Notícias

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza o 3º Encontro da Saúde Mental - Cuidar Sim, Excluir Jamais!

Como parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental, data celebrada oficialmente no dia 10 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveu nesta quinta-feira, 8 de outubro, o 3º Encontro da Saúde Mental em Aurora, sob o slogan “Cuidar Sim, Excluir Jamais”!.

O evento teve lugar na sede da própria sigla, situada a Rua Senador Virgilio Távora, no Bairro São Benedito, cuja mesa de honra esteve composta das seguintes autoridades: Alana Kisley (Coordenadora do CAPS), Gean Passos (Secretário de Saúde), Thammyres Quezado (Enfermeira), Dr. Marcos Eduardo (Psiquiatra), Fabiane (Psicóloga), Dr. Fábio Nobre, José Dácio (Secretário de Agricultura), além das palestrantes Cristina Araújo (Psicóloga), Kátia Gerlane (professora representante da Faculdade Santa Maria) e Drª Kassandra.

A data visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas.

O Secretário de Saúde, Gean Passos, a principio discorreu acerca dos 400 pacientes que atualmente são atendidos no CAPS, número que anteriormente era de 205 pacientes, portanto, houve um aumento na demanda de praticamente 100%, estatísticas que servem para comprovar a eficácia do serviço de saúde mental ora deflagrada por todos os profissionais do CAPS.

Gean ressaltou que durante os primeiros 04 anos da administração municipal do prefeito Adailton Macedo, o CAPS funcionou exclusivamente com recursos do erário público municipal, visto que os primeiros recursos do governo federal só vieram a surgir a partir do ano de 2013.

Passos disse ainda que o ano vindouro será de muitas dificuldades para manter as despesas do CAPS , isto porque o governo federal já sinalizou negativamente concernente ao repasse de verba, cujo valor repassado atualmente pela esfera federal é de apenas R$ 28.000,00 (Vinte e oito mil reais), valor que segundo o secretário da pasta competente dá somente para pagar a folha de pagamento do órgão, ficando as despesas de manutenção por conta da prefeitura.

Finalizando suas palavras, Gean Passos parabenizou toda a equipe do CAPS pelo grande trabalho prestado junto as famílias assistidas, inclusive disse que os profissionais têm operado grandes milagres concernente a recuperação de pacientes.

A programação comemorativa contou ainda com palestras ministradas pelas profissionais Cristina Araújo (Psicóloga), Kátia Gerlane (professora representante da Faculdade Santa Maria) e Drª Kassandra, além de sessão de alongamento orientada pelo educador físico Djairto Monteiro, verificação da pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de lanches, dentre outras ações do respaldo festivo.
Assessoria de Comunicação
Luiz Neto

 

Deixe seu comentário








Prefeitura Municipal de Aurora

LOCALIZAÇÃO

 AV. ANTÔNIO RICARDO, nº 43 CENTRO

 FONE: (88) 3543-1022

 

REDES SOCIAIS