Notícias

Prefeito Adailton Macedo, secretário e profissionais da saúde avaliam indicadores e traçam estratégias para 2016

Toda a cúpula da saúde aurorense esteve presente na manhã desta terça-feira (22) no Auditório da Escola Leopoldina Gonçalves Quezado, onde aconteceu a Reunião de Planejamento, Monitoramento e Avaliação dos Indicadores da Saúde.

O evento contou com a participação ativa do prefeito Adailton Macedo, do secretário de Saúde - Gean Passos, de Coordenadores da Secretaria de Saúde local, médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais dos PSFs e Policlìnica Dr. Acilon Gonçalves, Agentes de Endemias e de Saúde, além das Doutoras Emery Ciana Figueiredo Vidal e Maria Joana da Silva, ambas representantes da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES).

Em sua fala inicial; o prefeito Adailton Macedo realizou um balanço das ações deflagradas em favor dos aurorenses ao longo do ano, ressaltando, que apesar de ainda haver muito a se fazer, sua intenção foi ir o mais longe possível. “Fizemos até mais do que a nossa obrigação em dados momentos, investindo na saúde, com o único intuito de melhorar a cada dia mais a qualidade dos serviços prestados aos nosso povo, tanto aqui (em Aurora), quanto em outros centros da região”, completou o gestor.

Quanto a 2016, Adailton Mcedo foi enfático ao dizer que não espera facilidade. “Por ser ano eleitoral, 2016 não deve ser um ano fácil para os gestores. As dificuldades estarão presentes em diversos aspectos, mas vamos a luta.” Disse Adailton.

O prefeito aproveitou o momento também para agradecer a cada um que contribuiu direto ou indiretamente com seu trabalho em favor da saúde do município e dirigindo-se aos profissionais de nível superior, tais como: médicos, enfermeiros e odontólogos, ali presentes, o gestor assegurou que até março de 2016 deverá conceder reajuste salarial para os mesmos. Na sequência, Adailton voltou a frisar que até o mês de março também pretende implantar no município o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, contemplando servidores municipais de níveis fundamental, médio e superior.

Em seguida foi a vez da Dra. Emery Ciana Figueiredo Vidal - Coordenadora da 19ª CRES elogiar o município de Aurora pelos indicadores alcançados, destacando, inclusive que Aurora terminará o ano de 2015 como município modelo, perante os demais 183 do Ceará no tocante ao enfrentamento e assistência à hanseníase, além de ter implantado métodos que fizeram com que fossem reduzidas significativamente as estatísticas de mortalidade materna, outro dado também muito positivo, segundo a Dra. Emery Ciana Vidal.

A Dra. Maria Joana da Silva - Coordenadora Técnica de Epidemiologia da 19ª CRES fez uma explanação detalhada sobre o surgimento, os riscos e as alternativas que podem ser tomadas pelos municípios; no tocante as várias doenças, ocasionadas a partir da contaminação feita pelo mosquito Aedes Aegypti, como Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, esta última que comprovadamente possui relação direta com a Microcefalia.

A Coordenadora da Atenção Básica - Monalisa Teles apresentou um balanço do trabalho prestado por cada equipe de As´de da Família e outros setores relacionados à sua pasta.

Richard Luna - da Coordenadoria Especializada em Vigilância Epidemiológica mencionou o volume de ações desenvolvidas pelo seu setor, mostrando as conquistas e os métodos seguidos para alcançar o resultado desejado. O trabalho de controle à hanseníase de competência o referido setor foi bastante elogiado na reunião.

Por fim, o secretário de Saúde, Dr. Gean Passos Leite ressaltou a importância da reunião e disse que o momento serviu para avaliação do trabalho ao longo do ano, além de se colocar como uma oportunidade, onde metas e estratégias puderam ser discutidas, proporcionando ganhos significativos à população.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
RENATO BRITO

 

Deixe seu comentário


Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais