NOTÍCIAS

26-OUT-2016

Secretaria Municipal de Saúde ultima preparativos para a campanha de doação de sangue

26 DE OUTUBRO DE 2016
A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora em parceria com o Hemoce realizará no próximo dia 4 de novembro (Sexta-feira), mais uma campanha de doação de sangue.

A coleta sanguínea ocorrerá na Unidade Básica de Saúde, Antonio de Sousa Ramalho, situada na Rua Cícero José do Nascimento, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, no horário das 08:00h as 15:00h.

A doação de sangue é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue, inclusive antes da coleta o doador se submete ao processo de triagem, ocasião em que ele será devidamente avaliado se pode ou não doar sangue.

O Secretário Municipal de Saúde, Joeferson Alves, afirma que todas as providências de competência da pasta estão sendo minuciosamente trabalhada para que o objetivo do acontecimento seja mais uma vez alcançado. Portanto, espera que a população aurorense possa comparecer em massa para este ato de solidariedade para com o seu próximo.

É importante frisar que, desde o primeiro mandato do prefeito Adailton Macedo (em 2009), o município de Aurora tem contribuído de forma satisfatória com o Hemoce, realizando sucessivas campanhas de doação de sangue.


Confira, abaixo, o passo-a-passo
do doador:
A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente) e se apresentar no posto de coleta.

Passo 1: Veja se está dentro
dos requisitos básicos.

* Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação; *Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos; * Ter peso igual ou superior a 50 kg; * Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas; * Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Passo 2: Verifique os impedi
mentos temporários.

* Estar bem de saúde. Ou seja, se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas; * Período gestacional; * Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; * Amamentação; * Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; * Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); * Não ter feito exames/procedimento com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; * Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Passo 3: Confira se não está dentro dos critérios defin
itivos de impedimento.

* Hepatite após os 10 anos de idade; * Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; * Uso de drogas ilícitas injetáveis; * Malária.

Se você for homem, aguarde 60 dias e seja solidário novamente! Se você for mulher, aguarde 90 dias para doar sangue outra vez. Só não vale exceder o limite de quatro doações em um período de 365 dias para homens e de três doações para mulheres.

A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.

No período da janela imunológica, em que ocorre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.

Tratamento médico e dentário, uso de medicamentos, viagens recentes e outros critérios também serão avaliados na ocasião da entrevista clínica pré-doação. Doe sangue com responsabilidade. Se você quiser apenas fazer um exame para Aids, não doe sangue. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita. Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997.

Assessoria de Comu
nicação
Luiz Neto
Foto: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 16 dia(s)

Governo Municipal celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Governo Municipal, por meio de uma ação intersetorial, com varias secretarias que comp [...]

#Obra Há 25 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 32 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 33 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 85 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 85 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito