Notícias

SAÚDE: Evolução de PSFs ocasiona reconhecimento do PMAQ

Como forma de reconhecimento ocasionado pelo ótimo desempenho do Programa Saúde da Família (PSF), Mais Perto de Você, o Ministério da Saúde, através do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), acaba de contemplar o município de Aurora com 02 carros 0 km.
Como forma de reconhecimento ocasionado pelo ótimo desempenho do Programa Saúde da Família (PSF), Mais Perto de Você, o Ministério da Saúde, através do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), acaba de contemplar o município de Aurora com 02 carros 0 km.

A entrega oficial dos veículos as equipes premiadas ocorreu nesta manhã de terça-feira, 19 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua João de Sá Cavalcante, no centro da cidade, oportunidade em que o titular da pasta, José Gean Passos Leite, ladeado do Secretário de Transportes, Jussiê Alves, e demais profissional da saúde – oficializou a entrega dos veículos as equipes competentes.

Contudo, Gean Passos enalteceu que essa conquista representa o fruto do trabalho desenvolvido pelas equipes dos PSFs, que cumpriram rigorosamente todas as exigências do órgão fiscalizador do governo federal, que visa melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo Gean Passos, os veículos servirão as comunidades de Ingazeiras e Santa Vitória, cujas equipes evoluíram do atendimento regular e bom, respectivamente, para ótimo. Na mesma oportunidade, a enfermeira Vilani, da Unidade Básica Belarmina Alencar de Macedo, do Distrito de Ingazeiras, falou acerca das dificuldades enfrentadas anteriormente por sua equipe de trabalho, haja vista, que as condições de trabalho eram precárias, inclusive disse que até a maca de atendimento a população era de madeira, além de na época não existir prédio próprio para atender as famílias daquela localidade, vindo a acontecer somente na gestão do prefeito Adailton Macedo.

É importante ressaltar, que mesmo diante da forte crise financeira vivenciada pelas prefeituras municipais, devido à falta de repasses de verbas por parte dos governos estadual e federal, em Aurora o prefeito Adailton Macedo tem feito de tudo para que as famílias carentes do município sejam atendidas da melhor maneira possível.

Discorrendo ainda a respeito da aquisição dos novos veículos, para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.

Foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), criado em 2011, ano em que o município de Aurora promoveu sua adesão.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS