CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Governo Municipal torna público o resultado do julgamento das propostas da Chamada do PNAE.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, torna público o resultado do julgamento das propostas da Chamada do Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE.

Os 25 envelopes com as propostas de preços foram abertos e analisados nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, na sede da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente por uma Comissão formada pela Presidente do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, Rejane Maria Leite Granjeiro, pelo representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - CMDS, Expedito Fernandes da Silva, pelo Secretário Municipal de Agricultura, José Aírton Saraiva Calixto, pela nutricionista do município, Iara Nayara de Barros Matos, e pelas coordenadoras Ioglebia Vieira da Silva e Francisca Edna Luna Pessoa.

Apos a análise de todos os envelopes, a comissão aprovou 23 propostas para fornecer os produtos identificados na Chamada Pública do ano 2022. A divisão igualitária do fornecimento dos produtos foi dividida pela comissão.

Relação dos agricultores aptos

Joaquim Cardoso da Silva;

José Saldanha Gomes;

Francisco Benício do Nascimento;

Maria Rosivalda Fernandes;

Josefa Lima de Souza;

Alexandre Alves de Oliveira;

Francisco Silva Rodrigues;

Valdemir Batista;

Maria Leidiane de Medeiros Silva;

João Leite Rolim;

Francisca Aldeci Leite Rolim;

Damiana Maria Celestino;

Damião Ribeiro Lucena;

Francisco de Oliveira Pessoa;

José Passos da Silva Neto;

Margareth Maria Macedo Moreira;

Raimundo Gomes de Oliveira;

Eugênio Saraiva Fernandes;

Gersiana Batista da Silva Lima;

Carme Maria dos Santos Pessoa Araújo;

Geraldo Pereira da Silva;

Raimunda Aurélio Chagas;

Francisca Cruz Silva.

#Agricultura 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Reunião para buscar soluções sobre a problemática existente às margens do Rio Salgado, no Bairro São Benedito

Nesta terça-feira (7), o Secretário de Agricultura Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Secretario Tatá Calixto, se reuniu com as técnicas de meio ambiente, Vania Bezerra e Kleynianne, com o Vigilância Sanitária (Saude), Ticiano Macedo, e com a jurista Drª Cíntia Rangel, para discutir e buscar soluções sobre a problemática existente no Bairro São Benedito, especificamente as margens do Rio Salgado. Tendo em vista a inexistência de APPs, aos poucos estão assoreando os rios e causando um crime ambiental naquela artéria.

Após a reunião, foi realizado um encaminhamento para que sejam tomadas medidas de remoção (limpeza) dos dejetos e um trabalho de conscientização a todos que ali residem. A ação será conjunta com todos os setores da administração pública municipal. "É um momento de dar as mãos e buscar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, pois não podemos ficar assistindo a degradação do Rio Salgado e cruzar os braços. É necessário e extremamente urgente o envolvimento de todos em prol da recuperação e preservação das margens do rio", pontua o secretário Tatá Calixto.

#Agricultura 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Governo Municipal prossegue com a entrega dos kits da Primeira turma do Programa Jovem Ambiental - AJA

O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, deu prosseguimento, nesta quinta-feira (25), a entrega dos fardamentos para os agentes do Programa Jovem Ambiental (AJA).

O kit contém: uma garrafinha, um boné e uma sacola, além do fardamento contendo duas camisas (uma de manga longa e outra de manga curta). A entrega dos kits foi realizada na sede da Secretaria de Agricultura, momento este que contou com a presença do Coordenador Regional do Programa, Wagner, além do titular da pasta de agricultura, Tatá Calixto, e do quadro de funcionários efetivos da referida pasta, Neudivânia, Kleynianne e Valdimiro. Todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitários no combate a pandemia de covid-19.

"Aurora está no caminho certo para proporcionar a sua população uma qualidade de vida pautada na sustentabilidade e na preservação ambiental", destaca o secretário Tatá Calixto.

O AJA fornece um auxílio de R$200 por mês, curso de formação virtual, seguro acidente e certificado de participação, que será entregue no final do programa.

O programa tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

#Agricultura 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Reunião objetivando o crescimento da baixa leiteira em foco o PRODETER

Na manhã desta sexta-feira (19), o Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Tatá Calixto, recebeu na sede da pasta os representantes da Ematerce - Rêmulo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Cícero Gonçalves, do Banco do Nordeste - Emanoel Nóbrega, da Cooperativa Agrícola Mista de Aurora- Paulo Torquato, como também o Produtor Rural - Marcondes Torquato, o responsável pelo Tanque de Resfriamento - Washington (passarinho), e o Técnico em Agropecuária - Antonio Guedes, para tratar sobre o crescimento da baixa leiteira em foco o PRODETER. A iniciativa será um suporte em conhecimento através de cursos e aprendizagem, assim como uma assistência técnica gratuita objetivando o acompanhamento do produtor assistido.

Ressaltasse que toda instituição financeira vê o produtor como uma empresa e que os resultados objetiva-se lucros.

"Hoje, com parcerias com o SENAR, SEBRAE, EMATERCE, muda-se o cenário atual a buscar melhoria genética e pastagem adequadas com um maior valor de proteína agregando a alimentação animal", pontua o secretário Tatá Calixto.

#Agricultura 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Campanha de Imunização/Aftosa- 2° etapa

O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com a Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ADAGRI, realizou, nesta quarta-feira (17), visita à propriedade do Senhor José Darlian Leite Ferreira, no Sitio Malhada Funda na zona rural para acompanhar a prática habitual de vacinação assistida. Na ocasião, além da presença do titular da secretaria de Agricultura, Tatá Calixto, também estiverem presentes o veterinário Dr. Rodrigo Escorel, o agente João Lopes Mamedes, o Técnico da pasta de Agricultura, Valdomiro Neto, e o voluntario Marcondes Torquato.

A iniciativa é o marco inicial para aproximar o Governo Municipal com o estado livre de vacinação, desde que todos possam fazer suas obrigações de imunizar seus rebanhos de faixa etária de idade até 24 meses.

É importante destacar que o criador ao dirigir-se a casa veterinária, será informado o quantitativo de doses relevante ao seu rebanho. Lembra-se, também, que, aqueles que estão com pendências, dirijam-se à Secretaria de Agricultura a fim de solucionar sem quaisquer ônus.

O Governo Municipal, juntamente com os parceiros: Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ADAGRI, informam a todos que o período de campanha de Aftosa 2ª Etapa, terá duração neste mês de novembro. "Vacine, cumpra seu papel de Criador e junto teremos um Estado livre de Vacinação", enfatiza o secretário Tatá Calixto.

#Agricultura 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Governo Municipal realiza ação itinerante aos agricultores no distrito de Ingazeiras.

O Governo Municipal de Aurora, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou, na manhã desta terça-feira (5), uma ação itinerante no Distrito de Ingazeiras. O foco inicial seria o cadastramento dos agricultores para adesão ao programa Garantia Safra 2021/2022, contudo, o momento também foi propício para a realização de todas as ações que, rotineiramente, são executadas na sede da pasta.

Além da presença dos agricultores, a eventualidade também contou com as presenças do secretário Tatá Calixto, dos técnicos de meio ambiente (Sec. Agricultura), da coordenação das associações, e da coordenação de fomento a produção dos programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Para dar celeridade no atendimento aos moradores das comunidades da zona rural do município, a Secretaria de Agricultura planeja a realização de outras ações itinerantes nos mesmos moldes.

#Agricultura 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Prefeito Marcone Tavares recebe representante da SDA e do PAA para assinatura de termo de cessão de uso

O prefeito Marcone Tavares, juntamente com o Secretario Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Tatá Calixto, receberam, na manhã desta terça-feira (28), na sede da prefeitura, a Coordenadora Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e nutricionista da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA), Mônica Macedo, ocasião em que foi assinado pelo Chefe do Executivo o termo de cessão de uso.

Também, na ocasião, Mônica Macedo visitou a sede da unidade do PAA, localizada no prédio da Secretaria Municipal da Educação, para realização da prestação de contas do último edital que gerou um montante de distribuição aproximado em quase trinta mil reais em Aurora. Esses valores foram investidos na aquisição de produtos de base familiar que foram repassados às entidades beneficiarias.

Ainda durante a visita, a representante da SDA e do PAA fez referência à nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos, cujo próximo edital está previsto para o mês de outubro, com valor estimado em setenta mil reais, nos mesmos moldes de recebimento por parte dos produtores e repasses às entidades beneficiárias.

#Agricultura 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Prefeito Marcones Tavares e Secretário de Agricultura participam de reunião na SDA

O prefeito Marcone Tavares, juntamente com o Secretario de Agricultura, Desenvolvimento Econômico Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Tatá Calixto, com a Secretária de Saúde, Edana Tavares, e com o assessor do deputado estadual Fernando Santana, Ítalo Apolinário, estiveram, nesta terça-feira (21/09), na sede da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, ocasião em que se reuniram com o titular da referida pasta, Francisco de Assis Diniz, para tratar de diversos assuntos relacionados a agricultura. Entre os temas, a realização de um Seminário visando desenvolver a bacia leiteira e o agronegócio no município de Aurora, alavancando, também, a produtividade, seja ela voltada à produção do leite, como também à Agricultura Familiar. O seminário está previsto para acontecer no próximo dia 1º de outubro.

Aproveitando o momento, também será realizada a distribuição de aproximadamente oitenta mil alevinos das mais diversas espécies. Simultaneamente, durante o evento, será feito um levantamento para a implantação de dois tanques de resfriamento, sendo um na região do Tipi e outro no Distrito de Ingazeiras.

#Agricultura 09/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Visita do Agente de Fiscalização do Crea-CE

Na manhã desta segunda-feira (9), o secretário de Agricultura Tatá Calixto recebeu, na sede da pasta, o Agente de Fiscalização do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Ceará (Crea-CE), Ildenes Alves de Oliveira, ocasião em que o representante da autarquia fiscalizadora solicitou a relação atualizada dos servidores concursados e contratados pelo município para atuar nas secretarias de Obras e de Agricultura que sejam albergados pelo sistema CONFEA/CREA, contendo a respectiva modalidade profissional (Ex: Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Agrônomos, Tecnólogos, etc), suas respectivas ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de cargo e função, carga horária contratada, anexando também documento probatório do salário base profissional.

A visita do Agente de Fiscalização do Crea-CE visa, sobre tudo, cobrar a legalidade das construções ora existentes no município de Aurora em termos de licenças.

O Crea-CE é uma autarquia de fiscalização do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, da Meteorologia, e seus níveis médio e superior.

#Agricultura 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Visita do coordenador regional do "AJA" - Programa Agente Jovem Ambiental.

A secretaria de Agricultura Desenvolvimento Econômico Recursos Hídricos e Meio Ambiente, através do Secretário - Tatá Calixto, recebeu, nesta terça-feira,13, a visita do coordenador regional do "AJA" - Programa Agente Jovem Ambiental. Na pessoa do Sr. Wagner Duarte Santos. Na oportunidade, em conversa com o Secretário da pasta e os Técnicos que compõe a sua secretária, Kleynianne, Vânia e Valdomiro neto, além do coordenador de meio ambiente - Janialdo, descreveu relatos sobre o programa desde a capacitação na plataforma em curso até os caminhos a ser trilhados pelos bolsistas. Wagner Duarte também comentou também sobre uma ampliação do programa e uma divulgação de edital que breve irá ser publicado.

#Agricultura 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Vacinação contra a febre aftosa de 2021

A Administração Municipal, através da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, informa que nesta quarta-feira, dia 12 de maio, foi realizada a vacinação assistida na propriedade de Francisco Torquato Gonçalves, localizada no Sítio Gitirana, na zona rural, pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Estiveram presentes o veterinário Dr. Rodrigo Augusto Escorel, e o técnico João Mamede.

A campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 que começou no dia 3 de maio e vai até 1º de junho. Além da Adagri, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora e a Ematerce também são parceiros do município.

É importante lembrar que a vacina contra a febre aftosa está disponível nas três casas do ramo no município. Nestes locais, já estão fixados os informes de quantas doses do imunizante deverão ser adquiridas. A prestação de contas deverá ser realizada no mesmo local, sendo necessária a cópia do cupom fiscal para o recolhimento da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente que irá incluir no sistema.

#Agricultura 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Reunião com representantes do BNB

O Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Tatá Calixto recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), a visita do agente Marcelo Belém de Macedo, do Banco do Nordeste, para tratar assuntos pertinentes a exigência da instituição financeira (Licença ambiental e anuência - LAC ).

A tomada de proposta do agro amigo deu-se nas dependências da secretaria de agricultura em atendimento ao publico pelos agentes do BNB, José Junior Soares de Lima e Jeová Rafael de Souza.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora e a Ematerce também são parceiros do município.

#Agricultura 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ampliando a distribuição de leite à população de baixa renda do município

A nova gestão, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com a secretaria de agricultura, está ampliando a distribuição de leite à população de baixa renda do município, neste momento de pandemia.

Na manhã desta segunda-feira (29), foram entregues aproximadamente 1.300 litros de leite. Somando a ação da semana passada, mais de 2000 litros de leite já foram distribuídos.

Esta iniciativa acontece após solicitação da secretária Ana Lúcia Gonçalves e do prefeito Marcone Tavares à Secretaria de Agricultura do Ceará. A ampliação acontecerá gradativamente.

É importante lembrar que no ato do recebimento do leite, todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e decreto estadual foram adotados.

"Dar assistência às famílias aurorenses em situação de vulnerabilidade também é prioridade da nova gestão", destaca a secretária da STDS, Ana Lúcia Gonçalves .

#stds #leite #aurorace #auroradetodos

#Agricultura 26/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri)

A nova gestão, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informa que, todos os animais que porventura sejam abatidos no Município deverão ter sua guia de trânsito animal (e-GTA) autorizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

A medida não é novidade, pois faz parte da ação conjunta do Município com a Adagri a fim de verificar e controlar a qualidade da proteína em todo o Estado.

A emissão de e-GTA tem dupla garantia: a primeira aos açougueiros que terão seus frios verificados e aprovados pelo Município; a segunda aos consumidores, que terão acesso a produtos previamente fiscalizados pela secretaria e vigilância sanitária.

Todos os frios que saírem do abatedouro serão carimbados pela Secretaria, incluindo a numeração de qual açougueiro é responsável pela proteína, o que evitará o abate de animais clandestinos e desconhecidos pela pasta sanitária de Aurora.

#adagri #secretariadeagricultura #vigilânciasanitária #aurorace #auroradetodos

#Agricultura 25/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE O primeiro aporte do Programa Garantia Safra

A nova gestão, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informa aos agricultores que, o primeiro aporte do Programa Garantia Safra (1/6) foi pago devidamente em dia na data de 24/03/2021.

A quantidade de agricultores que aderiram ao Garantia Safra é de 942, totalizando a contribuição do Município no valor de R$ 48.042,00 que deverá ser paga em 6 parcelas mensais.

É importante lembrar que o programa garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Fortalecimento da agricultura familiar também é prioridade da nova gestão!

#Agricultura 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE E ESPORTE Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) - Resultado Preliminar

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), divulgou, nesta quarta-feira (10/3), o RESULTADO PRELIMINAR com os nomes dos candidatos selecionados - além do cadastro reserva - para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

O prazo para recurso vai até o dia 15 de março. Os eventuais recursos só serão aceitos se encaminhados para o e-mail recurso.aja@sema.ce.gov.br, em formulário específico, conforme modelo no Anexo 3 do Edital de Seleção, e em cumprimento ao Item 5 do mesmo Edital.

Segue o resultado preliminar do Município do Aurora.

#aja #ceará #aurorace #auroradetodos

#Agricultura 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Reunião com o Gerente da Agência do Banco do Nordeste de Lavras da Mangabeira.

Nova gestão municipal busca alavancar PRODETER para fortalecer a atividade rural e aquecer a economia local.

A nova gestão municipal está trabalhando para fortalecer a atividade rural e aquecer a economia local. Na tarde desta quinta-feira (4), o prefeito Marcone Tavares, juntamente com o secretário municipal de agricultura, Tatá Calixto, participou de uma reunião em seu gabinete com o Gerente da Agência do Banco do Nordeste de Lavras da Mangabeira, Emanuel Ferreira, e com o Agente de Desenvolvimento responsável pelo Programa Desenvolvimento Territorial (PRODETER) local, Emanoel Nóbrega, visando alavancar o referido programa no município. Em Aurora, o PRODETER deverá atuar com a bovinocultura leiteira, ampliando a oferta de trabalho e renda no campo, focando o crescimento econômico através do melhoramento genético, capacitação para produção de alimentos, qualidade e beneficiamento do leite.Durante a reunião também foram abordados os programas existentes no Banco do Nordeste, principalmente a movimentação financeira que circula no município de Aurora e créditos disponibilizados pela instituição.O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável por organizar, administrar e executar a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural ficará a cargo da capacitação dos produtores.O município também conta com a parceria do Sindicato Rural de Aurora e Ematerce.Buscar parcerias para fortalecer a atividade rural e aquecer a economia local também é prioridade da nova gestão!

#Agricultura 25/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE O Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Compra com Doação Simultânea consiste na aquisição e doação de produtos oriundos da agricultura familiar, beneficiando agricultores familiares da linha do Pronaf e entidades sócio assistenciais que trabalham com famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Segundo a coordenadora do Programa no Município de Aurora, Francisca Edna Luna Pessoa, faz-se a publicação do Edital para âmbito 2021.

"É intenção do Prefeito Marcone Tavares de Luna e do secretário de Agricultura José Airton Saraiva Calixto (Tatá Calixto), incentivar significativamente o aumento da produção oriunda da agricultura familiar e apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar por meio da aquisição dos alimentos".

#Agricultura 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Programa do Governo Estadual - Agente Jovem Ambiental (AJA)

Governo do Ceará lançou, o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). A proposta deve alcançar dez mil cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).Para participar, os jovens têm que estar matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio em uma. A escolha será por seleção pública e os beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos.

O governador Camilo Santana explicou como o programa deve interferir na vida desses milhares de jovens e, consequentemente, na realidade ambiental.

O AJA deve estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades de jovens, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda e o protagonismo juvenil, ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Para conseguir êxito nas propostas, algumas atividades serão desenvolvidas junto aos jovens selecionados. Dentre as ações está a mobilização da comunidade no entorno dos espaços públicos; o apoio à realização de atividades de educação ambiental para ampliar a conscientização das pessoas no tocante à coleta seletiva, arborização, campanha contra o abandono de animais, ocupações irregulares em áreas de preservação permanente - APP, dentre outros. O programa também planeja campanhas de reflorestamento, proteção de espécies da fauna e flora e o manejo sustentável dos espaços naturais.

#Agricultura 06/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Os inscritos no programa deverão comparecer à Secretaria de Agricultura para mais instruções.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Aurora obteve o restado total de 1.379 agricultores inscritos no Garantia Safra 2020/2021, homologado pelo CMDS - (Conselho Municipal Desenvolvimento Sustentável), o qual ordena todas as diretrizes no município.

A entrega destes boletos seguiu as datas e locais diferenciados para evitar aglomerações em função da pandemia e, a parti do dia 08 de fevereiro, todos os boletos restantes serão entregues na sede da Secretaria de Agricultura do Município nos horários de 7h às 11h e 13h às 17h.

#Agricultura 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE PROJETO PEIXAMENTO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO -SDA, EM PARCERIA COM O MUNICÍPIO DE AURORA PROJETO PEIXAMENTO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO -SDA, EM PARCERIA COM O MUNICÍPIO DE AURORA
#Agricultura 06/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Projeto de Peixamento da SDA beneficia açudes aurorenses com 40 mil alevinos de tilápia Os filhotes farão o repovoamento de reservatórios públicos espalhados pelo município de Aurora.
#Agricultura 18/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE PORTARIA QUE DESIGNA COMISSÃO ESPECIAL PARA SELEÇÃO DE ENTIDADES BENEFICIÁRIAS DO PAA-CDS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE ENTIDADES SOCIOASSITENCIAIS LOCAIS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
#Agricultura 06/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Secretaria de Agricultura de Aurora auxilia distribuição de sementes; 1.300 agricultores serão beneficiados A gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo sempre oferece o suporte necessário para a execução do programa.
#Agricultura 10/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Prefeito de Aurora Dr. Júnior Macedo realiza entrega de Títulos de Terra a agricultores (as) Aconteceu nesta quarta-feira, 10, no Auditório Dona Santô, Casa da Cultura Moacir Soares Pinto, no centro da cidade, a solenidade de entrega de Títulos de Domínio a famílias agricultores (as) rurais do município de Aurora.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura. A diretoria técnica do Idace é responsável pela coordenação técnica de educação e fiscalização do programa nos 182 municípios cearenses contemplados com a regularização.

Os trabalhos foram coordenados pelo Secretário Municipal de Agricultura, José Dácio, que destacou a importância do programa de regularização fundiária, bem como discorreu a respeito dos demais trâmites que as 49 familias de agricultores (as) contempladas com as escrituras terão que proceder para a devida concretização do título de domínio.

O Prefeito Municipal Dr. Júnior Macedo disse que esse trabalho chegasse até aqui, técnicos do IDACE fizeram um estudo detalhado das terras dos proprietários contemplados com os documentos de posse. “E com muito orgulho que entregamos esses títulos a vocês agricultores que tanto fizeram por onde merecer. Apesar de minha pessoa não ser do ramo da agricultura, mas me interessei pelos exemplos do meu pai João de Zeca (ex prefeito de Aurora), que surgiu como um grande líder político através da agricultura”, disse o prefeito.

O Secretário Municipal de Governo e Gestão, Adailton Macedo, iniciou sua fala ressaltando que o referido programa foi iniciado em 2009, como também frisou acerca de poder compartilhar com o acontecimento. Adailton detalhou a diferença entre a escritura particular e a pública. “Sei muito bem da importância do agricultor, são uns verdadeiros heróis”, disse, acrescentando que só veio a conhecer a cidade de Aurora aos 12 anos de idade, concluiu.

Segunda consta no documento, o proprietário fica obrigado a explorar diretamente e racionalmente o imóvel, preservando-o de qualquer forma da degradação ambiental, obedecendo o Código Florestal Brasileiro. Com o documento registrado no cartório e em mãos, o detentor do título pode acessar crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O certame contou também com a participação do Procurador Geral do Município, Hellosman Leite, os Secretários Municipais José Macedo (Finanças), Allana Roberta (Saúde), Wellington Cortez (Obras), Raimundo Leal (Educação), Gardênia Gonçalves (Trabalho e Desenvolvimento Social), o Assessor Contábil - Décio Santana, Vereador - José Ferreira, dentre outros representantes da gestão municipal.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 11/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Prefeitura de Aurora realiza chamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar Aconteceu na manhã de hoje, segunda-feira, 11 de fevereiro, na Casa da Cultura, no centro da cidade de Aurora, importante reunião da Coordenação Municipal da Merenda da Agricultura Familiar deste município, concernente a Chamada Pública Nº 01/2019, para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.




O oportuno momento reuniu dezenas de agricultores (as) familiares do município participantes nos programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Em âmbito municipal, esses dois equipamentos são coordenados por Eliza Alves.




Os trabalhos foram coordenados pelo secretário municipal de agricultura, José Dácio de Souza, que a princípio destacou as atividades conjuntas do PAA e do PNAE, mas que a chamada público é de exclusividade do PNAE. No entanto, destacou a relação dos produtos da agricultura familiar que serão adquiridos pelo PNAE, neste ano de 2019.




Dácio informou aos agricultores familiares, que o recebimento dos produtos ocorrerá a partir da primeira segunda-feira do próximo mês de março, inclusive falou que os alimentos estragados, não serão recebidos. O secretário informou que ano passado foram injetados cerca de R$ 300 mil (Trezentos mil reais) na aquisição de produtos da agricultura familiar.




Concernente ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), José Dácio falou que o município recebeu a quantia de R$ 35 mil (Trinta e cinco mil reais) para a aquisição de produtos alimentícios da merenda escolar da rede pública municipal de ensino, porém, lamentou o decréscimo no valor dos produtos, conforme recebimento da tabela de preços enviada pelo órgão competente.




Também discorreram a respeito do assunto, a nutricionista da merenda escolar, Jamyle; o Coordenador da Vigilância Sanitária, Eliézio Luiz; o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Dr. Gleydson Cálio; o Chefe da Ematerce local, Edisio Leite; o Secretário Municipal de Educação, professor Raimundo Leite Leal; além de José Airton (Tatá) da secretaria de agricultura.



Por fim, houve a apresentação e a degustação dos produtos produzidos pelos agricultores (as) familiares da terra do Menino Deus.




Assessoria de Comunicação/Luiz Neto




Foto: Luiz Neto
#Agricultura 23/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Vigilância Sanitária de Aurora mantém fiscalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Com a intenção de prevenir riscos à saúde dos alunos da rede de ensino municipal e beneficiários de instituições filantrópicas de Aurora, a Vigilância Sanitária de Aurora mantém periodicamente, mais exato em todas as segundas-feiras a fiscalização dos produtos entregues ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) na Central de Distribuição localizada na CENEC no Bairro São Benedito.



Essa fiscalização busca manter a qualidade dos produtos oferecidos pelos Produtores da agricultura familiar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Governo Estadual, que aderiu ao programa.



Além dos produtos, vários outros itens são inspecionados, como rotulagem, armazenamento dos produtos, manuseio e transporte da entrega pelos produtores como a entrega feita pelo município nas instituições cadastradas para receber os produtos.



Outro fator importante é a fiscalização feita inloco na residência do Agricultor familiar para verificar o armazenamento, a manipulação do alimento, condições de higienização dos equipamentos e do local de produção. Segundo o Coordenador, Eliezio Luiz esse trabalho já está sendo feito desde a implantação do projeto em Aurora, sempre acompanhado pela presença do Secretário Municipal de Agricultura, José Dácio de Souza e da Coordenadora do PAA, Eliza Alves da Silva.



A Vigilância Sanitária parabeniza a Secretaria de Educação por atender as normas do PAA, destaca a disponibilidade da Sala da Central de Distribuição dos produtos, totalmente higienizada, organizada e climatizada para armazenar os produtos com segurança e qualidade.



A Vigilância Sanitária não poderia deixar de destacar também a preocupação e determinação do Secretário Municipal de Agricultura José Dácio de Souza e da Coordenadora do PAA, Eliza Alves da Silva, sempre empenhados na manutenção da qualidade do PAA juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, através da sua Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial por meio da Coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem a frente a nutricionista aurorense, Mônica Maria Macedo de Sousa Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Aurora.



Assessoria de Comunicação



Fotos: Eliézio Luiz
#Agricultura 25/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos realiza Oficina de Boas Práticas em Aurora A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará através da sua Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial por meio da Coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem a frente da sigla a nutricionista aurorense, Mônica Maria Macedo de Sousa Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Aurora iniciou nesta terça, 25, em âmbito municipal uma Oficina de Boas Praticas.

O evento transcorre no auditório Dona Santô da Casa da Cultura Moacir Soares Pinto - Centro Cultura Aldemir Martins (ao lado da Igreja Matriz), no centro da cidade, tendo como público alvo os agricultores familiares do município, bem como as pessoas manipuladoras de alimentos. O certame prosseguirá até a próxima quarta, 26.

Antecedendo o inicio dos trabalhos, foi servido café da manhã (Buffet Arte e Sabor) para os presentes, seguido da fala do Secretário de Agricultura, José Dácio de Souza. Também estiveram presentes a Técnica Estadual do PAA, Bruna Cássia; a Coordenadora Municipal do PAA, Eliza Alves; o vereador Cícero de Nequinho; professores, coordenadores, assessores, dentre outros representantes de distintos segmentos do município.

Serão dois dias de ricas informações técnicas ministradas pela professora Mônica Macedo, que em sua fala preliminar teceu fortes elogios a Eliza Alves, inclusive classificando-a como sinônimo de exemplo para o estado do Ceará. Mônica disse que dos 117 municípios cearenses assistidos pela coordenação do PAA, Aurora se destaca entre os 50 melhores no quesito inspeção alimentar.

A palestrante também ressaltou que o município de Aurora é o único do estado que está finalizando o processo de prestação de contas do PAA, graças a competência e eficiência de Eliza Alves.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto

#Agricultura 30/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Alerta Ambiental: Espécie exótica de peixe pode estar provocando desequilíbrio no rio salgado O bioma sertanejo que além de frágil é também considerado único entre todos os ecossistemas terrestres, vem sofrendo ao longo dos anos uma série cada vez mais crescente de degradação e desequilíbrio. O que por sua vez compromete seriamente o futuro da fauna e da flora da região. Recentemente, mais um fenômeno tem chamado a atenção, sobretudo de curiosos e pescadores ribeirinhos, não somente no município de Aurora.

Trata-se de verdadeira ‘infestação’ de uma nova espécie de peixe; ao que tudo indica exótica; já que não faz parte das espécies endêmicas que povoam historicamente a bacia hidrográfica do Salgado.

Como é possível notar, o fato representa um tácito exemplo de desequilíbrio, que geralmente decorre da presença de espécies “alienígenas” afetando desse modo, o equilíbrio natural das demais. Já que uma vez não encontrando um predador comum a nova espécie (seja ela animal ou vegetal) termina por se propagar/crescer de maneira célere e exagerada.

Conforme os próprios pescadores, a espécie em questão começou a surgir pela primeira vez nos mananciais caririenses acerca de dois anos. Hoje, no entanto, já pode ser encontrada em todo o percurso do rio Salgado, de onde aliás já migrou para lagos, lagoas, riachos e açudes localizados no território aurorense e circunvizinhança.

De modo que agora é praticamente impossível não encontrá-lo em qualquer manancial da região de Aurora e adjacências. Algo que vem causando grande preocupação às pessoas que pescam, notadamente pelo Cariri Oriental. Portanto, diante de tudo isso já é possível constatar que as espécies tradicionais estão praticamente desaparecendo, enquanto o estranho peixe está se reproduzindo de modo rápido e descontrolado.

As redes de pesca que são utilizadas pelos pescadores quando são retiradas da água vêm repletas do tal peixe que, por sinal, não possui valor econômico e nem desperta sequer a apreciação dos próprios sertanejos como alimento. Visto que, além de possuir um cheiro esquisito e sabor desagradável se mostra bem duro ao cozinhar.

Há quem diga que o peixe é oriundo do rio São Francisco e ninguém sabe ao certo como chegou até aqui. Os sertanejos o chamam por puro apelido de “Camboje” e/ou de “bufão”(fotos). Outros, mesmo erroneamente, o denominam de “cascudo”, posto que pela aparência anatômica deve ser parente próximo do verdadeiro Cascudo e do Cari - estes sim há tempos habitam as águas de parte dos rios do Nordeste e, sobretudo de toda a bacia do Salgado.

E, por ser parente do Cari pode se tratar de uma nova espécie de peixe recém descoberta por estudiosos no rio São Francisco que o denominaram de Hisonotus bocaiúva, ou ainda, quem sabe, mais uma derivação deste.

Portanto, por absoluta falta de maiores dados, inclusive científicos, sobre este peixe, esta sua suposta identificação enquanto espécie constitui apenas uma mera especulação. O certo é que, o espécime precisa ser urgentemente estudado para que se possa traçar o seu verdadeiro e necessário perfil biológico. E, quem sabe, uma tomada de providências.

Muitíssimo semelhante ao Cari, o ‘Camboje’ ou 'bufão' mede aproximadamente de 18 a 22 mm. Possui casca dura, barbatanas, boca na parte inferior da cabeça, uma crista enorme nas costas(bem no meio do corpo) duas nadadeiras poderosas que o faz, inclusive, se movimentar arrastando-se com rapidez e facilidade fora d’água. Respirar fora da água(ao que parece) não constitui nenhum problema para o “Camboje”, pois não morre fácil. Há quem afirme que ele sempre sai da água para procurar alimento nas margens.

Assim, como pouco se sabe sobre ele, sua forma de alimentação é praticamente desconhecida. O temor é que ele esteja se alimentando dos alevinos/filhotes das espécies naturais do rio, ou mesmo dos ovos na sua fase embrionária.

O certo é que o seu crescimento rápido e desordenado vem contribuindo com a diminuição e (até) mesmo com o desaparecimento das espécies nativas da bacia. A disputa desigual por alimentos também constitui um fator importante na cadeia que ajuda a entender a razão do possível desaparecimento do pescado local. Muitas espécies nativas já podem, inclusive, estarem extintas.

Contudo, o aparecimento do tal peixe se soma a outros fatores preponderantes para o atual processo de desequilíbrio e degradação da fauna e da flora aquática da bacia do rio Salgado. Quer sejam, a construção desregrada de barragens ao longo dos anos e do rio, o desmatamento da desenfreado da mata ciliar, o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras às margens do rio, a poluição hídrica ocasionada pelo derramamento de esgotos domésticos, hospitalares e industriais, a pesca predatória, o assoreamento e mais recentemente, a construção de moradias praticamente nas ribanceiras do Salgado em muitas cidades.

Que os órgãos competentes possam se debruçar o quanto antes sobre mais esta complicada problemática ambiental do nosso Cariri; do contrário teremos o desaparecimento total de todas as espécies endêmicas do nosso rio Salgado. Estamos adentrando o ponto limite, de forma que, ou resolveremos a questão do Salgado agora, ou daqui a pouco será um caminho sem volta.

Prof. José Cícero
Aurora - CE.
Fotos: José Cícero
#Agricultura 23/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Prazo para cadastro dos agricultores familiares no garantia safra 2018/2019 termina nesta quinta, 23 Termina nesta quinta-feira, 23, o prazo para a realização do cadastro dos agricultores familiares no Programa Garantia Safra 2018/2019. Em Aurora, o programa foi implantado no dia 7 de agosto. Naquela ocasião, foi formada a Comissão Municipal do programa e a aprovação do calendário de cadastramento dos agricultores familiares.

Portanto, os trabalhos de campo serão encerrados nesta quinta (23), na comunidade do sítio Espinheiro. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura de Aurora, José Dácio de Souza, que também exerce a função de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), após a conclusão dessa primeira etapa de trabalho, em seguida haverá a classificação dos agricultores familiares pelo CMDS, seguido de digitação e geração de boletos.

Ainda conforme, José Dácio, cerca de 2 mil agricultores familiares serão cadastrados nesta primeira etapa de trabalho.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto
#Agricultura 17/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Vigilância Sanitária se reúnem com Produtores do PNAE A administração pública municipal de Aurora por meio da Secretaria de Agricultura, juntamente com a Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira, 17/Agosto, reunião com produtores, fornecedores de produtos do PNAE que atendem a Rede Pública de Ensino Municipal de Aurora.

A Vigilância Sanitária contou com a participação do Coordenador, Eliézio Luiz, que explanou aos agricultores presentes acerca da importância de oferecer produtos de qualidade, com datas de produção e vencimentos dentro dos prazos legais, rótulos e embalagens padronizadas, manipulação dos produtos e higienização adequada, conformes às recomendações da Vigilância Sanitária e principalmente produtos dentro dos padrões de qualidade que não coloquem em risco saúde dos alunos da rede de ensino.

O Secretário de agricultura, José Dácio, reitera a importância da participação dos produtores da agricultura familiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como fomento do desenvolvimento da agricultura familiar local, o que tem feito diferença como fonte de renda para muitas famílias, e consequentemente vem agregando valor nutricional na merenda escolar dos alunos da Rede educacional de Aurora.

Como vários Programas implantados no município de Aurora, o PNAE vem reforçando a parceria da Gestão Pública e a Agricultor familiar.

Assessoria de Comunicação
Por: Eliézio Luiz - Coordenador de Vigilância Sanitária

#Agricultura 07/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Comissão Municipal do ‘Garantia Safra’ divulga calendário de cadastramento dos agricultores; confira A reunião foi coordenada pelo Secretário de Agricultura do município, José Dácio de Souza, que também é presidente do CMDS.
#Agricultura 02/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Aurora se reunirá nesta terça, 7 Na próxima terça, 7, a partir das 08:00h, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), estará se reunindo com os demais segmentos representativos que constituem a sigla competente.

O encontro ocorrerá no auditório Dona Santô, Casa da Cultura, ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade, onde serão discutidos os seguintes assuntos: apresentação e implantação do Programa Garantia Safra no Município; Formação da Comissão Municipal do Programa Garantia Safra; Aprovação do calendário e Inicio do Cadastramento; Assuntos gerais.

Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, José Dácio de Souza, espera contar com a participação de todos.

Assessoria de Comunicação
Luiz
Neto
#Agricultura 08/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Aurora recebe a visita de representante do Consórcio Operador da Transposição do Rio São Francisco Nesta quinta, 7/Jun, a gestão municipal de Aurora recebeu a visita da Assistente Social do Consórcio Operador da Transposição do Rio São Francisco, Ilka Gieselle Pereira. A recepção aconteceu no gabinete do prefeito, pelo Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, José Dácio de Souza.

Segundo Gieselle, uma equipe da Defesa Civil estará em Aurora realizando palestras nas comunidades que serão beneficiadas com as águas do São Francisco, portanto, explicando a população ribeirinha como as águas do velho Chico poderão ser utilizadas, visto que existem normas para a utilização do liquido precioso.

Vale salientar que em âmbito municipal, a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) é chefiada por Fábio Paiva da Silva.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 30/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE CMDS e parceiros discutem aporte adicional de recursos do PAA O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), segmento ligado a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e formado por diversas classes representativas da sociedade aurorense realizou, na manhã de quarta-feira, 30/Maio, no auditório da Casa da Cultura, no centro da cidade, evento de interesse dos agricultores familiares do município.

Na oportunidade, o público participante do evento sob a coordenação do seu legitimo presidente, José Dácio de Souza, abordou assuntos referentes ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Apreciação e parecer do Projeto 2018.2 do PAA; Homologação dos Fornecedores Agricultores Familiares e Entidades Beneficiárias.

As discussões ganharam ênfase depois que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza Rural enviou oficio ao prefeito municipal Júnior Macedo informando aporte adicional de recursos na ordem de R$ 35 mil para aquisição de alimentos de agricultores familiares no âmbito do programa de aquisição de alimentos compra com doação simultânea.

É importe ressaltar que nessa etapa o programa não aceita novos cadastros de entidades e nem de agricultores familiares com propostas e produtos a serem entregues conforme proposta no sistema da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Em sua fala, José Dácio disse a principio que dos 184 municípios cearenses apenas 25 foram agraciados com o aporte adicional acima mencionado. O valor é fruto de sobra financeira do PAA referente ao ano de 2017, quando alguns produtores não conseguiram cumprir integralmente com suas demandas.

Dácio informou que o prazo para execução dessa segunda etapa do programa de aquisição de alimentos (PAA) e de apenas 45 dias. Disse também que 19 produtores estariam aptos a entregarem seus produtos, porém, constatou-se que 02 deles estão com documentação vencida, portanto, não poderão participar do certame.

Por fim, Zé Dácio destacou a importância da qualidade dos alimentos, devendo os agricultores familiares priorizarem pela higienização dos produtos. A paralisação nacional dos caminhoneiros também foi ressaltada pelo presidente da sigla competente, que inclusive falou acerca dos efeitos causados também em nossa Aurora.

Em Aurora, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é coordenado pela profissional Eliza Alves, que inclusive destaca a forte parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 22/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Gestão Municipal de Aurora deflagra projeto de incentivo a agricultura familiar A administração pública municipal de Aurora por meio da Secretaria de Agricultura, juntamente com a coordenação dos programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira, 18 /Maio, visita a propriedade do Agricultor Damião Ribeiro Lucena, no Sítio Gitirana, zona Rural de Aurora para verificar de perto a produção e manipulação dos produtos da agricultura familiar que são oferecidos para merenda escolar do município.

Segundo o Coordenador de Vigilância Sanitária, Eliézio Luiz, essas visitas são importantes para orientar o agricultor quanto às normas sanitárias vigentes e normas estipuladas nos programas PAA e PNAE e, caso seja necessário serão emitidos termo de ajuste de conduta para que os agricultores possam se adequar o mais rápido possível, havendo alguma não conformidade, já que é recomendação do Prefeito Dr. Júnior Macedo priorizar a participação dos agricultores locais nos programas e que os produtos oferecidos para merenda escolar sejam de boa qualidade, respeitando o máximo de higienização e padrão de qualidade.

O Secretário de agricultura, José Dácio, afirma que essas visitas aos produtores da agricultura familiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) serão periódicas, reforçando assim a parceria da Gestão Pública e Agricultor, além de levar conhecimento para fortalecer os trabalhos do agricultor em continuar fornecendo produtos de qualidade, assim como já vem sendo trabalhado.

Produtos fornecidos ao PAA: Cheiro verde, alface, pimentão, Bata Doce, Frango Caipira, Queijo, Mamão Formosa, Maracujá, Abobora, Porco Pernil e Carcaça, Quiabo, Bolo, Ovo, Banana, Peixe Tilápia Eviscerado, Carne Ovina, etc.

Produtos fornecidos ao PNAE: Polpa, Cheiro Verde, Abobora, Pimentão, Bolo, Frango Caipira e Banana.

Assessoria de Comunicação
#Agricultura 10/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Barragem do Rio Salgado de Aurora recebe maior cheia do ano A Barragem do Rio Salgado de Aurora amanheceu nesta terça-feira, 10, com seu volume de água superior as cheias ocorridas anteriormente no seu leito. A proeza é fruto das constantes chuvas ocorridas na região do cariri, principalmente nas localidades que deságuam justamente no leito do manancial.

A obra atrai os olhares de quem passa sobre a ponte do Rio Salgado, portanto, não perdendo a oportunidade de dar aquela espiadinha, na beleza vislumbrante proporcionada pela natureza.

A boa quadra invernosa tem além de recarregar os reservatórios do município, tornou o clima ameno, bem como transformou completamente a paisagem urbanística.



Assessoria de Comunicação

Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Agricultura 27/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Volume das águas do Rio Salgado de Aurora continua aumentando A boa quadra invernosa que ocorre atualmente na região do cariri, estado do Ceará, tem feito com que o manancial do Rio Salgado aumentasse as correntezas, inclusive fazendo com que a maior parte das plantas aquáticas existentes no leito descesse rio abaixo.

Na manhã desta terça-feira, 27/Fev, pudemos registrar pela segunda vez no corrente mês o aumento do volume das águas, que continua chamando a atenção dos condutores de veículos e transeuntes que passam sobre a ponte do rio, não perdendo, portanto, a oportunidade de vislumbrar da bela paisagem.



O rio Salgado de Aurora configura-se numa espécie de cartão postal da cidade, principalmente no período de inverno. Os filhos da terrinha do Menino Deus que residem em outras localidades do país e do mundo inteiro tem a chance de matar um pouco da saudade do seu local de origem através de imagens postadas nas redes sociais.

Além do mais, a cheia do salgado renova as esperanças principalmente da população ribeirinha que usufrui do liquido precioso para irrigação, consumo humano e animal.

Assessoria de Comunicação

Fotos e Vídeo: Luiz Neto
#Agricultura 15/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Em 2018, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será executado em 2 etapas Aconteceu nesta quinta (15/Fev), no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura, ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade de Aurora, reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS).

Os trabalhos foram ministrados pelo presidente da sigla acima mencionada, que também exerce a função de Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, José Dácio de Souza, ladeado a Coordenadora Municipal do PAA, Eliza Alves da Silva.

A princípio, José Dácio fez uma ampla avaliação acerca do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA 2017). Na oportunidade, ressaltou que para o corrente ano o PAA será executado em 2 etapas, ou seja, com o valor de R$ 30 mil (Trinta mil reais) restante do ano de 2017. Explicou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Governo Estadual, que aderiu ao programa.

Dácio disse que o prazo de execução do PAA corresponde ao período entre 19 de fevereiro a 30 de abril vindouro, sendo que a segunda etapa ocorrerá a partir do segundo semestre do corrente ano.

Presente no evento, o médico veterinário do município, Dr. Gleydson Cálio, que também trabalha na inspeção municipal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destacou inicialmente o fortalecimento da fiscalização dos produtos do programa, como também detalhou os devidos cuidados para com a qualidade dos alimentos.

Gleydson aproveitou o ensejo para elogiar os serviços disponibilizados no abatedouro público de Aurora, portanto, superando vários outros municípios da região.

E para fortalecer ainda mais a eficácia do programa, o agricultor familiar Damião Ribeiro Lucena, residente no sítio Gitirana, falou que o PAA tornou-se fundamental na vida de sua vida. “Com o que já ganhei neste programa consegui quitar meus compromissos, inclusive comprei uma pequena propriedade para trabalhar”, contou.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 09/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) se reunirá nesta quinta, 15 No próximo dia 15 de fevereiro vindouro, A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) estará se reunindo com seus legítimos representantes para tratar de assuntos de interesse da coletividade.

A reunião acontecerá a partir das 08:00h da manhã, no Auditório Dona Santô, Casa da Cultura Moacir Soares Pinto, Centro Cultural Aldemir Martins, ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade.

Na ocasião será pautado os seguintes assuntos:

1 - Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA 2017

2 - Apreciação e Parecer do Projeto 2018/1 do PAA

3 - Homologação dos Fornecedores Agricultores Familiares e Entidades Beneficiárias

4 - Assuntos Gerais

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#Agricultura 08/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Aurora registrou chuva de 80.0 mm, nesta quinta (8). No Tipi choveu 87.2 mm Bem diferente de dias anteriores, o município de Aurora, na região do cariri, amanheceu nesta quinta-feira, 8, com um clima ameno e animador tanto para o homem do campo, bem como para a população de modo em geral que necessita do liquido precioso.

Na sede do município, os pluviômetros registraram 80 mm, enquanto nos Distritos de Tipi e Ingazeiras, as precipitações atingiram os 87.2 mm e 44.2 mm, respectivamente. Há informações de que choveu em quase todos os quadrantes da terra do Menino Deus.

O período chuvoso proporciona alegria, motivação e renova as esperanças do sertanejo concernente a uma safra produtiva, além de fartar a alimentação dos animais, quem mais sofre com a escassez de chuva.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de janeiro até a data de hoje (08/2), em Aurora já choveu 185.5 mm, dos quais 105.5 mm registrados no mês de janeiro e 80.0 mm, em fevereiro.

Num comparativo em relação ao mesmo período no ano passado, foram registrados 245.7 mm, sendo 223.5 mm, em Janeiro e 22.2 mm, em fevereiro. Portanto, uma diferença de 60.2 mm. Porém, a expectativa é de que até o final do corrente mês chova mais do que no mesmo período de 2017.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto

Foto: Reprodução do Fecebook
#Agricultura 09/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Ematerce de Aurora inicia distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) do município de Aurora, na região do cariri, iniciou nesta terça-feira, 9, o processo de distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar.

A Ematerce local conta neste momento com a parceria da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais.

Segundo o Coordenador Geral da Ematerce local, Edisio Leite, cerca de mil e trezentas famílias aurorenses serão beneficiadas com as sementes. Edisio informou que ao todo serão distribuídos 32.920 Kg de sementes, sendo 29.420 Kg de Milho, 2.400 Kg de Feijão e 1.100 Kg de Sorgo Forrageiro.

Edisio salientou ainda que, enquanto outros municípios da região tiveram a demanda do Programa Hora de Plantar reduzida até pela metade, Aurora conseguiu manter a mesma do ano passado, ou seja, 1.300 famílias.

O Secretário Municipal de Agricultura, José Dácio de Souza, se diz bastante esperanço concernente a uma boa quadra invernosa. Nesta terça, a procura pelas sementes foi intensa no local de distribuição.

A distribuição das sementes acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 07:00h as 17:00h, na sede da Secretaria de Agricultura, na Vila Paulo Gonçalves. Para retirar as sementes, é necessário que o agricultor efetue o pagamento referente a retirada do ano anterior, cujo pagamento deve ser efetuado obrigatoriamente na Agência dos Correios.

GARANTIA SAFR
A 2017/2018

O Secretário Municipal de Agricultura de Aurora, José Dácio de Souza, comunica aos 76 agricultores familiares que ainda não compareceram a secretaria para receberem os boletos de adesão do programa Garantia Safra 2017/2018, que os mesmos terão até o próximo dia 19 para realizar o serviço.

Portanto, quem não pagar o boleto até essa data será excluído do programa. Lembrando que, o Garantia Safra pagará R$ 850,00, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00, em caso de perda de safra acima de 50%.


Assessoria de Comunicação

Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 08/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Prorrogado o prazo para pagamento dos boletos de adesão ao Garantia Safra 2017/2018 Os agricultores cearenses tiveram o prazo para pagamento dos Boletos de Adesão ao Programa Garantia Safra 2017/2018 prorrogado até o próximo dia 19 de janeiro, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O prazo inicial estabelecido pelo Governo para os agricultores cadastrados aderirem ao programa, venceu na última terça-feira, 02.

Portanto, os produtores rurais de Aurora que ainda não retiraram o boleto do benefício concedido pelo Governo Federal devem se dirigir até a Secretaria de Agricultura, situada na Vila Paulo Gonçalves, no horário das 07:00h as 13:00h.

O valor do boleto é de R$ 17,00. Quem não pagar será excluído do programa. O Garantia Safra pagará R$ 850,00, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00, em caso de perda de safra acima de 50%.

Assessoria de Comunicação

Luiz Neto
#Agricultura 18/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Secretaria de Agricultura e parceiros discutem com agricultores familiares a entrega de produtos para o 2º semestre A administração pública municipal de Aurora por meio da Secretaria de Agricultura, juntamente com a coordenação dos programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) realizou nesta sexta, 18, a apresentação de proposta de entrega dos produtos da agricultura familiar para o 2º semestre do corrente ano.




O acontecimento teve lugar na Secretaria de Educação (Bairro São Benedito), ocasião em que a principio o secretário de agricultura, José Dácio de Souza, discorreu a respeito da importância da qualidade dos produtos da agricultura familiar que serão entregues ao município, que por sua vez distribuirá nas escolas da rede pública municipal de ensino. Falou que os produtos animal serão inspecionados pelo setor de vigilância do município.




Presente no encontro, o Coordenador de Vigilância Sanitária, Eliézio Luiz, disse que trabalhará o termo de ajuste para com os agricultores familiares participantes do PAA; falou que conversará com o prefeito Júnior Macedo para que a prefeitura emita alvarás gratuitos para os agricultores familiares inseridos no PAA. Ressaltou também que os produtos devem ser entregues dentro dos conformes, portanto, respeitando o máximo de higienização.




Já o médico veterinário do município, Gleydson Cálio, detalhou de forma minuciosa a maneira de como se trabalhar com os produtos, principalmente a carne. Explicou que os produtos suíno e frango só devem ser embalados depois do processo de resfriamento, portanto, nunca antes disso.




Por fim, o secretário de agricultura, José Dácio, falou que na próxima segunda-feira, 21, as 07:00h da manhã, estará recebendo os produtos dos agricultores familiares participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Já na quarta-feira, 23, no mesmo horário será a vez dos produtores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) entregarem seus produtos.




Os agricultores familiares do PAA fornecerão os seguintes produtos: Cheiro verde, alface, pimentão, Bata Doce, Frango Caipira, Queijo, Mamão Formosa, Maracujá, Abobora, Porco Pernil e Carcaça, Quiabo, Bolo, Ovo, Banana, Peixe Tilápia Eviscerado, Carne Ovina, etc.




Enquanto os produtores do PNAE entregarão - Polpa, Cheiro Verde, Abobora, Pimentão, Bolo, Frango Caipira e Banana.




Assessoria de Comunicação




Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 11/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Membros da Comissão Municipal do Garantia Safra participam de capacitação Visando o inicio do cadastramento dos agricultores (as) familiares no Programa Garantia Safra 2017/2018, a Comissão Municipal do referido programa realizou, nesta sexta-feira, 11, através do seu presidente constituído, José Dácio de Souza, capacitação para o preenchimento de formulário de cadastro do programa.


O treinamento teve lugar na sede da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Recursos Hídricos, na Vila Paulo Gonçalves. A princípio, José Dácio discorreu acerca da dinâmica de preenchimento do cadastro dos agricultores, que nesta edição apresenta algumas mudanças de critérios.


Inclusive, esclareceu que o agricultor pensionista rural ou urbano não pode participar do programa; agricultor com vinculo empregatício também não pode aderir ao programa; a presença do casal é obrigatória no ato do cadastro, do contrário o mesmo não será realizado.


O presidente da comissão municipal explanou ainda a respeito do formulário de Nº 2, que trata do cadastro pela primeira vez de agricultores (as) familiares, cujo documento classificou de mais complexo, visto que o mesmo contém uma série de perguntas, portanto, cabendo ao responsável pelo preenchimento do formulário toda atenção necessária.


O evento contou ainda com a participação de alunos estagiários da Escola Estadual Profissionalizante, Leopoldina Gonçalves Quezado, que também participarão do calendário de cadastramento de agricultores (as) familiares do Programa Garantia Safra 2017/2018.

CALENDÁRIO COMPLETO DE CADASTRAMENTO

Dia 15/08/2017

* grupo escolar do sitio japão - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Japão I, Japão II, Logradouro, Girimun, Jatobá de Valter, Serrinha, Tunga, Quati e Barreiro.

* GRUPO ESCOLAR DO SITIO BARREIRO BRANCO - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Vazantes, Lagoa do Machado, Barreiro Branco, Raposa, Lagoa do Mato, Olho D’água, Fazenda Velha, Oitis, Logradorzinho, Recreio, Logradouro e Sítios vizinhos.

Dia 16/08/2017

* Grupo Escolar do CERU - tipi de cima - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Tipi de Cima e Franklandia.

* associação beneficente da vila tipi - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Cobra, CE-286, Salgadinho, Riacho Verde, Saco, Tipi Vila, Cacimba Velha e Açude Velho.

Dia 17/08/2017

* Grupo Escolar de São Miguel - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: São Miguel, Taboca de São Miguel, Jatobá, Veneza e Goiabeira.

* Grupo Escolar - AGROVILA cachoeira - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Cachoeira, Cachoeirinha, Currais Velho, Jatobá e Flor.

Dia 18/08/2017

* ASSOCIAÇÃO do Sitio espinheiro - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Espinheiro, Carro Quebrado, Antas e Patos.

* Grupo Escolar do Silto Volta - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Volta, Pavão, Cabrito, Marimbas, Pacote, Aroeira e Lagoa de Vaca.

Dia 22/08/2017

* Grupo Escolar de COXÁ - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Grossos, Coxá, Izairas, Barracas, Antas I, Antas II, Baixa Verde e Volta.

* Grupo Escolar de vÁRZEA DE pEDRA - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Martins, Vila Freire, Emboscada, Trapiá, Caboclo, Ipueiras, Várzea de Pedra, Malhada Vermelha, Cachoeiras dos Bernardos, Curralinho e Alves.

Dia 23/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de angico de BAIXO - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Angico de baixo, Angico de cima, Boiada, Barro Vermelho e Santa Bárbara.

* grupo escolar da malhada funda - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Malhada Funda, Angico de Cima, Malhada Vermelha, Pau Branco, Marinheiro, Furtuoso, Cantins, Boa Vista e Oiticica.

Dia 24/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de CREOULAS - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Caiçara, Crioulas, Várzea de Contas, Recreio e Ilha.

* grupo escolar do Sitio calumbi - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Calumbi, Santo Antonio, Barro Vermelho, Passagem de Pedra, Saco, Lama, Brandão, Tarrafas, Frade, Gitirana de Baixo.

Dia 25/08/2017

* SALÃO SINDICAL DO SITIO ARAUJO - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Araújo, Gitirana, Lagoa do Couro, Taboca e Veneza.

* Salão comunitário da santa vitória - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Santa Vitória, Taboca, Ribeiro, Pilões, Mufumbo, Lages, Sobradinho e Unha de Gato.

Dia 29/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de TERRA VERMELHA - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Terra Vermelha, Rufo, Santa Helena, Piçarra, Olho D Água e sítios vizinhos.

* SALÃO DO SINDICATO DE INGAZEIRAS - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Vila Ingazeiras, Juiz, Boa Vista, Minador, Trairas, Tropas, Morro Dourado, Riachão, João Soares , Lagoa de Vaca e Aningas.

Dia 30/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de CREOULAS - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Santa Cruz, Catolé, Catingueira e Várzea Redonda.

* Grupo Escolar do SITIO MOCó - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Mocó, Inácio Cangica, São Domingos e Cajuí.

Dia 31/08/2017

* posto de saúde monte alegre - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Unha de Gato e Monte alegre.

* Grupo Escolar do sítio Soledade - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Minador e Soledade.
MUDANÇAS E CRITÉRIOS EDIÇÃO 2017/2018

Aumento no valor do benefício: agora em R$ 850,00.
em 05 parcelas de R$ 170,00.

Sendo a contribuição de:

a) Agricultores: R$ 17,00.
b) Municípios: R$ 51,00.
c) Estados: R$ 102,00

d) União: mínimo de R$ 340,00.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO AO GARANTIA SAFRA 2017/2018

Ser Agricultor Familiar nos moldes do PRONAF;
Ter renda bruta familiar mensal (Unidade Familiar) de até 1,5 (um e meio) salário mínimo, R$ 16.740,00 (excluindo aposentadoria rural);
Não deter a qualquer título, área superior a 4 módulos fiscais;
Ter o trabalho familiar como base na exploração do estabelecimento;
Morar dentro do estabelecimento rural ou próximo a ele;
Ter área plantada de no mínimo 0,6 até 05 hectares;
Cultivar áreas não irrigadas, de arroz, feijão, milho, mandioca e algodão;
Efetuar a adesão antes do plantio;
01 (uma) inscrição por unidade familiar;
As inscrições dos agricultores deverão ser realizadas somente nas Comunidades.
O Agricultor só poderá efetuar a sua inscrição na Comunidade onde o mesmo reside ou tem a sua área de plantio.
O Titular do beneficio, em caso das novas inscrições, será em nome das Mulheres;

Ou seja, o Programa Garantia Safra é para quem planta. Quem realmente é agricultor familiar (atenda aos critérios).

Art. 3° - É vedada a concessão do Garantia-Safra aos agricultores familiares que participem do Seguro da Agricultura Familiar - SEAF/“Proagro Mais”.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO
Xérox da Identidade e CPF do Marido e da Mulher, Comprovante de Residência, Comprovante de Pagamento do Garantia Safra, Declaração assinada pelo Proprietário, Herdeiro ou Assentamento, RG, CPF, INCRA ou ESCRITURA ou ITR do proprietário onde trabalha.
13. Deverá ser solicitado a assinatura (ou digital) do 1° e 2° titular na máscara da DAP 9.2.1. ou IGS, para fins de arquivamento da entidade emissora da DAP - no caso a EMATERCE.

DOCUMENTAÇÃO PARA A EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DO PROPRIETÁRIO OU HERDEIRO

Xérox do RG e CPF do Proprietário ou Herdeiro.
Xérox da Escritura, INCRA ou ITR do Proprietário.
Xérox do CPF e Identidade do Agricultor (a).
Comprovante de Residência.

DATAS PARA CUMPRIMENTO DE METAS

Inscrição dos agricultores (envio das DAPs ao MDA): Até 20 de Novembro de 2017;
Pagamentos dos aportes municipais : Até 30 de Agosto de 2017;
Homologação das Inscrições - CMDS: Até 30 de Novembro de 2017;
- Data limite para adesão dos agricultores: Até 31 de Dezembro de 2017;

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PARA O NUMERO DE COTAS

1 . Famílias com menor renda per capita - Peso 4
2. Famílias sustentadas pela mulher - Peso 3
3. Famílias que tenham portadores de necessidade especiais - Peso 2
4. Famílias não proprietárias do imóvel rural - Peso 1.

COMISSÃO MUNICIPAL DO GARANTIA SAFRA

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto
#Agricultura 09/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DES. ECONÔMICO, REC. HÍDRICOS E M. AMBIENTE Aurora iniciará cadastramento do Programa Garantia Safra 2017/2018, nesta terça, 15 A Prefeitura Municipal de Aurora através da Comissão Municipal, composta por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, EMATERCE, Câmara Municipal e CMDS comunicam que estarão realizando o cadastramento dos Agricultores (as) Familiares que se enquadrarem nos critérios exigidos para participar do referido programa, devendo obrigatoriamente comparecer o CASAL nos seguintes dias, locais e horários munidos dos seguintes documentos: Xérox da Identidade e CPF do Marido e da Mulher, Comprovante de Residência, Comprovante de Pagamento do Garantia Safra 2016/2017, Declaração assinada pelo Proprietário, Herdeiro ou Assentamento reconhecida Firma em Cartório, RG, CPF, INCRA ou ESCRITURA ou ITR do proprietário onde trabalha. Avisa ainda que todos os Agricultores(as) só poderão fazer o Cadastro na sua Localidade e que estiverem com a Documentação Completa.

CALENDÁRIO DE CADASTRAMENT
O

Dia 15/08/2
017

* grupo escolar do sitio japão - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Japão I, Japão II, Logradouro, Girimun, Jatobá de Valter, Serrinha, Tunga, Quati e Barreiro.

* GRUPO ESCOLAR DO SITIO BARREIRO BRANCO - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Vazantes, Lagoa do Machado, Barreiro Branco, Raposa, Lagoa do Mato, Olho D’água, Fazenda Velha, Oitis, Logradorzinho, Recreio, Logradouro e Sítios vizinhos.

Dia 1
6/08/2017

* Grupo Escolar do CERU - tipi de cima - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Tipi de Cima e Franklandia.

* associação beneficente da vila tipi - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Cobra, CE-286, Salgadinho, Riacho Verde, Saco, Tipi Vila, Cacimba Velha e Açude Velho.

Dia 17/08/2017

* Grupo Escolar de São Miguel - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: São Miguel, Taboca de São Miguel, Jatobá, Veneza e Goiabeira.

* Grupo Escolar - AGROVILA cachoeira - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Cachoeira, Cachoeirinha, Currais Velho, Jatobá e Flor.

Dia 18/08/2017

* ASSOCIAÇÃO do Sitio espinheiro - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Espinheiro, Carro Quebrado, Antas e Patos.

* Grupo Escolar do Silto Volta - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Volta, Pavão, Cabrito, Marimbas, Pacote, Aroeira e Lagoa de Vaca.

Dia 22/08/2017

* Grupo Escolar de COXÁ - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Grossos, Coxá, Izairas, Barracas, Antas I, Antas II, Baixa Verde e Volta.

* Grupo Escolar de vÁRZEA DE pEDRA - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Martins, Vila Freire, Emboscada, Trapiá, Caboclo, Ipueiras, Várzea de Pedra, Malhada Vermelha, Cachoeiras dos Bernardos, Curralinho e Alves.

Dia 23/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de angico de BAIXO - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Angico de baixo, Angico de cima, Boiada, Barro Vermelho e Santa Bárbara.

* grupo escolar da malhada funda - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Malhada Funda, Angico de Cima, Malhada Vermelha, Pau Branco, Marinheiro, Furtuoso, Cantins, Boa Vista e Oiticica.

Dia 24/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de CREOULAS - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Caiçara, Crioulas, Várzea de Contas, Recreio e Ilha.

* grupo escolar do Sitio calumbi - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Calumbi, Santo Antonio, Barro Vermelho, Passagem de Pedra, Saco, Lama, Brandão, Tarrafas, Frade, Gitirana de Baixo.

Dia 25/08/2017

* SALÃO SINDICAL DO SITIO ARAUJO - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Araújo, Gitirana, Lagoa do Couro, Taboca e Veneza.

* Salão comunitário da santa vitória - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Santa Vitória, Taboca, Ribeiro, Pilões, Mufumbo, Lages, Sobradinho e Unha de Gato.

Dia 29/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de TERRA VERMELHA - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Terra Vermelha, Rufo, Santa Helena, Piçarra, Olho D Água e sítios vizinhos.

* SALÃO DO SINDICATO DE INGAZEIRAS - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Vila Ingazeiras, Juiz, Boa Vista, Minador, Trairas, Tropas, Morro Dourado, Riachão, João Soares , Lagoa de Vaca e Aningas.

Dia 30/08/2017

* POSTO DE SAÚDE de CREOULAS - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Santa Cruz, Catolé, Catingueira e Várzea Redonda.

* Grupo Escolar do SITIO MOCó - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Mocó, Inácio Cangica, São Domingos e Cajuí.

Dia 31/08/2017

* posto de saúde monte alegre - às 08:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Unha de Gato e Monte alegre.

* Grupo Escolar do sítio Soledade - às 13:00 horas - envolvendo os agricultores dos Sítios: Minador e Soledade.
MUDANÇAS E CRITÉRIOS EDIÇÃO 2017/2018

Aumento no valor do benefício: agora em R$ 850,00.
em 05 parcelas de R$ 170,00.

Sendo a contribuição de:

Agricultores: R$ 17,00.

Municípios: R$ 51,00.

c) Estados: R$ 102,00

d) Uni
ão: mínimo de R$ 340,00.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO AO GARANTIA SAFRA 2017/2018

Ser Agricultor Familiar nos moldes do PRONAF;
Ter renda bruta familiar mensal (Unidade Familiar) de até 1,5 (um e meio) salário mínimo, R$ 16.740,00 (excluindo aposentadoria rural);
Não deter a qualquer título, área superior a 4 módulos fiscais;
Ter o trabalho familiar como base na exploração do estabelecimento;
Morar dentro do estabelecimento rural ou próximo a ele;
Ter área plantada de no mínimo 0,6 até 05 hectares;
Cultivar áreas não irrigadas, de arroz, feijão, milho, mandioca e algodão;
Efetuar a adesão antes do plantio;
01 (uma) inscrição por unidade familiar;
As inscrições dos agricultores deverão ser realizadas somente nas Comunidades.
O Agricultor só poderá efetuar a sua inscrição na Comunidade onde o mesmo reside ou tem a sua área de plantio.
O Titular do beneficio, em caso das novas inscrições, será em nome das Mulheres;

Ou seja, o Programa Garantia Safra é para quem planta. Quem realmente é agricultor familiar (atenda aos critérios).

Art. 3° - É vedada a concessão do Garantia-Safra aos agricultores familiares que participem do Seguro da Agricultura Familiar - SEAF/“Proagro Mais”.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO
Xérox da Identidade e CPF do Marido e da Mulher, Comprovante de Residência, Comprovante de Pagamento do Garantia Safra, Declaração assinada pelo Proprietário, Herdeiro ou Assentamento, RG, CPF, INCRA ou ESCRITURA ou ITR do proprietário onde trabalha.
13. Deverá ser solicitado a assinatura (ou digital) do 1° e 2° titular na máscara da DAP 9.2.1. ou IGS, para fins de arquivamento da entidade emissora da DAP - no caso a EMATERCE.

DOCUMENTAÇÃO PARA A EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DO PROPRIETÁRIO OU HERDEIRO

Xérox do RG e CPF do Proprietário ou Herdeiro.
Xérox da Escritura, INCRA ou ITR do Proprietário.
Xérox do CPF e Identidade do Agricultor (a).
Comprovante de Residência.

DATAS PARA CUMPRIMENTO DE METAS

Inscrição dos agricultores (envio das DAPs ao MDA): Até 20 de Novembro de 2017;
Pagamentos dos aportes municipais: Até 30 de Agosto de 2017;
Homologação das Inscrições - CMDS: Até 30 de Novembro de 2017;
- Dat
a limite para adesão dos agricultores: Até 31 de Dezembro de 2017;

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PARA O NUMERO DE COTAS

1 .Famílias com menor renda per capita - Peso 4
2. Famílias sustentadas pela mulher - Peso 3
3. Famílias que tenham portadores de necessidade especiais - Peso 2
4. Famílias não proprietárias do imóvel rural - Peso 1.

COMISSÃO MUNICIPAL DO GARANTIA SAFRA
www.aurora.ce.gov.br
Emitido dia 02/05/2024 às 16:23:22