CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Consulta Pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos

A Prefeitura disponibiliza formulário de consulta pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar) - Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024.

A Prefeitura de Aurora informa que está disponível o formulário eletrônico para que os munícipes participem da elaboração Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar) - Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para o exercício de 2024 e escolham as prioridades que julgarem mais relevantes para o desenvolvimento do Setor Cultural de Aurora - CE.

Para participar, os interessados deverão acessar a pesquisa que estará disponível ao público até terça-feira, 16 de janeiro, através do link:

https://forms.gle/4P1ibEE4t4ZpSbVx7

A consulta pública é uma oportunidade de contribuir para que o planejamento seja elaborado de forma mais participativa e transparente, em conformidade com a legislação vigente.

Participando, os cidadãos poderão identificar quais as linguagens que julguem prioritárias e dar sugestões para o aprimoramento da gestão pública do município.

#Cultura 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Biblioteca Pública Antônio Jaime de Alencar Araripe desenvolve o projeto "leio pra você".

A Secretaria de Cultura e Turismo através da biblioteca pública Antônio Jaime de Alencar Araripe desenvolve o projeto "leio pra você".

#Cultura 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Circuito junino estapa Romão Sabiá

Na E.E.I.F Romão Sabiá, no bairro Araçá, em Aurora/CE, o circuito junino com alegria e forró levou boa diversão a comunidade escolar, os professores, e, alunos e pais.

Comidas típicas, quadrilha junina e gente feliz, assim se resume o circuito junino. O prefeito Marcone Tavares e a primeira dama do município, Edana Tavares, marcaram presença festejando com a comunidade.

Destacamos que o circuito junino é uma parceria da Secretaria Municipal de educação com a Secretaria de Municipal de Cultura e Tutismo.

#Cultura 06/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Projeto Nessa Rua Tem História

O Governo Municipal de Aurora tem mostrado um grande compromisso com a preservação da história e da cultura do município. E uma das iniciativas que vem chamando a atenção é o Projeto Nessa Rua Tem História. Com o objetivo de resgatar a memória dos aurorenses que deixaram suas contribuições sociais e por isso têm seus nomes em ruas, avenidas, becos e outros locais públicos da cidade, o projeto teve sua largada nas escolas Leopoldina e Tabelião.

A ideia é usar essas ruas como ponto de partida para contar a história de Aurora, seus moradores e suas tradições. E assim, ajudar a construir uma identidade cultural forte para o município. Para isso, o Governo Municipal tem mobilizado as secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.

Com essa iniciativa, o Governo Municipal busca resgatar a história e a cultura dos aurorenses, mantendo viva a memória dos que partiram, mas que deixaram sua marca na cidade. É uma forma de transmitir esse legado às futuras gerações, para que possam conhecer e valorizar a história de seu município.

#Cultura 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Governo Municipal realiza evento em comemoração aos 41 anos da Banda de Música Senhor Menino Deus.

Governo Municipal através da Secretária de Cultura e Turismo e a AABM realizam evento comemorativo aos 41 anos de fundação da Banda de Música Senhor Menino Deus.

Em comemoração ao aniversário de 41 anos da Banda de Música Senhor Menino Deus, o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e a AABM (Associação da Banda de Música Senhor Menino Deus), realizaram, na noite da última sexta-feira (29), o 1º Encontro de Bandas de Música de Aurora. O evento comemorativo foi realizado na Praça da Matriz, e contou com as presenças da Bandas de Música dos municípios de Várzea Alegre e Milagres, dos vereadores Gerismar Pereira e Nininha do Sindicato, dos secretários municipais João Paulo Pinto e Wagner Layb, do chefe de gabinete do prefeito, Bebé Cecé, do pároco de Aurora, Padre Alencar, da diretoria da Associação da Banda de Música Senhor Menino Deus representada pelo membros e pelo presidente Sandro Lopes, e da secretária de cultura de Várzea Alegre, Antônia Pereira. Por motivos de saúde o prefeito Marcone Tavares não esteve presente ao evento.

Durante o evento, foram entregues às bandas de música e aos maestros um certificado de participação, homenagens aos ex-maestros Paulinho, Damião Tavares, Luiz Carlos que tiveram passagens pela Banda de Música Senhor Menino Deus. O atual maestro Marciano Oliveira, também recebeu a homenagem.

Banda Senhor Menino Deus

A Banda de Música Senhor Menino Deus contribui com a educação musical em Aurora, desde 1981. Fundada pelo Padre Francisco França, Luiz Domingos de Luna, Didi Tavares e Josenir Dantas a banda possui uma história rica e um histórico de grandes músicos.

#Cultura 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult promoverá bate-papo (live) em alusão aos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

A Semana de Arte Moderna, marco icônico da história da arte brasileira, completa 100 anos e ganha homenagens. Para celebrar a data, o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá amanhã, sexta-feira (18), a partir das 18h, no canal no Youtube da Secult, um Bate-papo (Live) com o titular da pasta, Wagner Layb, com o presidente da Academia Aurorense de Letras e Artes, João Tavares Calixto Júnior, e com a presidenta da Academia Lavrense de Letras, Cristina Maria de Almeida Couto.

#Cultura 14/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Orquestra Fundação Tuboarte realiza abertura oficial dos festejos alusivos ao padroeiro do município

Após a missa na Igreja Matriz, a Orquestra Fundação Tuboarte realizou, nesta terça-feira (14), oficialmente a abertura dos festejos alusivos ao padroeiro do nosso município. O evento da continuidade à programação do "Aurora Natal de Luz e Esperança".

Na ocasião, o prefeito Marcone Tavares, a primeira-dama Edana Tavares, o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Layb, a presidenta da câmara Yanne Marina e o pároco de Aurora, Padre Alencar discursaram.

O momento também contou com a presença dos vereadores, do secretariado e da população de um modo em geral.

#Cultura 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Prefeito e Sec. de Cultura enviam à Câmara projeto de Lei para criação do Conselho Municipal de Patrimonio Cultural

O prefeito Marcone Tavares, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Layb, enviaram, nesta quarta-feira (15/09), à Câmara de Vereadores projeto de lei que dispõe da criação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural - CMPC - órgão consultivo, deliberativo e independente, com funcionamento técnico e operacional subsidiado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SECULT.

A proposta de revisão da legislação municipal para o Patrimônio Cultural no Município, conforme dispositivos contidos no referido projeto, foi elaborada observando as mudanças de atualizações realizadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural, adequando e constituindo novos mecanismos de proteção dos bens e expressões históricas, culturais e artísticas de Aurora.

"Vale ressaltar a importância de valorizar esses patrimônios, pois essa é a valorização da identidade dos povos que compõem a sociedade e a certeza de manter viva a história e as memórias de um povo, garantindo também a passagem dessas vivências àqueles que vêm depois de nós", lembra o prefeito.

O Conselho será formado por doze membros titulares e igual número de suplentes, composto de forma tripartite, entre a representação das organizações da sociedade civil, do Poder público e das instituições privadas.

#Cultura 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Enviado projeto de lei que autoriza o executivo premiar vencedores do Festival Semear

O prefeito Marcone Tavares, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Layb, enviaram, nesta quarta-feira (15/09), à Câmara de Vereadores projeto de lei que autoriza ao executivo a premiar os vencedores do festival SEMEAR - Talentos Mirins, evento que ocorrerá no dia 12 de outubro de 2021.

Os pagamentos das premiações serão efetuados pelo Governo Municipal em moeda corrente, com os respectivos descontos de Imposto de Renda conforme legislação Federal existente.

O festival SEMEAR - Talentos Mirins tem o objetivo de promover a inclusão das crianças e adolescentes do município de Aurora em eventos de grande porte, consequentemente, revelando talentos. O idealizador do projeto, Mardônio Barros, tem feito parcerias visando o aprimoramento dos talentos mirins com a inclusão em festivais realizados em vários municípios da região do cariri, combatendo a ociosidade e despertando os dons musicais.

"O Festival permite conhecer novos talentos da música e incentiva aqueles que já sabem do seu dom, mas ainda não desabrocharam. É importante estimular essas crianças e fazê-las sentir-se importantes, bem como buscarem sempre se desafiar e alcançar novos rumos conseguindo, assim, seu desenvolvimento pessoal e, quiçá, futuramente, profissional. Esse momento também é oportuno para conhecer e divulgar novos músicos que vêm surgindo na nossa cidade", lembra o prefeito.

#Cultura 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Aurora Participa do festival São João na rede

Festa junina

Com total apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, os sanfoneiros mirins aurorenses tem participação garantida no Festival São João na Rede, maior evento junino online. As transmissões serão realizadas entre os dias 26 e 27 de junho, pelo canal no YouTube São João na Rede.

Criado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, o Festival foi aprovado por grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves, Anastácia e Del Feliz, que usaram suas redes sociais para mobilizar o público.

#Cultura 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECULT REALIZARÁ LIVE JUNINA

A Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT divulga a programação da "Live Junina 2021" que acontecerá de 27 a 30 de junho, a partir das 18 horas. A ação tem como objetivo manter viva a tradição das quadrilhas juninas, dar espaço aos artistas do município e arrecadar recursos e alimentos para quem passa por dificuldades nesse momento de pandemia.

O evento online acontecerá sem a presença de público e seguindo todas as normas sanitárias de prevenção a Covid - 19. As transmissões serão realizadas através das redes sociais da SECULT (Youtube e Facebook). Confira a programação:

Dia 27:

Frank Souza

Dudu da Pizadinha

Moleques da Pisadinha

Carpegiano dos Teclados

Cicinho e Maurício

Dia 28:

Juninho do Acordeon

Trio Flor do Sertão

Vitor do Acordeon

Chamba do Acordeon

Sivaldo do Acordeon

Dia 29:

Erismar Dantas e Genásio do Acordeon

Heraldo Fernandes

João Bosco e Grupo Aquarela

Lira Vaqueiro e Arimateia Braz

Marley Torres & Forró na Cara

Dia 30:

Forró Jeito Massa

Forró do Gordim

Valdemir Cantor

Vinishow

Negão Cantor

Mostra Virtual de Quadrilhas

Dia 28:

Quadrilha Dona Aurora

Dia 29:

Quadrilha Paixão Junina

Dia 30:

Quadrilha Chapéu de Palha

Quem estiver em casa assistindo as lives poderá contribuir com associações que desenvolvem trabalhos de suma importância para o município através de doações em conta bancária que aparecerá durante o evento online ou através de doação de alimentos.

#Cultura 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Institui o dia de fundação da Banda Senhor Menino Deus

O prefeito Marcone Tavares sancionou, nesta quinta-feira (27), a Lei Municipal n°412/2021 que institui o dia de fundação da Banda Senhor Menino Deus no calendário oficial do município. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e preservar a identidade cultural de Aurora, considerando, além de sua importância cultural, o atributo de ser uma ferramenta de cidadania e interação social para toda a comunidade, o fato de promover o aperfeiçoamento prático e teórico de regentes e instrumentistas, levando em consideração toda a história da Banda de Música Senhor Menino Deus, toda a sua trajetória, sem esquecer-se dos nomes que por ela já passaram e que passarão, sentiu-se a necessidade de marcar a data 29 de abril como um dia importante para a história da música e da educação musical do município.

#Cultura 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Construção do Centro Cultural na Estação Ferroviária

A reunião entre o prefeito Marcone Tavares e o deputado estadual Fernando Santana com o governador Camilo Santana garantiu ao nosso município a construção do Centro Cultural, na Estação Ferroviária.

O centro cultural será, portanto, um espaço que permitirá a população participar em atividades culturais, promovendo a cultura entre os habitantes de Aurora.

Além de ser um dos prédios históricos do município, a Estação Ferroviária também é considerada um dos cartões postais de Aurora.

O Centro Cultural recebe o nome do aurorense Aldemir Martins, artista plástico, ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior.

#Cultura 28/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult prepara programação para comemorar os 100 anos da Estação Ferroviária de Aurora Pessoas ligadas à história da Estação, como Alfredo Quelé, dona Maria Rocha, Ciro de Castro, dona Vicência Maciel, seu Severino André e Dr. Ruy do Ceará, serão lembrados.
#Cultura 15/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult realizará Festival Gastronômico para homenagear primeiro centenário da antiga Estação Ferroviária de Aurora Serão disponibilizadas duas opções de cardápio, onde serão premiados quatro pratos em cada categoria.
#Cultura 19/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura de Aurora iniciará recadastramento cultural de artistas na próxima semana A Secretaria de Cultura e Turismo - Secult dará inicio na próxima terça-feira (dia 23 de junho) ao Recadastramento Geral dos Artistas aurorenses
#Cultura 24/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Ceará celebra os 136 anos da abolição da escravidão no estado nesta quarta (25). A Data Magna é considerada feriado estadual desde 2011. Província do Ceará foi a primeira a proibir escravatura.
#Cultura 20/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult-Aurora promove reunião com todos os representantes de Blocos carnavalescos No sábado a partir das 18h haverá desfile de todos os blocos pelas ruas da cidade.
#Cultura 07/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult formaliza pedido para aquisição de vagão de trem para abrigar biblioteca O titular da Secult-Aurora formalizou o pedido de um antigo vagão da rede ferroviária.
#Cultura 12/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult-Aurora apresenta proposta de criação do Centro Cultural e revitalização da Biblioteca Comunitária de Soledade O Secretário de Cultura e Turismo de Aurora (Secult-Aurora), vem mantendo diálogos frequentes com pessoas da comunidade de Soledade.
#Cultura 21/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário José Cícero participa de Fórum de Cultura e Turismo do Cariri na cidade do Crato O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Aurora, o professor José Cícero da Silva esteve na cidade do Crato nesta sexta-feira (20/Dez.) participando do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri.

O encontro aconteceu no Teatro Rachel de Queiroz e recebeu o Secretario de Cultura do Estado, o professor Fábio Piúba, a chefe do escritório da Secult regional Dane de Jade, Alemberg Quidins (coordenador do setor de patrimônio histórico da pasta), secretários municipais de cultura, agentes culturais, guias de turismo, professores, artistas culturais, demais ativistas do fazer cultural da região caririense, dentre outros.

O secretário José Cícero tem sido presença marcante nos principais eventos culturais da região, seja levando seu conhecimento, ou incorporando novas ideias do campo cultural.

Assessoria de Comunicação | Renato Brito
#Cultura 05/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Músicos aurorenses representam município em Jaguaribe, no Painel Funarte de Bandas de Música Os músicos participaram do Painel Funarte de Bandas de Música.
#Cultura 03/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora é convidado a integrar a Academia Brasileira de Letras e Artes O estudioso e pesquisador, professor José Cícero da Silva, que inclusive está como secretário de Cultura e Turismo do município de Aurora desde o ano de 2009, foi convidado esta semana para fazer parte da Academia Brasileira de Letras e Artes (ABLAC).

O convite foi feito pelo Escritor, pesquisador do cangaço da cidade de Aracajú, capital do estado de Sergipe, Dr. Archimedes Marques. No convite, Dr. Archimedes deixa José Cícero a disposição para livre escolha da categoria de sócio, quer dizer, se titular ou correspondente.

Ainda no convite enviado ao pesquisador e secretário de cultura de Aurora, José Cícero, Dr. Archimedes afirma que “será uma honra tê-lo nas nossas fileiras para lutarmos pelo engrandecimento dos nossos propósitos”.

“É uma honra sem tamanho além de uma alegria incontida ter recebido o convite do escritor e pesquisador sergipano Dr. Archimedes Marques presidente da Academia. Ainda de puder integrar esta grandiosa e importante confraria onde sei que as boas idéias, às pesquisas históricas, e o beletrismo nordestino e brasileiro são atributos tratados com a mais alta atenção e extremo carinho. algo q ao meu juízo não tem preço. estou pronto para mais está trincheira de luta em favor da arte e da Cultura ...como sempre disposto atracar o bom combate”, disse José Cícero.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Cultura 24/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Mostra de Teatro de Rua do SESC/Juazeiro reúne grande público em Aurora Na noite de sexta-feira, 23 de agosto, a Mostra de Teatro de Rua do Sesc Cariri de Culturas, unidade de Juazeiro do Norte, esteve de volta a Aurora, nesta com a apresentação do espetáculo "Troca-se histórias por brincadeiras", do grupo Arretado produções artísticas de João Pessoa-PB.

A peça teatral apresentada na pracinha do Menino Deus, ao lado da Igreja matriz, centro da cidade, reunião centenas de pessoas, sendo em seu maior número formado por crianças e adolescentes acompanhados por familiares. O certame é fruto de uma parceria entre o SESC/Juazeiro e a Secretaria Municipal de Cultura de Aurora, e apoio da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo.

Antecedendo o espetáculo, o secretário municipal de Cultura e Turismo, professor José Cícero, a priori lembrou-se o grande poeta Castro Alves, que num dos seus poemas dizia “a praça é do povo como o céu é do candor”. “Então, mais do que ela eu me encontro assim bem como a equipe da Secult, felizes por esse momento alvissareiro, mais um momento também e dizer dessa nossa alegria e parceria com o Sesc Cariri de Culturas, que tem assim realmente alavancado a cultura em todo o cariri e nós estamos inseridos nesse contexto por conta dos nossos esforços, claro, e também por conta do Sesc ta puxando esse carro chefe tão importante do ponto de vista do resgate e do incentivo as culturas populares’, discursou José Cícero, acrescentando que “o teatro especificamente, as grandes nações do mundo avançaram numa ferramenta educacional muito importante que foi o teatro, e aquelas cidades que fazem teatro é um sinal de avanço e de modernidade”, completou.

Logo após, todas as atenções da platéia estiveram voltadas para a belíssima apresentação da dupla de artistas do vizinho estado da Paraíba, que durante cerca de 60 minutos arrancou risos e aplausos da galera presente no evento.

No final da apresentação do espetáculo "Troca-se histórias por brincadeiras", houve aquele momento específico para fotografias com os artistas. O ex-prefeito de Aurora, João de Zeca e o vereador Zé Ferreira assistiram ao espetáculo no meio da platéia, ao lado do anfitrião da festa cultural.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Cultura 23/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora participa da XIII Bienal Internacional do Livro em Fortaleza Por ocasião da XIII Bienal Internacional do Livro e do IX Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero, encontra-se desde a última terça-feira, 20, na capital cearense, onde participa da 13ª edição do acontecimento.

O evento reúne especialistas para debater o papel de transformação social dos referidos equipamentos e busca ainda promover a formação de profissionais e colaboradores que atuam na área.

O IX Encontro Sistema Bibliotecas Públicas tem como objetivo reunir profissionais da leitura para realizar uma grande reflexão sobre as políticas públicas desenvolvidas para o livro e para a área bibliotecária. Na abertura do Encontro foi destacada a importância de se continuar investindo em novas medidas de incentivo à leitura e preservação das bibliotecas públicas.

O IX Encontro Sistema Bibliotecas Públicas tem como objetivo reunir profissionais da leitura para realizar uma grande reflexão sobre as políticas públicas desenvolvidas para o livro e para a área bibliotecária.

Sobre a Bienal

A Bienal Internacional do Livro do Ceará chega a sua 13ª edição sendo reconhecida como um ambiente para a fruição artística, além de um importante espaço de construção de políticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, criando momentos para ouvir a opinião da sociedade e das entidades envolvidas. A estimativa é de que o espaço receba um público superior a 400 mil pessoas, durante os dez dias de feira. A feira é realizada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com apoio do Ministério da Cidadania.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Informações da Internet

#Cultura 15/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Mostra de Teatro de Rua do Sesc Cariri Juazeiro do Norte estará de volta à Aurora No próximo dia 23 de agosto (uma sexta-feira), a partir das 20:00h, na pracinha do Menino Deus, ao lado da Igreja Matriz, a Mostra de Teatro de Rua do Sesc Juazeiro 2019 estará de volta à AURORA.

O evento acontece através de mais uma parceria com a prefeitura municipal de Aurora através da Secretaria de Cultura e Turismo, o Sesc, unidade Juazeiro do Norte. Na oportunidade, será disponibilizada a apresentação do espetáculo "Troca-se histórias por brincadeiras", do grupo Arretado produções artísticas de João Pessoa-PB.

“Como secretário de cultura e turismo do meu município, Aurora, tenho certeza de que novamente a população aurorense irá lotar o entorno do local do acontecimento, visto que o nosso povo já demonstrou toda sua admiração pela cultura”, disse o secretário de cultura do município, professor José Cícero.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Cultura 15/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO AFA encerra festa com duas atrações musicais na Praça da Matriz Duas atrações musicais encerraram as festividades alusivas ao 10º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora. Tudo aconteceu na Praça da matriz, no centro da cidade, contando com a presença de um considerável número de pessoas.

Banda Big Boy e Forró do Gordin foram os responsáveis pelo fechamento da programação comemorativa ao 10º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora. Foram dois dias de dois dias de intensa alegria e descontração fraternal, que contou com Exposição de Fotos Antigas de Aurora, missa em ação de graças, palestra motivacional, apresentação e lançamento de livros, forró pé de serra, homenagens, e muito mais...

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto

#Cultura 12/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Festa da AFA começa com a 10ª Exposição Icnográfica de Aurora na pedra da estação Como parte da programação comemorativa ao 10º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) realizou, nesta sexta-feira, 12 de julho, a X Exposição de Fotografias Antigas de Aurora.

A Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, que tem sido motivo de muito orgulho elogios perante a população do município fez a abertura, tanto da 10º Exposição Icnográfica bem como da festa comemorativa ao X Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora de modo em geral.

Como já de costume, a 10º exposição de fotografias antigas de Aurora reuniu centenas de pessoas de todas as idades, que tiveram mais uma vez a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a memória histórica e iconográfica de Aurora.

A 10ª Exposição de Fotografias antigas de Aurora também serviu para celebrar os 99 anos de existência do local do acontecimento, isto é, a pedra da Estação ferroviária. A população aurorense teve novamente a oportunidade de matar um pouco da saudade da Aurora antiga através das fotografias.

O secretário de cultura, professor José Cícero acompanhou os visitantes no sentido de tirar as dúvidas dos mesmos concernente ao reconhecimento de algumas fotografias. O presidente da AFA, Nemésio Ramalho e demais diretores da entidade também prestigiaram o momento.

“Foi sem sombra de dúvidas mais um momento de grande significância para a população de Aurora, onde todos os públicos puderam reviver um pouco da Aurora antiga através de fotografias”, disse o secretário de cultura, José Cícero.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto



#Cultura 08/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Jornal Diário do Nordeste publica matéria sobre prédios históricos de Aurora O jornal Diário do Nordeste em sua edição de domingo, dia 7 de julho, publicou uma das mais importantes e relevantes notícias sobre a Preservação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico aurorense.

Em uma das manchetes, o caderno regional do Diário do Nordeste destaque que após demolições, Aurora planeja tombar prédios históricos. A rica matéria cultural do noticioso também descreve acerca da memória coletiva que trata sobre a aquisição do casarão do Cel Xavier, bem como do prédio que atualmente abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Acompanhe toda reportagem nas imagens abaixo do texto.
#Cultura 04/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Vem aí o 10º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora; dias 12 e 13 de Julho Durante os próximos dias 12 e 13 de julho, sexta e sábado, a AFA (Associação dos Filhos e Amigos de Aurora) estará promovendo a 10ª edição do Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora. A entidade tem como presidente o professor Francisco Nemésio Ramalho.

O evento acontece desde o ano de 2010 através de uma eficaz parceria entre a AFA e a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), pasta chefiada pelo professor José Cícero.

A abertura das comemorações será na sexta, 12, a partir das 08:00h da manhã, com a apresentação da Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, seguido da 10ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, AURORA ANTIGA, “momento que sempre aprecia a população aurorense a conhecer um pouco mais sobre a memória histórico e iconográfica de Aurora”, frisou o secretário de cultura, José Cícero.

A 10ª Exposição de Fotografias antigas de Aurora também celebra os 99 anos de existência do local do acontecimento, isto é, a pedra da Estação ferroviária. Ainda na sexta, a noite, teremos Herald o toca mad em frente a Casa da Cultura, além do lançamento de livros. Na programação do filder.

Ainda na sexta, 12, as 10:00h - Apresentação e Lançamento de Várias Obras Literárias do professor e escritor Franco Barbosa, na antiga estação do trem; 19:00h - Palestra Motivacional “Da Casa de taipa ao limiar do saber”, a força transformadora da educação, com os professores Afonso Cesário de Sousa e Júlia Jurandir Cesário de Sousa; 20:00h - Apresentação e lançamento de livros do escritor Cesário Carneiro e do escritor Franco Barbosa; 20:30h - Forró Pé de Serra, com Xamba e Banda.

No sábado, 13, as 10:00h, missa em ação de graças, celebrada pelo padre Hilton na Igreja matriz; 12:00h - Homenagens: Autorga da Comenda dos Filhos e Amigos de Aurora (AFA) no clube Roby Gol, Vila Paulo Gonçalves; 13:30h - Feijoada ao som de músicas da MPB, com o cantor Heraldo; 17:00h - Autorga da Medalha Leopoldina Gonçalves Quezado e Autorga da Medalha de Cidadão Aurorense pela Câmara Municipal de Aurora; 19:30h - jantar aos homenageados e convidados, no Arco Íris Magia.

E para encerrar a programação comemorativa ao 10º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora, a partir das 20:30h na Praça da Matriz teremos as seguintes atrações musicais: Forró do Gordin e a Banda Big Boy.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto


#Cultura 29/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura se prepara para o Festal Junino 2019, na Praça do Monsenhor A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Aurora continua trabalhando visando a realização do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas (Festal Junino 2019), que acontecerá no próximo mês de julho vindouro, na Praça Santos Dumont, também conhecida como Praça do Monsenhor, no Bairro Araçá.

A tradicional festa junina costuma reunir centenas de pessoas das mais distintas localidades do município, como também da região circunvizinha. As quadrilhas juninas participantes do evento enchem os olhos do público, com apresentações deslumbrantes.

Segundo o anfitrião do certame, professor José Cícero, a gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo tem dado todo apoio necessário para que o acontecimento seja repleto de êxito, da mesma forma das edições anteriores ou até mesmo superior.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Cultura 08/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO JUNINHO DO ACORDEON, O MENINO DE OURO DO FORRÓ AURORENSE... Há uns dois anos atrás pude ver de perto numa participação que fizera na festa junina de Santa Vitória o mais novo e talentoso sanfoneiro de Aurora e do Cariri, JUNINHO DO ACORDEON. Algo que me deixou simplesmente maravilhado.

E, neste último sábado, dia 4 de maio na festa de aniversário daquele distrito tive a felicidade de mais uma vez revê-lo sobre o palco fazendo o que gosta, isto é, empulhando junto ao peito juvenil mas com a coragem dos grandes, a sua sanfona. Fez bonito. Aquilo que poderia ter sido apenas uma participação especial se transformara de vez numa especial apresentação de peso. Vez que Juninho segurou o show com maestria, até que a outra atração assumisse o batente.

E o melhor: constatei que o mesmo evoluiu em todos os sentidos, sobremaneira nos aspectos artísticos em especial na técnica com que manuseia o seu instrumento sonoro. Como ainda, igualmente, na voz, no gingado e na beleza da escolha do seu repertório. Um verdadeiro desfile dos grandes clássicos que marcaram para sempre a história do forró de qualidade.

O menino do riacho do Bordão do Velho, é indubitavelmente, uma grande promessa ao chamado forró verdadeiro e de raiz. Sobretudo agora em que o autêntico forró de Luiz Gonzaga e tantos outros, estar a correr sério perigo diante da atual avalanche de distorções e descompromissos de muitos (incluindo a mídia) com a outrora boa música do Nordeste ante a invenção do descartável.

Por isso, (para os que acreditam) tenho certeza de que no campo da espiritualidade, onde quer que eles estejam: Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Lidu, Marinês, Noca do Acordeon dentre outros monstros sagrados que fizeram história no forró sertanejo hão de estar felizes e intercedendo junto aos deuses da arte da criação para este novel tocador nativo do fértil e bucólico riacho do Bordão de Velho possa progredir em defesa do verdadeiro forró nordestino. Porque sempre foi assim.

A arte como uma das ferramentas de Deus, de quando em vez sempre nos pega de surpresa com o surgimento de grandes prodígios como forma de fortalecer, reerguer e garantir a continuidade da arte do belo à cultura humana.

Juninho do Acordeon, portanto, ao meu juízo, é um destes e assim há também de ser verdadeiramente uma semente caída em solo fértil. Razão de que todos nós, de uma forma ou de outra, temos a necessária obrigação de regá-la.

Grato por tudo isso, aqui mais uma vez o desejo longevidade, sucesso e perseverança em sua carreira musical que está por enquanto, apenas começando. Parabéns!

Por José Cícero
Aurora -CE

#Cultura 06/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SOBRE O NOSSO ESCULTOR KALYSTÊNIO (Por José Cícero). Sem medo de cometer qualquer exagero e sem nenhum sinal de elogio barato, diria que, como entusiasta do belo e do fazer artístico quero dizer da minha mais completa admiração pelo talento inigualável do amigo Kalystênio. Jovem escultor de Aurora, ao meu juízo, um dos mais completos, senão o mais detalhista e sofisticados escultor do Cariri e do Nordeste como um todo. O perfil imagético das suas peças mantem muita similaridade com o do Janjão, por sinal outro filho da terra, que mora no além fronteira.

Há anos que venho acompanhando de perto e atentamente o seu trabalho. Seu processo de evolução e produção. Verdadeiro ofício de dá vida, movimento e emoção às coisas do inanimado. Sua obra, portanto, tem a um só tempo, grandeza e simplicidade, aliada pela técnica apurada perante o dom singular do mais puro encantamento, diante da leveza profunda e tocante do seu estilo. Coisa que só através da produção artística alguém poderá expressar no seu devido grau a metafísica da arte em todo o mistério que encerra em si mesma.

De modo que, as esculturas de Kalystênio é uma provocação grandiloquente da estética diante da mesmice do mundo. Por isso, sua obra de tão superlativa tanto nos traços quanto na forma, tem a força sensorial de atiçar curiosidades e deslumbramentos.

Tal qual um autêntico escriba do cotidiano, Kalystênio externa na sua obra ante a imburana e o Camaru a identidade subjetiva de toda gente às vezes esquecidas, dando forma e dando vida a tantas obras como que saídas diretamente de uma dura e sentida realidade sertaneja.
Não obstante às minúcias, diria por fim que, olhar atentamente a sua obra é quase como folhear sobre o silêncio do mundo, as impressões escritas de um Graciliano, José Lins do Rego e Rachel.

Muito mais do que apenas emoção, as peças de Kalystênio possuem em última análise, a capacidade imorredoura de nos tocar a alma e o espírito por meio da arte. Quiçá como manifestação intrínseca e psicológica da inteligência corporificada na vontade incontrolável de mudar as coisas como intervenção humana sobre a própria vida.
Direi por fim, que Kalystênio com o seu cinzel, é um poeta da madeira a construir seus versos sob a paciência da beleza ante a disciplina do olhar.

Por José Cícero - Prof. Poeta, escritor e pesquisador do cangaço
Secretário de Cultura de Aurora - CE

#Cultura 02/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura de Aurora fecha parceria com o Grupo de Capoeira ‘Resistência Negra’ A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aurora (Secult) está fechando parceria com o Grupo de Capoeira “Resistência Negra” através do professor capoeirista Thiago “Fala Mansa”.

Segundo o secretário de cultura, professor José Cícero, a intenção é desenvolver um projeto de capoeira destinado a juventude aurorense. Visto que a prática desta atividade é algo que mexe sensivelmente com o corpo e a alma de quem pratica a capoeira.

Ainda segundo o secretário, a previsão é que o referido projeto tenha inicio já na próxima semana vindoura, cujas aulas serão realizadas no pátio da Secult, no período noturno, sendo duas vezes por semana.

Vale salientar que recentemente o secretário de cultura, José Cícero esteve reunido com o professor de capoeira, Thiago, na sede da Secult, ocasião em que as partes interessadas nesta importante parceria discutiram pontos importantes para o desenvolvimento do projeto de capoeira na terra do Menino Deus.

Assessoria de Comunicação

Informe/Secult
#Cultura 15/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Penitentes de Aurora participam de Procissão do Fogaréu na cidade de Várzea Alegre Na noite desta última sexta (12) os Penitentes da irmandade da ordem Santa Cruz de AURORA participaram na cidade de Várzea Alegre de mais uma tradicional Procissão do Fogaréu, agora na sua 13ª edição.

O evento foi promovido pela pasta da cultura local onde reuniu grupos de Penitentes de algumas cidades do Cariri, dentre as quais Aurora, Barbalha, Abaiara, Cedro e Várzea Alegre.
Com o apoio da secretaria de cultura e turismo de Aurora (Secult) que também se fez presente com sua equipe de trabalho, os penitentes aurorenseses puderam participar ativamente dos rituais coletivos com diversos outros grupos da região.

Pertencentes à Ordem da Santa Cruz fundada na Itália no século XII por São Francisco; os adeptos da chamada igreja rural laica e primitiva é desde muito em Aurora, conhecidos por uma expressão quase mitológica de "Penitentes".

Assessoria de Comunicação

Informe Secult
#Cultura 12/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Penitentes de Aurora participarão da 13ª procissão do fogaréu em várzea alegre, nesta sexta, 12 Nesta sexta-feira (12) AURORA participará da tradicional "Procissão do Fogaréu" em sua 13º edição que acontece na cidade de Várzea Alegre. O evento reunirá grupos de Penitentes locais e de municípios que ainda mantém os grupos de beatos como: Aurora, Lavras da Mangabeira, Abaiara, Barbalha e Cedro.

A participação dos penitentes da ordem santa cruz de Aurora está sendo viabilizada através da Secretaria de Cultura e Turismo - Secult. Sendo esta a primeira vez que a representação aurorense participa do acontecimento.

Os grupos de penitentes se concentrarão na Capela de São Vicente, no centro daquela cidade. Quando em seguida sairão em procissão pelas ruas a partir das 19h, cujo ato final se dará na Capela de São Francisco, no bairro Betânia, culminado com os rituais e a celebração do terço penitencial.

Assessoria de Comunicação

Blog da Secult/Aurora

#Cultura 11/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura se prepara para comemorar os 99 anos da antiga estação ferroviária Novamente este ano, durante mais uma edição da Exposição de Fotografias antigas de AURORA e, por ocasião do encontro da AFA estaremos comemorando o aniversário dos 99 anos de existência da nossa antiga Estação Ferroviária. Por sinal, um dos mais importantes e emblemáticos patrimônios históricos e arquitetônico da nossa Cidade e região.

No passado a nossa estação do trem foi um fator propulsor de modernidade, progresso e desenvolvimento econômico deste município, quando Aurora ficou por algum tempo sendo o entroncamento final da linha da Rede Viação Cearense (RVC), ou seja, a malha ferroviária terminava aqui, já que a continuação da linha férrea com as estações de Ingazeiras, Missão Velha, Juazeiro, Barbalha e Crato não haviam ainda sido construídas. De modo que Aurora passou a receber os viajantes de todo o Cariri (e que aqui pernoitavam), além de parte da Paraíba e alhures.

“Estamos lutando junto aos órgãos federais responsáveis pela concessão definitiva de ambos os prédios (Sede e Ingazeiras) para serem tombados oficialmente (com vistas a sua devida preservação) e também transformados em equipamentos culturais de interesse da população”, disse o secretário José Cícero.

Informe Secult
#Cultura 27/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura promove reunião com pais e alunos da 2ª turma da escolinha Esmerindo Cabrinha A secretaria de Cultura e Turismo - Secult, promoveu na noite de terça-feira (26) reunião com todos os estudantes que compõem a 2ª turma da escolinha de música Maestro Esmerindo Cabrinha, edição 2019. Os mesmos compareceram acompanhados dos seus país.

Na oportunidade, o secretário da pasta prof. José Cícero ladeado pelos maestros e professores Damião Tavares e Marciano Alves abordou as diretrizes que nortearão a segunda etapa do projeto da escolinha durante este ano, bem como do grande sucesso que tem sido a iniciativa, visto que os alunos da 1ª etapa já estão dominando com muita desenvoltura os conhecimentos práticos e teóricos que lhes são ensinados, afirmou. De modo que ainda, segundo ele, já estão inclusive com relativo potencial para serem devidamente aproveitados na banda de música principal.

O secretário falou ainda acerca da confecção das camisetas para o alunado e a aquisição de novos instrumentos. Como também da possibilidade para breve, da criação da Banda de Música Mirim. Com esta finalidade estará se reunindo ainda esta semana com o prefeito municipal Júnior Macedo.

Logo após a fala dos maestros e professores Damião e Marciano e os depoimentos de alguns pais presentes, os estudantes fizeram uma breve apresentação, através da execução do dobrado 'Luiz Domingos' de autoria do saudoso Esmerindo Cabrinha.

Além dos estudantes e de seus país, também estiveram presentes ao evento ocorrido na sede da Secult, alguns integrantes da banda de música municipal Sr. Menino Deus, que compõem o rol dos equipamentos culturais daquela pasta.

Da Redação do Blog da Aurora

Fotos: Julio Roberto
#Cultura 11/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura de Aurora renova painéis fotográficos instalados sob a estátua do Menino Deus A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Aurora renovou recentemente os painéis fotográficos que estão instalados sob a estátua do padroeiro, Senhor Menino Deus, situada no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz, relativo ao projeto “Inventário Turístico de Aurora”.

Trata-se de grandes painéis fotográficos retratando alguns dos mais importantes ambientes turísticos do município tais como: Massalina do rio Salgado, Fazenda Ipueiras, Marco de Frei Caneca do sítio Juiz, Estação Ferroviária, Cemitério da Bailarina, Capela da Mártir Francisca, Açude Cachoeira, Rio Salgado, Minas do Coxá, Poço do Meio, Imagens Aéreas recentes de Aurora, artesãos de locais, dentre outras.

Além de algumas das manifestações da cultura popular e tradicional do município, a exemplo dos Penitentes da ordem santa cruz e expressões artísticas diversas. O que conforme o secretário José Cícero, tem como meta principal mostrar um pouco do imenso potencial turístico e cultural de Aurora junto à população e visitantes.

Um primeiro passo, segundo ele, no sentido de incentivar e difundir efetivamente o que Aurora possui de melhor no aspecto do turismo local. Um belo e importante painel, evidenciando a riqueza do turismo histórico, religioso, cultural e ecológico do município.

Simultâneo aos painéis imagéticos, também está sendo instalada uma amostra da exposição de fotografias, contendo uma série de imagens antigas e inéditas de Aurora da década de 20 até os anos 70.

Informe: Secult-Aurora

Fotos: Luiz Neto
#Cultura 25/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura renovará painéis fotográficos instalados sob a estátua do Menino Deus A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Aurora renovará estes dias os painéis fotográficos que estão instalados sob a estátua do padroeiro, Senhor Menino Deus, situada no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz, relativo ao projeto “Inventário Turístico de Aurora”.

Trata-se de grandes painéis fotográficos retratando alguns dos mais importantes ambientes turísticos do município tais como: Massalina do rio Salgado, Fazenda Ipueiras, Marco de Frei Caneca do sítio Juiz, Estação Ferroviária, Cemitério da Bailarina, Capela da Mártir Francisca, Açude Cachoeira, Rio Salgado, Minas do Coxá, Poço do Meio, Imagens Aéreas recentes de Aurora, artesãos de locais, dentre outras.

Além de algumas das manifestações da cultura popular e tradicional do município, a exemplo dos Penitentes da ordem santa cruz e expressões artísticas diversas. O que conforme o secretário José Cícero, tem como meta principal mostrar um pouco do imenso potencial turístico e cultural de Aurora junto à população e visitantes.

Um primeiro passo, segundo ele, no sentido de incentivar e difundir efetivamente o que Aurora possui de melhor no aspecto do turismo local. Um belo e importante painel, evidenciando a riqueza do turismo histórico, religioso, cultural e ecológico do município.

Simultâneo aos painéis imagéticos, também está sendo instalada uma amostra da exposição de fotografias, contendo uma série de imagens antigas e inéditas de Aurora da década de 20 até os anos 70.

Informe: Secult-Aurora

Fotos: Luiz Neto
#Cultura 12/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult/Aurora abre inscrições para aulas da Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) de Aurora está com as inscrições abertas para as aulas de músicas dentro do projeto ‘Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha, edição 2019. Segundo a pasta competente, que tem a frente o professor José Cícero as vagas são limitadas e permanecerão abertas até o final da próxima semana vindoura.

As aulas serão ministradas pelo músico/instrutor Damião Tavares da Cruz, nos turnos manhã e tarde, no anexo do antigo prédio da estação ferroviária. Poderão se inscrever, crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 18 anos de idade.

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na sede da Secult, situada na Avenida Antonio Ricardo, centro da cidade.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Cultura 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Pentaneto do Cel. Francisco Xavier de Sousa propõe homenagem ao secretário de cultura de Aurora Antonio Xavier, pentaneto do Cel. Francisco Xavier de Sousa, tido como fundador de Aurora, propõe concessão de homenagem ao secretário de Cultura e Turismo de Aurora, José Cícero. A honraria seria apresentada durante o tradicional Encontro Nacional da grande família Xavier, cuja edição de 2019 ocorrerá na cidade de Caruarú/PE.




Propõe ainda, o requerente que seja igualmente homenageada pelos mesmos motivos, a escritora e historiadora Maria do Socorro Cardoso Xavier, já que ambos, conforme ele, têm realizado ações de preservação e divulgação da memória do varão dos Xavier.




Segundo ele “seria justo e necessário o nosso benfeitor ser homenageado, pois foi ele, responsável pela restauração do antigo Casarão na cidade de Aurora-Ce, que pertenceu ao meu pentavô Cel. Francisco Xavier de Sousa, fundador da cidade. Disse ainda Antonio Xavier: “O nosso amigo Cícero é um cidadão totalmente voltado para o bem... E completou: “Nenhum Xavier fez tanto para preservar a nossa história. Jose Cícero e a nossa prima M. S. Cardoso Xavier, ela registrou a nossa história e seus preciosos livros, portanto, merecem receber as nossas homenagens no próximo encontro da família Xavier, disse.




Em 2016 quando da edição Caririense, cujo encontro aconteceu no Hotel Verde Vale em Juazeiro do Norte o secretário José Cícero foi um dos palestrantes convidados, ocasião em que discorreu sobre a trajetória de vida do Cel. Xavier - desde Aracati a Aurora. De Aurora a Missão Velha e de lá para o Crato, onde faleceu em meados do século XIX.




Assessoria de Comunicação
#Cultura 13/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas trará a AURORA o forrozeiro nordestino Jorge de Altino No próximo dia 17 de novembro vindouro, a 20ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas trará a Aurora duas atrações musicais que farão parte da programação alusiva ao aniversário de 135 anos de emancipação cívicopolítica do município, data celebrada oficialmente no dia 10 de novembro.




O artista forrozeiro pernambucano, Jorge de Altinho, compositor de um dos clássicos da música nordestina “Petrolina-Juazeiro”, que homenageia as cidades pernambucana e baiana, respectivamente, será uma das atrações a se apresentar na “Terra do Menino Deus” no dia 17 de novembro, além da “Banda Na Base da Chinela”.



Também dentro da programação da Mostra Sesc, no dia 17 de novembro, a Cia. CIRCO REBOTE apresentará às 16h, na Pracinha do Menino Deus, ao lado da Igreja Matriz, o Espetáculo “INKA CLOWN SHOW.



A Mostra:



A Mostra Sesc Cariri de Culturas, uma das mais importantes agendas do Sesc Nacional, acontece de 16 a 20 de novembro, com programação em 28 municípios da região do Cariri com 350 atrações diversificadas. Dentre em breve estaremos divulgando as atrações musicais que este ano subirão no palco de Aurora.



Como afirmou o secretário de cultura José Cícero, "o acontecimento cultural como nos anos anteriores comporá parte importante da programação comemorativa a passagem dos 135 anos de emancipação cívico-política do município.



Trata-se da apresentação do celebrado espetáculo circense- INKA CLOWN SHOW - do Circo Rebote, uma Cia de teatro de rua das mais conceituadas do Brasil já tendo se apresentado pela Europa e América Latina.



A apresentação acontecerá no sábado, dia 17 de novembro, a partir das 17h na pracinha da Estátua em frente o Casarão da Cultura, no centro da cidade, bem ao lado da matriz.



DO QUE SE TRATA O ESPETÁCULO:



Inka Clown e´ um palhaço latino-americano que vem das mais altas terras da América para mostrar o que traz na sua maleta: uma porc¸a~o de surpresas que garantem o riso e a diversa~o. Tudo acompanhado de acrobacias, equilibrismo, truques e pela inescapável presença da Lhamita, uma lhama acrobata de brinquedo, criada pelo palhac¸o desde pequena.



Assessoria de Comunicação



(Com informes do Sesc Cariri)
#Cultura 01/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Prefeito de Aurora Dr. Júnior Macedo assina parceira com o Sesc Juazeiro O prefeito municipal de AURORA Dr. Júnior Macedo acompanhado do seu secretário de cultura e turismo prof. José Cícero esteve na tarde desta quarta-feira( 31) na sede do SESC Cariri em Juazeiro do Norte para à assinatura do documento firmando parceria com vista a mais uma edição do Mostra Sesc cariri de Culturas que acontece no próximo dia 17 de novembro em Aurora.




Na oportunidade a representante da entidade Elane Lavor falou entre outras coisas, da grande programação da mostra que mais uma vez acontece em diversos outros municípios caririenses, bem como das atrações artísticas deste ano.




O renomado forrozeiro Jorge de Altinho e o destacado grupo de forró de qualidade "Na Base da Chinela" animarão a festa nesta edição em Aurora, além de uma atração surpresa que está sendo contratada pela gestão municipal.




O projeto regional Circuito Patativa do Assaré também voltará à Aurora com a apresentação de teatro de rua em frente ao Casarão da Cultura no centro da cidade. Desta feita, como o exitoso espetáculo Inka Louw Show da companhia de circo Rebote diretamente de Brasília.




Para tanto, conforme o secretário José Cícero toda a equipe da Secult já se encontra de prontidão, concentrada nos trabalhos de organização, divulgação e logística de mais um grande acontecimento sociocultural aurorense.




# Da redação do blog de Aurora.




Fotos: Adriano Sousa
#Cultura 31/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Comitiva de Aurora participa da abertura do festFilmes do Ministério da Cultura, em Juazeiro do Norte Na noite desta terça-feira (30) na abertura do festFilmes do Ministério da Cultura, por ocasião da exibição do filme Cine Holliúdy do diretor cearense Halder Gomes ocorrido no cinema do Cariri Garden Shopping em Juazeiro do Norte.




A secretaria de cultura e turismo de Aurora esteve presente à convite da organização do evento que, inclusive, disponibilizou o deslocamento para que uma comitiva de Aurora composta por estudantes e pessoas da comunidade pudessem assistir in loco a referida projeção.




Antes da exibição aconteceu a solenidade de homenagem aos cineastas Halder Gomes e Jefferson de Albuquerque Jr: ocasião que os mesmos foram agraciados com a comenda Francis Vale em reconhecimento à contribuição das suas trajetórias para o desenvolvimento e difusão do cinema cearense e brasileiro.




No entorno do chamado eixo Crajubar, além de Aurora, participaram igualmente como cidades convidadas através das suas pastas de cultura: Farias Brito, Missão Velha e Barbalha.




Estudantes, agentes culturais, representantes do teatro aurorense, dos folguedos juninos e dos grupos de penitentes compuseram a equipe que assistiu in loco a bela exibição do filme em cartaz. Parabéns!




Assessoria de Comunicação




Fotos: Adriano Sousa
#Cultura 23/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Alunos da Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha usufruem de novo espaço As aulas da Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha, de competência da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aurora (Secult), que anteriormente ocorriam na sede da Secult, já começaram a ser trabalhada em novo local, ou seja, no anexo II da estação ferroviária, mesmo prédio aonde funciona a Biblioteca Pública Municipal Antonio Jaime de Alencar Araripe (Anexo I).



As aulas são gratuitas e ministradas pelo maestro da Banda de Música Municipal Sr. Menino Deus, professor Damião Tavares, cujo número atual é de 18 alunos. A iniciativa beneficia jovens estudantes da sede e da zona rural interessados em aprender a bela arte musical. As aulas são divididas em dois períodos, isto é, manhã e tarde durante dois dias por semana, quer sejam, nas terças e quartas-feiras (das 8h às 10h e das 14 às 16h)



Segundo o titular da pasta idealizadora do projeto, professor José Cícero, a iniciativa trata- se de um importante projeto que já vem sendo desenvolvido pela pasta há vários anos e, que segundo ele, compõe parte do conjunto de iniciativas relacionadas aos trabalhos da banda de música municipal Sr. Menino Deus.



José Cícero, inclusive, sempre enalteceu o trabalho do maestro Damião Tavares e de todos os que compõem a Banda de Música Municipal Senhor Menino Deus, que tem enchido de orgulho os munícipes aurorenses.



Assessoria de Comunicação/Luiz Neto



Fotos: Luiz Neto

#Cultura 16/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Famosa Cia. de Teatro de Rua se apresentará em AURORA A cidade de AURORA vivenciará no próximo dia 17 de novembro mais uma atração oferecida pela 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, dentro do projeto "Circuito Patativa do Assaré de teatro de rua do Sesc-Juazeiro.

Como afirmou o secretário de cultura José Cícero, "o acontecimento cultural como nos anos anteriores comporá parte importante da programação comemorativa a passagem dos 135 anos de emancipação cívico-política do município.

Trata-se da apresentação do celebrado espetáculo circense- INKA CLOWN SHOW - do Circo Rebote, uma Cia de teatro de rua das mais conceituadas do Brasil já tendo se apresentado pela Europa e América Latina.

A apresentação acontecerá no sábado, dia 17 de novembro, a partir das 17h na pracinha da Estátua em frente o Casarão da Cultura, no centro da cidade, bem ao lado da matriz.

A Mostra:

A Mostra Sesc Cariri de Culturas, uma das mais importantes agendas do Sesc Nacional, acontece de 16 a 20 de novembro, com programação em 28 municípios da região do Cariri com 350 atrações diversificadas. Dentre em breve estaremos divulgando as atrações musicais que este ano subirão no palco de Aurora.

DO QUE SE TRATA O ESPETÁCULO:

Inka Clown e´ um palhaço latino-americano que vem das mais altas terras da América para mostrar o que traz na sua maleta: uma porc¸a~o de surpresas que garantem o riso e a diversa~o. Tudo acompanhado de acrobacias, equilibrismo, truques e pela inescapável presença da Lhamita, uma lhama acrobata de brinquedo, criada pelo palhac¸o desde pequena.

Assessoria de Comunicação

(Com informes do Sesc Cariri)
#Cultura 09/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Mostra Sesc de Teatro de Rua apresentou Os Clássicos da Palhaçaria em Aurora Uma grande platéia em sua grande maioria constituída de crianças acompanhadas de seus pais teve a oportunidade de prestigiar na noite de quarta-feira, 8, na Praça do Monsenhor, no Bairro Araçá, o famoso espetáculo de Teatro de Rua “Os Clássicos da Palhaçaria - um projeto do Circo K’Os.

A iniciativa faz parte do programa Sesc de Teatro de Rua de Juazeiro do Norte oferecido aos municípios que mantém parcerias com o órgão do cariri, inclusive Aurora que tem mantido essa importante parceria através da prefeitura juntamente com a secretaria de cultura e turismo (Secult).

Antes da apresentação da peça, o Secretário de Cultura e Turismo, professor José Cícero enalteceu a importância da parceira entre o governo municipal de Aurora e o Sesc, visto que a iniciativa tem contribuído para o fortalecimento da cultura aurorense.



A partir daí o que se viu foi uma platéia feliz e sorridente com o espetáculo proporcionado pelos atores e personagens-palhaços Pinguelão, Pipiu e Tramela (do Circo K’Os de Fortaleza). Foi sem sombra de dúvidas um momento inesquecível, principalmente pra gurizada que pode acompanhar um show de palhaçaria clássica promovido pelo Projeto Sesc de Teatro de Rua. O Sesc Juazeiro do Norte esteve representado pela técnica François Alcântara e demais representantes..

A mostra tem o objetivo de preservar e incentivar as manifestações artísticas de rua se apropriando do espaço público como lugar de expressão e divulgação das artes cênicas.

Assessoria de Comunicação
Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Cultura 03/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Teatro de Rua: Os Clássicos da Palhaçaria serão apresentados nesta quarta, 8, em Aurora A Praça do Monsenhor, no Bairro Araçá, será nesta quarta-feira, 8, a partir das 19:00h, o palco da Mostra de Teatro de Rua a ser realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Aurora (Secult), que na ocasião apresentará o famoso espetáculo - Os Clássicos da Palhaçaria - um projeto do Circo Teatro K’Os. A iniciativa faz parte do programa Sesc Cariri de Culturas de Juazeiro do Norte oferecido aos municípios que mantém parcerias com o órgão do cariri.

A mostra tem o objetivo de preservar e incentivar as manifestações artísticas de rua se apropriando do espaço público como lugar de expressão e divulgação das artes cênicas. Circo do K’Os - Os Clássicos da Palhaçaria é o espetáculo do grupo K’Os Coletivo que mais evidencia a palhaçaria clássica, resultante do estudo em Circo-Teatro que é desenvolvido pelo grupo.

O secretário de cultura e turismo de Aurora, professor José Cícero, com o apoio da administração municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo tem trabalhado veementemente no sentido de difundir cada vez mais a cultura aurorense.

Portanto, a expectativa é de que a Praça do Monsenhor, no Araçá, receba um grande público, visto que a população aurorense tem demonstrado um grande amor e valorização pela cultura da terra do Menino Deus.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
Foto: da internet
#Cultura 03/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE E ESPORTE No Crato, Comitiva de Aurora discute inserção do município no Festival Internacional das Máscaras Visando a inserção do município de Aurora dentro das Festividades do Festival Internacional das Máscaras, o Secretário Municipal de Juventude e Esportes, Pedro Henrique de Macedo esteve na última quarta-feira, 1, participando de encontro no endereço Vila da Música, na cidade do Crato.

Na oportunidade, Pedro esteve acompanhado da Chefe de Gabinete da Prefeitura, Hellen Sobreira Matos Macedo, além do Cineasta aurorense, Lamarck Dias e do Cinéfilo, Emanuel Messias. O evento ocorrerá no mês de Dezembro.

A comitiva aurorense discutiu também a adesão de Aurora no FestVILA, que acontecerá a partir de 2019, e que traz como Autores desses projetos - o Ator João Miguel e ativista cultural e a Secretária Regional de Cultura do Estado do Ceará, Dane de Jade que estiveram na reunião tratando dos temas.

Assessoria de Comunicação
#Cultura 26/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura se reúne com representantes das quadrilhas juninas do Festal 2018 Na manhã de quarta-feira, 25, o secretário de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero esteve reunido na sede da Secult, na Avenida Antonio Ricardo, centro da cidade, com representantes das quadrilhas Juninas que participarão este ano do Festal Junino 2018.

O evento acontece neste sábado (28) a partir da 19h na Praça do Monsenhor no Araçá, onde após as apresentações haverá um supre show de forró com: as bandas Forró do Gordim, Forró Top da Antigas, Nego Rico e Forró do Movimento.

A abertura ficará por conta da quadrilha Paraibana, Maria Chiquinha da cidade de Cachoeira dos Índios-PB, seguido das quadrilhas de Aurora: Pisa na Fulô, Mocidade Junina, Dona Aurora e Paixão junina.

Toda a comunidade está sendo convidada

Assessoria de Comunicação/Informe
Secult
#Cultura 08/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Estudantes da escola Leão Sampaio de Santa Vitória fazem visita a sede da Secult, Biblioteca Municipal e Casa da Cultura Acompanhados da professora Lêda André estudantes do 9º ano da escola Leão Sampaio da rede municipal de ensino do distrito de Santa Vitória de Aurora visitaram na tarde desta quarta-feira (6/Jun) a exposição de arte e cultura da sede da Secretaria de Cultura e Turismo Secult).

As explanações acerca do acervo histórico e artístico ficaram por conta do próprio secretário da pasta, o professor José Cícero que também fez questão de acompanhar os estudantes durante a visita que se estendeu ainda ao Casarão da Cultura (no centro da cidade) e ao prédio da Biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe (na estação ferroviária).

A visita técnica segundo a professora Lêda teve o papel de aula de campo sobre à história de Aurora e os seus valores artísticos, culturais e historiográficos. Na oportunidade, o secretário falou ainda sobre a importância daquela atividade pedagógica diferenciada para o aprimoramento do nível de aprendizagem e da preservação da memória histórica de Aurora junto ao segmento estudantil.

Um momento de muita alegria e descontração, cujos resultados são bastante positivos em vários aspectos educacionais, disse ele. Muitos estudantes aproveitaram a visita à biblioteca para adquirir por empréstimo diversas obras literárias, o que também contribuirá como de incentivo ao hábito da leitura para uma boa produção escrita.

A interação entre o alunado foi algo que também foi destacado pelo chefe da pasta de cultura local. No fim da visitação todos se mostraram contentes pelo acontecimento o que corou de muito êxito aquele iniciativa, conforme a avaliação também da professora.
O colégio do distrito de Santa Vitória ora dirigido pelo professor Luciano Landim está de parabéns pela realização de tão salutar atividade. Sucesso!

Fotos: Júlio Roberto/Charles Tomaz

Secult/Aurora
#Cultura 04/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Exposição iconográfica itinerante da Secult-Aurora é instalada em Ingazeiras Em comemoração aos 120 anos do distrito de Ingazeiras, distante cerca de 25 Km da sede do município de Aurora e sob a solicitação do prefeito Júnior Macedo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) instalou no último sábado (2/Jun) nas dependências da Escola Padre Cícero de Ingazeiras a Exposição de Fotografias Antigas de Aurora.

Oficialmente, o ato festivo acontece no mês de abril , posto que o ato oficial ocorreu exatamente no dia 27 de abril de 1898. O certame despertou a curiosidade de dezenas de pessoas, que aproveitaram o momento para conhecer um pouco mais da história em preto e branco de Aurora.

E, para tirar as dúvidas do público visitante da exposição iconográfica, o secretário de cultura e turismo, professor José Cícero disponibilizou três funcionários da pasta competente para acompanhar a comunidade.
#Cultura 04/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Representantes da AFA e da Secult se reúnem para tratar do 9º encontro edição 2018 Reunião na manhã de sexta-feira (1) na sede da Secretaria de Cultura com o secretario José Cícero e diretores da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) à frente o seu presidente o professor Nemésio Ramalho.

Na pauta, mais uma parceira do município com a entidade visando o 9º encontro da AFA dias 20 e 21 de julho com uma vasta programação; com destaque para a retreta de abertura com a Banda de Música municipal, Exposição Fotográficas na Estação (alusiva aos 98 anos do prédio), Forró pé de serra na pracinha em frente a casa de cultura, Missa em ação de graças na matriz.

Ainda, concessão de honrarias (AFA) e sessão especial com títulos de cidadanias e medalha Leopoldina Quezado (Câmara), passeio ecológico (Secult), Visita técnica ao Casarão da Cultura e realização do tradicional Baila da Saudade na ABA.

Para tanto, o presidente Nemésio já conversou anteriormente com o prefeito Júnior Macedo no sentido da manutenção da parceria que já perdura por quase uma década. O presidente também manteve contato neste sábado com o presidente da câmara, o vereador Aderlânio Macedo com vistas a participação do legislativo aurorense.

Venha participar com a gente!
#Cultura 30/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura se reúne com componentes da Banda de Música Municipal Na manhã de quarta-feira (30/Maio), o secretário de cultura e turismo de Aurora, professor José Cícero recebeu alguns dos componentes da banda de música municipal Senhor Menino Deus.

O momento aconteceu na sede da pasta supracitada, que contou inclusive com a presença do maestro e professor da Escolinha, Damião Tavares e demais colaboradores da iniciativa. O encontro serviu para discutir assuntos de interesse das partes.

José Cícero tem sempre se colocado a disposição dos integrantes da nossa gloriosa Banda de Música Municipal no sentido de buscar melhorias para os músicos, que depois de municipalizada passou a ser mais valorizada e reconhecida pela gama da sociedade que reconhece os artistas da terra do Menino Deus.

Assessoria de Comunicação
#Cultura 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Alunos da Escola Turma da Mônica visitam Casa da Cultura Nesta manhã de sexta-feira, 27, estudantes da Escola da rede particular de ensino - Turma da Mônica - estiveram no Casarão da Cultura, ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade, visando conhecer todo acervo de arte e imagens da exposição iconográfica sobre Aurora antiga.

Os discente estiveram acompanhados das professoras Berenice e Luana, que sob as explicações do coordenador da Secretaria de Cultura e Turismo, João Silva, adquiriram ricas informações acerca do assunto.

Foi na verdade uma visita por demais produtiva para os alunos da escola Turma da Mõnica, que sem sombra de dúvidas obtiveram informações preciosas no tocante a história em preto e branco de Aurora.

Informe Secult
#Cultura 20/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Idealizadores de filme de Curta Metragem buscam informações junto ao Sec. de Cultura Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado estiveram esta semana na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), oportunidade em que conversaram com o titular da pasta competente, professor José Cícero.

Na pauta da conversa, o projeto de produção de um Curta Metragem abordando o tema do "Autismo", o qual o grupo de alunos participam da Escola Leopoldina Participam.

As filmagens estão sendo feitas em diversos ambientes aurorenses, dentro os quais 'o casarão do agente' que depois de ser devidamente revitalizado abriga hoje a sede da Secult. Ainda, segundo a coordenação do projeto, as gravações também deverão ser feitas no casarão da cultura no centro da cidade.

Pa
rabéns a todos os estudantes que participam deste importante iniciativa.

Blog da Secult
#Cultura 20/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora recebe historiadora aurorense na sede da Secult Recebemos na manhã desta quinta-feira (19) na sede da Secretaria de Cultura e Turismo a professora e historiadora, Ana Érica Leite de Luna, filha da terra hoje radicada na capital cearense.

A mesma está realizando pesquisas sobre a história de Aurora para o trabalho de conclusão de mestrado que realiza na UECE sob o título: "Nos fios da memória" que aborda entre outras coisas, a história da Cooperativa Agrícola de Aurora que nos anos 70, movida pela febre do algodão alavancou a economia aurorense, se destacando como uma das mais importantes do interior cearense e do Cariri. O trabalho, segundo ela, está previsto para ser concluído em meados do ano que vem.

A professora Ana Érica é formada em história pela UFCG, tendo estudado ainda nos educandários da terrinha: Monsenhor Vicente Bezerra e Tabelião José Pinto Quezado.

Além da busca por informações históricas no acervo da Secult, também tivemos o prazer de fornecer um exemplar do nosso livro: "Enxada, Foice e Suor" no sentido de podemos contribuir com tão importante trabalho de pesquisa desta ilustre filha de Aurora. Parabéns!

Blog de Aurora
#Cultura 19/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Alunos da Escola Romão Sabiá entrevistam Secretário de Cultura na sede da Secult O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero, recebeu esta semana na sede da pasta supracitada a visita de estudantes da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Romão Sabiá.

Na oportunidade, os docentes do educandário municipal de ensino entrevistaram José Cícero acerca onde entrevistaram o secretário José Cícero, acerca das esculturas - como obras de artes, produzidas pelos artistas da terra.

As esculturas são Peças artísticas que, inclusive fazem parte do acervo exposto permanentemente na Secult.

Segundo os entrevistadores, as informações obtidas farão parte de um trabalho sobre o tema; dentro da disciplina de Arte e Educação daquele educandário. Parabéns!

Blog da Secult
#Cultura 28/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult promove apresentação dos alunos da Escolinha de Música Esmerindo Cabrinha Dando prosseguimento ao projeto Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha, de competência da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aurora (Secult), aconteceu nesta terça-feira, 27/Fev, a aula inaugural da Escola de Música Maestro Esmerindo Cabrinha, edição 2018. O projeto conta com 31 alunos inscritos.

O encontro teve lugar na sede da Secult, situada a Avenida Antonio Ricardo, centro da cidade, esquina com a Rua Cel. Botelho Leite. Na oportunidade, o maestro da Banda de Música Municipal Sr. Menino Deus, professor Damião Tavares discorreu tópicos fundamentais para uma boa aprendizagem.

Segundo o titular da pasta idealizadora do projeto, professor José Cícero, a iniciativa trata- se de um importante projeto que já vem sendo desenvolvido pela pasta há vários anos e, que segundo ele, compõe parte do conjunto de iniciativas relacionadas aos trabalhos da banda de música municipal Sr. Menino Deus.

A iniciativa beneficia jovens estudantes da sede e da zona rural interessados em aprender a bela arte musical. As aulas são gratuitas e divididas em dois períodos, isto é, manhã e tarde durante dois dias por semana, quer sejam, nas terças e quartas-feiras (das 8 às 10 e das 14 às 16h) por enquanto na sede da secretaria, já que o secretário comunicou que estão sendo viabilizadas as condições necessárias para que as mesmas possam ocorrer em breve no Casarão da Cultura no centro da cidade. Em cujo local estará sendo sediada igualmente a banda de música municipal.

Assessoria de Comunicação

Foto: Secult
#Cultura 26/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Casarão da Cultura de Aurora sedia Desafio de Poetas Cantadores Sob a organização do poeta filho de Aurora, Cícero Cosme, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), aconteceu na noite de sábado, 24/Fev, no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura (ao lado da Igreja Matriz), no centro da cidade, o Grande Desafio de Poetas Cantadores.

O evento contou ainda com a participação dos poetas Charles Gomes (de Jaguaretama), Joás Rodrigues (de Iguatu), além da participação do violeiro Israel Custódio (de Lavras da Mangabeira).

O Presidente da Câmara de Vereadores, Aderlânio Macedo, falou de sua satisfação de poder participar de momentos como este, principalmente quando reúne poetas do mais alto nível, inclusive destacou a sua admiração pela cantoria.

O Secretário de Cultura e Turismo, professor José Cícero, discorreu a respeito da divulgação do município no além fronteiras, levado pelo repentista aurorense, Cícero Cosme. Os repentistas atenderam diversos pedidos da platéia presente no certame.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz neto
#Cultura 20/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora recebe historiadora aurorense na sede da Secult Recebemos na manhã desta quinta-feira (19) na sede da Secretaria de Cultura e Turismo a professora e historiadora, Ana Érica Leite de Luna, filha da terra hoje radicada na capital cearense.

A mesma está realizando pesquisas sobre a história de Aurora para o trabalho de conclusão de mestrado que realiza na UECE sob o título: "Nos fios da memória" que aborda entre outras coisas, a história da Cooperativa Agrícola de Aurora que nos anos 70, movida pela febre do algodão alavancou a economia aurorense, se destacando como uma das mais importantes do interior cearense e do Cariri. O trabalho, segundo ela, está previsto para ser concluído em meados do ano que vem.

A professora Ana Érica é formada em história pela UFCG, tendo estudado ainda nos educandários da terrinha: Monsenhor Vicente Bezerra e Tabelião José Pinto Quezado.

Além da busca por informações históricas no acervo da Secult, também tivemos o prazer de fornecer um exemplar do nosso livro: "Enxada, Foice e Suor" no sentido de podemos contribuir com tão importante trabalho de pesquisa desta ilustre filha de Aurora. Parabéns!

Blog de Aurora
#Cultura 20/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura reúne novos estudantes da escolinha de música Esmerindo Cabrinha Aconteceu na manhã desta segunda-feira (19) na sede da Secretaria de Cultura e Turismo uma reunião com os novos alunos da escolinha de música maestro Esmerindo Cabrinha. Trata- se um importante projeto que já vem sendo desenvolvido pela pasta há vários anos e, que segundo o secretário José Cícero compõe parte do conjunto de iniciativas relacionadas aos trabalhos da banda de música municipal Sr. Menino Deus.

Além do secretário, também se fizeram presentes à reunião o maestro responsável pela escolinha, o professor Damião Tavares, o coordenador musical da Secult Alcione Pereira e algumas mães de alunos.

A iniciativa beneficiará jovens estudantes da sede e da zona rural que tenham interesse em aprender a bela arte musical. As aulas serão gratuitas e divididas em dois períodos, isto é, manhã e tarde durante dois dias por semana, quer sejam, nas terças e quartas-feiras (das 8 às 10 e das 14 às 16h) por enquanto na sede da secretaria, já que o secretário comunicou que estão sendo viabilizadas as condições necessárias para que as mesmas possam ocorrer em breve no Casarão da Cultura no centro da cidade. Em cujo local estará sendo sediada igualmente a banda de música municipal.

Na sua fala, José Cícero também enalteceu o trabalho do maestro e de todos os que compõem a banda de música ressaltando que nos próximos dias estará conversando com o prefeito Júnior Macedo acerca do tema, ocasião onde apresentará o projeto que visa implantar na referida escolinha aulas de violão.

Da Redação do blog da Secult/Aurora

Fotos: Edson Moreira
#Cultura 30/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secult/Aurora abre inscrições para aulas do projeto 'Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha' A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aurora (Secult) COMUNICA aos interessados que a partir desta segunda-feira, dia 29 de janeiro, iniciaram-se as inscrições para o reinício das aulas de músicas dentro do projeto 'Escolinha de Música Maestro Esmerindo Cabrinha'.

As inscrições prosseguem até o próximo dia 15 de fevereiro e poderão ser feitas na sede da Secult de segunda à sexta-feira das 8 às 13 h. As aulas serão ministradas pelo Maestro da Banda de Música Municipal Sr. Menino Deus - Professor Damião Tavares e sob a coordenação do músico Alcione Pereira.

O começo das aulas está previsto para acontecer no dia 19 de fevereiro. Sendo que antes haverá uma reunião no Casarão da Cultura com o secretário da pasta, os novos alunos e integrantes da banda. As aulas serão divididas em dois períodos: manhã e tarde.

Atenção: Vagas limitadas.

Participe.

Informe Secult-Aurora:
#Cultura 26/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Casa da Cultura de Aurora recebe grande público na 14ª mostra 21 de cinema do Sesc CarirI Comprovadamente, a parceria entre o Sesc Cariri de Culturas de Juazeiro do Norte, prefeitura municipal de Aurora e a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) tem proporcionado grandes momentos socioculturais a população da terra do Menino Deus.

O conteúdo em destaque diz respeito a 14ª Mostra 21 de Cinema ocorrida na noite de quinta-feira (25/Jan), no auditório Dona Santô, no Casarão da Cultura - Casa de Cultura Moacir Soares Pinto (Casa de Cultura - Aldemir Martins), no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz.

Na oportunidade foi exibida à produção aurorense, intitulada de 'Os Olhos de Alice', um longa-metragem rodado inteiramente em território aurorense do jovem filho da terra, Lamarck Dias.

Vale salientar que a Mostra 21, edição 2018, é realizada pelas Unidades Sesc de Crato e Juazeiro do Norte em parceria com a Universidade Federal do Cariri, o Centro Cultural Banco do Nordeste e a Fundação Casa Grande.

O evento atraiu um grande público que lotou a Casa da Cultura, cuja platéia de olhar fixado assistiu atentamente o longa. No final do acontecimento, todos aplaudiram veementemente o trabalho idealizado pelo cineasta aurorense, Lamarck Dias.

Durante a abertura da exibição o Secretário de Cultura e Turismo, José Cícero ao lado da representante do Sesc - François Alcântara e Lamarck Dias, falou da sua imensa satisfação em puder dividir com todas as pessoas presentes ao auditório, a alegria daquele momento auspicioso, bem como da grata expectativa em conferir como a comunidade uma produção de cinema genuinamente aurorense...

Foi, por assim dizer 80 minutos de pura emoção... No final, a produtora da obra que, ladeada por Lamarck falaram acerca da película, ocasião em que também responderam as indagações das pessoas num formato de interação com os que desejaram tirara dúvidas sobre a história do filme.

A Mostra Sesc 21 de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país. As cidades de Nova Olinda, Aurora, Barro, Milagres, Mauriti e Brejo Santo receberão a Mostra 21 pela primeira vez.

O objetivo da iniciativa é promover a difusão da produção cinematográfica brasileira, sobretudo de caráter independente que não consegue chegar ao circuito comercial de exibição nacional. Com esta finalidade a Mostra Sesc 21 de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Cultura 23/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO 14ª Mostra 21 de Cinema com a exibição pública de 'Os Olhos de Alice' no Casarão da Cultura dia 25 Em mais uma importante parceria com O Sesc Cariri de culturas de Juazeiro do Norte, a prefeitura de Aurora à frente o prefeito Júnior Macedo, por intermédio da sua Secretaria de cultura e turismo (Secult) está sendo agraciada com a 14ª Mostra 21 de Cinema - edição 2018.

O projeto, segundo o secretário José Cícero, além do eixo Crajubar e região metropolitana beneficiará diversos outros municípios que mantêm parcerias com o Sesc no Cariri cearense.

Neste propósito, ao longo desta semana o secretário da pasta aurorense, professor José Cícero esteve conversando com a coordenadoria e os técnicos de cultura do Sesc-Juazeiro: Sérgio Magalhães e Françoi Alcântara no sentido de promover mais um grande evento com a boa participação da comunidade local, mesmo sabendo que a faixa etária exigida é de 16 anos.

O secretário, mo entanto, já está reivindicando para outra oportunidade a exibição de uma nova película livre; quer seja, infantil ou infantojuvenil a fim de beneficiar também o público infantil.

- Todos as nossas parcerias culturais com o Sesc que já acontecem há anos têm sido bastante exitosas, de modo que acredito que esta exibição vai manter a escrita, notadamente por se tratar de uma obra cinematográfica produzida neste município” disse.

O objetivo da iniciativa é promover a difusão da produção cinematográfica brasileira, sobretudo de caráter independente que não consegue chegar ao circuito comercial de exibição nacional. Com esta finalidade a Mostra Sesc 21 de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país.

As cidades de Nova Olinda, Aurora, Barro, Milagres, Mauriti e Brejo Santo receberão a Mostra 21 pela primeira vez, com os seguintes filmes: “Assim que abro meus olhos” (2015);

“Body” (2015), “Fanny & Alexander” (1982),
“O Palhaço” (2011),
“Gonzaga de Pai para Filho” (2012),
“Budapeste” (2009),

“O Bem Amado” (2010), bem como algumas produções regionais, a exemplo de: “Os Olhos de Alice” (2017) um longa rodado inteiramente em solo aurorense do jovem Lamarck Dias. Como ainda: “Candeias” (2017), “Sales e Salas” (2016) e “Também Sou Teu Povo” (2013) ambos de cunho independente.

A Mostra 21, edição 2018, é realizada pelas Unidades Sesc de Crato e Juazeiro do Norte em parceria com a Universidade Federal do Cariri, o Centro Cultural Banco do Nordeste e a Fundação Casa Grande.

# SERVIÇO:

A exibição gratuita de: ‘Os Olhos de Alice’ Drama. 80min. Indicação 16 anos - acontecerá às 19h da próxima quinta-feira, dia 25/01 no auditório Dona Santô no ‘Casarão da Cultura’ - Casa de Cultura Moacir S. Pinto (Casa de Cultura Aldemir Martins) no centro da cidade ao lado da igreja Matriz.

Dia 25 - QUINTA

Horário: 19h

Redação Secult-Aurora

Com informes do Sesc e Cariri revista.
#Cultura 22/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Aurora poderá participar este ano com dois grupos de penitentes na tradicional procissão do fogaréu de Várzea Alegre Em conversação recente com os representantes da secretaria de cultura da cidade de Várzea Alegre, a Secretaria de Cultura e Turismo de Aurora, José Cícero está viabilizando a participação dos dois grupos de penitentes locais no tradicional evento varzealegrense, denominado de “Procissão do Fogaréu”. Ocasião anual em que se reúnem os poucos grupos do gênero que ainda restam no Cariri cearense.

Os penitentes aurorenses são um dos mais antigos remanescentes desta tradição religiosa secular dos sertões nordestinos, que teve no padre Ibiapina um grande precursor.

Ainda esta semana o secretário irá conversar com os dois decuriões que são os responsáveis pela condução e celebração dosTerços dos grupos, sendo um do riacho das Antas - Espinheiro e outro do sítio Cobra-Salgadinho.

A procissão do fogaréu constitui um dos acontecimentos mais importante desta região, no que se refere ao movimento religioso dos Penitentes.

Da Redação do Blog de Aurora
#Cultura 19/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE E ESPORTE Filme Aurorense - “Os Olhos de Alice” será exibido em Juazeiro do Norte, Aurora e Brejo Santo O longa-metragem “Os Olhos de Alice”, produção do cineasta aurorense, Lamarck Dias, fará parte da programação da 14ª edição da Mostra 21 de Cinema 2018.

A produção cinematográfica gravada em Aurora será exibida nos dias 24, 25 e 26 de janeiro nas cidades de Juazeiro do Norte, Aurora e Brejo Santo.

O evento é uma realização das unidades Sesc de Crato e Juazeiro do Norte, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Centro Cultural Banco do Nordeste e a Fundação Casa Grande. A entrada é gratuita.

Os Olhos de Alice será exibido em Juazeiro do Norte no dia 24, no Teatro Patativa do Ceará (Sesc - Juazeiro), no dia 25 no Casarão da Cultura, em Aurora e no dia 26, em Brejo Santo, no Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa. As três exibições acontecerão às 19h.
#Cultura 08/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Criação do Centro Cultural do Sítio Soledade voltou a ser discutido neste domingo, 7 Na tarde de domingo, 7 de janeiro, o Secretário de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero, esteve mais uma vez na comunidade de Soledade, zona rural do município.

Na oportunidade, José Cícero participou de reunião com parte do pessoal que encabeça o projeto de criação do Centro Cultural na comunidade. Segundo o secretário, as discussões acerca do assunto geraram várias ideias que logo hão de se transformar em ações concretas.

O Centro Cultural do Sítio Soledade funcionará no espaço da antiga escola daquela comunidade, cujo prédio será recuperado pela gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo, com esta finalidade.

O equipamento do respaldo cultural também abrigará um centro de memória local, além da Biblioteca Municipal (a ser revitalizada), assim como espaço para oficinas de artes e ofícios, palestras educativas, entre outras atividades socioculturais e artísticas voltadas para os moradores de Soledade e circunvizinhança.

A Prefeitura de Aurora através de sua Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) em parceria com a comunidade local estão empenhados na execução do projeto, que em breve se tornará realidade, tão logo passe o momento de crise que atinge os municípios, disse o secretário.

A conversação salutar e agradável contou também com a participação do acadêmico Jailson, a professora Helânia Feitosa, Vieira e esposa, a ex-professora dona Teté, o líder comunitário Salvino, dentre outras pessoas do lugar.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Paulo Magá
#Cultura 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Circuito Patativa do Assaré reúne centenas de pessoas na Pracinha do Menino Deus A Pracinha do Menino Deus ao lado da Igreja Matriz no centro da cidade foi palco e comprovação de mais uma parceria de sucesso entre o Sesc Cariri de Culturas, a Prefeitura de Aurora e a Secretaria de Cultura e Turismo.




Na oportunidade, aconteceu o Circuito Patativa do Assaré de Teatro de Rua com o premiado espetáculo ‘O FELIZARDO’ apresentado pela Cia. De Teatro de Minas Gerais. O espetáculo atraiu centenas de pessoas que atentamente assistiram a apresentação da peça teatral.



O Secretário de Cultura e Turismo, professor José Cícero, voltou a reafirmar que essa é uma parceria de sucesso, que deve durar muito tempo. O espetáculo encantou o público presente no acontecimento, que aplaudiu veementemente os artistas.



Assessoria de Comunicação




Fotos: Luiz Neto
#Cultura 08/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO AURORA: Um pouco mais da sua bela história agora Criado pela Lei 2.047 de 10 de novembro de 1883 o município de Aurora é por isso mesmo detentor de um dos mais ricos e significativos passados históricos da região Sul caririense, de onde se destacam os trágicos acontecimentos ocorridos entre dezembro de 1908 e meados de 1909, quando a então Vila de Aurora foi invadida e saqueada por bandoleiros, a mando de potentados do Cariri. Aurora é ainda a terra natal de figuras notáveis e emblemáticas, a exemplo da célebre Marica Macedo, o poeta Serra Azul, o pintor Aldemir Martins, o cantor Alcymar Monteiro, o literato Hermenegildo de Sá Cavalcante, o escultor Nego Simplício, o padre Fco. França e a própria Dona Aurora antiga proprietária de uma taberna às margens do rio de cujo topônimo se tornou possível trocar-se o nome primitivo.




O município possui cerca de pouco mais de 30 km do seu território cortado e banhado pelas “águas doces e férteis” do Rio Salgado, que inclusive, divide a cidade/sede quase ao meio no sentido Sul-Norte; indo desaguar no Jaguaribe já nos limites do município de Icó pra banas do açude castanhão.




Cumpre destacar igualmente que Aurora se notabilizou a partir da década de 20, devido construção e inauguração da sua estação ferroviária; fato ocorrido em 7 de setembro de 1920, sendo, por conseguinte, a 1ª e mais importante estação da região, uma vez que as de Juazeiro, Missão Velha, Crato e Ingazeiras só vieram a ser edificadas anos depois. Por conta disso, Aurora ficou durante muito tempo sendo o entroncamento final do ramal da rede ferroviária cearense (RVC).




Deste modo acolhia todos os viajantes de parte da Paraíba, bem como do baixo Cariri que vinham pernoitar na cidade à espera do trem no sentido de chegar à capital. Durante muito tempo Aurora pôde extrair da terra o seu ouro branco - o algodão, uma antiga atividade agrícola propulsora da economia aurorense que junto à existência do trem marcou significativamente a vida e o comércio do município num passado recente. Foi assim. Era assim.




Hoje Aurora se ressente; tanto da economia algodoeira quase inexpressiva, dentre outros fatores pela praga do bicudo que a dizimou em toda região; quanto do restabelecimento do trem, cuja ausência tem causado além de saudades, um verdadeiro “peso morto” na lida cotidiana do povo e no progresso do município assim como as comunidades rurais da sua redondeza...




(José Cícero - Texto/matéria publicada originalmente na Revista Aurora/2008. Informativo da Asp-20 e Site Aurora-2007)

#Cultura 18/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Comitiva de Aurora estará no Sítio Soledade para tratar da criação de um Centro Cultural e de Memória Nesta sexta-feira (20/Out) a partir das 18h haverá um encontro no sítio Soledade, zona rural do município de Aurora, ocasião em que aquela comunidade receberá o Secretario de Cultura e Turismo, o professor José Cícero, o prefeito em exercício Dr. Ediglê Filho, alguns vereadores, como por exemplo, Iracilda Saraiva, Aderlânio Macedo e Cícero de Neguinho, dentre outros ainda a confirmarem presença, para tratar sobre a criação de um Centro Cultural e de Memória.




O prédio do antigo do colégio local atualmente desativado ao lado da quadra de esportes será reutilizado como espaço para abrigar o referido instrumento cultural, que, segundo o secretário, também abrigará a biblioteca da comunidade (que estava desativada), além de permitir um espaço de lazer, reunião e entretenimento para os moradores em especial a juventude.




O encontro agora na sua segunda edição estar sendo organizado pela professora Herlânia Feitosa, Vieira e outros representantes da localidade. No começo da noite a secretaria de cultura oferecerá o Trio 'Chico Brito - Voz e violão' para uma breve apresentação musical que marcará a abertura do evento. Todos de Soledade e adjacências estão sendo convidados a participarem do acontecimento.




Da Redação da Secult/Aurora





Foto: Sec. Jc e os músicos Alisson e Fco Brito que se apresentarão durante a abertura do encontro.

#Cultura 26/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Representante do IPHAN no ceará é recebido na sede da Secult-Aurora Após uma série de reivindicações protocolares feitas desde a gestão passada e ultimamente quando o secretário José Cícero esteve na capital o representante da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional - IPHAN no Ceará, o arquiteto Valério Thomaz esteve na manhã de hoje (26) em Aurora, ocasião em que foi recebido na sede da secretaria de cultura e turismo local pelo secretário José Cícero.

O representante do IPHAN esteve visitando in loco o prédio da Estação Ferroviária fazendo registros imagéticos que servirão para embasar o processo de concessão definitiva do equipamento para o município.



Da sede o arquiteto seguiu para o distrito de Ingazeiras, quando fará o mesmo trabalho com o prédio da estação de lá. Segundo o secretario da pasta, o município está reivindicando os dois prédios, a fim de dá uma utilidade sociocultural a ambos. Informou ainda que o certificado de valor cultural já foi concedido desde 2013 pelo IPHAN o que representa o 1º passo para que o processo de concessão seja concluído em definitivo, disse. De Ingazeiras (a terra de Aldemir Martins), Dr. Valério seguirá para a vizinha cidade de Missão Velha para tratar do mesmo assunto.

Da redação do Blog da Secult-Aurora.

Fotos: Paulo Magá
#Cultura 21/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Município de Aurora confirma participação na Mostra Sesc Cariri de Culturas 2017 O Secretário de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero, acompanhado do escultor Franzé d'Aurora esteve na tarde desta terça-feira (19) no Sesc Cariri de Juazeiro do Norte.




Ocasião em que entregou em mãos o documento em que o município de Aurora por intermédio do prefeito Júnior Macedo formaliza oficialmente o interesse de participar mais uma vez da próxima edição da Mostra Sesc Cariri de Cultura edição 2017 marcadas para ocorrer em meados do mês de novembro em diversas cidades da região caririense.




Vale lembrar que Elba Ramalho, Marcos Lessa e Waldonys foram algumas das atrações musicais que fizeram shows em Aurora dentro do referido programa. Este ano ao que tudo indica, vem novidades por aí... Parabéns ao Sesc Cariri em nome da sua competente coordenadora Elane Lavor e toda sua equipe de trabalho por mais uma(certamente) pioneira e eclética programação cultural relativa a mostra 2017.





Informe/Secult/Aurora

#Cultura 20/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Aurora participa do Programa Mestres de Cultura do Ceará com dois candidatos Este ano o município de Aurora participa com dois candidatos dentro do Programa Mestre da cultura do Ceará com dois dos seus consagrados artistas populares. Trata-se do Sr. Chico Caboclo representando o grupo de Penitentes e o poeta-violeiro Cícero Saraiva do sítio Coxá no gênero poesia popular.




Para o grupo caso seja escolhido a secretaria de Cultura do Estado bonificará com uma quantia em dinheiro que os integrantes do grupo escolheram como será revertido em benefício do próprio grupo de penitentes. Quanto ao mestre, caso o de Aurora seja escolhido, o artista passará a receber de modo vitalício uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo mensal.




Aurora já possui um mestre de cultura o Sr. Antonio Pinto Fernandes (93 anos) na categoria rabequeiro. Todo os requisitos exigidos nos editais da Secult-CE foram feitos pela secretaria de cultura local além de um porrifólio com imagens, dados biográficos, justificativas do projeto e vídeos contendo as apresentações de ambos os candidatos.




Mesmo sabendo que a disputa não é fácil visto que participam diversos outros artistas de todo o Estrado, o secretario José Cícero se diz esperançoso nas candidaturas dos talentos de Aurora, notadamente, pelo peso que tem tanto as tradições dos Penitentes quanto na poesia popular.




No início de outubro a Secult-CE fará o anuncio oficial dos 12 novos mestres de cultura escolhidos em vários gêneros do saber artístico tradicional, assim como os grupos selecionados. De toda forma, enfatizou o secretário, o Ceará ficará sabendo ainda mais das nossas potencialidades socioculturais. Onde houver espaço Aurora se fará presente porque sua riqueza cultural precisa ser mostrada para o mundo, disse.




Já o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Santos Piúba ressaltou a importância do aumento do número de Mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado. “Essa lei implica que possamos realizar, através de editais, a ampliação do número ainda este ano. estamos reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais dos nossos mestres",ressaltou.




O
programa Mestres da Cultura:




a valorização da cultura popular tradicional. Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Eles são selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult e passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.




O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.




Da Redação do blog da Seculte/Aurora





Fotos: Edson Moreira
#Cultura 18/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Estudantes de Aurora desenvolvem projeto sobre à tradição dos caretas Na manhã desta sexta-feira (15) na sede da SECULT Com as estudantes: Gabriella de Sousa, Tânia Bezerra e Polyanna Tomé, que encabeçam o projeto de pesquisa escolar sobre os grupos de Caretas do Tipi e Santa Vitória. As mesmas são estudantes do ensino médio do colégio estadual Tab. José Pinto Quezado de Aurora.




Pela segunda vez as jovens visitaram a sede da secretaria de Cultura e Turismo para colher informações sobre o tema; oportunidade em que entrevistaram o secretário da pasta o prof. José Cícero.




Trara-se portanto, de uma iniciativa pedagógica bastante pioneira e importante visto que tem como objetivo preservar, resgatar e difundir junto à população, principalmente os mais jovens, de uma das mais interessantes manifestações da cultura popular do Nordeste, do Cariri e de Aurora, ponderou o secretário. Os Caretas, completou ele, nos remetem, embora de uma forma um tanto burlesca e cômica à histórica traição à Jesus Cristo que culmina com a tradicional malhação do Judas, algo que no passado era bastante difundido em todos os rincões dos sertões nordestinos, notadamente no período da semana santa. O foco do projeto de pesquisa está centrado nos grupos de Caretas que ainda existem nos distritos de Tipi e de Santa Vitória.




Mesmo fora de época, a equipe de estudantes num total de 10 componentes irá incorporar os caretas e, nas suas andanças pela cidade tais alunos encamparão uma campanha de arrecadação de alimentos que no final serão destinados às famílias carentes do município, conforme explicou a aluna Gabiella.




Nos próximos dias a equipe começará a divulgar o trabalho junto à comunidade, quando também participará de entrevistas nos órgãos de imprensa local (rádios) e da região, além das divulgações de praxes na rede social.




Fotos: Edson Moreira (Secult)
#Cultura 15/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora visita superintendência do IPHAN no CE Durante os dois dias de debates e discussões acerca de diversas questões ligadas à política cultura do Ceará, o secretário de cultura de Aurora, professor José Cícero aproveitou para mais uma vez visitar a superintendência do IPHAN no Ceará. Tendo por objetivo verificar como anda o processo encaminhado ano passado pela gestão municipal no sentido de adquirir em definitivo os antigos prédios das estações do trem da cidade e do distrito de Ingazeiras.

Na ocasião, José Cícero foi recebido pelo arquiteto do órgão Dr. Valério Tomaz que se mostrou otimista quanto a reivindicação aurorense. Assegurando na ocasião de que nos próximos dias um técnico do IPHAN está se deslocando para o Cariri com vistas a verificar in loco os dois prédios. Procedimento final para que Aurora possa conseguir o seu intento.

A secretaria de cultura local - conforme disse José Cícero - já recebeu a 1ª da concessão junto ao IPHAN quando aquele órgão reconheceu oficialmente por documento os dois prédios; declarando-os de interesse histórico e cultural. Faltando apenas agora (segundo ele) a liberação final para que o município possa assumi-los integralmente para uma devida revitalização transformando-os em equipamentos culturais aberto a participação da comunidade tais como: Casas de Cultura, café cultura, espaço de lazer, artes e ofícios etc.

Da: redação do Blog de Aurora

#Cultura 15/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora visita superintendência do IPHAN no CE Durante os dois dias de debates e discussões acerca de diversas questões ligadas à política cultura do Ceará, o secretário de cultura de Aurora, professor José Cícero aproveitou para mais uma vez visitar a superintendência do IPHAN no Ceará. Tendo por objetivo verificar como anda o processo encaminhado ano passado pela gestão municipal no sentido de adquirir em definitivo os antigos prédios das estações do trem da cidade e do distrito de Ingazeiras.




Na ocasião, José Cícero foi recebido pelo arquiteto do órgão Dr. Valério Tomaz que se mostrou otimista quanto a reivindicação aurorense. Assegurando na ocasião de que nos próximos dias um técnico do IPHAN está se deslocando para o Cariri com vistas a verificar in loco os dois prédios. Procedimento final para que Aurora possa conseguir o seu intento.




A secretaria de cultura local - conforme disse José Cícero - já recebeu a 1ª da concessão junto ao IPHAN quando aquele órgão reconheceu oficialmente por documento os dois prédios; declarando-os de interesse histórico e cultural. Faltando apenas agora (segundo ele) a liberação final para que o município possa assumi-los integralmente para uma devida revitalização transformando-os em equipamentos culturais aberto a participação da comunidade tais como: Casas de Cultura, café cultura, espaço de lazer, artes e ofícios etc.




Da: redação do Blog de Aurora
#Cultura 14/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário José Cícero participa do encontro de dirigentes de cultura do Ceará Durante os dias 8 e 9 a secretaria de cultura do Estado, em parceria com a APRECE promoveu mais um importante encontro de Secretários municipais de todo o Ceará. Na pauta, discussões sobre a implementação dos Sistemas Municipais de Cultura, a eleição da diretoria provisória do DiCultura, lançamento do programa de editais "Tesouros Vivos" e mapeamento cultural.

O encontro aconteceu no auditório do teatro Carlos Gomes, enquanto o lançamento dos editais dos mestres da cultura ocorreu na sede da pasta no antigo Cine São Luiz na praça do Ferreira. Presenças de várias personalidades dentre as quais o próprio secretário de Estado prof. Fabiano dos Santos Piúba.

#Cultura 02/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Quadrilha Junina Dona Aurora vence o Festival Municipal de Quadrilhas - Festal 2017 A População de Aurora lotou a Praça Santos Dumont, no Bairro Araçá, para prestigiar o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas (Festal 2017), ocorrido na última sexta-feira, 28 de julho, que nesta edição teve a participação de cinco quadrilhas, além da apresentação da Quadrilha junina do Cumpadi João, formada pelo grupo da terceira idade.

Oficialmente, a primeira quadrilha a entrar no salão foi a Pisa na Fulô, seguido de Dona Aurora, Arraiá do Riachão (de Santa Vitória), Coração Junino de Ingazeiras e Chapéu de Palha (do Tipi). O público presente no acontecimento junino não arredou o pé um só instante, comprovando a grandeza e a seriedade do certame.

A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), pasta chefiada pelo professor José Cícero, cuidou de todos os detalhes no contexto organizacional, fato que recebeu inúmeros elogios das pessoas presentes no certame.

Concluída as apresentações das quadrilhas juninas, houve a contagem da pontuação seguido da solenidade de entrega de premiação aos vencedores da competição. A saber:
1º Lugar: Dona Aurora;
2º Lugar: Chapéu de Palha (do Tipi)
3º Lugar: Arraiá do Riachão (de Santa Vitória)

Premiação I
ndividual:

Melhor Noivo: Dona Aurora
Melhor Noiva: Dona Aurora
Melhor Casamento: Dona Aurora
Melhor Rainha: Coração Junino (de Ingazeiras)
Melhor Puxador: Chapéu de Palha (do Tipi)

Várias autoridades prestigiaram o Festal 2017, entre as quais o ex-prefeito Adailton Macedo, os vereadores Cícero de Nequim e Osasco Gonçalves, secretários municipais, entre outras. O prefeito Júnior Macedo disponibilizou boa premiação em dinheiro para os ganhadores do evento, além de todo aparato estrutural.

Para encerrar o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas - Festal 2017 -, houve as atrações musicais sob a animação de Forró do Gordin, Forró Top das Antigas e Forró do Movimento.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto
#Cultura 21/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Diretores da AFA se reúnem com equipe de organização na sede da Secult Aconteceu na noite desta quinta-feira, 20, na sede da Secult-Aurora uma reunião do secretário de cultura, professor José Cícero, com os diretores da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) e demais pessoas que participarão da organização da festa da AFA dia 22.

Além do presidente Nemésio Ramalho, também participaram o diretor Juracy Macedo, Suelir e Odete Pinto, bem como os representantes da ABA - Raimundo Leal e da Creche Amélia Alencar Araripe, Santino Roberto - instituição filantrópica a quem será destinado os recursos obtidos com o tradicional Baile da Saudade.

Segundo a diretoria da AFA, toda arrecadação obtida com as vendas das mesas e ingressos individuais do Baile da Saudade será doada a Creche Comunitária Amélia Alencar Araripe, situada no Bairro Araçá.

Fotos: Adriano Sousa
#Cultura 20/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura se reúne com representantes dos grupos de quadrilhas e folguedos que participarão do Festal 2017
A secretaria de cultura e turismo de Aurora realizou na manhã de quinta-feira (20) reunião com todos os representantes das quadrilhas juninas que participarão do Festal 2017 - Festival Municipal de Quadrilhas Juninas tais como: Dona Aurora (sede), Riachão do distrito de Santa Vitória, Coração Junino de Ingazeiras, Chapéu de Palha do Tipi e Pisa na Fulô do bairro Araçá.

Na oportunidade o secretário José Cícero falou sobre os critérios contidos no regulamento da competição, além da premiação, bônus de ajuda e da festa como um todo. Como também das razões imperiosas que terminaram pesando para que a secult só pudesse realizar o evento fora de época.

Além dos representantes dos grupos, também participou do encontro o vereador Cícero de Nequinho. Durante a reunião também ocorreu o sorteio para estabelecer a ordem das quadrilhas que disputarão o certame, a saber: Pisa na Fulô, D. Aurora, Riachão, Coração Junino e Chapéu de Palha.

O Festal deste ano terá como atrações musicais a prata da terra: Forró do Gordim, e ainda a banda Forró Top das Antigas e culminando com Forró do Movimento.

Fotos: Secult
#Cultura 17/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE E ESPORTE Os Olhos de Alice: filme conta com ator global e gravações em Aurora Os moradores da cidade de Aurora se viram imersos nas filmagens de um longa-metragem em dimensões e estruturas profissionais. A produção independente do filme Os Olhos de Alice, do cineasta Lamarck Dias, filho da terra, vem atuando no município desde junho, contando com atores, figurantes e outros profissionais regionais no elenco e com apoios de renomes como Marcos Wainberg (Jamais Te Esquecerei) e Miguel Nader (A Melhor História de Paulo Coelho). O filme está previsto para ser lançado em outubro deste ano.

Os Olhos de Alic
e tem sido acontecimento e tanto para a terra, comenta o diretor Lamarck Dias. “Chega a ser um evento para a cidade que, de modo geral, se animou bastante com o projeto e tem abraçado a ideia”. Além da equipe local, profissionais do grupo Sétima de Cinema, de Juazeiro do Norte, foram convidados a participar.

Na trama, o filme reflete sobre a problemática da exploração e do abuso sexual de crianças e adolescentes no interior do Brasil, onde a jovem Alice precisa encarar seus medos e traumas em busca de uma vida digna. A direção é assinada por Daniel Rizzi, com roteiro e produção de Lamarck Dias.

“O filme traz consigo realidade locais, como é o caso da exploração e abuso sexual a menores, fato este que parece distante, mas se revela como uma triste realidade presente no sertão brasileiro”, comenta o diretor.
Produção: Cheyenne Alencar e equipe
Roteiro: Alan Marinho e Lamarck Dias
Direção: Daniel Rizzi

Fonte: Cariri Revista
#Cultura 21/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura participa de encontro com o governador do estado, no Crato O governador Camilo Santana sancionou, na noite de terça-feira, 20, em solenidade na cidade do Crato, na Região do Cariri (distrito de Bela Vista)i, a Lei dos Tesouros da Cultura, que amplia o número de Mestres da Cultura do Ceará, oficialmente reconhecidos pelo Estado, de 60 para 80. Na oportunidade, o Secretário de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero esteve participando do acontecimento.

A ampliação representa o cumprimento de uma das metas do Plano Estadual de Cultura, instituído em novembro de 2016 e que contempla diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional.

Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, após apresentação de propostas pela sociedade civil, os mestres da cultura passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.

O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.

Assessoria de Comunicação
Informe/Secult
#Cultura 20/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Pesquisador Wilson Leal é recebido na Biblioteca Pública de Aurora Na tarde de segunda-feira, 19, o secretário de cultura de Aurora, professor José Cícero recebeu na sede da Biblioteca Pública a ilustre visita do pesquisador Vicente Wilson Leal (filho do Angico e da Iara) há seis décadas radicado na capital paulista.

Leal é militar aposentado do Corpo de bombeiros de São Paulo e anualmente vem à terrinha do Menino Deus visitar seus parentes e amigos. Nesta ocasião foi oferecido um almoço regado a um bom bate papo (sobre história e amenidades interioranas) e o melhor da culinária sertaneja.

Desta feita não será diferente - Leal irá para o distrito de Iara e na segunda-feira retornará á Aurora para nosso almoço camarada nos sítios várzea de Pedra ou no Logradouzinho. O ex-prefeito de Aurora João de Zeca e o vereador Cícero Nequinho já garantiram suas presenças.

Cumpre destacar que já se encontra no prelo o livro de Leal sobre a história de IARA antiga cangati e Boa Esperança) e que, também entrará muitos assuntos relativos á Aurora, posto que o referido distrito no passado pertencera ao território aurorense.

No sábado, 24, no programa expressão 91,na FM Sol nascente91,1 mhz. Ouviremos detalhes do livro, que o nosso estrelado oficial da força militar do estado de São Paulo está escrevendo e será prefaciado pelo o nosso agente da cultura José Cícero silva e que também faz parte do cenáculo do programa.
Assessoria de Comunicação
Informe/Seculte
Fotos: Secult
#Cultura 19/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO VI Arraiá do Nêgo Véio, Sitio Varzantes, ocorreu conforme o planejado, afirma a organização do evento A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cândido Antonio do Nascimento, localizada no Sitio Varzantes, realizou na noite de sexta-feira, 16, a VI edição do Arraiá do Nêgo Véio.

Tudo aconteceu num clima de muita animação e diversão, portanto, da forma que a organização da festa junina preparou.

A quadrilha atraiu centenas de pessoas da região circunvizinha, numa verdadeira demonstração de como a parte organizacional funcionou perfeitamente. No final da quadrilha junina ficou estampado no semblante do público presente, o contentamento.

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Adriano Souza
#Cultura 14/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura participa de Palestra-Lançamneto dos 90 anos da histórica invasão de Mossoró Por ocasião das comemorações alusivas aos 90 anos da histórica invasão de Mossoró, o Secretário de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero, esteve nesta terça, 13, participando da palestra do cinesta carioca, Silvio Coutinho e Van Premié do filme-documentário Chapéu Estrelado sobre a mancha de Lampião que se deu de Aurora à Mossoró e, que culminou com a célebre invasão da cidade potiguar em junho de 1927.

O evento aconteceu no auditório do Fórum das Artes - complexo do museu da resistência em Mossoró-RN, sendo que segundo José Cícero, este foi apenas um dos eventos comemorativos aos 90 anos do histórico episódio rio-grandense.

“Além de ter a honra de participar de um grandioso acontecimento como esse, tive também a felicidade de encontrar os amigos pesquisadores da SBEC e do Cariri Cangaço”, disse o titular da pasta aurorense, acrescentando que o povo de Mossoró está de parabéns pela estrutura contida no formidável complexo turístico do museus da resistência. Uma história viva de encantamento, estudo e reflexão, concluiu.

Assessoria de Comunicação
Informe/Secult
#Cultura 12/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora participa da Caravana da Cultura no cariri Durante os últimos dias 8 e 9 de junho do corrente ano, o Secretário de Cultura e Turismo de Aurora, professor José Cícero, esteve nos vizinhos municípos de Brejo Santo e Crato participando da programação da Caravana da Cultura, evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), na região do cariri.

A princípio o representante da pasta aurorense esteve em Brejo Santo, cidade sede de abertura do evento, que segundo José Cícero a Caravana da Cultura foi um convite a todos os envolvidos e interessados em apresentar e debater com o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, suas demandas para a área cultural na Região do Cariri.Participaram ainda da atividade, os gestores da Secult e dos municípios, representantes dos pontos de cultura, regentes de bandas e demais agentes culturais.

Atividade composta por Reuniões Setoriais da Cultura na Macrorregião do Cariri e pela abertura do primeiro Escritório Regional da Secult no interior do Estado, sediado na Vila da Música marcaram o inicio dos trabalhos.

Na tarde da última sexta-feira, 9, os gestores e agentes culturais da região conversaram demoradamente com os coordenadores e gestores de equipamentos da Secult, na Vila da Música, no Crato. A diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, faz uma apresentação sobre o Sistema Estadual de Teatros do Ceará, que tem como objetivo articular uma política pública para os espaços cênicos do Estado.

No Crato a programação entrou pela noite, precisamente no alto da serra na Vila da Música(Solibel) quando o secretário de cultura do Estado - Fabiano dos Santos Piúba, ao lado de Dani de Jade, secretários caririenses e toda a sua equipe promoveu a inauguração do Escritório regional da Secult-CE ( o 1º do Ceará).

À noite aconteceu a entrega oficial das Carteirinhas de doutores notório saber a todos os Mestres de Cultura do Cariri. Um título com reconhecimento da Universidade Federal do Ceará. A parte cultural constou de apresentações dos músicos e orquestras compostas por estudantes da vila da musica, além de uma bela "terreirada noturna" onde vários mestres e grupos de tradições populares se apresentaram na quadra local.

Na oportunidade também levamos o mestre de cultura de Aurora o Sr. Antonio Pinto Fernandes - mestre rabequeiro, de 94 anos para que o mesmo pudesse receber a sua carteira oferecida pela Secult. A solenidade da noite foi aberta com a fala do histórico padre ÁGIO de 99 anos, fundador da Sociedade Lírica do Belmonte notável projeto musical que ora evoluiu para a Vila da Música.

Informe/Secult
Fotos: Paulo Magá e José Cícero
#Cultura 12/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO XII Arraiá do Tonhão do Distrito de Tipi será festejado nesta quarta, 14 A comunidade do distrito de Tipi e região circunvizinha se dizem otimistas para festejarem a 12ª edição do Arraiá do Tonhão, que acontecerá no próximo dia 14 de junho, a partir das 19:30h, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Amâncio da Cruz, Polo 07.

A festa junina costuma contar com a presença de diversas autoridades do município, dentre as quais o prefeito municipal, vereadores, secretários, lideranças politicas, além da população de modo em geral.

Na oportunidade, haverá apresentação de quadrilhas juninas, comidas típicas, sendo que a animação dos festejos ficará por conta de Negão cantor, Erismar e Cia, além da participação de Genásio do Acordeon.

O prefeito municipal Júnior Macedo já garantiu apoio total ao tradicional evento junino, cuja organização da festa trabalha no sentido de promover um Arraiá Junino pra ficar marcado na história.

Assessoria de Comunicação - Luiz Neto
Foto/Reprodução
#Cultura 26/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura de Aurora representa a região do cariri em Fortaleza Escolhido para representar os secretários de cultura da região do cariri, José Cícero, secretário de Cultura e Turismo de Aurora esteve nesta quinta-feira, 25, participando de encontro promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), em Fortaleza.

O evento teve como pauta central a formação de uma rede técnica estadual de cultura e de turismo com a qual a Aprece pretende fortalecer junto ao governo os municípios cearenses quanto à este dois aspectos do desenvolvimento regional.

Além do atual secretário de cultura do Estado, Fabiano Piúba, estiveram presentes diversas outras autoridade. José Cícero classificou como uma honra ter sido escolhido para representar os demais secretários da região do Cariri durante o evento.

Dentro de seu projeto de articulação direta com secretários municipais das mais diversas áreas, tendo em vista a implantação de ações em favor do desenvolvimento dos municípios do Ceará, a Aprece realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a reunião de formação de sua Rede Técnica de Cultura e Turismo.

O encontro aconteceu no auditório José Amorim Sobreira, na sede da entidade, com a presença de dezenas de secretários municipais das referidas áreas, além do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piuba e do representante da Secretaria de Turismo do Ceará, José Valdo Mesquita.

O evento foi aberto pelo assessor da presidência da Aprece, Pedro Neudo Brito, representando, na ocasião, o presidente da entidade, Gadyel Gonçalves. Em sua fala, ele ressaltou os objetivos da Aprece com a criação das Redes Técnicas das mais variadas áreas de atuação da administração municipal.

“A necessidade do diálogo é inquestionável para que possamos unir forças. Através dessa Rede Técnica e do contato direto com cada secretário, a Aprece poderá fortalecer a luta nas esferas federal e estadual em favor das demandas dos municípios”, afirmou Pedro Neudo.
Fabiano Piuba enalteceu a iniciativa da aprece, salientando a relevância da mesma ao reunir duas pastas importantes como a Cultura e o Turismo.

De acordo com ele, a elevação do Patrimônio Cultural do Ceará como importante atrativo turístico do Estado só poderá ser realizado mediante a união de todos. “Juntos poderemos construir e fazer funcionar plenamente um grande pacto estadual e municipal para a concretização de uma Política Cultural de peso para o Estado”, afirmou o secretário estadual de cultura.

Antes do início dos trabalhos de coleta de informações para o diagnóstico de formação da Rede Técnica de Cultura e Turismo da Aprece, o evento contou com palestras da superintendente substituta do IPHAN-CE, Ítala Bianca Morais; do professor permanente do curso de Gestão de Negócios Turísticos da UECE, Hildemar Silva; e do coordenador de Desenvolvimento dos Destinos e Produtos Turísticos da Setur, José Valdo Mesquita.

Durante a reunião; conduzida pela analista em Cultura e Turismo da Aprece, Iris Lima, os secretários municipais participantes tiveram a oportunidade de apontar as principais problemáticas, necessidades e expectativas dos municípios no que diz respeito às áreas. Todos tiveram a chance de se manifestar, tanto de forma individual quanto em grupos divididos por Territórios. Na próxima semana, a Aprece realizará a compilação dos dados para a posterior formatação da grade de cursos, capacitações e ações capazes de atender às principais demandas dos municípios.

Com informações da Aprece
#Cultura 22/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Oficina de Teatro Amador de Aurora supera expectativas, afirma Secretário de Cultura A gestão municipal do prefeito Júnior Macedo, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) proporcionaram nos dias 19 e 20 próximos passados - um momento ímpar na vida de dezenas de jovens aurorenses.

O assunto em relato diz respeito a 1ª Oficina de Tetro ocorrida no auditório Dona Santô, no Casarão da Cultura, situado ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade. Cerca de 60 alunos se inscreveram para participarem do curso, que teve como ministrante o professor, ator e diretor de teatro, Robério Fefre, da cidade de Fortaleza.

Foram dois dias de intensas atividades, ocasião em que o professor Robério explorou ao máximo a capacidade de cada participante do curso, inclusive disse ter ficado por demais satisfeito com a desenvoltura dos jovens aurorenses. A temática da oficina partiu dos princípios básicos do teatro.

Robério confidenciou que recusou convite de várias cidades cearenses para vir a Aurora, segundo ele porque gostou da politica de trabalho do secretário José Cícero, que tem feito o diferencial na cultura da terra de Aldemir Martins.

O ministrante falou que o município de Aurora é pioneiro na região do cariri, inclusive destacou o interesse dos nossos jovens pelo teatro, portanto, confirmando que Aurora sempre foi um celeiro de artistas nas mais diversas modalidades.

Já o secretário de cultura, José Cícero, relatou que futuramente pretende conversar com o prefeito Júnior Macedo - para ver a possibilidade de instituir a Bolsa Teatro -, uma ajuda de custo para incentivar cada vez mais a nossa juventude.

Durante a capacitação o professor Robério trabalhou uma série de técnicas básicas, a exemplo de atenção, concentração, ritmo, ação. “No teatro, o ator ou atriz tem que investigar, ciar, improvisar”, discorreu Robério, acrescentando que o sucesso de alunos participante do curso depende do empenho de cada um.

O choro técnico e o verdadeiro, eu diria que foi um dos momentos mais emocionantes da oficina; teve aluno que chorou verdadeiramente além da conta. No final do certame, houve a apresentação da peça teatral - “Quem envenenou a comida do papai”, oportunidade em que foram formados 10 grupos de teatro.

No final do acontecimento, o professor Robério disse que logo no primeiro dia de aula, conseguiu visualizar pelo menos 20 jovens que tem tudo a haver com o teatro, bem como voltou a enaltecer o trabalho do secretário José Cícero, como também o apoio da gestão municipal do prefeito Júnior Macedo.

O representante da Secult, João Silva, falou que o evento tratava-se de um momento ímpar para os jovens aurorense, inclusive destacou o empenho de cada aluno participante.

Também fez o uso da palavra - o artista filho ilustre de Aurora, Franzé D’Aurora, que relatou que a arte é para alimentar a alma e o espírito e não para ser julgada. Disse ainda que a pasta anfitriã precisa fazer uma seleção de talentos para nos representar mundo afora.

Por fim, a professora Bárbara disse se sentir muito feliz pelos alunos, como também destacou o talento de cada um deles.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz neto
www.aurora.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 07:18:59