamente com as exigências do estado.

Passos lembrou ainda que das bases do SAMU inauguradas pelo governo do estado nas cidades de Barro, Milagres, Mauriti e Brejo Santo, somente a do último município está funcionando. Contudo, os vereadores se comprometeram de enviar oficio junto aos segmentos competentes no sentido de solucionar o problema, pois a população aurorense necessita desse serviço médico de urgência.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E ABASTECIMENTO D’ÁGUA

O vereador Aderlânio Macedo disse que a problemática concernente a reforma e recuperação das estradas vicinais do município, ocorre devido as 02 motoniveladoras da prefeitura estar com problemas mecânicos, mas que tão logo os defeitos sejam reparados as mesmas retornarão aos trabalhos de praxe.

A falta d’água em várias localidades da zona rural do nosso município, também foi tema bastante discutido pelos edis, haja vista, estarmos vivenciando uma das piores secas da história. Acerca do assunto, o presidente da casa legislativa – vereador Chico Henrique -, discorreu a respeito da necessidade urgente da perfuração de poços profundos nas localidades mais afetadas pela falta do liquido precioso pro consumo humano, bem como parabenizou a juventude aurorense pelo fato de compreender a não realização do Aurora Folia 2015, porque neste momento a prioridade do prefeito Adailton Macedo é socorrer os nossos irmãos aurorenses, principalmente a classe mais afetada pela falta de chuva.

LIMPEZA PÚBLICA E DERIVADOS

Segundo o vereador Osasco Gonçalves (vice presidente da câmara), o mesmo esteve conversando com o prefeito Adailton Macedo no sentido de melhorar cada vez mais o sistema de limpeza pública do município, inclusive, adiantou que a prefeitura adquiriu novos tambores de coleta de lixo, cujos estão sendo padronizados e conseqüentemente estarão sendo colocados em vários pontos de coletas. Falou também acerca da desobstrução de esgotos, cujo serviço já está sendo viabilizado.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A respeito do assunto, o parlamentar Chico Henrique, disse que o município passará a ser o responsável pela manutenção da iluminação pública do município, mas que a gestão municipal assumirá esse compromisso depois que o atual órgão competente regularizar totalmente o serviço, do contrário a prefeitura não assumirá tamanho compromisso, devido a atual precariedade do nosso sistema de iluminação pública.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GOVERNO – EXERCÍCIO 2011

Em sessão extraordinária que será realizada na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro, as 09:00h da manhã, a Câmara de Vereadores votará as contas de governo, do exercício 2011, do prefeito Adailton Macedo. Antes, porém, as mesmas serão apreciadas pelas comissões permanentes, seguido de votação em plenário.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 15 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 24 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 27 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 27 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 31 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 32 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 84 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 84 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito