Notícias

| 07 DE MAIO DE 2015

Secretário de Cultura recebe visita do filho do maestro Miguel Fernandes e apresenta projeto

Após a revitalização da banda de música que agora passou a ser municipal e a criação da escola de música maestro Esmerindo Cabrinha
a Secretaria de Cultura e Turismo local está empenhada no projeto de Resgate e Preservação da Memória musical de Aurora.

O que segundo o secretário da pasta, o prof. José Cícero(foto)objetiva rememorar e preservar através de um resgate documental e imagético parte da história das bandas de músicas que existiram na cidade. Além de maestros e seus integrantes, desde a primeira que se tem notícias - a banda da Beneficente(ABA) do maestro Boaventura por volta dos anos 30 e 40, depois a da paróquia através do padre França com Miguel Fernandes até os dias atuais.

Com este propósito o secretário JC vem conversando com pessoas da época, músicos e maestros que testemunharam o que ele chama da belle époque da verdadeira música aurorense de qualidade. "Creio que é algo fundamental neste tempo no que tange a preservação, sobretudo agora com a tal globalização quando muito se perde do que nosso em favor do que é alienígena. E, em se tratando de música de qualidade principalmente. 1º porque vivemos um crise musical sem precedente, depois poque precisamos cumprir a exigência de se colocar o ensino da música no currículo escola. Então nada melhor do que começar com a nossa", ponderou.

Um dos primeiros entrevistados foi o Sr. Gonzaga Alfaiate que foi clarinetista e compôs a primeira formação da antiga banda da beneficente. O mesmo conviveu de perto com todos os maestros e músicos que passaram por Aurora.

Depois, o entrevistado foi um dos artistas mais polivalentes do município, o José Simplício que fez parte da formação inicial da banda criada ainda pelo padre Franca e o maestro o tenente da PM Miguel Fernandes que, inclusive dirigia a banda da PM de Fortaleza e era filho da terra. Além de Aurora, Miguel Fernandes também ajudou a criar as bandas de Iguatu e Acopiara. É de autoria do mesmo a composição do hino original do município(letra e música) composto por volta dos anos 70. E que até hoje se encontrava esquecido no mais completo anonimato.

O que veio à tona agora com a insistência da secretaria, vez que o mesmo foi descoberto nos arquivos sonoros do música Zé Simplício em fita K-7. Mesmo com seu áudio comprometido pelo tempo é possível notar a beleza da composição do dobrado gravado pela famosa banda da PM da capital. Outra relíquia é a gravação do hino em duas versões, ou seja, instrumental e outra com a voz do próprio maestro Fernandes.A ideia é reeditar toda a composição e assim regravá-la para que os aurorenses possam conhecer tal maravilha, disse o secretário. Para tanto, irá conversar em breve com o prefeito Adailton Macedo e o atual maestro da banda municipal Damião Tavares, sobre a inciativa.

Porém o projeto não se resume apenas no resgate do 1º hino de Aurora, mas na culminância da iniciativa, ou seja, o lançamento de uma coletânea em formato de CD contendo todos as músicas(dobrados e afins) de autoria de músicos da terra ou que fizeram parte das várias formações das bandas(da beneficente e Sr. Menino Deus), a exemplo de Miguel Fernandes e Esmerindo Cabrinha, dentro outros.

Em meados dos anos 70 o maestro Miguel em parceira com o também músico da PM Orlandinho gravou um compacto contendo duas composições: Criança do meu mundo e outra sobre o Rio Salgado. Há quem diga, inclusive, que tais composições foram recentemente utilizadas por alguém que as regravou, talvez acreditando no esquecimento, publicou no trabalho se dizendo o autor.

VISITA à sede da Secult-Aurora:

Na manhã desta última segunda-feira(4) o secretário José Cícero recebeu na sede da Secult um dos filhos do famoso maestro Miguel Fernandes - o Sr. Edmundo Leite, residente em Fortaleza que nestes dias esteve em Aurora visitando seus parentes. Na ocasião, o secretário explicou para o mesmo os detalhes do projeto, assim como solicitou-lhe o envio de mais informações e imagens da época sobre o maestro e a banda.

Bastante entusiasmado pela proposta, o Sr. Edmundo(nas fotos de camiseta verde) aquiesceu com a contribuição familiar se dizendo honrado por saber que o seu pai receberá tal homenagem póstuma. No final, acompanhado do secretários e de outros parentes o filho do maestro Miguel visitou todo os acervo e a exposição de arte e história contido na secretaria de cultura do município .

 

Deixe seu comentário

OUTRAS NOTÍCIAS

#Prefeito | 17 DE FEVEREIRO DE 2018

DECRETO Nº 160201/2018 - DECRETA LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO DE AURORA PELO FALECIMENTO DOS SENHORES OLEGÁRIO LEITE DE MACEDO E JEFFERSON DIEGO BATISTA DE LIMA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.JOÃO ANTONIO DE MACEDO JUNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE AURORA-CEARÁ, NO U [...]

#Controle | 16 DE FEVEREIRO DE 2018

O Site da Prefeitura Municipal de Aurora tem logrado grandes avanços quanto ao assunto transparência, atendendo, portanto as exigências da Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009). Todavia, o sistema de monitoramento dos portais de transparência municip [...]

#Agricultura | 15 DE FEVEREIRO DE 2018

Aconteceu nesta quinta (15/Fev), no auditório Dona Santô, na Casa da Cultura, ao lado da Igreja Matriz, centro da cidade de Aurora, reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS).Os trabalhos foram ministrados pelo presidente da sigla acima mencionada, [...]

#Turismo | 15 DE FEVEREIRO DE 2018

Depois de alguns meses de plena escassez de água, a barragem do Rio Salgado em Aurora voltou a transbordar de forma mesmo que ainda tímida, porém, de uma grande importância principalmente para a população ribeirinha do município. A nova paisagem do Sal [...]

#Esporte | 11 DE FEVEREIRO DE 2018

O Fortaleza Esporte Clube escreveu na manhã de sábado, 10 de fevereiro, uma importante página na história do esporte dos municípios de Aurora e Caririaçú. O momento ímpar do futebol aurorense e caririaçuense diz respeito a realizaç [...]

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS