Notícias

Prefeitura de Aurora firma parceria com a instituição Eurofarma

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, aderido em âmbito municipal pela gestão do prefeito Adailton Macedo - firmou esta semana importante parceria com o instituto Eurofarma.

O processo de apresentação da parceria ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), cuja intermediação ficou sob a competência da médica Drª Kassandra Lins, profissional que assiste pacientes do CAPS.

O evento de apresentação da parceria aconteceu na sede do CAPS, situada a Rua Senador Virgílio Távora, no Bairro São Benedito, com a presença dos representantes da Eurofarma Jaudimar Rodrigues e David Corrêa, que na oportunidade discorreram a respeito do importante trabalho que será realizado com o grupo de pessoas que desejam deixar de fumar.

Segundo o Secretário de Saúde, Gean Passos, atualmente o CAPS - que tem como Coordenadora Alana Kislley - trabalha com um grupo de 25 dependentes do cigarro, porém, na palestra realizada nesta terça-feira, 24 de novembro, o número de interessados em deixar de fumar aumentou consideravelmente.

Disse ainda que várias pessoas do município conseguiram deixar de fumar, graças a esse maravilhoso programa aderido em Aurora pelo prefeito Adailton Macedo. Gean ressaltou que anteriormente a parceria ocorria com o governo do estado, mas que infelizmente a esfera estadual não vinha cumprindo com o seu papel de entregar os medicamentos nos conformes, restando ao município firmar parceria com outro órgão competente, no caso a Eurofarma.

Com a nova parceria, os pacientes do tabagismo serão tratados com o medicamento cloridrato de bupropiona (BUP - 150 mg), que inclusive ajuda a controlar a ansiedade.

Para fazer o tratamento com Bupropiona para deixar de fumar, é recomendável que o paciente inicie o tratamento enquanto ainda esteja fumando e tenha já uma data marcada de interrupção para as duas primeiras semanas de tratamento com o medicamento, sendo preferível escolher uma data na segunda semana.

O tratamento deve ser então inciado com uma dose de 150 mg (1 comprimido) durante os primeiros três dias, uma vez ao dia. A partir do quarto dia de tratamento, a dose deverá ser aumentada para 150 mg, duas vezes ao dia.
Entre cada dose deve fazer um intervalo mínimo de 8 horas e nunca exceder a dose máxima diária de 300 mg, ou seja, dois comprimidos. Além disso, deverá evitar tomar Bupropiona muito perto da hora de dormir.

Este tratamento deve ser realizado por um período entre 7 a 12 semanas, sendo que se o paciente não apresentar um progresso significativo na sétima semana, é provável que tenha de suspender o tratamento com Bupropiona, pois pode significar que não está fazendo efeito. De qualquer forma, a interrupção do tratamento deve ser sempre realizada sob orientação médica.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo se destaca na articulação para implementação, principalmente dos seguintes artigos da CQCT: 12 - Educação, comunicação, treinamento e conscientização do público; e 14 - Medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco.

Além disso, por meio de seu trabalho em rede, cria uma capilaridade que contribui na promoção e no fortalecimento de um ambiente favorável à implementação de todas as medidas e diretrizes de controle do tabaco no país, ainda que não estejam diretamente sob a governabilidade do setor saúde.

Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

 

Deixe seu comentário






Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS