Notícias

Campanha Antirrábica vacinará cerca de oito mil animais entre cães e gatos

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Aurora, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (13) a Campanha de vacinação antirrábica, destinada exclusivamente a cães e gatos. A vacinação é obrigatória.

Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica - Richard Luna, a previsão é que mais de 8 mil animais, entre cães e gatos venham a ser vacinados em todo o município em um período que deve ser de mais ou menos vinte dias.

Como o município de Aurora registra neste momento uma “epizootia de raiva” em herbívoros, com a constatação de pelo menos sete casos de animais acometidos pela doença, todos na zona rural, a campanha que tradicionalmente começava pela zona urbana, neste ano foi iniciada em comunidades afetadas pela doença e adjacências.

Ao todo são nove duplas de Agentes de Endemias, devidamente treinadas, espalhadas por todas as regiões do município realizando a vacinação.

Richard Luna lembra que só podem ser vacinados; animais a partir de três meses de vida. A eficácia da vacina é de um ano e aqueles que apresentem algum problema de saúde não devem ser vacinados.

TIRE SUAS DÚVIDAS

- Podem se vacinar cães e gatos a partir de três meses de idade

- Animais que apresentem algum problema de saúde não devem ser vacinados

- Animais em período de gestão podem ser vacinados

- A eficácia da vacina antirrábica é de um ano

- Animais vacinados estão sujeitos a reações

Raiva em cães

A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal - sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias. Os primeiros sinais da Raiva Furiosa são o isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), a agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes. Salivação excessiva é outro sinal comum e considerado um dos mais “clássicos” da raiva que, a partir desse período, provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

Raiva em gatos

Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.

ASCOM - PMA
Renato Brito

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS