Notícias

Secretaria de saúde de Aurora, inicia as pré – conferências, começando pelo bairro Araçá

Data: 05 de maio de 2015

Serão realizadas nove Pré-Conferências nos Distritos Rurais e Sede, que terão por finalidade levantar os problemas da saúde por área.
A Gestão Municipal de Aurora-CE, através do Prefeito Jose Adailton de Macedo, Presidente da VII Conferência Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, que tem como gestor o secretário Dr. Jose Gean Passos Leite, Conselho Municipal de Saúde sob a Presidência de Eliezio Luiz, Iniciam Suas Pré – Conferências de Saúde pelo Bairro Araçá.Segundo a Constituição Federal, Art. 196. A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Em conformidade com a Lei 8.142 de 1990 que garante a participação do controle social na Saúde para todos os cidadãos Brasileiros.

Pensando nesse contexto a Secretaria Municipal de Saúde de Aurora – Ceará, iniciou hoje pela manhã as pré – conferências, começando pelo bairro Araça mais precisamente na Câmara Municipal, a partir das 08h00hs da manhã, sendo a abertura feita pelo senhor presidente do conselho municipal de saúde Eliezio Luiz e o Secretario de Saúde Dr. Gean Passos Leite, os conferencista palestrantes foram os senhores, Dr. José Gean Passos Leite mediador, Eliezio Pereira Luiz Auxiliar e Monalisa Teles Holanda secretariando os trabalhos, na oportunidade Dr. Gean conduziu a apresentação fazendo uma explanação para os presentes do que é conferência municipal da saúde para o público presente ao recinto, onde em seguida foi tirado da plateia presente 02 conselheiros titulares e 02 suplentes ficando assim distribuídos: Titulares Luiz França de Freitas e Emanuela Albuquerque Figueiredo e os Suplentes Roberta Lidiane Tavares e Terezinha da Silva.

Além da participação do público que foi em grande massa, participaram também da pré – conferencia o Secretario de Cultura do município, José Cícero da Silva, que ao fazer o uso da palavra parabenizou a comunidade do bairro araçá pela grande participação e referenciou a pré – conferência com a base sustentável para a saúde nos próximos quatro anos. Participaram ainda da pré-conferência alguns agentes de saúde do município. Finalizando o Secretario de Saúde Dr. Gean agradeceu a presença de todos os presentes e reafirmou o seu compromisso com todos no tocante a saúde de aurora.

A comissão organizadora da VII Conferencia Municipal da Saúde agradece a Casa Legislativa pelo espaço cedido.

Abaixo Tema principal e Eixos da VII Conferência Municipal de Saúde e Locais das pré-Conferências da Saúde.

Nos termos do Decreto Municipal Nº 260402 de Abril de 2015 expedida pelo Prefeito Municipal e da Portaria Nº001/2015 da Secretaria de Saúde, a Conferência terá como tema básico “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo:” DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.

Além do temário central a Conferência terá como Eixos Temáticos: I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II - Participação Social; III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Serão realizadas 9 (nove) Pré-Conferências nos Distritos Rurais e Sede, que terão por finalidade levantar os problemas da saúde por área geográfica e escolher os delegados para Conferência.

1. Bairro Araçá

2. Bairro Centro

3. Cachoeira

4. Distrito de Ingazeiras

5. Vila Paulo Gonçalves

6. Sítio Santa Cruz

7. Distrito de Santa Vitória

8. Distrito de Tipi

9. Bairro São Benedito

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS