NOTÍCIAS

08-AGO-2015

Aurora realiza VII Conferência Municipal de Assistência Social

08 DE AGOSTO DE 2015
A VII Conferência Municipal de Assistência Social, certame ocorrido na sexta-feira, 7 de agosto, nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, culminou com um leque de sugestões, diretrizes e propostas a serem implantadas no Plano Decenal, que valerá pelos próximos 10 anos, isto é, de janeiro de 2016 a dezembro de 2026.
A VII Conferência Municipal de Assistência Social, certame ocorrido na sexta-feira, 7 de agosto, nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), na Vila Paulo Gonçalves, culminou com um leque de sugestões, diretrizes e propostas a serem implantadas no Plano Decenal, que valerá pelos próximos 10 anos, isto é, de janeiro de 2016 a dezembro de 2026.

Sob o lema: "Pacto Republicano no SUAS, rumo a 2026; O SUAS que temos e o SUAS que queremos", as discussões do ato conferencial, que tem como objetivo conferir, debater e deliberar o que está sendo feito e o que precisa melhorar no campo da assistência social, com novas políticas de trabalho voltadas para o bem estar dos seus usuários.

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Bernadete Gonçalves Leite, expressou-se no sentido de que a VII Conferência Municipal de Assistência Social (SUAS), visa tanto avaliar o SUAS nos últimos 10 anos (de 2005 a 2015), bem como incrementar novas idéias a serem inseridas no próximo Plano Decenal (de 2016 a 2026), visto que os seus usuários necessitam de uma política de assistência social mais eficaz capaz de atender a contento, não somente os usuários da sede do município, mas também as famílias que residem na zona rural do município.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o jovem Raimundo Jymson Virgínio de Albuquerque, a principio fez a leitura do Regimento Interno da VII Conferência de Assistência Social, que fôra aprovado por unanimidade em plenária. No ato de abertura oficial da conferência, Jymson discorreu acerca da necessidade de novas políticas assistências que venham a contribuírem para a equidade dos usuários do SUAS; planejar o Plano Decenal (de 2016 a 2026); analisar as deficiências e avanços do plano anterior (de 2005 a 2015); além de trabalhar novas metodologias a serem implantadas no Plano Decenal vindouro.

Também fez o uso da palavra o vereador Osasco Gonçalves, que em sua fala opinou a respeito do alcoolismo, doença que vem destruindo várias famílias aurorenses, porém, necessita de uma política assistencial no sentido de ajudar o público afetado.

Dando sequência aos trabalhos, houve a conferência magna – ministrada pela assistente social Maria Eliane Pedro dos Santos (filha natural de Aurora, mais precisamente do Distrito de Ingazeiras), que inclusive elogiou a postura de trabalho do prefeito municipal Adailton Macedo, que tem desempenhado sua função de chefe do executivo aurorense, sem distinção partidária, avaliando a necessidade de cada cidadão aurorense.

Eliane disse que o fortalecimento da política do SUAS depende da dedicação de todos os segmentos representativos do governo municipal poder, visto que precisamos projetar o futuro da sigla, porém, destacou avanços no sistema, a exemplo, da delimitação no campo de atuação, onde houve melhorias no atendimento aos usuários.

A descentralização dos serviços deflagrados pelo SUAS, foi outro fator debatido pela palestrante, haja vista, que o atendimento para usuários que residem na zona rural do município é quase zero.

Logo após, houve a divisão dos grupos de trabalhos divididos em 05 equipes, sob os seguintes temas:

Dimensão 01: Dignidade Humana e Justiça Social (Princípios fundamentais para consolidação do Suas no pacto federativo – Coordenadoras: Anaiza Xavier e Karlene);

Dimensão 02: Participação social como fundamento do pacto federativo no Suas (Coordenadoras: Anasara, Yanne e Wanessa Lustosa);

Dimensão 03: Primazia da responsabilidade do Estado: Por um Suas Público, Universal, Republicano e Federativo (Coordenadores: Jymson, Erineuma e Idalina);

Dimensão 04: Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo (Coordenadoras: Cristiane Alencar e Luana);

Dimensão 05: Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo (Coordenadoras: Érica Jane e Anne Caroline).

Em seguida, tivemos a suspensão dos trabalhos para o almoço; seguido da continuação dos trabalhos em grupo; como também a plenária de aprovação das propostas dos grupos; e por fim, houve a escolha dos delegados que participarão da XI Conferência Estadual de Assistência Social. Lembrando ainda que, tivemos a apresentação cultural do grupo de capoeira composto por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Urbanismo Há 54 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 54 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

#Cultura Há 68 dia(s)

Consulta Pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos

A Prefeitura disponibiliza formulário de consulta pública para a elaboração do Plano Anu [...]

#Estagio Há 77 dia(s)

LISTA DE DEFERIDOS

A Procuradoria Geral do Município de Aurora divulga o resultado das inscrições no proces [...]

#PassagemMolhada Há 88 dia(s)

O Governo Municipal de Aurora, concluiu recentemente a passagem molhada na localidade de Taboca de Santa Vitória

O Governo Municipal de Aurora, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu recent [...]

#Estagio Há 90 dia(s)

Seleção de estagiários não remunerados

A Procuradoria Geral do Município de Aurora/CE torna pública, através do edital - PGM n. [...]

#Saúde Há 224 dia(s)

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, encaminhou mais de 70 pessoas para realização de exames de imagem.

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, encaminhou neste Sábado, 05/08 ne ne [...]

#Saúde Há 237 dia(s)

Gestor Visita policlínica no mutirão de cirurgias

Gestor Visita policlínica no mutirão de cirurgias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito