Notícias

Atraso em repasses do Governo Federal provoca paralisação da Operação Carro Pipa e resulta em falta d’água para milhares de aurorenses

A “Operação Carro Pipa” do Governo Federal, comandada pelo Exército Brasileiro e Coordenada em Aurora pela Defesa Civil Municipal, órgão ligado à Secretaria de Agricultura, foi paralisada neste município durante esta segunda-feira (14). O comunicado de que a operação seria paralisada, foi feito pelos “pipeiros” ao final do expediente da última sexta-feira (11). Eles alegam atraso de pagamentos por parte do Governo Federal, na ordem de dois meses.

Os “pipeiros” alegam não terem recebido os vencimentos referentes aos meses de outubro e novembro, o que levou à paralisação da operação em Aurora.

Uma nova informação surgida na manhã desta terça-feira (15) provocou ainda mais apreensão e prejuízos aos beneficiados com a operação. De acordo com o Secretário de Agricultura - José Dácio, três pipeiros acabaram desistindo das funções, deixando com isso, três rotas descobertas pela operação do Governo Federal. Por outro lado, os outros dois pipeiros retomaram as atividades nesta terça-feira (15), apesar de apenas um deles ter confirmado o recebimento dos vencimentos em atraso.

A Operação Carro Pipa é responsável por atender 5.282 pessoas atingidas pelos efeitos da longa estiagem, na zona rural de Aurora e ocorre através de cinco caminhões. A operação está distribuída em cinco rotas, abrangendo 153 localidades do município, levando água potável às famílias que a muito tempo dependem deste serviço.

O atraso referente a duas folhas de pagamento por parte do Governo Federal foi confirmado nesta segunda-feira (14) pelo Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, José Dácio de Souza em entrevista à Rádio Sol Nascente FM.

Ainda segundo José Dácio, há a necessidade urgente de ampliação da Operação Carro Pipa no município, visto que atualmente 131 localidades clamam pelo líquido precioso, que a cada diminui graças a prolongada estiagem que assola a região.

Preocupado com o quadro, o prefeito Adailton Macedo deverá se dirigir à Defesa Civil do Estado, acompanhado do Secretário de Agricultura, José Dácio até o final da semana a fim de encontrar uma solução para o problema.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
RENATO BRITO

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais