Notícias

Governo Municipal destaca adequação do abatedouro e comercialização de carne no comércio local

O encontro reuniu pecuaristas, proprietários e funcionários de frigoríficos (açougueiros), e estabelecimentos em geral que comercializam carnes.
Numa ação conjunta das esferas governamentais da administração municipal do prefeito José Adailton de Macedo, através do Setor de Vigilância Sanitária, em consonância com as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, ocorreu as 13:00h, de quinta-feira, 16 de abril, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional – Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, importante encontro com pecuaristas, proprietários e funcionários de frigoríficos (açougueiros), e estabelecimentos em geral que comercializam carnes.

O acontecimento foi motivado no sentido de orientar a classe comercializadora do produto concernente as exigências que os órgãos fiscalizadores superiores, isto é, estado e união estão obrigando a esfera municipal fiscalizar com maior rigor a comercialização indevida da carne, haja vista, estarmos tratando de saúde pública.

A abertura dos trabalhos contou com a fala do Secretário Municipal de Agricultura, José Dácio de Souza, que na mesma oportunidade substituiu o prefeito municipal José Adailton de Macedo, que a principio discorreu acerca dos esforços que o chefe do poder executivo municipal empreendeu no sentido de adequar o nosso abatedouro público, inclusive com a aquisição de vários equipamentos exigidos para o abate animal.

Fizeram também o uso da palavra os vereadores Osasco Gonçalves, Edisio Leite e Iracilda Saraiva, todos enaltecendo a importância do evento, inclusive destacando que a ação acontece em benefício da população aurorense, que tem direito de consumir um produto de qualidade.

PALESTRAS COM PROFISSIONAIS

O Coordenador Municipal da Vigilância Sanitária, Eliézio Pereira Luiz, exibiu um vídeo detalhando todo o processo operacional do agora equipado mecanismo de abate animal, inclusive mostrando o antes e o depois do equipamento, salientando que o trabalho da sua pasta visa trabalhar em parceria com a sociedade aurorense, prevenindo os riscos de doenças a saúde da população.

Dr. Gleydson Cálio, Médico Veterinário do Município – destacou a principio os investimentos que a gestão municipal do prefeito Adailton Macedo inseriu na modernização do abatedouro público, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados junto a coletividade do seu município. Cálio salientou que a qualidade do produto depende da produção/criação do animal.

Dr. Gleydson frisou que o abate animal depende de normas a serem cumpridas pelo órgão fiscalizador, inclusive obedecendo rigorosamente o horário de chegada do animal no curral para inspeção, obrigatoriamente contendo a GTA (Guia de Transito Animal). O veterinário ainda destacou a presença dos representantes da ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará), fato que fortalece ainda mais a importância do evento.

Por fim, tivemos a última palestra do ensejo discorrida pelo Fiscal Agropecuário da ADAGRI, Roger Henrique Sousa Costa (profissional com 10 anos de experiência no assunto), proferindo em primeiro momento acerca da regularização dos produtores através da realização do cadastro do rebanho, que visa a rastreabilidade do histórico do animal; necessidade da GTA para o deslocamento do animal; salientando que os serviços de inspeção são de responsabilidade do município, esse cobrado pela ADAGRI.

Roger Henrique – que esteve acompanhado do seu colega de trabalho João Eudes, informou que a ADAGRI possui quarenta escritórios em todo o estado do Ceará.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais