Notícias

Epizootia de ‘raiva’ em herbívoros em Aurora mobiliza Secretarias de Saúde, Educação e Agricultura, em busca da erradicação da doença

A constatação de sete casos de ‘raiva animal’ na zona rural do município de Aurora em um intervalo de cerca de oito dias, está chamando a atenção de autoridades ligadas à saúde, tanto em âmbito local, como estadual.

A preocupação é tanta que o Secretário Municipal de Saúde de Aurora - Dr. Gean Passos Leite recebeu na última quarta-feira (07), na sede da Secretaria Municipal de Educação; profissionais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - SESA para que o tema fosse debatido, com o objetivo de implantar medidas urgentes, visando a imediata redução dos casos, preservando a vida dos animais e, sobretudo, evitando que pessoas sejam contaminadas com a doença, incurável e que pode matar em um curto espaço de tempo.

O encontro contou com a presença da Dra. Naylê Francelino Holanda Duarte - Médica Veterinária da SESA e responsável pelo Programa da Raiva no Estado, profissionais da 19ª CRES de Saúde de Brejo Santo, membros da ADAGRI, Secretário de Saúde de Aurora - Dr. Gean Passos Leite, Coordenadores da referida secretaria, Secretário de Agricultura - José Dácio de Souza, Coordenadora da Secretaria Municipal de educação - Ana Calixto, Agentes de Saúde, dentre outros.

Para a Dra. Naylê Francelino, o município de Aurora vive hoje uma epizootia de raiva em herbívoros e que medidas já estão sendo tomadas, como: o monitoramento dos casos diagnosticados e vacinação dos animais, evitando prejuízos para seus proprietários e para que estes não ponham em risco a população humana. “A raiva é uma doença letal, que pode ser transmitida através da mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados”, conclui a Dra. Naylê.

Dra. Naylê conclama a população para que notifique os órgãos competentes se por ventura houver algum animal com sintomas parecidos com o da ‘raiva’ ou que já tenham sido encontrados mortos, sejam das espécies: bovino, equino, caprino, suíno, bem como outros animais, como gato, cachorro e etc., para que aja a devida constatação, o que auxiliará na tomada de medidas.

Durante a reunião um passo a passo sobre a doença foi apresentado aos presentes, no intuito de conscientizar a todos sobre os perigos e como agir em certas ocasiões.

Com base em estudos e pelo que se apresenta no município de Aurora a contaminação dos animais está ocorrendo pelo morcego, apontado como o agente transmissor, que tem feito vítimas em Aurora, na sua totalidade animais das espécies: bovino e equino. Atualmente, 36 casos da doença foram confirmados este ano no ceará, 7 destes rendo ocorrido em Aurora.

Devem se vacinar contra a raiva, pessoas que tenham sido agredidas de alguma forma por raposas, morcegos, saguis, dentre outros. Basta procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para iniciar o esquema vacinal.

Em virtude da constatação de casos de raiva no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica estará iniciando nos próximos dias a Campanha de vacinação antirrábica (cães e gatos), começando pela zona rural, já que estes animais estão suscetíveis a doença.

Uma troca de opiniões entre todos os envolvidos culminou com a decisão de andar de mãos dadas, rumo a erradicação da raiva no município.

Por fim, ficou acordado entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Agricultura que um trabalho conjunto entre as pastas levará todas as informações necessárias à população, através de palestras nas escolas e visitas domiciliares, sem falar na recomendação que será encaminhada aos criadores para que estes realizem voluntariamente a vacinação de seus animais.

ASCOM - PREFEITURA MUNICIPAL DE AURORA
Renato Brito

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Aurora

Localização

AV. ANTÔNIO RICARDO, 43
CENTRO - 63.360-000
AURORA - CE

Redes Sociais