NOTÍCIAS

22-MAI-2017

Oficina de Teatro Amador de Aurora supera expectativas, afirma Secretário de Cultura

#Cultura 22 DE MAIO DE 2017
A gestão municipal do prefeito Júnior Macedo, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) proporcionaram nos dias 19 e 20 próximos passados - um momento ímpar na vida de dezenas de jovens aurorenses.

O assunto em relato diz respeito a 1ª Oficina de Tetro ocorrida no auditório Dona Santô, no Casarão da Cultura, situado ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade. Cerca de 60 alunos se inscreveram para participarem do curso, que teve como ministrante o professor, ator e diretor de teatro, Robério Fefre, da cidade de Fortaleza.

Foram dois dias de intensas atividades, ocasião em que o professor Robério explorou ao máximo a capacidade de cada participante do curso, inclusive disse ter ficado por demais satisfeito com a desenvoltura dos jovens aurorenses. A temática da oficina partiu dos princípios básicos do teatro.

Robério confidenciou que recusou convite de várias cidades cearenses para vir a Aurora, segundo ele porque gostou da politica de trabalho do secretário José Cícero, que tem feito o diferencial na cultura da terra de Aldemir Martins.

O ministrante falou que o município de Aurora é pioneiro na região do cariri, inclusive destacou o interesse dos nossos jovens pelo teatro, portanto, confirmando que Aurora sempre foi um celeiro de artistas nas mais diversas modalidades.

Já o secretário de cultura, José Cícero, relatou que futuramente pretende conversar com o prefeito Júnior Macedo - para ver a possibilidade de instituir a Bolsa Teatro -, uma ajuda de custo para incentivar cada vez mais a nossa juventude.

Durante a capacitação o professor Robério trabalhou uma série de técnicas básicas, a exemplo de atenção, concentração, ritmo, ação. "No teatro, o ator ou atriz tem que investigar, ciar, improvisar", discorreu Robério, acrescentando que o sucesso de alunos participante do curso depende do empenho de cada um.

O choro técnico e o verdadeiro, eu diria que foi um dos momentos mais emocionantes da oficina; teve aluno que chorou verdadeiramente além da conta. No final do certame, houve a apresentação da peça teatral - "Quem envenenou a comida do papai", oportunidade em que foram formados 10 grupos de teatro.

No final do acontecimento, o professor Robério disse que logo no primeiro dia de aula, conseguiu visualizar pelo menos 20 jovens que tem tudo a haver com o teatro, bem como voltou a enaltecer o trabalho do secretário José Cícero, como também o apoio da gestão municipal do prefeito Júnior Macedo.

O representante da Secult, João Silva, falou que o evento tratava-se de um momento ímpar para os jovens aurorense, inclusive destacou o empenho de cada aluno participante.

Também fez o uso da palavra - o artista filho ilustre de Aurora, Franzé D’Aurora, que relatou que a arte é para alimentar a alma e o espírito e não para ser julgada. Disse ainda que a pasta anfitriã precisa fazer uma seleção de talentos para nos representar mundo afora.

Por fim, a professora Bárbara disse se sentir muito feliz pelos alunos, como também destacou o talento de cada um deles.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 3 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 10 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 11 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 63 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 63 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

#Cultura Há 77 dia(s)

Consulta Pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos

A Prefeitura disponibiliza formulário de consulta pública para a elaboração do Plano Anu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito