Notícias

Proerd encerra atividades do 1º semestre, em Aurora

A Secretaria Municipal de Educação de Aurora realizou na manhã de sexta-feira, 26, a solenidade de encerramento do Curso 16.1 do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A programação solene teve inicio as 8:00h da manhã, com a Caminhada de Prevenção às Drogas e à Violência, saindo do anexo da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Antônio Landim de Macedo, na Avenida João Joaquim dos Santos, até a Quadra Poliesportiva, no Bairro Araçá.

As aulas do curso ocorreram durante o primeiro semestre do corrente ano, nas escolas Romão Sabiá e Antonio Landim de Macedo, na sede do município, atendendo cerca de 350 alunos do 5º ano da rede pública municipal de ensino. O conteúdo disciplinar em sala de aula foi proferido pelos policiais Demontier, Aurélio e Lopes.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi idealizado para prevenir o uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica). Concentra-se em crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar-lhes a consciência para o problema das drogas e da violência, assim como preparar os pais para que possam oferecer sustentação aos seus filhos.

O Proerd ensina os alunos de forma simples, motivante e descontraída, utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros.

O Policial instrutor do Curso, Demontier, falou da eficácia do programa que visa disciplinar e distanciar crianças e jovens do mundo das drogas e da violência, como também fortalecer o laço familiar do público trabalhado. Disse também que na próxima etapa do programa, os pais dos alunos também serão formados.

Conforme frisou o Chefe de Gabinete, Dr. Sebastião Rangel, em Aurora o programa foi instituído no ano de 2010, inclusive foi convertido em lei municipal sancionada pelo prefeito Adailton Macedo. Portanto, os próximos governantes terão a obrigação de dar continuidade ao programa. Sebastião disse ainda que entre as inúmeras ações deflagradas pela gestão do prefeito Adailton Macedo, o Proerd figura entre uma das principais.

Também fizeram o uso da palavra, os diretores das escolas Antonio Landim de Macedo e Romão Sabiá, Heriomilton Benício e Ailma Lira, respectivamente, além da psicóloga do CRAS, Karlene Rodrigues e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Calixto.

Ana Calixto disse da sua felicidade de poder está participando daquele momento tão importante e significativo para a educação escolar da rede pública municipal de ensino de Aurora, inclusive fez menção a atenção que tanto o prefeito Adailton Macedo, bem como a Secretária de Educação, Rose Macedo, tem dado ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Logo após a fala das autoridades, houve a entoação do hino municipal, seguido do juramento, assim como a entrega de medalhas e certificados aos alunos participantes do programa.

O momento contou também com a presença do secretário de Agricultura, José Dácio, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores, pais de alunos, dentre outros participantes.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário


















Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS