Notícias

Casarão do Cel. Xavier segue com suas obras sendo minuciosamente trabalhada

Edificado por volta do ano de 1831 pelo Cel. Francisco de Sousa Xavier, sendo também o fundador de Aurora, antiga Venda, o antigo Casarão do Cel. Xavier continua com suas obras de revitalização bem adiantadas.

Um dos mais importantes patrimônios histórico-arquitetônicos de AURORA, fora adquirido (por compra) ainda na 1ª gestão do prefeito Adailton Macedo, em pronto atendimento a uma das primeiras reivindicações do secretário de cultura, José Cícero.

“Depois de concluído, o Casarão será transformado no Centro Cultural 'Aldemir Martins' - numa homenagem a um dos mais notáveis artistas plástico do Brasil - filho de Aurora, nascido no distrito de Ingazeiras”, afirma José Cícero.

O equipamento também abrigará a sede da Banda de Música municipal Sr. Menino Deus, revitalizada pelo prefeito Adailton Macedo, bem como a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva, além do Museu Municipal.

Após a criação da Lei do Patrimônio Histórico na câmara, o chefe da pasta assegura que o próximo passo é concluir o processo de tombamento oficial do prédio, a fim de assegurá-lo do ponto de vista da sua devida preservação às futuras gerações aurorenses.

Cumpre destacar ainda, que os serviços de recuperação vêm mantendo as características originais do antigo casarão. A obra é fruto de uma parceria entre o município e o Ministério do Turismo através de recursos de emendas parlamentar conseguida através do deputado federal Mauro Benevides.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário




Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais