Notícias

#Transparência | 01 DE SETEMBRO DE 2017

Em Audiência Pública, Desembargadora Aurorense oficializa inicio do cadastro biométrico do eleitor

A Justiça Eleitoral da Comarca do Município de Aurora (69ª Zona) promoveu nesta quinta-feira, 31 de agosto, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, audiência pública de abertura dos trabalhos revisionais (Biometria 2017/2018).




O acontecimento serviu para dá inicio ao processo de revisão biométrica dos eleitores de Aurora, que segundo o Juiz Titular desta Comarca - Dr. João Pimentel -, o prazo final para o cadastramento será o dia 31 de janeiro de 2018.




Compuseram a mesa de honra do evento a Desembargadora presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), filha natural de Aurora, Drª Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o vice-presidente do TRE-CE, Dr. Haroldo Correia de Oliveira Máximo; o Presidente da Biometria e Juiz da 69ª Zona Eleitoral de Aurora, Dr. João Pimentel Brito; o Prefeito Municipal, Dr. Júnior Macedo; o Presidente da Câmara, Aderlânio Macedo; e a Procuradora Eleitoral de Aurora, Drª Alessandra Magda Ribeiro Monteiro.




A principio ouvimos a execução dos hinos Nacional e Municipal entoados pela Banda de Música Municipal de Aurora - Senhor Menino Deus -, que por sinal foi bastante aplaudida pelos alunos da Escola Profissionalizante, como também pelos demais participantes do certame.










Os trabalhos foram abertos oficialmente pela Desembargadora Nailde Pinheiro, que em sua fala emocionada fez um resumo de sua trajetória. Contou que há 45 anos partia do seu torrão natal (Aurora), juntamente com seus pais rumo a capital cearense; lembrou vários nomes de educadores aurorenses que contribuíram para sua formação escolar, a exemplo de Dona Socorro Araripe, professor Agostinho, Dona Ziza, dentre outros. Drª Nailde disse que hoje os jovens têm mais oportunidade para realizar sues sonhos, bem diferente da sua época onde as coisas eram muito difíceis.




Concernente a pauta em destaque, a desembargadora anunciou a instalação oficial para o inicio do cadastro biométrico do eleitorado aurorense. Esclareceu que todo eleitor tem a obrigação de se cadastrar até o dia 31 de janeiro de 2018. Disse que o Estado do Ceará já biometrizou de 50% do seu eleitorado, e que o eleitor que não se cadastrar até a data supracitada terá seu titulo cancelado, além de vários outros prejuízos, como por exemplo, cancelamento de benefícios de programas sociais, contrair empréstimo bancário, etc. Por fim, a desembargadora pediu aos jovens presentes no evento que eles fossem multiplicadores, ou seja, transmitissem o assunto para outras pessoas.




O Juiz Titular de Aurora, Dr. João Pimentel, que trabalha em Aurora a 2 anos e meio. Informou que o cartório eleitoral já cadastro 18% do eleitorado aurorense, e que o agendamento pode ser feito através do Nº 148 ou no Site do TER-CE. O horário de atendimento no cartório eleitoral será das 08:00h as 17:00h. O juiz disse também que a estrutura operacional de atendimento ao eleitor será ampliada, tanto com o número de pessoal e equipamento visando acelerar os trabalhos de atendimento ao público.




Por sua vez, a Coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral (TRE-CE), Lorena de Almeida Morais Belo, destacou a evolução nacional do cadastro biométrico, inclusive frisou que o projeto piloto de biometria ocorreu em 2010, na cidade de Eusébio, município com 100% do cadastramento concluído. Reforçou que o cadastro biométrico é obrigatório para todos os cidadãos eleitores, desde o jovem menor de 18 anos de idade até o idoso.




Lorena informou acerca das repercussões do cancelamento do titulo eleitoral, que além de não poder votar nas próximas eleições, o eleitor não poderá requerer ou renovar passaporte; receber salário ou benefício sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo; solicitar empréstimo em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; inscrever-se em concurso público ou tomar posse em cargo público; renovar matrícula em instituição pública de ensino; dentre outros.




Participaram também do momento a Primeira Dama do Município de Chefe de Gabinete, Hellen Macedo; Secretários Municipais, Assessoria Jurídica, Vereadores e demais segmentos da sociedade.




Assessoria de Comunicação




Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário











NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Transparência | 28 DE DEZEMBRO DE 2017

Anualmente o Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado e estabelece o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformida [...]

#Transparência | 14 DE DEZEMBRO DE 2017

Anualmente o Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado e estabelece o 'cdndice de Transparência Municipal - uma escala de notas baseada no nível de conformidade à [...]

#Transparência | 05 DE SETEMBRO DE 2017

Por ocasião da audiência pública de abertura dos trabalhos revisionais (Biometria 2017/2018), evento realizado no último dia 31 de agosto próximo passado, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quez [...]

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS