Notícias

Secretaria municipal de saúde promove Curso de atualização em Hanseníase

Data: 26 de junho de 2015

A Coordenação Especializada de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Aurora, que tem como coordenador o gestor em saúde pública Richard Luna e como Secretário José Gean Passos, realizou no último dia 18 de junho um curso de atualização em hanseníase.

O curso foi ministrado pela médica hansenóloga Dra. Ana Fátima Teixeira, sendo que a mesma atua na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e no Hospital Dona Libânia em Fortaleza. Na ocasião os participantes médicos e enfermeiros das equipes de saúde da família de Aurora tiveram a parte teórica no período da manhã, onde foram abordados os novos sinais e sintomas da doença como dormência nos membros inferiores e superiores, formigamentos, inchaços, sensações de choque nos cotovelos, entre outros que muitas vezes passam despercebidos pela população e pelos profissionais de saúde. Abordou-se também a respeito das reações hansênicas e de como tratar estas reações.

Por fim a Dra. Ana Fátima mostrou diversos casos clínicos que a mesma se depara todos os dias no Hospital Dona Libânia em Fortaleza onde esses casos não conseguem ser diagnosticados em seus municípios e são encaminhados para um serviço especializado.

No período da tarde os profissionais se deslocaram para o Posto de Saúde Acilon Gonçalves onde na oportunidade foram consultados nove pacientes de Aurora, sendo que os pacientes que foram selecionados apresentavam reações tipo I e tipo II com o tratamento concluído e um paciente que estava com sintomas não tão comuns, onde neste caso o diagnóstico ainda não havia sido fechado.

Vale ressaltar que também se fez presente ao evento a Dra. Gerlania Martins que é coordenadora do Programa de Eliminação da Hanseníase da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, e que este momento aconteceu devido a grande notoriedade que a SESA tem demonstrado para com o município de Aurora com relação ao combate a hanseníase. Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica Richard, atualmente o município de Aurora é considerado um dos municípios que mais se diagnostica casos da doença, sendo assim muito elogiado pelo grande trabalho de busca ativa de casos de hanseníase realizado pelos profissionais da Atenção Básica.

Por Adriano Souza - Da redação setor imprensa

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS