Notícias

Com o apoio do corpo de bombeiros, prefeitura tenta combater incêndio na serra do sitio Gitirana em Aurora

Como se não bastasse a estiagem, o calor, o aquecimento global, a falta d'água, enfim tudo o mais decorrente da seca prolongada que já perdura por cinco anos aqui em AURORA acontece desde o dia 13 de novembro um incêndio sem precedente que por todos este dias está consumindo sem controle a Serra da Gitirana.

Um relevo que constitui um prolongamento da famosa Serra da Várzea Grande que separa Aurora e Lavras da Mangabeira.
São perdas incalculáveis que vão desde a destruição da flora e fauna endêmica do lugar, até grandes extensões de pastagens secas que seriam utilizadas pelos rebanhos bovinos afim de amenizar a falta de alimentação para o gado durante a seca.

O fogo e a fumaça são tão gigantescos que já é possível se avistar até mesmo da cidade. A fumaça durante o dia e a iluminação das chamas durante a noite. Há informações de que grandes extensões da serra e áreas de plantio já foram completamente dizimadas.

Desde o último dia 13 de novembro, um incêndio de grandes proporções vem consumindo a mata flora e fauna da famosa serra do sitio Gitirana, zona rural do município de Aurora, na região do cariri, distante aproximadamente 470 km de Fortaleza.

Preocupado com a situação do problema que se agrava a cada dia, a prefeitura municipal solicitou a ajuda do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que prontamente atendeu os apelos da gestão municipal no sentido de encontrar uma solução para cessar o incêndio.

As maiores dificuldades encontradas para combater o fogo diz respeito ao difícil acesso as áreas atingidas, que avança de mata adentro, inclusive já causando temor nas famílias que residem na região.

Todavia, nesta terça-feira, 24 de novembro, agentes do corpo de bombeiros de Juazeiro estiveram na prefeitura municipal de Aurora, conversando com o chefe de gabinete Dr. Sebastião Rangel e o secretário municipal de agricultura, José Dácio de Souza, onde em seguida a comitiva se deslocou até a localidade afetada pelas chamas. Na oportunidade, a prefeitura disponibilizou carros pipas no intuito de controlar as chamas que se alastram serra adentro.
Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

 

Deixe seu comentário




Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais