Notícias

Coordenações de Vigilância Epidemiológica e Sanitária realizam capacitação para agentes de endemias

As Coordenações de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, cujo cargo de secretária de saúde fôra confiável a Drª Monalisa Holanda e como Coordenadores Dr. Richard Luna e Eliézio Luiz, respectivamente, realizaram na manhã da última quarta-feira, 1, uma capacitação para todos os agentes de combate às endemias de Aurora.

A referida capacitação que teve como palestrante o médico veterinário do município de Aurora, Dr. Glaydson Cálio tratou a respeito do programa de combate a Leishmaniose Canina, conhecido popularmente como Calazar.

A reunião foi aberta pelo Coordenador da Vigilância Epidemiológica e Endemias o biomédico Dr. Richard, que deu as boas vindas aos agentes e falou sobre a importância do programa de Leishmaniose Canina no município; sobre os indicadores da doença e de como deve ser o seu fluxo para que todos os envolvidos tenham conhecimento e possam falar em uma única linguagem.

Em seguida, o Coordenador da Vigilância Sanitária, Eliezio Luiz, discorreu a respeito da importância do trabalho ser realizado em equipe e das atribuições que cada coordenação deve possuir e respeitar.

Por fim, o palestrante o médico veterinário Dr. Glaydson Cálio proferiu a palestra que enfatizou a importância do programa de combate a Leishmaniose Canina, ou seja, o Calazar, falou sobre a importância dos exames confirmatórios para que o cão possa ser recolhido e sacrificado dentro das normas legais para que o animal não sofra e de como o agente de endemias proceder perante a população em casos de reclamações com cães doentes.

A capacitação foi de extrema importância, haja vista, muitas vezes a população desconhecer o real papel do agente de combate ás endemias dentro do programa de combate às Leishmanioses e pensar que os mesmos são habilitados para dar diagnóstico de Calazar sem a realização do exame e recolher o cão para sacrifício, entre outras atribuições que não são de responsabilidade do agente.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário


Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIALS