NOTÍCIAS

03-MAR-2016

SINDSERV e Prefeito Adailton Macedo discutem reajuste salarial em assembléia geral

03 DE MARÇO DE 2016
Numa rica, proveitosa e, sobretudo, participava assembléia geral ocorrida nesta quinta, 3, no Salão Paroquial, no centro da cidade, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aurora (SINDESRV) cumpriu em grande estilo a convocatória da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que deliberava acerca do Dia Nacional de Lutas dos Servidores Municipais.

O local do acontecimento ficou lotado de servidores municipais, sendo sua grande maioria de profissionais do magistério. A presidente do SINDSERV, Lucimar Bernardo Fernandes (Nininha), não escondeu todo o seu contentamento com a participação maciça de todas as categorias associadas a entidade que preside, inclusive falou que ali era o momento oportuno para tratar do assunto pautado, isto é, o reajuste salarial de todos os servidores municipais, que contou inclusive com a presença do prefeito municipal José Adailton de Macedo.

Em sua fala - o gestor municipal disse a priori que a crise financeira que atravessa o país parece não ter fim, inclusive informou a plateia presente de que o orçamento para este ano de 2016, poderá cair em mais de R$ 500 mil (Quinhentos mil reais), comprometendo cada vez mais a administração municipal.

Concernente ao reajuste salarial dos professores e as demais categorias, Adailton disse que irá conceder o aumento equivalente ao determinado pelo MEC, que é de 11,36%, porém, propôs a categoria do magistério (graduados e pós-graduados) que o repasse seja somente a partir de 1° de março (uma vez que não há recurso para efetuar o pagamento de forma retroativa), enquanto que para os do ensino médio seja retroativo ao mês de Janeiro. A proposta do prefeito foi prontamente concordada pelos profissionais de níveis superiores, porém, garantiu que assim que a prefeitura receber o restante da verba que ocorre geralmente entre os meses de abril e maio - repassará em bônus para todos os profissionais do magistério. É importante frisar, que atualmente o município dispõe de apenas 7 (sete) professores com o ensino médio.

A título de informação, Adailton disse que os meses de setembro, outubro e novembro de 2015, teve que pagar o INSS dos professores com recursos do Fundo de Participação do Municípios (FPM). Concernente ao reajuste salarial das demais categorias, com base no aumento do salário mínimo, que foi de 11,67%, Adailton disse que o Projeto de Lei Municipal que autoriza reajuste nos vencimentos dos servidores públicos municipais que indica e dá outras providências - já foi enviado a Câmara de Vereadores.

Na mesma oportunidade, o chefe do executivo aurorense sugeriu a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aurora (SINDESRV), Nininha, que pensasse na idéia de abrir uma discussão acerca da qualidade da educação escolar de modo em geral, por exemplo, o transporte dos alunos, o nível de aprendizagem, a satisfação dos pais de alunos, etc.

Adailton Macedo também fez ênfase a sua presença constante nas discussões por reajuste salarial, pois durante sua trajetória política - nunca viu outro prefeito de Aurora participar desse tipo de assunto, portanto, o mesmo torna-se pioneiro na questão. Todavia, por várias vezes Adailton foi fortemente aplaudido pelo público presente na assembléia geral.

Por fim, o alcaide aurorense disse lamentar muito quando ver um professor com 25 anos de trabalho rescindir seu contrato (por um direito de aposentadoria) receber a quantia de por exemplo, R$ 3 mil (Três mil reais) de rescisão.
Também fizeram o uso da palavra os vereadores Osasco Gonçalves e Chico Henrique (Presidente da Câmara). Chico disse que o legislativo pronto para defender os direitos de todas as categorias de servidores municipais, inclusive falou a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), dos servidores dos ensinos fundamental, médio e superior, cujo reajuste salarial passará a ocorrer de forma automática - a partir de janeiro de 2017 -, como também discorreu o prefeito Adailton Macedo a respeito do assunto.

Finalizando o evento a Assessora da Secretaria Municipal de Educação, professora e vereadora Iracilda Saraiva fez uma apresentação minuciosa do demonstrativo do FUNDEB 2016, inclusive mostrando números concernentes a receitas, despesas de pessoa - previsão, e muito mais...

Assessoria de Comunicação da PMA
Luiz Neto
Fotos: Luiz Neto

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 3 dia(s)

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Município Entrega Obra de Revitalização e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite [...]

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Cerimônia de entrega dos kits de fardamento aos jovens que fazem parte do Programa de Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, junto c [...]

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água Água: a essência da vida, o pulso do planeta. Hoje, no Dia Mundial [...]

#AssistênciaSocial Há 10 dia(s)

Reunião de Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social por [...]

#Obra Há 11 dia(s)

Entrega do manilhamento e da revitalização da barragem do sítio Saco

Em um movimento que destaca seu compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida [...]

#Urbanismo Há 63 dia(s)

Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final

Construção e Urbanização da Vila Valdeci em Fase Final: Compromisso Municipal Prestes a [...]

#Manilhamento Há 63 dia(s)

Reforma e Manilhamento da Barragem de Geraldo Leite

Governo Municipal de Aurora Conclui com Êxito a Reforma e Manilhamento da Barragem de Ge [...]

#Cultura Há 77 dia(s)

Consulta Pública para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos

A Prefeitura disponibiliza formulário de consulta pública para a elaboração do Plano Anu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito