Notícias

Obras de recuperação do Casarão do Cel. Xavier em Aurora estão sendo concluídas

Prosseguem em ritmo acelerado as obra de revitalização do antigo Casarão edificado por volta de 1831 pelo Cel. Fco. Xavier de Sousa (tido como o fundador de Aurora (antiga Venda). Um dos mais importantes patrimônios histórico-arquitetônicos de AURORA, que fora adquirido(por compra) ainda na 1ª gestão do prefeito Adailton Macedo, em pronto atendimento a umas das primeiras reivindicações do secretário de cultura prof. José Cícero.

Conforme o secretário, o CASARÃO será transformado no Centro Cultural 'Aldemir Martins' - numa homenagem a um dos mais notáveis artistas plástico do Brasil - filho de Aurora, nascido no distrito de Ingazeiras.

O velho prédio inicialmente abrigará a sede da Banda de Música municipal Sr. Menino Deus (também recém revitalizada), bem como a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva, além do Museus Municipal.

Após a criação da Lei do Patrimônio Histórico na câmara, o chefe da pasta assegura que o próximo passa é concluir o processo de tombamento oficial do prédio, a fim de assegurá-lo do ponto de vista da sua devida preservação às futuras gerações aurorenses. Cumpre destacar ainda, que os serviços de recuperação vêm mantendo as características originais do antigo casarão.

A obra é fruto de uma parceria entre o município e o Min. do Turismo através de recursos de emendas parlamentar conseguida através do dep. federal Mauro Benevides. De acordo com o responsável pela obra, em aproximadamente 3 meses os trabalhos deverão estar concluídos. Com esta finalidade, o sec. de cultura JC esteve visitando a obra na manhã desta terça-feira 31).

 

Deixe seu comentário


Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais