NOTÍCIAS

30-AGO-2017

Aurora realiza VIII Conferência Municipal de Saúde com sucesso

#Saúde 30 DE AGOSTO DE 2017
Sob o tema "Juntos Fortaleceremos a Saúde Pública de Aurora", aconteceu nesta quarta-feira, 30 de agosto, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.




Os trabalhos conferencistas foram presididos pela Secretária Municipal de Saúde, Cícera Monalisa Holanda, coordenação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliézio Luiz. A principio, houve a entoação dos hinos Nacional e Municipal, seguido da fala das autoridades.




A anfitriã do evento, Cícera Monalisa, enalteceu a numerosa participação da população, porém, chamou a atenção de todos concernente a importância da elaboração das propostas a serem aprovadas em plenária.




Eliézio Luiz - destacou a presença do ex-prefeito de Aurora, João de Zeca (pai do prefeito, Dr. Júnior Macedo), que no ano de 1992 (quando gestor) criou a Lei Municipal que instituía a conferência municipal de saúde de Aurora. Falou também que Mikael Figueiredo (coordenador adjunto da 8ª conferência municipal de saúde de Aurora) tem contribuído muito para o desenrolar de projetos do respaldo da saúde pública do município.




O vereador Osasco Gonçalves acompanhado pelo colega legislativo, Budú, Ressaltou a importância operacional do Hospital Inêz Andreazza, que vem enfrentando dificuldades financeiras para se manter, porém, disse que juntamente com seus pares farão o que for possível para destinar recursos para o hospital.










Em sua fala, o prefeito municipal Dr. Júnior Macedo (ladeado de sua esposa a Primeira Dama e Chefe de Gabinete, Hellen Macedo), discorreu a principio a respeito de sua opção profissional pela área da saúde; disse que a prefeitura financiou cerca de R$ 300 mil em assistência de média e alta complexidade, para salvar a vida de vários irmãos aurorenses. Na mesma oportunidade, Dr. Júnior destacou o trabalho incessante do seu antecessor, Adailton Macedo, que durante os seus 08 (oito) anos de governo destinou milhões de reais da prefeitura para salvar a vida de centenas de famílias carentes do município.




Presente no evento, o ex-prefeito de Aurora e atual Secretário de Governo e Gestão, Adailton Macedo, fez o uso da palavra, a priori dizendo que talvez tenha sido o único prefeito do Brasil a fazer greve de fome na porta de um hospital, no intuito de salva a vida de um irmão aurorense. "O falido Sistema Único de Saúde (SUS) aparenta ser a coisa mais linda do mundo, mas que a realidade é completamente diferente, famílias morrem na fila esperando atendimento que nunca chega. Disse ainda que em 04 anos, a prefeitura de Aurora gastou (com recursos próprios) quase R$ 6 milhões com cirurgias", informou Adailton, acrescentando que jamais se curvará a nada pra defender o povo da terra do Menino Deus.




A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Aurora foi proferida pelo enfermeiro, João Batista Cirilo, que na ocasião fez uma minuciosa explanação acerca da importância da matéria, principalmente no tocante a elaboração das propostas a serem apresentadas e votas em plenária, visto que as mesmas farão parte do Plano Municipal de Saúde (2018/2021). Contudo, frisou que a atenção básica é a porta de entrada do cidadão.




Logo após, houve a divisão de grupos de pessoas para a elaboração das propostas, seguido de suas respectivas apresentações e votação em plenária. A plateia presente foi dividida em 08 grupos de trabalhos na seguinte ordem:




GT 01: Atenção primária, secundária e terciária em saúde do município de Aurora; GT 02: Vigilância e Saúde; GT 03: Sistema de marcação e regulação em saúde; GT 04: Assistência Farmacêutica; GT 05: Auditoria e Ouvidoria de Saúde; GT 06: Atenção Especializada; GT 07: Controle Social; GT 08: Assistência Integral em Saúde Humanizada




Por fim, a Secretária de Saúde, Monalisa Holanda, agradeceu o empenho de toda sua equipe de trabalho, bem como a participação dos demais segmentos da sociedade.




ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO




FOTOS E VÍDEO: LUIZ NETO

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 25 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 33 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 85 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 85 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito